Sangue Por Sangue

Sangue Por Sangue Ryan Graudin

Resenhas - /////

Nandito 20/02/2023

Que livro meus amigos, QUE LIVRO!
Eu descobri que lobo por lobo tinha continuação no dia que eu comprei ele na bienal do livro e vi o 1 no lado, aí eu pesquisei a continuação e achei ele, e...MINHA NOSSA SENHORA, que livro, sem comentários, só lendo essa duologia pra entender.

Henrique 22/04/2023

Sangue por Sangue
Continuação de lobo por lobo e último livro dessa duologia posso dizer sem sombras de dúvidas que é uma das melhores duologias que eu já li na minha vida eu gostei demais desse universo a aventura como um todo, os personagens como tudo se desenrolou e o que dizer dos plot twist desse livro que é simplesmente absurdo não tem como você esperar aquilo no final eu fiquei de cara como a autora construiu isso de um jeito que te pega totalmente desprevenido e isso me surpreendeu muito simplesmente sensacional esse livro assim como o primeiro foi e índico pra todos a leitura desses livros é uma obra prima que merece ser apreciada.

Lucas 02/07/2020

Deveria ter sido uma trilogia
Eu amei a história de Lobo Por Lobo por ela ter sido muito diferente e instigante. Uma corrida po continentes? Uma mística da vida? Tudo pra mim.

Apesar de ter amado a duologia, reconheço que dentro de mim não fiquei totalmente satisfeito. Acho que o final não foi muito bem trabalhado e se fosse uma trilogia creio que seria perfeito e menos corrido. Mas valeu a pena.
raafke 01/11/2021minha estante
concordo, um dos meus livros favrts, mas se tivesse continuação acho q seria bem mlr

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

Sangue por Sangue
Quando eu li Lobo por Lobo eu tinha expectativas elevadíssimas para a história e acabei não encontrando o tom de selvageria que a sinopse me passou. A trama era uma jornada muito menos perigosa e eu baixei as expectativas para esperar esse segundo livro. Porém, Sangue por Sangue tem um tom bem diferente, com muito mais aventura, e com uma virada de história ao final que dá gosto de ter seguido em frente com essa duologia.

Se o charme do primeiro livro foi conhecer o passado de Yael, aqui é realmente conhecer essa garota. No primeiro livro ela interpretava uma personagem que no momento lhe servia, mas a verdadeira pessoa estava escondida. Em Sangue por Sangue ela demonstra seus sentimentos, suas fraquezas e medos, sem perder o tom da missão e o fato de que houve sim um treinamento envolvido e que ela não caiu de paraquedas nessa história. E isso foi algo que eu gostei. Mesmo as coisas dando errado, mesmo sendo perseguida, ela nunca desiste, Yael segue em frente, tentando consertar, em busca de informações, como um bom agente faria. Acho que esse tipo de coisa dá mais peso à construção que a autora quis impor da personagem no primeiro livro e que, mesmo ela sendo jovem, a vida já ensinou que não há tanto espaço e tempo para se perder com leviandades.

Entretanto, há muito sentimento nela, e isso faz com que ela tome algumas decisões que são movidas não apenas pela lógica, mas pelo coração. Ela também deixa passar algumas coisas por confiar em pessoas que ela não deveria. Porém, o que poderia ser um ponto fraco, acaba por contra balancear a situação mencionada a cima. Mesmo como soldado, mesmo com uma missão, mesmo “modificada”, há muito de humano em Yael, e humanos cometem erros.

“Seus fantasmas – tanto os vivos como os mortos – estavam se tornando vingativos.”

Há também uma certa esperteza no cenário. E é quando a grande revelação vem à tona que se percebe quantas pistas se deixou passar pelo fluxo de narrativa. Eu ia lendo e pensando: onde isso vai dar? pra onde essa história está caminhando? E ai, pá. Lá estava, o tempo todo na frente do meu nariz. E eu acho incrível quando isso acontece, mesmo não sendo tão surpreendente pelas pistas porque significa que o livro me distraiu o suficiente para que eu mergulhasse na trama e deixasse um pouco de lado o meu sendo lógico.

