Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

Renatinha 29/05/2021

Escolha certa.
Acho interessante, eu que estou começando agora ler Clarice Lispector ter feito desse livro minha 3° leitura de um livro dela. E tudo porque ele não têm apenas crônicas dela, mas também relatos de pessoas que já a conheceram além de terem sido ávidos leitores dela. Assim, eles antes de qualquer crônica que escolheram e que formam esse livro, eles falavam dela,delas, também falavam de momentos vividos com Clarice. Eles a apresentavam e eu me sentia a conhecendo em cada página. Por isso penso que fiz a escolha certa. E o que mais me marcou nesse livro foi os relatos de Caetano Veloso sobre ela. Concluindo, me emocionei, sorri e me apaixonei por Clarice Lispector em cada linha que li nesse livro, entre suas crônicas e relatos dos envolvidos que fizeram dele essa maravilha!!! Super indico ainda mais para quem não era acostumada a ler ela, como eu...

:: Sofia 16/12/2020

Me afoguei em Clarice
Durante o Ensino Médio, lembro que muitos colegas e professores endeusavam Clarice Lispector como dos principais nomes da Literatura Brasileira. Já tinha tido contato, a partir de um romance e de alguns contos, e concordava por hábito. Após ler este livro, que reuniu tantas Clarices diferentes, logo, também, tantas Sofias, posso afirmar com prazer que ela é minha autora preferida.

É claro que, para cada leitor, existem os contos preferidos e os preteridos. Aqueles que me marcaram consegui, numa análise posterior, identificar o motivo para tal: reconheci meus pequenos e privados pecados. Clarice em "O crime do professor de matemática", "Os desastres de Sofia", "Feliz aniversário" e "A imitação da rosa", conseguiu denunciar ações e pensamentos meus que eu podia jurar que mantinha íntimos. O mais impressionante é que algumas vezes ela me acusou através de personagens secundários! Esse é o modo que enxerga Clarice Lispec: o insignificante como ele é, como nós somos. Insignificantes.

Depois de tê-la "na cabeceira", penso: Será que eu e Clarice pensamos da mesma forma? Será que só nós duas enxergamos o mundo assim? Será que todos se sentem assim? próximos a ela? Será que seríamos amigas? Depois de ler as introduções feitas por seus amigos leitores, gosto de pensar que sim.

Por mais que a curadoria dos contos e crônicas tenha sido impecável no quesito seleção, vejo alguns prefácios como fracos ou inconvenientes. Os de Maria Bethânia e Fernanda Torres, não chegam a lugar nenhum. O de Carlos Mendes, uma palestra desnecessária. Os de Arthur Xexéo e Adriana Falcão (e outros!!!), deram spoiler do que viria a seguir! Isso foi triste. Depois destes, decidi ler os prefácios como epílogos. Funcionou bem. Em contrapartida, alguns textos são imprescindíveis depoimentos de convivência com Clarice. É o caso do de Luís Fernando Veríssimo e Rubem Fonseca.

É um grande livro. Mas, se gostam de uma leitura "virgem", como eu, deixem para depois as introduções.

Evelyn76 03/07/2023

Clarice é arte
Meu primeiro contato com Clarice.
Mergulhei nos contos como um peixe, uns devorei como alga, outros já bati a cabeça na rocha (fiquei confusa).
Ler Clarice é uma experiência simplesmente maravilhosa e que exige um pouco de esforço para compreender, mas é fantástico. Com certeza irei ler mais livros de Clarice Lispector.

EllenDarfnny 19/05/2022

Introdução a clarice
Li um livro da clarice, se não me engano o conto se chamava A bela e a fera aos 14 anos de idade e achei uma leitura difícil e chata. Desisti. Agora, aos 20, durante uma aula da faculdade onde era exposto alguns textos de clarice, na época no jornal, resolvi dar uma nova chance, com uma mente totalmente diferente. Gostei. Achei fluída e interessante, mas ainda assim, não me comoveu tanto. Entrementes, as crônicas desse livro foi suficiente bom para que tente outras obras da autora.

Maria Clara Mendes 27/12/2020

Clarice na Cabeceira
Eu li essas crônicas e tive umas epifanias sobre bondade e vida.

Bondade porque a gente vai vendo o olhar que ela tinha sobre certas coisas e se sente bem por poder apreciar e entender o que ela está querendo nos passar.

Vida porque você sente que ela viveu muita coisa e que mesmo assim, acredita que não foi suficiente. E não foi mesmo. Clarice se foi jovem, mas nesse centenário dela, pudemos ver muita gente se deliciando com a sua escrita e pensamentos.

