O último dragão de Athelgard

O último dragão de Athelgard Ana Lúcia Merege

Resenhas - O último dragão de Athelgard

Paulo 28/04/2019

Este é um conto que se passa no universo de Athelgard, a narrativa de fantasia do qual a série que se inicia em O Castelo das Águias se situa. Ana Lúcia Merege amplia sua construção de mundo nos mostrando se temos ou não dragões em seu mundo. E se temos dragões no mundo, onde eles se encontrariam. Nesse sentido, a autora consegue contar uma história muito boa e divertida. É sempre um enorme prazer ler qualquer coisa da autora, embora este não seja ainda um dos contos que eu mais curti dela (O Jogo do Equilíbrio continua a ser um dos meus favoritos).

Somos apresentados a Grimmagauhr, um dragão vermelho que é mantido protegido pelo povo élfico. Ele conhece o idioma comum por ter sido criado ao lado de humanos e elfos. Na história, ele é chamado porque existem indícios da presença de um dragão negro em uma das Ilhas Interiores de Athelgard. Para investigar o caso, ele é enviado ao lado do mago Thiers de Pwilrie em uma embarcação até lá. Mas, para tal, ele não pode revelar sua identidade aos membros da tripulação mantendo apenas o capitão do navio e o mago como pessoas cientes.

Como sempre, Ana Lúcia Merege tem um ritmo suave e constante de contar histórias. O curioso é que nessa narrativa até temos um momento climático lá no final com uma batalha até bem conduzida pela autora. Destaco isso porque a Ana não é lá muito fã de descrições de combate, mas quando ela faz é sempre dinâmica e coerente. A gente não percebe confusões nas cenas. Os personagens que ela nos apresenta são bem delineados e caracterizados. Alguns deles acabam ganhando bastante destaque como a xamã que eles encontram ao desembarcar na ilha. As tribos locais acabam fazendo parte diretamente do desenvolvimento do enredo.

O tema do conto é o debate entre a natureza e a criação. De um lado temos um ser que teve muito de suas características psicológicas atreladas àqueles que o criaram. Mas, ao mesmo tempo, será que essa criação pode superar a natureza de uma criatura? Grim tem até um pouco de dificuldade de se colocar no papel de uma criatura selvagem. Entretanto, o personagem tem um caráter intempestivo. Em determinados momentos, a sua natureza draconiana supera um pouco de seu bom senso. Um outro problema é ele estar dividido entre sua missão e a proteção de seus semelhantes. O que é mais importante? No final, Grim vai tomar uma decisão que é muito coerente com o seu personagem. Mas, você só vai descobrir ao ler a narrativa. Convido vocês a conhecerem mais este conto da autora. E se você nunca leu nada dela, certamente é um prato cheio e uma ótima maneira de conhecê-la.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Rox 16/09/2017

Opinião do blog "Doce Sonho Alado"
Os dragões sempre foram criaturas capazes de me cativar com facilidade, gostei muito da forma como Grim tem toda a altivez e certa arrogância da espécie assim como um senso de proteção e justiça.
Neste conto podemos aprender lições valiosas, sobre como muitas vezes não devemos desistir quando as coisas não saem conforme o esperado, sobre a necessidade de se colocar no ponto de vista do outro para evitar injustiças e, sobretudo, sobre a esperança.
Também devo salientar que é uma história que pode ser lida mesmo que você ainda não tenha contato com o universo de Athelgard (embora, claro, eu recomende que você dê uma chance a esse mundo mágico encantador, pode crer que não vai se arrepender!)

site: http://www.docesonhoalado.com/2017/08/livros-contos-fantasia-ana-lucia-merege.html

R. Silva 18/04/2017

Ótimo conto de fantasia!
O Último Dragão de Athelgard é uma leitura bem suave e agradável. A história segue Grim e seu colega mago, Thiers, na busca do último descendente dos dragões de Athelgard. Para isso, os dois vão até uma terra dominada por elfos, que ajudam os dois companheiros em sua busca. Além da história cativante, a boa escrita de Ana Lúcia Merege faz de O Último Dragão de Athelgard uma ótima leitura!