Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

maredrx 29/09/2023

Eu amo de coração as crônicas da Clarice, qualquer coisa escrita por ela eu leria. Qualquer coisa.

A quantidade de emoção e humanidade que ela coloca em suas palavras me fazer sentir um choque e um esplendor ao mesmo tempo.

Ela é direta mas concisa nas estrelinhas, ela é doce e doída ao mesmo tempo. Ela mostra aquilo que cada um quer ler a cada um, assim você mergulha em cada texto como se fosse feito para você.

Nunca me canso de dizer que ela foi um feito esplêndido na literatura brasileira.

Embora não sejam para todos, seus livros podem ser um mistério até para aqueles que os compreendem.

Nick 18/09/2023

Primeira vez
Minha primeira vez lendo Clarice e ja posso dizer que ela me encantou! Amei ler contos, amei ler contos escritos por ela. A forma como ela trás coisas do cotidiano a tona e sempre deixa uma mensagem implicita no final. São olhos bem atenciosos os dela. Amo gente atenciosa.

Le Vieira 11/09/2023

Minha primeira experiência como leitora de Clarice e posso dizer que foi espetacular. Apesar de não se considerar cronista, Clarice se expressa de uma forma magnífica, trasnformando o cotidiano em algo esplendoroso.
Para mim, este livro foi um ótimo primeiro contato com a autora.

swan.ellie 04/09/2023

E vivi o que era para ser vivido.
Sempre que leio Clarice sinto que me conecto mais com a obra dela, acho fascinante como ela consegue descrever tão bem pequenas sensações que experimentamos ao longo da vida. Lê-la é perceber que como pessoas, todos dividimos os mesmos sentimentos, ler Clarice me torna empática, me faz querer sentir até transbordar.

Gostei principalmente das crônicas ?Persona?, ?Banhos de mar?, ?Perfil de um ser eleito?, ?As três experiências?, ?O ato gratuito?, ?Morte de uma baleia? e ?Cem anos de perdão". Mas poderia citar muitas outras.

@yoyok_ 04/09/2023

2023
Sempre quis ler Clarice. Esse livro com histórias de vários contos dela, me deu uma experiência incrível. Ela é única e original. Reflexões sem tradução.

mibautista 19/08/2023

Não me canso de exaltar essa mulher.
Como Clarice foi genial, e essencial para a literatura brasileira. Em poucas palavras, consegue transmitir tantos sentimentos que chegam atravessar a alma. Quão grande e inteligente foi Clarice. Não me canso nunca de seus livros, e me identifico ainda mais com seus personagens. Obrigada por escrever, Clarice.

Evelyn76 03/07/2023

Clarice é arte
Meu primeiro contato com Clarice.
Mergulhei nos contos como um peixe, uns devorei como alga, outros já bati a cabeça na rocha (fiquei confusa).
Ler Clarice é uma experiência simplesmente maravilhosa e que exige um pouco de esforço para compreender, mas é fantástico. Com certeza irei ler mais livros de Clarice Lispector.

Maria.Dalcimar 01/06/2023

Minha eterna Clarice ??
Ler os escritos de Clarice é algo que sempre me deixa nostálgica. Começo a pensar na minha adolescência, e meu primeiro contato com os livros da autora. Era (E SOU) simplesmente apaixonada por essa mulher. Lembro que na época do Ens médio sempre dizia: "Se um dia tiver uma filha mulher, seu nome será Clarice em homenagem a Clarice Lispector" haha
E reler os seus contos me trouxe todas essas memórias.

Adorei a leitura, amei alguns dos contos, outros nem tanto. (Acredito que seja pq não consegui entender slá). Agora com toda certeza o que ganha o meu coração é o "Felicidade Clandestina". É incrível o poder que ele tem de mexer comigo ?

lispectoreana 31/05/2023

Clarice na Cabeceira
"Crônica é um relato? Uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei."

Durante semanas, busquei por uma maneira de ser introduzida a Clarice Lispector e seu caos. Não parecia certo ler nenhuma de suas obras sem conhecer fragmentos de quem ela era antes. Quando me vi cara a cara com a oportunidade de ler fisicamente Clarice na Cabeceira, na biblioteca de meu colégio, não pude ignorar o chamado.

O que mais me tornou aflita no momento em que decidi que queria entender quem era Clarice, foi a intensidade e brutalidade com que me disseram que escrevia. Estava com medo de ler Clarice Lispector. Agora, imagino que se um dia alguém tenha dito essa mesma frase para a autora, ela tenha rido, ou talvez enrubescido, e em seguida dito alguma metáfora sobre como o Homem é nada mais que poeira, ou, dependendo de seu humor, revelado que Lispector não é para todos.

Quando li a frase "Clarice não se entende, se sente" há tempos, minha curiosidade sobre o que essa mulher faz com seus leitores se atiçou, e cá estou eu, completamente imersa no gênio de Lispector.