Vale a pena conferir as crônicas e as opiniões dos convidados sobre ela.

mibautista 19/08/2023

Não me canso de exaltar essa mulher.
Como Clarice foi genial, e essencial para a literatura brasileira. Em poucas palavras, consegue transmitir tantos sentimentos que chegam atravessar a alma. Quão grande e inteligente foi Clarice. Não me canso nunca de seus livros, e me identifico ainda mais com seus personagens. Obrigada por escrever, Clarice.

leiturasgi on instagram 11/06/2021

É estranho falar sobre Clarice e as suas crônicas porque tenho a impressão de que ela não é uma pessoa sobre quem se fala, cada frase é uma experiência, mas vou tentar expressar um pouco do que foi essa leitura aqui.

Esse livro é um compilado de crônicas da autora que conta com uma apresentação anterior a cada crônica, feita pela pessoa que selecionou o texto, como Lydia Fagundes e Ferreira Gullar. São, em sua maioria, textos curtos com apresentações rápidas.

Como era de esperar temos várias temáticas, desde a infância de Clarice até suas reflexões mais filosóficas. Os textos são incríveis, meu livro ficou todo grifado, em grande parte senti como se estivesse conversando com alguém com anseios semelhantes aos meus; e mesmo nos textos que eu não me identificava havia uma frase ou uma linha de pensamento que eu não podia deixar de destacar.

A Clarice é uma autora que mexe comigo de modo geral e me transforma com muita facilidade, recomendo essa leitura para todos!

Sara 25/12/2022

O tanto que eu amei apreciar cada crônica e cada introdução desse livro não dá pra escrever
Clarice na cabeceira
O tanto que eu gostei e me senti mais próxima da Clarice com esses relatos foi uma experiência muito boa.
Além de contar com vários textos da Clarice tem a introdução deles por alguém que foi impactado com a escrita da Clarice ou até vivenciou histórias com ela,conversas, relatos
Teve algumas crônicas que vou lembrar sempre e vou revisitar esse livro com certeza
"Perfil de um ser eleito"
"O ato gratuito"
"Persona"
Títulos de crônicas que de alguma forma me levaram a reflexões e que marcaram mais
Tem o de Brasília também se não sei se compreendi totalmente.
Essa edição é incrível para conhecer Clarice,sua escrita e relatos da vivência com ela e dela. Como mais uma vez Clarice me faz sentir e eu tenho medo e gosto disso.
Agora quero muito fazer uma visita ao parque botânico e observar.

Gabrielly807 14/02/2024

Clarice na Cabeceira: Uma Jornada Intimista pelo Universo de Lispector
"Clarice na Cabeceira" é uma obra que transcende a mera coletânea de textos, é uma verdadeira imersão na mente e na alma de uma das mais brilhantes escritoras do século XX, Clarice Lispector. Com uma seleção cuidadosa de trechos de suas obras mais marcantes, essa compilação convida o leitor a mergulhar nas profundezas da sensibilidade e da introspecção que permeiam a escrita única de Lispector.

Desde o primeiro contato com este livro, é impossível não se deixar envolver pela delicadeza e pela intensidade das palavras da autora. A habilidade de Lispector em capturar a essência da existência humana e expressá-la de maneira poética e visceral é incomparável, e isso se reflete em cada página de "Clarice na Cabeceira".

A organização dos textos é um ponto forte desta obra, permitindo que o leitor explore temas como identidade, solidão, amor e transcendência de forma coesa e cativante. A variedade de gêneros, que vão desde fragmentos de romances até crônicas e contos, oferece uma visão abrangente do talento multifacetado de Lispector e proporciona uma experiência de leitura enriquecedora e inspiradora.

Além disso, "Clarice na Cabeceira" é mais do que apenas uma compilação de citações; é um convite para uma jornada de autorreflexão e autoconhecimento. Os pensamentos profundos e os insights perspicazes de Lispector ecoam através das páginas, convidando o leitor a questionar suas próprias percepções sobre o mundo e sobre si mesmo.

Em resumo, "Clarice na Cabeceira" é uma obra essencial para todos aqueles que admiram a genialidade literária de Clarice Lispector. Com sua seleção cuidadosa de textos e sua abordagem sensível e intimista, este livro é uma homenagem digna a uma das maiores escritoras da literatura brasileira.

Manu 03/01/2024

Clarice deve ter sido uma mulher pontiaguda...
Conheci Clarice entre 2010 e 2015, através de A Hora da Estrela. Não entendi, talvez, muito bem o que ela queria dizer.

