Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

FlAvia1497 25/03/2024

Odiei. Achei o livro sem começo e sem fim, ao mesmo tempo q eu achei o final aberto achei ele fechado tbm. Eu sei q a proposta do livro é ser de trás para frente, mas sinceramente foi uma perda de tempo ler ele, existem livros muito melhores q esse e com essa mesma proposta. A escrita em si é boa.

Kenia.Ceballos 06/03/2024

Mais ou menos
A história contou com uma estrutura narrativa diferente, uma história contada de trás pra frente o que é de longe o ponto mais interessante da história. Como as peças iam se encaixando a medida que avançamos na leitura e voltamos no tempo na história. Nunca havia lido algo dessa forma e isso foi o que me manteve na história até o final.

Sobre a história, tive alguns altos e baixos com a protagonista de achá-la inteligente a previsível, embora o livro me tenha sido indicado como um "você vai gostar se gostou de O Talentoso Ripley" na verdade achei que a autora se inspirou um pouquinho demais ao ponto que eu podia prever certos acontecimentos de Fraude Legítima apenas seguindo a lógica do livro inspiração. A história foi boa mas poderia ter sido mais original em algumas partes, tenho certeza que aliada a estrutura narrativa diferente tinha tudo para ser um livro excelente e surpreendente, o que não foi o caso dessa vez.

Malú 02/03/2024

Fraude legítima
Um livro estranho?. No começo é difícil de entender, na metade do livro você começa a colocar as coisas em ordem. O livro basicamente começa de trás pra frente, por conta disso você precisa ler rápido para nao se perder ou esquecer alguma coisa.

Bianca1465 16/02/2024

Fraude Legítima
Mais um livro finalizado! ??

Fraude Legítima conta a história de duas amigas: Jule Williams e Imogen Sokoloff. Elas se reencontram anos após estudarem juntas no mesmo colégio. Jule tem um passado misterioso e inventa muitas histórias pra continuar nas graças de Imogen, que é muito rica e tem uma vida de privilégios quase que ilimitados.
Após o misterioso suicídio de Imogen, Jule tenta continuar vivendo sem sua amiga, ao redor do qual sua vida orbitava. E acontecimentos estranhos levam os amigos em comum a questionarem o relacionamento das duas e o quão envolvida Jule pode estar na morte de Imogen.

Confesso que comecei esse livro com baixas expectativas, pois a autora é famosa por livros que não tem meio termo: ou vc ama ou odeia, como é o caso de Mentirosos. No meu caso, eu gostei muito e decidi ler os outros livros dela. Só que esse não me cativou como os livros do universo de Mentirosos.

Ele tem uma narrativa bem diferenciada, pois é contado de trás pra frente e até a metade ele é bem confuso. Muita informação jogada na esperança de que a gente lembre mais na frente, então é bom anotar os pontos principais e foi o que eu fiz, senão ficaria mais perdida ainda. Do meio pro final as coisas começam a fazer mais sentido, o ritmo se acelera e as peças vão se encaixando.

Só que os personagens são todos bem vazios, mimados e superficiais. Não tem como ter empatia com nenhum deles. Os relacionamentos entre eles são todos na base do interesse e não salva um. O final deixou muitas pontas soltas e não explicou bem as motivações dos personagens.
O livro não é de todo ruim. A temática é interessante e a trama é conduzida de forma que prende vc na leitura mas achei os personagens meio mal desenvolvidos e não teve um plot muito interessante.

Enfim, espero que o livro novo da autora que vai sair esse mês seja um pouco melhor. E o universo de Mentirosos continua sendo meu favorito até agora.

Livia1317 10/01/2024

Que livro é esse?!!!
Devorei esse livro em poucos dias de tão emocionante que é!! É um livro de suspense maravilhoso, com um plot twist atrás de outro. Quando começa a ler, você tem uma certa confusão e não entende muito. Mas ao longo que a leitura evoluiu, tudo se encaixa e tem várias surpresas que você não imagina. Tem um final que deixa aberto para uma ?continuação? ou ?fanfic?. Simplesmente amei a minha primeira leitura de 2024, uma escrita maravilhosa e me encantou muito!!!!

