A Lógica Inexplicável da Minha Vida

A Lógica Inexplicável da Minha Vida Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - ////

amaedosdragoes 05/09/2020

Sensibilidade
Este livro é sobre amor e perdas, sobre também perder o controle e também sobre autoconhecimento.
O autor aborda com muita sensibilidade assuntos que nos rodeiam e eu confesso que isso me encanta. Saber como o personagem vai encarar àquela novidade, como vai lidar com um conflito.
Vemos aqui adoção, amizade, homossexualidade, homofobia, drogas, luto, perdão e todos eles são descritos com muita sutilidade de modo que você se conecta com cada um. Todos são extremamente cativantes e você se vê desejando estar ali presente com àquela família maravilhosa de Sal, recebendo um amor incomensurável, um amor que sempre esperamos viver, mas quase nunca se vê. Por outro lado Sam e Fito, os melhores amigos de Sal, vivem relacionamentos difíceis com suas famílias, mas sem jamais perder a esperança. Quando tudo muda pra todo mundo eles precisam encarar a vida e o luto, enquanto uma amizade linda só cresce e eles vão levantando um ao outro dia após dia mostrando que é possível superar as dores que a vida proporciona sem escolher classe social ou raça: A morte. Morte de pessoas amadas, morte daquilo que se era e nao é mais. Morte da meninice.
Tudo isso faz parte da vida e neste livro, ha um pedacinho de cada uma dessas coisas que te faz emocionar e se conectar.

Rahrt 24/01/2021

"Você está começando a falar como o último livro que leu."
Segundo livro de Benjamin Alire Sáenz que leio e a sensação é de ainda estar dentro do primeiro, como se ele tivesse só embaralhado os personagens, trocado seus nome e contado outra história. E isso é ruim? Bem, se você gostou do primeiro (como eu), não.
A Lógica Inexplicável da Minha Vida é um clichê, cheio de situações pouquíssimo prováveis, mas nem por isso é ruim. É um livro leve, ainda que aborde temas complicados e trate de questões tão sensíveis. É prazeroso. Aquece o coração. Te faz ter esperança.
Leitura rápida e fluída.

"Não me importa muito se existe ou não paraíso. Talvez as pessoas sejam o paraíso, pai. Algumas pessoas, pelo menos."
Mateus 25/01/2021minha estante
Parece ser ótimo, quero ler depois!

Rahrt 25/01/2021minha estante
Algo me diz que vc vai gostar. Depois me conta!

Cintia295 22/07/2020

Gostei bastante leitura fluída, assuntos importantes e bem desenvolvidos. Foi uma leitura leve, até mesmo fofa.

lesfleursdorees 07/02/2023

"e a vida nunca me daria nunca me daria nenhuma certeza."
eu sou uma pessoa que gosta de subidas e descidas numa leitura e, mesmo essa sendo a do tipo que te leva numa jornada sentimental com um personagem que está calmamente descobrindo o mundo, ela mexeu muito com o meu emocional. o jeito que os personagens vão evoluindo de acordo com as tristezas que acontecem na vida deles é perfeito e a maneira que eles descobrem as várias formas de amor nas pessoas próximas a eles é de amolecer qualquer coração.
eu me identifiquei DEMAIS com o Salvador, em vários momentos queria estar ao lado dele pra dar um abraço, gostei da presença do pai e da avó e gostei como com o avançar da história os dois parecem ser cada vez mais reais e não apenas os "responsáveis perfeitos que estão sempre convenientemente a postos para ajudar o protagonista em qualquer situação que ele puder se encontrar". eu amei ver a evolução da Sam e fiquei apaixonada em como o autor tratou o Fito, me fez ficar apegada nos dois (apesar de serem um tiquinho irritantes mas não importa eles são adolescentes)
o que me incomodou foram os capítulos curtos e as frases curtas mas nada que impeça a leitura mas sobre o final... apesar de ser exatamente o que deveria ter acontecido pra mim pareceu um pouco corrido, eu amei o final amei a resolução do Sal sobre a vida que ele vive e planeja pro futuro só achei, de novo, corrido demais.

esse livro em alguns momentos me lembrou As Vantagens de Ser Invisível pelas descobertas sobre a vida e reflexões sobre crescimento que sempre tem em livros coming-of-age
de qualquer maneira, é uma leitura leve, divertida e que vale muito a pena.

