Despertar de um Sonho

Despertar de um Sonho Melissa de Sá

Resenhas - Despertar de um Sonho

RUDY 21/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
Bem fã de ficção, claro que não poderia me furtar de apreciar a leitura desse conto bem escrito. O conto é direto e se grande profundidade, ainda assim, traz entendimento sobre o que se passa: pessoas com poderes, sitiadas em uma base fechada para estudos...

Ao contrário de outros contos esse tem mais personagens, embora não sejam em excesso e cada um tem sua função bem definida, o que facilita muito o entendimento da situação geral e da importância de cada um deles.

A autora soube criar uma realidade crível, onde a mente do leitor vaga para desvendar o mistério de tudo aquilo e como faz parte de uma série, possivelmente algumas respostas virão apenas no próximo exemplar.

Para aqueles que gostam de ficção do gênero a leitura é mais que recomendada.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/04/resenha-24-despertar-de-um-sonho.html
Michelle 29/04/2022minha estante
muito legal mesmo

Angela Cunha 12/02/2023minha estante
Mesmo não sendo muito fã de ficção científica, por ser um conto breve, parece que flui tão fácil!
Acho que seria uma ótima opção de começar a ler mais do gênero!!!
Beijo

Joana Masen 17/04/2017

blog Coisas que eu sei que eu sei
Esse conto é quase um spin-off da série Metrópole, então, quando comecei a ler fiquei um pouco perdida. Foi como cair de paraquedas em algo que já estava em andamento, mas aos poucos a leitura vai envolvendo e a coisa começa a clarear. Os personagens estão vivendo num mundo pós-guerra, embaixo da terra, pelo que demonstra a descrição do lugar, e todos trabalham numa sociedade organizada por habilidades. Por exemplo, a amiga de Ilio, Sara, tem facilidade para cuidar de pessoas, por isso, é aprendiz de curandeira. Mas Ilio parece um tanto divergente, e não emprega seu dom no trabalho: ele é telepata, mas prefere atuar na limpeza. Sua telepatia mostra, sempre no mesmo sonho, uma garota que ele não conhece, e que, de repente aparece no lugar. O problema é que ela parece não conhecê-lo, enquanto ele acredita que ela é especial.

A história é curta, porém, complexa, com Sara meio atrapalhada e Ilio cheio de conflitos internos e externos. Ele tem um rival chamado Hector, que o humilha em certo momento do conto, deixando claro que não no deseja ali, talvez por inveja de seus poderes psíquicos. Isso mostra a habilidade da autora, já quem em poucas páginas conseguiu criar um conflito entre os personagens e lançar no leitor a curiosidade sobre quem é a menina misteriosa dos sonhos de Ilio e se eles vão ser importantes um para o outro. Acredito que isso se deva resolver em Metrópole.

site: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2017/04/despertar-de-um-sonho-resenha.html

Leandro Zapata 13/04/2017

Tipo :O
Confesso que não sou fã de distopias – nunca me interessei por Jogos Vorazes ou Divergente –, mas a história deste conto chamou minha atenção. Ele é muito bem escrito e descrito, mas tive a sensação que ele é mais um prólogo de uma história do que um conto de fato. Quero muito – muito – saber o que acontece em seguida.

site: www.umdiafrio.com

Marisa 12/04/2017

Envolvente
Despertar de um sonho é um conto que integra a coleção #ContosdoDragão, publicado pela editora Draco.
Melissa de Sá nos apresenta dentro de 13 páginas o universo de Ilio, um garoto de 15 anos que vive em uma base subterrânea e possui um dom peculiar: a manipulação da realidade com o pensamento. Por conta dessa qualidade incomum, Ilio é rejeitado pelos demais habitantes da base, pois todos sabem que sua privacidade é ameaçada caso ele esteja por perto. Apenas Sara e seu sarcasmo fazem companhia ao garoto que questiona constantemente o real tamanho de seu "poder psíquico".
Mas isso está longe de ser o principal motivo de sua preocupação: ultimamente Ilio vem tendo o mesmo sonho em que ele e uma garota estranha estão em apuros. Ilio sabe que os fatos exibidos em seus sonhos são reais, inclusive o sentimento quase palpável pela garota desconhecida, que o deixa muito confuso. Como poderia se apaixonar por alguém que sequer conhecia? O garoto sabe que tudo acontecerá em breve deixando a leitura empolgante e o leitor ávido por respostas.O conto introduz a série Metrópole e no início me deixou com muitos questionamentos que são parcialmente respondidos no decorrer do conto e outros que só serão sanados com a leitura dos demais livros da série. A escrita é desenvolta e por ser curtinho pode ser lido dentro de alguns minutos.
Para quem gosta de distopia e uma boa dose de mistério, Despertar de um sonho é uma boa recomendação e está disponível gratuitamente nas loja da Amazon e Kobo.
Leiam e se surpreendam!

site: http://www.inaniaverba.com.br/

Luuh Thompson 12/04/2017

Resenha
O conto começa com Ilio, um rapaz misterioso de 15 anos que possui poderes psíquico, que faz ele viver em dois mundos em sua mente, o real e os sonhos/visões.