O período histórico e a construção social do mundo é algo que me chamou a atenção desde o princípio. Uma realidade onde Hitler venceu a guerra não esteve tão longe de acontecer e ver algumas das mudanças é de dar arrepios. E também é bacana ver como uma mesma premissa pode ser usada de várias formas pra construir histórias diferentes. Em 2017 eu também li O Homem de Castelo Alto, que tinha uma proposta semelhante, mas com outro propósito. Aquele foi um livro mais seco, confuso, enquanto esse se propõe a aventura e com um tom bem mais jovem, sem perder a seriedade da realidade.

“Eles eram o que o Reich mais temia. Uma garota judia e um menino alemão segurando o futuro e o passado de mãos dadas.”

Esse também é um livro onde conhecemos verdadeiramente os personagens, sem máscaras e eles são palpáveis. O desespero e a dúvida que habitam alguns que os fazem tomar certas decisões, parecem extremamente corretos mesmo que eu estivesse em discordância, e isso dá mais veracidade para a trama.

Diferente de Lobo por Lobo que não me satisfez completamente, Sangue por Sangue foi uma grata e apreciada surpresa. Eu li ele durante uma maratona 24h e o fluxo da narrativa é super fluído, diferente do que eu imaginava por ter demorado mais no primeiro livro. Há uma ânsia crescente de saber onde aquilo tudo vai dar e somos instigados a devorar o livro.

Então, se você já deu o start nessa duologia, a conclusão vale a pena. E se caso você não tenha começado ainda, mas se interessa pela premissa, acho que é um bom investimento por toda a jornada e pelo contexto de uma realidade opressora que, por mais que seja horrível admitir, passou perto de acontecer e parece perto no momento atual do mundo também.

site: http://resenhandosonhos.com/sangue-por-sangue-ryan-graudin/

taissa 26/10/2021

pergunta: quanto tempo uma chama pode queimar?
resposta: até não ter mais nada a oferecer.

O plano da resistência de matar Hitler foi frustrado: Agora Yael, com Luka Löwe e Felix Wolfe em seu encalço, precisa descobrir uma maneira de contatar a resistência para lhes informar que a operação doppelganger nunca foi finalizada.

Esse livro me matou. Sério. Ao mesmo tempo que me fez odiar muito mais qualquer menção a Hitler.

A Yael é uma das personagens femininas mais fortes que eu já li, ela sabe que cometeu erros na vida e está disposta a corrigí-los, sempre procurando uma saída. E os poderes dela, aí, eu fico fraca.

Não vou falar do Felix pq ele é um sem noção. O Luka, maravilhoso, minha variante de Jake Peralta: eu fico muito feliz que as pessoas não conheçam tanto esse livro, pq assim eu não preciso ficar com ciúmes dele. O Luka é meu e de mais ninguém.

Agora eu quero tatuar um lobo, talvez um leão, em homenagem a esse livro tão maravilhoso. Vou ficar o resto do dia olhando a parede e me perguntando sobre a vida.

"E feliz, triste, humanamente para sempre?
Yael Reider viveu."
Lana 26/10/2021minha estante
Nossaa, já quero ler.

Queria Estar Lendo 23/12/2017

Resenha: Sangue por Sangue
Sangue por Sangue fecha a duologia de Lobo por Lobo, da autora Ryan Graudin, e apresenta um final para a história de Yael. No Brasil ele foi publicado pela editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para resenha. O livro conclui com chave de ouro o que Graudin havia iniciado, e se apresenta como uma das histórias mais bem contadas que li este ano.

A história começa exatamente de onde o livro anterior parou, e caso não tenha lido Lobo por Lobo ainda você pode conferir a resenha escrita pela Camila clicando aqui, ou pular este parágrafos por motivos de spoiler: com Yael fugindo após assassinar Hitler, ou melhor, o metamorfo que ela pensava ser o Führer.

"Muitos encaravam a tela - boquiabertos, pasmos - tentando processar o que havia acontecido. Outros entenderam. Era o sinal que estavam esperando."

A fuga da garota é interrompida, porém, por Luka Lowe, que ao perceber a situação na qual se encontrava - ele levou a assassina de Hitler para o baile como sua convidada -, decide que sua melhor opção de sobrevivência é contar com as artimanhas e conhecimentos de Yael para levar os dois com vida de volta à Germânia. Enquanto isso Felix Wolfe, o irmão de Adele, que Yael deixou amarrado e desacordado em um quarto do palácio enquanto completava seu plano e cometia um crime, acaba sendo torturado pela SS em troca de informações.