Volto a Clarice em 2021, através de Ana Suy, que a cita recorrentemente em suas escritas.

Em 2023 perambulei pela biblioteca da UFSM e na área confusa e nada intuitiva de literatura dou de cara com exemplares de Clarice. Na falta de coragem de mergulhar na escrita dessa mulher potente, peguei esse livro que personalidades brasileiras comentam e escolhem seus contos preferidos dela.

Que belo livro para conhecer Clarice. Eu queria ter um desses na cabeceira...

Senti que na escrita de Clarice Lispector os personagens possuem a inconsciência de que são personagens... de que são pessoas 'comuns' do dia a dia, de que são pedaços de Clarice. Mas Clarice não era pessoa comum do dia a dia, que audácia a minha produzir essa correlação. Clarice deve ter sido uma mulher pontiaguda na sociedade brasileira, pois perfura a todos nós com sua escrita.

Esse livro reúne contos sobre a banalidade da vida cotidiana que é atravessada pela solidão, o abismo da existência e a morte. Fala da família e suas perversões, da infância e da solidão. Os contos contemplam história do inesperado, da euforia de descobertas e do choque das frustrações. Fala sobre quando descubro o outro (sendo, as vezes, um animal). Fala em desejo carnal, em velhice, na imundície do fracasso. O proíbido, o impuro, ódio, paixão, sexo. A fronteira entre tempo e espaço. E alguns contos póstumos.

Um livro que reúne o peito clariceano aberto...
isaouebelle 03/01/2024minha estante
que resenha linda amigo

Manu 05/01/2024minha estante
Obrigado, amiga!! Clarice mexeu comigo... não poderia deixar de escrever algo para ela

Edu Carvalho 05/09/2020

Simplesmente Clarice!
Fica difícil escrever sobre o que Clarice escreveu ao longo de sua vida. Chega a ser profano mediante profundidade de seus textos vivos. Esse livro de crônicas simplesmente me ganhou. Conhecendo um pouco mais de Clarice, conheci um pouco mais de mim. Amei as apresentações e todo conteúdo, super recomendo sem sombra de dúvida.

Frankcimarks 12/09/2020

Uma pílula diária de Lispector
Gostei desse livrinho. Cada crônica tem uma apresentação de algum admirador da escritora. Minhas crônicas favoritas foram: Banho de mar, as três experiências e Brasília.

Quote:

"E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por quê, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever."

Cíntia 12/06/2011

Um livro encantador para quem ainda não conhece as obras da Clarice, mas gosta do pouco que já leu, ou ouviu falar. Eu era apaixonada por frases da autora que lia em alguns sites que tinham sido extraídas de seus livros. Como não sabia por onde começar comprei esse livro para ver quais era suas obras que mais me despertavam interesse. Foi ótimo. Descobri que tudo que vem dela é fantástico. TEREI DE LER TODOS OS LIVROS QUE ELA PUBLICOU! Inclusive sua bibliografia! =)

swan.ellie 04/09/2023

E vivi o que era para ser vivido.
Sempre que leio Clarice sinto que me conecto mais com a obra dela, acho fascinante como ela consegue descrever tão bem pequenas sensações que experimentamos ao longo da vida. Lê-la é perceber que como pessoas, todos dividimos os mesmos sentimentos, ler Clarice me torna empática, me faz querer sentir até transbordar.

Gostei principalmente das crônicas ?Persona?, ?Banhos de mar?, ?Perfil de um ser eleito?, ?As três experiências?, ?O ato gratuito?, ?Morte de uma baleia? e ?Cem anos de perdão". Mas poderia citar muitas outras.

Kaka-baum 28/05/2023

Foi minha primeira vez lendo seus contos, teve alguns que me prenderam bastante e outros que eu não entendi e não me prenderam, "O ovo e a galinha" foi o que eu mais gostei e que me prendeu bastante não irei contar muito pois acho que perderia a graça e também que cada um tem um sentimento lendo pelo que estava conversando com minha prima que também leu e estávamos comentando e na historia "Os desastres de Sofia" ela chorou lendo e eu ri em varias partes
Só não irei dar 5 estrelas porque teve historias que não entendi e que não me prenderam tanto, mas para uma primeira vez lendo ela foi bem bom
Professora Fabiola 17/07/2023minha estante
Que ótimo, Karen! O mais interessante durantes as leituras é realmente adquirir o poder de criticar (positiva ou negativamente) aquilo que lemos. Boas leituras durante as férias!