Jamais fomos modernos

Jamais fomos modernos Bruno Latour

Resenhas - Jamais fomos modernos

Jan Luc 27/08/2016

Contextualização geral do livro
Jamais Fomos Modernos é um livro de Latour escrito em 1991, a obra já foi traduzida para mais de 20 línguas e é considerada renovadora das discussões de antropologia, analisa o conceito de "moderno", que distinguiria a cultura ocidental dos demais povos que poderiam ser considerados selvagens, primitivos, basicamente não-ocidentais. No livro Latour afirma que nossa Modernidade jamais passou de um projeto e defende que tal projeto falhou. A primeira parte do livro é uma tentativa de mostrar quais seriam os fundamentos de nossa modernidade, a partir de uma polêmica histórica entre o filósofo Thomas Hobbes, e o cientista Robert Boyle, ambos britânicos. Tratava-se ali do projeto de separação entre regiões ontológicas distintas - Natureza e Cultura - e das possibilidades de se agir sobre elas. Latour procura mostrar de que forma isso não se efetiva na dita Modernidade, para num segundo momento do livro introduzir seus conceitos de antropologia e do estudo da produção científica.

Confira o artigo ˜Bruno Latour" na Wikipedia, lá eu escrevi um resumo completo do livro.

site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Latour

Noany0 20/12/2023

?Temos que mudar nossa forma de mudar?
Argumentos fragmentados para demonstrar o ponto principal de Latour, tecer uma crítica ao mundo e a intitulação de ?pós-moderno?.
Gostei muito, apesar de ser bastante confuso e um pouco desafiador, de todo modo sinto como se tivesse conseguido extrair uma boa parte pro o meu conhecimento na área!