O plano de Yael é bom, mas com o adicional de Luka e o poder combinado do Terceiro Eixo não demora muito para que os dois sejam pegos e levados de volta ao palácio. Lá os corredores se reúnem novamente com Félix, obviamente espancado e com dois dedos da mão quebrados, e são mandados de volta para serem executados na Germânia.

"Voltaria ao começo para encontrar um fim."

Mas nem tudo é o que parece em meio a esse jogo de gato e rato, traidores e aliados se misturam enquanto lutam para matar uns aos outros, velhos amigos ressurgem dos mortos e novos amigos se provam não tão confiáveis enquanto Yael parte em sua jornada para conquistar a esperança de um novo mundo.

Sangue por Sangue é um livro que entrega tudo o que promete e ainda mais. Não existe nenhum aspecto do livro que eu não goste ou que deixe de achar brilhante. Até mesmo em seus momentos de plot twist que eu já havia previsto não houve decepção. Yael é uma personagem intensa e impossível de não gostar, ela foi quebrada e colada e quebrada novamente pela vida mas nem isso fez com que ela deixasse de acreditar.

"Hitler, Himmler e Geyer - eles não a tinham criado.Tampouco a tinham quebrado. Mas Yael tentaria destruí-los com tudo o que havia dentro dela - luz do sol e sofrimento, vidas roubadas e morte na ponta de suas asas."

Neste livro um aspecto importante da protagonista é trabalhado, e que foi uma das coisas que mais amei em Lobo por Lobo, que é o problema que ela tem com a própria identidade, que havia sido perdida em meio a tantas trocas de rostos com o passar dos anos. Agora Yael encontrou sua própria voz novamente, recobrou sua identidade e pode, finalmente, voltar a ser ela mesma.

Luka também ganha seu ponto de vista na história e podemos acompanhar como o bi-campeão lida com seus sentimentos em relação à Adele e agora também a Yael, além do drama de poder enxergar a vida sob o domínio do Terceiro Reich por um ariano, e presenciar as mudanças na percepção que ele tem do mundo e da própria vida ao se deparar com a verdade de Yael e o que significa ser um judeu ou um inimigo do governo na Germânia Nazista.

"Ignorância não era felicidade, mas era mais fácil. Muito mais que a alternativa..."

A expansão de mundo e o crescimento do personagem é algo incrível de se ler, principalmente pela forma como Luka lida com tudo isso e o quão grande e bom ele é como personagem e pessoa. Amo Luka Lowe com todo o meu coração, meu doce menino perfeito que na angústia por sempre ser mais nunca percebeu que deveria ser é melhor.

Felix Wolfe é o dono do terceiro ponto de vista que acompanhamos e, assim como em Lobo por Lobo, seu único objetivo é proteger a pessoa que ele mais ama nesse mundo: sua irmã, Adele. Conviver com Yael e Luka é uma situação conflitante para o garoto, principalmente quando a verdade sobre como a menina conseguiu seus poderes metamorfos vem a tona, mas por mais dor que Yael tenha sofrido ou por mais justa e verdadeira seja sua causa, a segurança da família de Félix ainda é sua prioridade número um. E o que ele poderia fazer para garantir o futuro daqueles que ama o assusta e enoja.

"Os Wolfe ficariam a salvo, mas haveria sangue. Sangue por sangue. Sangue para pagar. Um mundo inteiro de sangue."

Três jovens com suas dores, medos e lutas. Cada qual mais disposto a conseguir o que deseja e a não deixar que aqueles que ama se machuquem. Adolf Hitler foi assassinado em frente às câmeras de televisão e agora alguém precisa pagar por isso. Sangue por sangue. Yael. Luka. Félix. Qual deles vai pagar o preço mais alto no final?