?Sonhos são mundos novos para escapar do real.?

Na base ele só se da bem com Sara sua melhor amiga, que é uma aprendiz de Curandeira na base.
Eles estão em uma base embaixo da terra chamado Água do Ninho comandado por Hector (Ilie e ele não se dão muito bem).

?- Ou se o mundo não tivesse sido destruido por guerra nuclear em primeiro lugar."

O ponto central é quando Ilio se cansa de sonhar Três dias seguidos o mesmo sonho, consigo mesmo e com uma garota, que ele sentia que a amava, mais ele não a conhecia, até ele saber que ela acabou de chegar na base.

Confesso que fiquei meio perdida no começo, não sei se é porque nunca havia lido um contro da Autora, ou pelo motivo de nunca ter lido uma distopia, mais depois fui me situando e estou muito ansiosa para ler a continuação da Série.

Gostei muito do conto, e da escrita da Autora, ela deixa vários pontos em abertos, que deixa agente mais curiosa ainda pra saber mais e ler a continuação da série.

Super indico!!!

Geovana Rodrigues 11/04/2017

A resenha de hoje nos mostra um mundo distópico, criado por Melissa de Sá no livro Metrópole. Esse conto é meio que uma história do livro, e achei a escrita da autora super envolvente, cheia de mistérios, o que me prendeu até o fim.

Confesso que fiquei meio perdida, pois não tinha lido nenhuma obra da Melissa, mas apesar de ser um conto curtinho também, apenas 13 páginas, aos poucos fui me situando e ficando ansiosa para ler Metrópole.

Nesse conto podemos acompanhar Ilio, um rapaz de 15 anos, que aparentemente possui poderes psíquicos, e é considerado o esquisito do lugar (nesse momento já fiquei doida pra continuar, muito vibe X-Man, o que amo de paixão ❤ ) Ilio e outras pessoas moram em um local subterrâneo, debaixo de um deserto, (outra vez fiquei curiosa: O que aconteceu para eles terem que morar debaixo da terra? Uma guerra? Fim do mundo? Uma praga?)

O rapaz é atormentado por sonhos, e um especialmente o deixa perturbado: uma garota, que ele nem conhece, e por quem se apaixonada. E o sonho vive se repetindo, se parecendo com um sinal. Ele conta o sonho para Sara, a companheira dele, que está treinando para ser curandeira (aparentemente ela possui o dom da cura) quando ela recebe um chamado, de que chegaram pessoas feridas. Quem será essas pessoas? De onde elas vieram? Para a surpresa dele, uma das pessoas é a garota, mas que ao mesmo tempo não é ela! (fiquei tipo 😮 )
Fiquei bem surpresa, mas aí o livro foi se aproximando do fim, me deixando doida pra saber o que ia acontecer! Ou seja: Metrópole, você é o próximo! hahaha

site: https://iniciosmarcantes.wordpress.com/2017/04/11/resenha-23-despertar-de-um-sonho-melissa-de-sa-contos-do-dragao/

#PandS 11/04/2017

O conto da escritora Melissa de Sá, se passa em um mundo distópico e narra sobre um garoto chamado Ilio que possue habilidades especiais. Ilio, fica intrigado ao sonhar o mesmo acontecimento por três noites seguidas. Após isso, no abrigo subterrâneo em que vive, uma estranha precisa de cuidados.Seria ela a moça apaixonante que invade o subconsciente do jovem Ilio? . .

Apesar de curto, notamos ótimos traços na escrita da autora, sua história é curiosa e os personagens já nos cativa bastante.

Vale lembrar que os personagens dessa degustação, estão presentes no livro "Metrópole". .

Tassiane @naproximapagina 11/04/2017

#contosdodragao
Essa é capa dele e achei a coisa mais linda! Eu realmente cai de paraquedas na história então fiquei um pouco perdida e peço perdão se falar algo errado sobre a história principal. O que me foi disponibilizado no app do Kindle para leitura (baixei o conto no site) me deixou ainda mais perdida pois a sinopse dizia algo e li outro no conto. Talvez tenha sido um erro mas, não tirou a magia do conto.

Aqui somos apresentados a Ilio e seus conflitos internos. A história trata de um futuro distópico onde pessoas apresentar algumas habilidades especiais. A de Ilio é entrar na mente das pessoas ou captar certos pensamentos. O ponto central do conto está no dia em que ele se incomoda ao sonhar três noites seguidas com a mesma garota e então descobrir que ela chegou na base em que mora, com um grupo de feridos.

Nos é apresentado alguns personagens que, pelo que notei, são o pivô para a história principal e não é muito aprofundado o desenvolvimento deles. Eu realmente sinto que deveria ter mais páginas nesse conto, mas provável que só descobrirei quando ler a história principal.