Lelê 08/12/2023

Mulher solteira procura
Jule West é uma garota com múltiplas facetas, perdeu os pais, foi criada por uma tia e nunca teve nenhuma amizade duradoura. Imogen também é orfã mas foi criada por um casal rico e tem tudo o que deseja: namorado, amigos e muita grana pra fazer o que quer. Elas estudaram juntas e agora se reencontraram. Não curti muito porque estava tudo bem óbvio desde o começo, precisava ter mais suspense

Nanda 06/12/2023

Gf você me paga
Li esse livro totalmente influenciada pelo gf e tava colocando uma expectativa meio grande

o livro enquanto você le realmente é interessante nos mistérios etc mas é muito previsível quando vai revelar algo e confuso demais as vezes

eu simplesmente ja tinha descoberto o plot em menos de 30% do livro e isso desanima um pouco

a história tinha muito pra dar certo, mas acho que nessa coisa de o livro ser contado de trás pra frente a autora se perdeu demais

a escrita é boa, gosto bastante da escrita dessa autora e da pra ler bem rapidinho

Priscila 06/12/2023

Leitura rápida e fluida. Não conseguir largar enquanto não cheguei ao final. Muito bom e super recomendo.

FlAvia1040 21/10/2023

?Para aqueles que aprenderam que bom é sinônimo de pequeno?
Essa história se desenrola através do tempo. Muito bem escrita e empolgante. Jule é o significado de ?fazer oque é preciso para sobreviver?, os acontecimentos apenas acontecem e a levam a sua própria história. Estranhamente esse livro me deixou o coração aquecido, não de um coração esperançoso mas, de que eu li uma parte da vida de uma jovem mulher lutando para se tornar alguém, apenas uma pequena parte, um evento ocasional mas, terrivelmente vivido e real.

KahLu0 02/10/2023

Bem diferente
Começa pelo quase final, e vai voltando no tempo. Jule e Imogen são duas meninas órfãs que são amigas: uma é pobre e a outra é rica. Só que Imogen morre, e Jule tá tentando superar a morte da amiga. Tem plot twist. O final poderia ser melhor, mas é surpreendente

Josi 07/09/2023

Fraude Legítima
O livro rodou, rodou e não chegou em lugar nenhum. Tudo é vago, esquisito e mal explicado, poderia ser um livro ótimo mas é raso em tudo.

Nhyx0 13/08/2023

Manual de como criar, alterar e fragmentar a realidade, por E. Lockhart
Que livro estranho! Não me agradou muito. A escrita de E. Lockhart é fácil, mas sendo bem honesto, essa história não instigou muito. Tinha certos momentos que eu parecia empurrar com a barriga...
Fraude Legítima conta a história de Jule, que se um dia ela reencarnar como um animal, provavelmente seria o cruzamento da serpente mais peçonhenta do mundo com um camaleão. E. Lockhart só te joga no meio da história, em uma narrativa não cronológica.
Duas coisas sobre essa personagem, ela é invejosa - parece não ter noção disso, e obsessiva. Lendo com certeza, você pode compreender. Em certos momentos consegui ter empatia por ela, mas em outros... A narrativa da autora, e o ponto de vista da personagem me fizeram criar um monte de teoria. Achei que ela era tão perturbada quanto Kevin em Fragmentado. As vezes achava que estava lendo uma HQ da Wanda. O tanto que a protagonista desse livro cria, altera e fragmenta a realidade não está escrito...
Sobre o enredo, acho que a autora desperdiçou o plot-twist. Depois que ela expos o que a protagonista dela fez, consegui deduzir tudo. Toda trata que ela estava envolvida. O motivo dela agir como uma rata psicótica.
...
Uma coisa que me deixou bastante curioso com E. Lockhart é que nos seus três livros que li, sempre mencionava Martha's Vineyard. Estou muito curioso pra saber a relação dela com esse lugar. Mas sou preguiçoso demais para pesquisar sobre isso. Fiquei imaginando como seria se Cadence, Jule e Frankie se encontrassem em Martha's Vineyard.

Ruan Mattia 28/07/2023

Me deu ressaca
Depois de ler a obra-prima "Mentirosos" e "Família de Mentiroso", fui sedento ler "Fraude Legítima" e quebrei a cara. E ainda, para piorar, peguei algumas muitas semanas de ressaca literária. Eu estava lendo bem desde o começo do ano, mas esse livro cresceu como uma parede no caminho. Finalmente a quebrei (que alívio). Não sei bem o que houve, talvez muita expectativa da minha parte, talvez a própria narrativa confusa, ou as personagens chatas... Enfim, não funcionou comigo.

Sei bem que a ideia do livro não é ter uma heroína, mas sei lá, vilões podem ser irresistíveis, mas a dessa história não foi. A narrativa começa pelo final (porém depende), e isso torna tudo confuso, personagens aleatórios surgem do nada, depois somem, muitas questões em aberto, não teve profundidade, não consegui entender a personagem... a construção virou uma desconstrução.

Estou com um enorme ponto de interrogação pairando acima de mim. Achei chatinho, depois larguei o livro na metade por dias e quando voltei... Sou fã da autora e ainda lerei seus outros livros, mas devo confessar que "Fraude Legítima" se traduz em seu próprio título.