Ryan Graudin encerra sua história com maestria, fazendo desta duologia o tipo leitura obrigatória para se ter na sua estante. Indicada para os amantes da Segunda Guerra Mundial, de mundos distópicos e universos baseados em "e se...". Mais do que isso, indicada para todos que sentem prazer em fechar um livro e ter a certeza de que leram uma boa história. Sangue por Sangue não deixa dúvidas quanto a sua qualidade, é um livro que merece ser lido, relido e então lido novamente.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/12/resenha-sangue-por-sangue.html

Letycia30 21/04/2020

Emoção, sentimentos, histórias, passado, futuro...
Criar um mundo novo e complexo como o dessa duologia não é nada fácil... E por isso, fico maravilhada com o trabalho dessa obra. Todos os detalhes, os pensamentos, as descrições dos locais, as emoções, o suspense, é tudo na quantidade certa, nada exagerado nem precário. A história flui e apesar de acontecer em inúmeros lugares, conseguimos acompanhar. A autora consegue fazer o que muitos não consguem. No nosso coração, sabemos que não pode ser um final 100% feliz para todos, aliás é uma guerra, mas não deixa de ser é incrível e cativante. Yael é exemplo de determinação. Mesmo que tirem a identidade dela, não podem tirar sua alma.

Anna 07/03/2020

Meu deus
Esse livro foi algo que eu não estava esperando. Eu não tenho palavras pra descrever ou fazer uma resenha, pois essa autora conseguiu fazer um final triste e real.
Fiquei triste pelos acontecimentos ao longo do da narrativa nos pontos principais da narrativa, mas entendo o que ela queria passar.
Amei muito.

My | @pagesandseasons 06/01/2021

Lobo por lobo é um livro simples, envolvente e um bom começo. Mas nada se compara a Sangue por sangue.

A autora conseguiu expandir muito bem a história, deixou os personagens mais tridimensionais e cativantes, a trama está muito mais elaborada e tem muita emoção.

Eu simplesmente não conseguia largar o livro, agoniada para saber que caminho a autora ia tomar.

Estou muito satisfeita com o desfecho, mas confesso que queria mais livros. Gostei tanto dessa jornada que leria mais páginas sem reclamar.

Lauraa Machado 04/05/2019

Doloroso, emocionante, basicamente espetacular!
Foi só quando eu estava lendo as primeiras frases dos agradecimentos da autora neste livro que percebi o quanto deve ter sido difícil escrever essa história. Essa é uma das minhas ideias favoritas para livros, tão inteligente e mirabolante que eu teria dado uma chance para ela mesmo se todo mundo falasse que era ruim. Mas eu demorei para perceber que, talvez por ser tão boa, seria extremamente fácil errar feio na hora de desenvolvê-la.

Tanto pela questão do holocausto, que não é nada simples e, muitas vezes, eu sinto que não existe um jeito bom o suficiente para falar sobre ele; o que claramente influencia na relação entre os personagens, a protagonista judia e que passou por um campo de concentração da morte e alemães que passaram a vida inteira ignorando o que estava acontecendo e sendo a cara da raça pura e de todas as crenças perturbadas do nazismo; quanto pelas questões políticas, de revolução e revolta sobre o que a autora explica desde o primeiro livro como um império absurdo de grande e opressor. Nenhuma dessas coisas é simples. Seria tão fácil para a autora errar.

Mas ela não errou em nada! Fiquei esperando alguma cena romântica apelativa, uma resolução deus ex machina, um final feliz forçado, qualquer coisa assim - não pela minha própria experiência com a escrita da autora, mas porque já vi isso acontecer com tanto livro bom, e esse me parece ser o mais difícil de manter o nível da história. Mas ela realmente conseguiu. De um jeito doloroso, como esse livro tinha que ser, mas realista, pé no chão e tão emocionante que, só de falar sobre, me dá um nó na garganta e vontade de chorar.

Pois eu não consegui escolher entre este e o primeiro livro como um favorito. O primeiro significa tanto para mim, principalmente pelo foco na situação da Yael, no campo de concentração e fora dele. Mas esse segundo foi perfeito. Sem ideias mirabolantes sem pé nem cabeça, mas também sem um segundo de situações entediantes. E foi doloroso mesmo, mas tão bem feito!

Fiquei especialmente feliz pelo final, ainda que ele não seja o que todo mundo chamaria de final feliz. Tem só uma grande reviravolta do livro que eu já tinha previsto desde o final do primeiro, mas o livro não depende dela para ter significado ou emoção. A Yael teve mais foco no primeiro, e confesso que senti um pouco de falta desse foco nela durante este segundo, mas deu tempo da autora desenvolver os outros.