A minha impressao do conto foi uma: MEU DEUS ME DÁ MAIS. Era só isso que eu pensava depois que acabei de ler (levei cerca de 5 minutos) e cheguei a iniciar um email pedindo para a Drako me disponibilizar livros da Mel (me sinto intima da autora depois de ela despertar esse sentimento de necessidade por sua escrita). Eu queria saber mais sobre aquele mundo, mais sobre Ilio, mais sobre a história e quero me apaixonar perdidamente pelos "vilões". Eu recomendo ler o conto só para ter um gostinho de quero mais na língua e procurar desesperadamente pela amazon um pouco mais sobre tudo isso.

A escrita está excelente, convidativa e envolve o leitor a cada página virada. Eu realmente gostei da forma como a Mel construiu aquele pequeno vislumbre do mundo que criou e deixou fiapos para que o leitor tenha vontade de conhecer ainda mais profundamente o enredo todo. Dei 5 estrelas por valer cada segundo.

site: http://epifanianoslivros.blogspot.com.br/2017/04/contos-do-dragao.html

sthephaniemartins2 11/04/2017

Resenha: Despertar de um sonho - Distopia Metrópole
Despertar de um sonho foi um livro que pegou pelo título eu fiquei meio intrigada pelo nome e por isso acabei começando a ler, confesso que não sou muito fã de distopia mais com o decorrer do livro eu acabei me apaixonando. Ilio é é o personagem principal que só tem 15 anos e trabalha no exército em uma base no fundo no deserto onde tudo é escaço e ele é o estranho. Esse menino tão solitário só tem uma amiga chama Sara que trabalha na enfermaria da Base, ela não gosto do seu trabalho, mas tem uma aptidão muito grande.
Ilio é um garoto que sempre sonha com coisas estranha e por isso ninguém fica perto dele, porém tem um sonho que o deixa extremamente intrigado e o faz ter pensamentos tão forma mostrando seus ‘“poderes psíquicos”.
Como em todo livro sempre tem alguém que não gosta do personagem principal esse não seria diferente, Hector aparece no livro como um dos comantes da base e uma coisa bem forte que ele me passou é que ele não é uma boa pessoa, você consegue perceber na leitura fluida do livro que Ilio e Hector tem um embate, às vezes parece até que que Hector tem medo de Ilio e nessa turbulência de coisas que vão acontecendo o livro vai ficando cada vez mais interessante.
Uma coisa que também transparece no livro é ilio tem medo de perder a amiga, e Sara em alguns momentos é insuportável e irônica, mas ilio gosta muito dela por ela ser simples e normal. Muitas os sonhos do menino não são entendidos por sua amiga e ele acaba não tendo com quem conversar.

site: http://www.umagarotadivergente.com.br/2017/04/resenha-despertar-de-um-sonho.html

Elisa 06/04/2017

Uma pitada de mistério
Despertar de um sonho, de Melissa de Sá é um conto que faz parte do enorme acervo digital #ContosDoDragão, da @editoradraco.
No começo me senti meio perdida, como se tivesse caído de paraquedas em uma história onde todos já sabiam quem era quem e eu estava de fora. Mas a autora faz um excelente trabalho na escrita, prendendo a atenção do leitor e conseguindo, em poucas páginas (13), contar um pouquinho do que é esse mundo.
Ilio está em um mundo pós-guerra, onde ele tem que viver em uma base abaixo do nível do solo. Ele possui “poderes” que nem ele nem o comandante da base Água do Ninho sabem a extensão. Por isso, ele consegue ter um quarto só para ele; afinal, quem quer ficar perto de alguém que pode entrar em sua mente?
Percebe-se que há um conflito entre ele e o comandante, Hector, pois este queria que Ilio se juntasse aos soldados da base.
Também há uma pequena introdução de Sara, aparentemente a única amiga de Ilio nesse lugar que eles chamam de “lar”, mas que possui dons de cura e provavelmente irá subir na hierarquia e abandonar Ilio.
Esse conto nos mostra também que Ilio teve um sonho fora do padrão dele: sonhou com ele e com uma menina, que ele amava profundamente (e era recíproco) mas não a conhecia. Até que um dia chega na base uma pessoa ferida, e para surpresa de todos: é a garota!
Porém ainda não é a mesma do sonho: “O olhar dos dois se cruzou por um momento e enquanto Ilio sntia cada partícula do corpo se encher de algo que não compreendia, o olhar dela passou por ele, completamente vazio, sem qualquer sinal de reconhecimento. Duro como pedra.”
E acaba assim!! Me senti sem chão e muito curiosa para ver o resto da história se desenvolver.
Já leu? O que achou?

site: https://www.instagram.com/p/BSi1PcnBYVX/

Karen Alvares 06/03/2017

Fantástico!
Até mesmo em um conto bem curto, Melissa de Sá consegue mostrar sua habilidade como escritora e sua narrativa intensa, fazendo o leitor mergulhar em suas histórias. Despertar de um Sonho é um conto que introduz de forma eficiente o livro Metrópole: Despertar e que também pode ser desfrutado com prazer por leitores da série, um complemento incrível à saga. Através dos olhos de um narrador diferente, podemos descobrir um pouco mais da história de Metrópole. Ah, e tem um pouquinho de romance, o que é sempre bem-vindo! Estou ansiosa por mais histórias neste universo! Recomendadíssimo.