Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

iwhendria 03/04/2024

À beira de Clarice.
Sempre falo isso toda vez que faço resenha de algum livro da Clarice mas eu acho INCRÍVEL e extremamente lindo a forma como ela escreve sobre sentimentos inexplicáveis. Estou tal qual a Maria Bethânia, incapaz de escrever sobre Clarice Lispector. Enfim, leiam as obras dela!! O jeito dela de transformar qualquer situação monótona em arte é belo de se ver e ler, divaguei pelas páginas e mergulhei novamente no incrível mundo da Lispector.

Kby 28/03/2024

Gostei dos contos, as vezes dava agonia de ler o que o povo falava, mas em geral, gostei. O ovo e a galinha pra sempre em minha mente :)

Lika.Tanaka 17/03/2024

Uma seleção de contos de Clarice Lispector. Lidos e relidos, os contos de Clarice Lispector mantêm-se muito próximos de seus leitores, seres apaixonados e extasiados com os escritos da que ultrapassou fronteiras, conquistou todos os continentes, sendo eternizada até nos idiomas mais incomuns. Clarice na cabeceira, organizado pela doutora em Letras Teresa Montero, é uma bem escolhida amostra de instantes de beleza retirados das obras de Clarice Lispector e apontados por 22 integrantes da legião de fãs da escritora. E não se trata de quaisquer fãs. Luis Fernando Verissimo, Fernanda Torres, Affonso Romano de Sant'Anna, Rubem Fonseca, José Castello, Maria Bethânia e Luiz Fernando Carvalho são algumas das personalidades que compõem o time estelar de colaboradores do livro.

davidionisio 11/03/2024

?Tira-se de uma mesa limpa um objeto e pela marca mais limpa que ficou então se vê que ao redor havia poeira. As rosas haviam deixado um lugar sem poeira e sem sono dentro dela.?
A escrita da Clarice captura a essência humana dentro do cotidiano e das situações mais triviais. Ler suas obras é sempre uma experiência fascinante e fatal.
Foi muito interessante ver como a literatura da Clarice, de diversas formas, atravessa os leitores.
Ícones como Maria Bethânia, Lya Luft, Luís Fernando Veríssimo ou Adriana Falcão puderam expressar a forma como a vida e a obra da escritora tocou cada um deles. Por isso, no livro, é incrível poder se identificar tanto com o depoimento dos artistas convidados quanto com os contos selecionados por eles.
Clarice sempre me deixa atônito.

Ariane335 10/03/2024

Lidos e relidos, os contos de Clarice Lispector mantêm-se muito próximos de seus leitores, seres apaixonados e extasiados com os escritos da que ultrapassou fronteiras, conquistou todos os continentes, sendo eternizada até nos idiomas mais incomuns. Clarice na cabeceira, organizado pela doutora em Letras Teresa Montero, é uma bem escolhida amostra de instantes de beleza retirados das obras de Clarice Lispector e apontados por 22 integrantes da legião de fãs da escritora. E não se trata de quaisquer fãs. Luis Fernando Verissimo, Fernanda Torres, Affonso Romano de Sant?Anna, Rubem Fonseca, José Castello, Maria Bethânia e Luiz Fernando Carvalho são algumas das personalidades que compõem o time estelar de colaboradores do livro.
A seleção afetiva realizada por esses escritores, atrizes, cineastas, cantoras, jornalistas e críticos literários reúne textos de cada um dos livros de contos de Clarice: Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964), Felicidade clandestina (1971), A via crucis do corpo (1974), Onde estivestes de noite (1974) e A bela e a fera (1979). Junto a cada um desses 22 contos que compõem Clarice na cabeceira, cada um dos leitores convidados compartilha a experiência de ter Clarice Lispector em suas vidas, seja por ter convivido com ela em algum momento, seja apenas por meio de seus livros. Em ambos os casos, a presença da escritora

JoAo366 27/02/2024

Clarisse na cabeceira
Simplesmente impecável, estou chocado com como Clarisse Lispector conseguiu alugar um triplex na minha cabeça.
E sim eu recomendo esse livro mas, cuidado, ler Clarisse pode te fazer repensar os conceitos da vida e da Raça humana