Tayná 09/06/2023

Livro que fala de tragédias e luto. Mas que fala bem mais sobre a vida, sobre amizades, sobre reconhecimento, conhecimento e autoentendimento e também sobre amor, amor de todos os tipos, gêneros. Eu gostei muito de ler esse livro porque apesar de tocar em assuntos mais tristes, é feito de uma forma tão delicada que acaba acalentando. Eu só não achei que foi melhor porque tem alguns capítulos bem bobinhos, mas achei também que eles foram interessantes pra marcar passagem de tempo.

isadorabmts 07/09/2021

quem vem de Ari e Dante, cuidado...
Aristóteles e Dante é meu livro preferido. Acho que por isso minhas expectativas estavam TÃO altas para A Lógica Inexplicável da Minha Vida, e... não funcionou como eu gostaria.

Boa parte disso, reconheço, foi justamente por causa do hype que tinha. No início, ficava o tempo todo percebendo que apesar das coisas estarem bem feitas, ou pelo menos mais ou menos bem feitas, eu sabia o que o Benjamin conseguiu entregar em Ari e Dante, e queria aquilo, mas não vinha.

Por outro lado, também existiam esses momentos que o autor parecia querer copiar uma "formulinha" usada em Ari e Dante para fazer funcionar aqui. O Salvador, por exemplo, às vezes falava de uma forma que me fazia achar estar lendo o Aristoteles em uma continuação, e não outro personagem em outro livro do Benjamin, e isso me incomodou demais durante a leitura.

Além disso, a escrita em certos pontos é muito floreada, não de um jeito bom, mas de um jeito cansativo, porque chega uma parte em que TODOS os diálogos são tão reflexivos que os personagens parecem irreais. Isso também ajuda a gente a não ter tanto apego por eles durante a história.

Mas nem tudo é ruim. Há momentos em que o Benjamin nitidamente se sente confortável dentro da narrativa, e nessas horas a gente entende o motivo de estar insistindo na leitura. Alguns dramas também funcionam direito, especialmente o que envolve a Mima. Outros, são praticamente esquecidos pelo autor. Esse negócio de que o livro prometeu demais e deu de menos foi uma sensação que tive várias vezes no desenrolar dos acontecimentos.

No mais, A Lógica Inexplicável da Minha Vida é um livro para quem não leu Aristóteles e Dante, ou, pelo menos, para alguém que leu e saiba controlar o que está esperando no momento em que abrir esse novo (o que, com certeza, não era meu caso).

Se as expectativas não forem tão altas, talvez funcione melhor.

Para mim, foi uma história em alguns pontos divertida e tocante, mas com falhas.

Infelizmente, longe de ser memorável.

Mat 14/03/2022

Fraco
A história não tem um ponto alto, começa e termina sem grandes momentos. Enrolei dias pra terminar de ler. Pelo menos a leitura é leve

Dudu 15/05/2022

Esta resenha é totalmente sem critérios objetivos ou desprovidos de imparcialidade.

Estou completamente apaixonado pela escrita do autor.
A escrita não é provida de elementos mirabolantes ou técnicas elevadas, muito pelo contrário, é uma escrita simples e de fácil compreensão.
O que me ganhou, no entanto, é a facilidade de exprimir sentimentos e emoções, muitas vezes complexos, através de diálogos e descrições.

O destaque do livro são os diálogos. O livro é quase todo composto por diálogos e pensamentos, que nos permitem refletir sobre as relações e as vivências de cada personagem.

É uma obra sensível e repleta de reflexões e questionamentos sobre a vida, de uma maneira simples e despretensiosa.

Me identifiquei muito com as ideias do autor e, por isso, não tenho como expressar minhas ideias sobre o livro de forma imparcial, quando estou transbordando de sentimentos provocados pela leitura dessa obra!

Lores 11/04/2021

Amei essa leitura. Muito emocionante, com ensinamentos para coisas que acontece na vida. A família do livro é linda, o relacionamento entre a Sam e o Sally é lindo, fito é muito precioso e Vicente é um sonho de pai. Amei o livro, mesmo contendo somente coisas corriqueiras da vida, sem muita ação envolvida não consegui parar de ler, li em dia e recomendo!!

