Mensur

Mensur Rafael Coutinho

Resenhas - Mensur + Card Exclusivo

Robremir 06/04/2024

Uma leitura para além do texto
Mensur não é uma obra linear. O Gringo é um personagem marcante que transita entre Minas e São Paulo e que tem um vício em uma antiga luta de espadas chamada Mensur.
Não sei se Mensur é isto mesmo ou uma metáfora, e estou tentado a crer na última.
De qualquer forma, Gringo abdicou de muita coisa na vida pela luta e vamos sendo apresentado a isto durante a trama.
Os desenhos são incríveis e um tanto surreais como na apresentação da cidade de São Paulo onde temos as ruas e viadutos em meio as nuvens acima de um edifício.
Como toda boa arte precisa de reflexão.
Acredito que vou digerir bem.

Kalci 17/04/2020

Uma vez mensurem, pra sempre mensurem
Falar desse quadrinho e' um pouco complicado. Mensur e' um quadrinho para poucos, não por sua carga emocional, digamos, intensa mas sim por conter elementos que pareçam tão distantes mas que na verdade são mais próximos do que se imagina. "Basta trocar" o sabre/estilo-filosofia (?) por algo que você considere importante e que, por algum motivo está desaparecendo e com isso fazendo você desaparecer aos poucos também. (Digitando assim parece fácil).

A historia, assim como o protagonista anda, vaga e também se perde mas no final, no juntar dos estilhaços, elas se encontram. Ou se reencontram.

Wallace17 30/07/2021

Quadrinho ok, apenas
Essa graphic novel é finalista no jabuti 2018! Um romance gráfico concebido em parceria com Daniel Galera. Mensur conta história de um andarilho, que percorre o Brasil em busca de bicos. Praticante de mensur, uma luta de espadas originária da Alemanha do século XV. A personagem convive com fantasmas do passado, que o assombra e o deixa em constante conflito com a vida e com as pessoas com quem convive. Lendo os quadrinhos, sentir um desconforto inquietante, vivi as aflições do protagonista. A busca por um pequeno punhado de paz para algumas pessoas é uma tarefa árdua! E infelizmente, muitas morrem sem alcança-la.

site: https://www.instagram.com/p/BpXAWTZna4T/

Wesley192 11/08/2017

Misto de sensações... Por um lado, a ideia da história toda é muito interessante. Por outro, achei a condução meio confusa. Fora as lacunas sobre o protagonista... É bom, mas esperava muito mais.
A arte de Rafael Coutinho é bela, mas "bagunçada". Tem momentos que dá uma dificuldade de entender o espaço onde os personagens estão ou como a ação está ocorrendo - nem me refiro aos momentos em que é o ponto de vista do protagonista, esses tem liberdade de serem meio caóticos, já que são recortes de caminhadas pela paisagem urbana.
Por fim, admito que os problemas durante a leitura possam ter sido uma dificuldade minha em absorver a obra. Outros leitores de quadrinhos certamente encontrarão qualidades que passaram despercebidas por mim.
Quanto à edição: muito bem acabada. Mais um excelente trabalho da Quadrinhos na Cia.
Edu 03/02/2018minha estante
Bom, não sou também leitor assíduo de quadrinhos, e me identifiquei com a tua descrição. Embora seja apenas opinião e não uma abordagem mais elaborada, só o que tenho à dizer é que esse quadrinhos não me tocou de forma alguma...

Wesley192 16/08/2018minha estante
Opa, Edu, obrigado pelo comentário! (infelizmente, só estou lendo isso agora... Há meses que não entrava aqui)
Esse quadrinho é muito estranho, cara. Sei lá, impressão que passa é que Coutinho tinha uma história muito foda na cabeça e por algum motivo, não soube conduzir direito. É uma obra que não digo para evitar, mas também digo que se você estivesse em dúvida entre este e outro quadrinho pra comprar e ter numa coleção, provavelmente eu indicaria o outro, hehe.

Edu 05/09/2018minha estante
Bacana. Eu doei pra biblioteca porque não me sinto motivado à emprestar pra ninguém hehe

@Matcholo 10/09/2020

Quanto ao acabamento gráfico não tem do que se reclamar, a edição é simplesmente perfeita. A parte de pesquisa também é muito bem realizada, seja na ambientação dos cenários e cidades seja nas características e história do mensur, para que não conhece esse estilo de duelo de espadas o quadrinho é uma ótima pedida. Muito bem desenhada também. Porém é um quadrinho para poucos, não recomendo para pessoas que não tem o costume de ler hqs, o caráter experimental de alguns quadros e a tonalidade preto e branco podem fazer pessoas iniciantes se perderem na leitura. O que me fez dar uma nota tão baixa foi de fato o roteiro, achei bastante clichê e perdido em algumas partes, as tentativas de aprofundar os personagens, hora dão certo hora não o que acaba sugerindo inconstância, tem algumas partes importantes não tão bem amarradas quando eu esperava. Artisticamente o quadrinho se mantém, porém a história que deixa um pouco a desejar mesmo.

Ricardo.Rincon 11/02/2022

Curti muito o traço, mas o roteiro é bem qualquer nota
Com um traço bem parecido com Alberto Breccia e Sergio Toppi, Rafael Coutinho faz um quadrinho com artes e páginas maravilhosas.
O problema é que a história se perde e fica irritante.