Heloisa Cabral 21/02/2024

Otimo livro para quem está começando no universo clariciano. Ele reúne vários contos de diferentes obras da Clarice

Gabrielly807 14/02/2024

Clarice na Cabeceira: Uma Jornada Intimista pelo Universo de Lispector
"Clarice na Cabeceira" é uma obra que transcende a mera coletânea de textos, é uma verdadeira imersão na mente e na alma de uma das mais brilhantes escritoras do século XX, Clarice Lispector. Com uma seleção cuidadosa de trechos de suas obras mais marcantes, essa compilação convida o leitor a mergulhar nas profundezas da sensibilidade e da introspecção que permeiam a escrita única de Lispector.

Desde o primeiro contato com este livro, é impossível não se deixar envolver pela delicadeza e pela intensidade das palavras da autora. A habilidade de Lispector em capturar a essência da existência humana e expressá-la de maneira poética e visceral é incomparável, e isso se reflete em cada página de "Clarice na Cabeceira".

A organização dos textos é um ponto forte desta obra, permitindo que o leitor explore temas como identidade, solidão, amor e transcendência de forma coesa e cativante. A variedade de gêneros, que vão desde fragmentos de romances até crônicas e contos, oferece uma visão abrangente do talento multifacetado de Lispector e proporciona uma experiência de leitura enriquecedora e inspiradora.

Além disso, "Clarice na Cabeceira" é mais do que apenas uma compilação de citações; é um convite para uma jornada de autorreflexão e autoconhecimento. Os pensamentos profundos e os insights perspicazes de Lispector ecoam através das páginas, convidando o leitor a questionar suas próprias percepções sobre o mundo e sobre si mesmo.

Em resumo, "Clarice na Cabeceira" é uma obra essencial para todos aqueles que admiram a genialidade literária de Clarice Lispector. Com sua seleção cuidadosa de textos e sua abordagem sensível e intimista, este livro é uma homenagem digna a uma das maiores escritoras da literatura brasileira.

laris 22/01/2024

Já tentei ler várias coisas da Clarice e não consegui, pois acho o fluxo da narrativa criada por ela confuso. gostei muito fã maioria das crônicas dela, que dão vida a um cotidiano simples e pensamentos mundanos.

Izabel 18/01/2024

"Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida."

Clarice é pra sentir. E esse livro me fez sentir muito. Obrigada, Clarice. Obrigada ?

Manu 03/01/2024

Clarice deve ter sido uma mulher pontiaguda...
Conheci Clarice entre 2010 e 2015, através de A Hora da Estrela. Não entendi, talvez, muito bem o que ela queria dizer.

Volto a Clarice em 2021, através de Ana Suy, que a cita recorrentemente em suas escritas.

Em 2023 perambulei pela biblioteca da UFSM e na área confusa e nada intuitiva de literatura dou de cara com exemplares de Clarice. Na falta de coragem de mergulhar na escrita dessa mulher potente, peguei esse livro que personalidades brasileiras comentam e escolhem seus contos preferidos dela.

Que belo livro para conhecer Clarice. Eu queria ter um desses na cabeceira...

Senti que na escrita de Clarice Lispector os personagens possuem a inconsciência de que são personagens... de que são pessoas 'comuns' do dia a dia, de que são pedaços de Clarice. Mas Clarice não era pessoa comum do dia a dia, que audácia a minha produzir essa correlação. Clarice deve ter sido uma mulher pontiaguda na sociedade brasileira, pois perfura a todos nós com sua escrita.

Esse livro reúne contos sobre a banalidade da vida cotidiana que é atravessada pela solidão, o abismo da existência e a morte. Fala da família e suas perversões, da infância e da solidão. Os contos contemplam história do inesperado, da euforia de descobertas e do choque das frustrações. Fala sobre quando descubro o outro (sendo, as vezes, um animal). Fala em desejo carnal, em velhice, na imundície do fracasso. O proíbido, o impuro, ódio, paixão, sexo. A fronteira entre tempo e espaço. E alguns contos póstumos.