Sim, eu amo o Luka agora, porque consigo ver sua essência e substância, o que não tinha visto no anterior. E o melhor é que a autora o desenvolveu sozinho, não em função da Yael, o que foi absolutamente necessário para eu conseguir vê-lo como uma pessoa completa e cujo ponto de vista valia meu interesse.

Sobre o Felix, talvez essa seja minha única crítica mesmo para a duologia toda. Ele começa super bem, mesmo que tenha tomado atitudes que podem fazer algumas pessoas o odiarem. Não tive o menor problema com isso, porque mega entendo suas razões. Entendo suas razões do começo ao fim, aliás, mas não consegui evitar sentir que a autora se esqueceu um pouquinho dele durante o livro, que ela até o infantilizou em alguns momentos. Não era como se a situação dele fosse das mais fáceis e, durante muito tempo, eu não esperava mais mesmo. Mas achei que, da metade para o final, ele poderia ter sido mais aprofundado.

Outra coisa que poderia ter sido aprofundada era a relação dele com a Yael. Acho que os dois ficaram muito afastados um do outro durante o livro todo. Não teve aquele momento de reconhecimento entre os dois, pelo qual fiquei esperando desde o anterior. Senti bastante falta disso.

Mas o resto do livro ainda é maravilhoso, me dá arrepios só de pensar, e a cena da Yael com o tatuador é uma das mais dolorosas para mim, não consigo nem explicar.

A única outra coisa que preciso falar é: leiam este livro. Leiam esta duologia. Ela não deixa nada a desejar, nem em ação, nem em inteligência, nem em solidariedade e história. Lobo por Lobo e Sangue por Sangue são exatamente do tipo de livro que muda sua vida! Deixe que eles mudem e enriqueçam as suas!
Andréa Araújo 08/05/2019minha estante
Ai Deus

Lauraa Machado 08/05/2019minha estante
Haha amei o comentário!

Andréa Araújo 08/05/2019minha estante
Haha foi só o que consegui expressar

dkdmkd 29/07/2019minha estante
Finalmente encontrei alguém que ama essa duologia tanto quanto eu!
Me marcou e entrou para minha lista de livros favoritos DA VIDA. Não consigo nem expressar o quão tocada fiquei pela história da Yael, o quanto eu me conectei com a história e me emocionei (principalmente com o final nada fácil de superar do segundo livro hahaha)

Caroline.Velani 11/04/2020

Sangue Por Sangue
"Eles eram o que o Reich mais temia. Uma garota judia e um menino alemão segurando o futuro e o passado de mãos dadas."

Não tenho palavras.

Renata.Oliveira 03/07/2021

Impactante
Esse segundo livro foi muito mais impactante que o primeiro, com 3 personagens fazendo a narrativa, sabendo pelo que os 3 estão passando e sentindo faz você ficar triste, com raiva, angústia, esperançoso e muito mais para ser escrito. O final foi emocionante e acho que essa duologia terminou com chave de ouro, não havia outra forma.

dido4 11/06/2023

Uma boa continuação
Gostei. É um livro bom, mas não achei maravilhoso. Diferente do primeiro, esse livro é mais cheio de tramas e uma história um pouco menos presa (por conta da corrida, que definia o primeiro), o que deu mais espaço para criatividade, é instigante e é envolvente. Mas tem um porém: o livro não me surpreendeu. Não sei outros leitores, mas em 30% do livro, eu previ o final (inclusive comentei em um dos meus históricos de leitura), então não foi uma grande surpresa para mim. Apesar disso, o livro conseguiu me pegar em outras pequenas coisas que fizeram valer a leitura. Se você leu Lobo por Lobo, diria que vale a pena continuar.

LetAcia.Bortoli 24/03/2023

Sangue por Sangue
"Não importa as drogas que o dr. Geyer injetou em nossas veias. Ele não nos criou. Fomos nós que nos criamos. Lutamos com garras e dentes pelo direito de viver...".

"Monstros abrem corpos de crianças e chamam isso de progresso. Monstros matam grupos inteiros de pessoas sem pestanejar, mas ficam irritados quando têm que limpar as cinzas humanas dos morangos em seu jardins. Monstros veem as pessoas cometerem isso tudo e não fazem nada para impedir. Eu e você não somos monstros. Somos milagres."

"Talvez ela fosse sim um milagre.
O milagre necessário para mudar as coisas."

"Seus lobos a conheciam
E agora Yael Reider estava começando a se conhecer."