'Clarice na Cabeceira' reúne várias crônicas da autora que são, ora um enorme abraço e palavras de identidade, ora um enorme tapa na cara que arranca dores muito mais que físicas. Me senti uma amiga dela, naquele período onde recém se conhecem. Sua escrita tem momentos de compreensão total e de compreensão nenhuma, mas em momento algum deixei de sentir que estava em sua presença. Existe um quê de carinho em suas palavras, um amor pessoal, materno, existencial, que me cativou e me fez continuar conforme a voz de sua mente ressoava na minha cabeça, fui dormir pensando na crônica "As três experiências." Onde diz que espera encarnar novamente no corpo de uma leitora interessante e comum, apenas para que possa ler suas próprias obras sem saber que são suas.

"Uma das coisas mais solitárias que conheço é não ter a premonição."

Me senti caoticamente compreendida por ela, que não esconde o que pensa. Meu medo foi em vão, ou talvez não, pois deveria temer a obra de arte com que estaria lidando. Eu, que confesso não ser muito da literatura Brasileira, posso dizer a popular frase "Clarice Lispector alugou um tríplex na minha cabeça."

Aprendi que Clarice é para qualquer hora, qualquer dor, qualquer clima, qualquer pessoa.

━━━━━━━━

Crônicas favoritas:

➤ 'Das vantagens de ser bobo.'
➤ 'Se eu fosse eu.'
➤ 'As três experiências.'
➤ 'Persona.'
➤ 'Amor imorredouro.'
➤ 'O ato gratuito.'
➤ 'Lição de Filho.'

sofiones 29/05/2023

Que experiência é ler clarice ? pelo contrário, ela me leu. a linguagem não é nada fácil, e tive que reler alguns contos múltiplas vezes para extrair algum sentido ("o ovo e a galinha" ainda nem entendi direito), mas valeu muito a pena. entre meus favoritos, se destaca "é para lá que eu vou", um conto de só duas páginas, e que eu simplesmente me apaixonei. pretendo continuar lendo clarice, esse só foi meu início!

Kaka-baum 28/05/2023

Foi minha primeira vez lendo seus contos, teve alguns que me prenderam bastante e outros que eu não entendi e não me prenderam, "O ovo e a galinha" foi o que eu mais gostei e que me prendeu bastante não irei contar muito pois acho que perderia a graça e também que cada um tem um sentimento lendo pelo que estava conversando com minha prima que também leu e estávamos comentando e na historia "Os desastres de Sofia" ela chorou lendo e eu ri em varias partes
Só não irei dar 5 estrelas porque teve historias que não entendi e que não me prenderam tanto, mas para uma primeira vez lendo ela foi bem bom
Professora Fabiola 17/07/2023minha estante
Que ótimo, Karen! O mais interessante durantes as leituras é realmente adquirir o poder de criticar (positiva ou negativamente) aquilo que lemos. Boas leituras durante as férias!

vivi!! 23/05/2023

Clarice.
Literalmente um gênio em pessoa, consegue te deixar refletindo sua vida toda!! mto foda, quero ler todos dela

Lety Tate 18/05/2023

Clarice
Clarice é única. Clarice criou seu modo de escrever. Clarice havia um modo de escrever que mudava conforme a inspiração vinha. Clarice não se encaixa em um gênero literário, ela é um gênero próprio.
Compreendendo isso, posso falar sem vergonha que houveram crônicas que eu não entendi. Talvez daqui há alguns anos quando rele-las eu entenda. Outras eu li e não gostei. Outras eu li e amei. Mas é assim mesmo. Nunca vamos amar absolutamente tudo de um autor ou pessoa. Esse livro me fez lembrar disso. Não digo que sou fã dela, mas digo que lerei um outro livro dela.

clara 30/04/2023

Iniciando a leitura de obras da Clarice
Esse livro foi o pontapé inicial para o início da minha jornada como leitora de Clarice Lispector sem dúvidas, ja me considero grande admiradora dessa escritora maravilhosa apenas lendo algumas de suas crônicas. Achei lindo o modo como os escritores expressam sua grande admiração por Clarice, seus relatos me deixaram encantada, por conhecer um pouco como a magnífica Clarice um dia foi. Acredito que a minha crônica preferida tenha sido ?Mal- estar de um anjo? da página 73, acho que o motivo de eu ter gostado foi uma pitada de identificação, onde também acabou me pegando em um momento em que tenho pensado sobre o ato de bondade, na verdade pode ter sido depois de o ter lido que acabei refletindo sobre. O início da minha vida de leitora de Clarice??, pode ter certeza que vou buscar ler mais as obras dela, gostei muito!

Laila.Muniz 30/04/2023

"CLARICE ME DEIXA MUDA."
Li livro físico + da biblioteca. | "Nós é que estamos à beira de Clarice, à beira de Claricear, e nunca Clariceamos; estamos à beira de nascer um Clariceão imenso dentro de nós, e nada, nada de nos entregarmos ao Clariceamento: 'Que estou a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós.'"

Esse livro foi uma experiência. Clarice repercutiu e repercutirá sempre em minha vida. Suas palavras são acolhimento e desconforto.

Simplesmente leiam.
"Perdoando Deus" (principalmente), "A repartição dos pães", "A língua do P" e "O relatório da coisa" criaram e recriaram minha visão do mundo.