A ordem dos livros

Roger Chartier

Resenhas - A Ordem dos Livros

Vitoria 10/02/2021

história do livro pura
Li o livro inteiro pro estágio, mas a todo momento senti familiaridade com os assuntos por já ter estudado história do livro.

Com o meu conhecimento prévio do assunto eu achei a leitura um pouco maçante, mas vale para quem quer estudar um pouco mais sobre o tema e conhecer mais profundamente sobre a evolução dos livros, o surgimento dos direitos do autor (copyright), a mudança da leitura oralizada para a silenciosa e a formação das primeiras bibliotecas e catalogação dos livros.

Tauana Mariana 29/01/2015

Sobre o livro:
Ótimo livro para quem se interessa pela história da leitura, mas principalmente, sobre a história dos autores, copyright e biblioteca.

Chartier faz uma reflexão acerca destes temas, contando-nos as revoluções que transformaram o mercado editorial e o nosso modo de ler.

Também reflete sobre a revolução eletrônica, que talvez transformaria nossa forma de leitura, e que também transformaria nossa cultura da escrita. Neste contexto, pensando a biblioteca do futuro (a possível biblioteca de Babel de Borges), o autor argumenta que os livros devem ser guardados e preservado. Se não para serem consumidos, pelo menos para salvar nossa cultura.

Palavras-chave:
Leitor; Leitura; Autores; Biblioteca; Copyright; Futuro do livro; Revoluções.

Referência:
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1999.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2015/01/a-ordem-dos-livros.html