Aliffer.Pereira 23/04/2020

Encantador e Revigorante..
Benjamin consegue escrever sobre tudo em um único livro, seus dramas, tragédias, romances e superações são narrados com uma leveza/poesia que sou incapaz de justificar com certeza, para mim é talento, para ele amor!
Salvador, Samantha, Fito, Vicente, Mima são personagens tão humanos que sou incapaz de criticá-los.. os amo de uma forma inexplicável.
Aliás amo cada trecho e frase desse livro, que retrata, perdas, relacionamento homoafetivo, amor, família, crise existencial, escolhas, perdão, fé.. eu só posso dizer que é incrível..
Se busca uma leitura leve e envolvente leia Benjamin Alire Sáenz!

Analice77 16/11/2020

Um livro leve e emocionante. Acho incrível a capacidade de Sáenz de tocar as pessoas com suas histórias.
Foi uma leitura muito rápida e muito gostosa, que me fez rir, me fez chorar e me fez sentir parte daquilo. Adoro os elementos da cultura mexicana presentes e como os sentimentos de todos os personagens são explorados. Uma história linda de família, amizade e perdas. Amei. Recomendo!

fev 13/01/2021

Eu gostaria de fazer uma resenha top, mas estou sem cabeça pra isso no momento.

O que posso de dizer logo de cara é que Benjamin Alire Sáenz tem um dom maravilhoso ao escrever sobre sentimentos. Ele sabe passar o mais simples e o mais complicado de uma forma magnífica. Não tem como não se sentir tocado pelas histórias que ele conta no decorrer do livro. Este é o segundo livro dele que eu leio e o que tenho a dizer que este homem me ganhou de vez.

É um livro bastante emotivo. Super recomendo.

Cris 08/02/2021

Maravilhoso ♥
“Por que dói quando se ama alguém? O que há com o coração humano?” Pág. 105

Sabe aquele livro que você lê e pensa: "Por que não li antes"?

Salvador está finalmente no último ano da escola, porém, o que era para ser uma fase de comemoração e expectativa, acaba de tornando muito mais do que a aguardada espera pra entrar na faculdade, a curtição com os amigos e os primeiros amores, tão comuns a esta época da vida.

Ao lado da melhor amiga, Sam e do amigo Fito, Salvador passa por um período de mudanças, em que as coisas não se parecem tão simples e felizes como eram. Ele encara o preconceito, a raiva, a curiosidade sobre seu passado, além de acompanhar as dores de seus amigos e familiares também.

Salvador foi adotado ainda pequeno por um homem solteiro, Vicente, que é gay e vem de família mexicana.

Apesar de a história ser narrada em primeira pessoa pelo Salvador, pra mim, o personagem principal e mais interessante da história é sem dúvida o Vicente. Que homem incrível! Há muito tempo eu não lia uma história com um personagem tão nobre e especial ♥️.

Ler este livro pra mim foi muito emocionante. É uma história que fala sobre família, amizade e principalmente, amor.

A escrita do autor é muito poética, ele usa as palavras de uma forma muito cativante e delicada, além de criar personagens que dá vontade de abraçar.

Pra mim o livro é perfeito, me arrancou lágrimas e com certeza, um dos melhores que li ano passado.

“Toda vez que olho nos seus olhos azuis. Toda vez que ouço você gargalhar. Todos os dias, quando ouço sua voz, agradeço a Deus por você. Sim, Salvador, eu acredito em Deus.” Pág. 233

site: http://instagram.com/li_numlivro
Evaldo7 08/02/2021minha estante
Nossa! Eu fiquei sensibilizado pela sua resenha!
Muito obrigado por compartilhar. Vou ler, com certeza!

Cris 09/02/2021minha estante
Vou amar saber sua opinião, este livro vale muito a pena ?

Evaldo7 09/02/2021minha estante
Pode deixar! Ja coloquei na lista para ler.... Assim que terminar conversamos sobre...

Cris 09/02/2021minha estante

Narniano 18/06/2021

Tocante
Que leitura gostosa de se fazer. Eu sorri, fiquei preocupado, chorei... Foram tantos sentimentos que nem sei explicar. Que história linda e inspiradora. Amei demais ?

Ps: São meia-noite e meia e eu tô chorando aqui sksks

Raniel.Bezerra 02/01/2023

Chorei, me senti estranhamente representado e chorei.
É um livro extremamente sentimental, com uma escrita tão fluída que você rapidamente começa a se sentir não em sua casa, mas naquele mundo do Salvador, do Vicente, da Samantha e do Fito. O Fito foi o meu personagem preferido. O jeito como ele conseguiu superar as adversidades na sua vida é indescritível. Esse foi o primeiro livro do ajo e definitivamente um dos melhores.