Um livro que reúne o peito clariceano aberto...
isaouebelle 03/01/2024minha estante
que resenha linda amigo

Manu 05/01/2024minha estante
Obrigado, amiga!! Clarice mexeu comigo... não poderia deixar de escrever algo para ela

milena1046 28/12/2023

Clarisse aos olhares de fora
É uma leitura clara de Clarisse, conseguimos compreender com facilidade os trechos e os pontos de vista de cada pessoa ali
Gostei bastante de ver aos outros olhos como ela é para cada pessoa, costumo dizer que Clarisse se lê, e se compreende como tem que se compreender para cada um de nós
Clarisse Lispector é sentimento.

grazi. 19/12/2023

Clarice na cabeceira
Li certa vez que Clarice é um acontecimento. "É", porque continua impactando todos os seus leitores, não importando o passar do tempo. Cada conto mostra um pouquinho de sua genialidade, e a cada leitura uma interpretação nova pode ser realizada. Gênia!

Mateus 30/11/2023

Se Clarice fosse Clarice
Decidi ler esse livro num momento especial da vida, talvez eu estivesse com expectativas altas (ou certezas) de que o primeiro contato com a literatura da tão falada Clarice Lispector seria algo marcante, e foi. Devorei esse livro de pequenas crônicas e relatos de colegas, simplesmente não consegui soltá-lo, fui tão entorpecido que estou escrevendo agora e pensando em reler as crônicas que mais amei.

Essa mulher tão misteriosa e profunda, que torna um simples banho de mar em algo mágico que carrega na memória por toda vida.

Claro que esse é um primeiro contato, a escrita dela pode me decepcionar no futuro, mas pareço estar apaixonado por alguém que não existe mais no campo físico, talvez esteja viva na memória, agora está na minha, e com os olhos de oblíqua me persegue em meus pensamentos, agora à noite bebi chá enquanto lia e lembrei dela falando sobre os pequenos prazeres que sentia ao ler, fumar seu cigarro e beber chá, então aparentemente até durante o meu momento, ela estava comigo.

inactivemood 04/11/2023

Que mistérios tem Clarice?
Já perdi as contas de quantas vezes vi e reli esse livro.
Foi meu primeiro contato com Clarice. Sempre encarei a sua escrita como algo superior a tudo aquilo que já li, as crônicas me ajudaram a me acostumar com a escrita dela (entender jamais).

Não vejo defeito nenhum nesse livro, é um conjunto do que foi Clarice. Com seus contos e suas novelas, com seus mais íntimos conhecidos, histórias tão reveladoras da mesma.

A parte que mais gosto com certeza é a do Caetano, apaixonada como sou, já o conhecia e foi um choque imenso ler o nome dele ao iniciar o capítulo. A crônica é chamada de "Mineirinho", para se ter noção, o livro se reparte inteiro nessa parte, está marcada sempre.
Caetano conta sobre sua primeira conexão com Clarice, era o conto "A imitação da rosa", o mesmo amou tanto as escritas de Clarice que seguiu lendo vários textos mais famosos como; "Os desasestres de Sofia", "Laços de família", "A legião estrangeira".E vários romances; "A maçã no escuro", "A paixão segundo G.H", e outros livros como; "Estórias eróticas", "A hora da estrela" e "Água viva".
Seu próprio filho leu alguns trechos de outros livros da Clarice, diria eu, que Caetano Veloso era mais um de seus diversos admiradores da literatura.

O que mais me encanta nesse capítulo das suas crônicas é a forma como ela é admirada, todas as vezes eu choro, pois sinto saudades de um alguém que nem bem conheci. E o pouco que nos resta de clarice, são seus próprios contos, seus pensamentos deixados ao longo dos anos, e o amor e a admiração de seus íntimos e desconhecidos.

Assim como sei que não sou a única que de vez em quando se retorna as profundas matérias de pensamentos que ela deixou, aqui deixo o pensamento e ocorrido de Caetano Veloso e Clarice Lispector.

"- Nas vezes em que nos falamos ao telefone, eu disse a ela que a admirava muito. Mas isso não expressava um milésimo da minha verdadeira admiração e nada dizia sobre o meu amor. O nosso encontro pessoal teve afinal um gosto de desencontro e quantas vezes já lamentei ter deixado a impressão de que meus telefonemas tinham sido uma irresponsabilidade. Ou ficado com a impressão de que eu a decepionara com o prosaísmo da minha timidez, da minha cara, da minha música."