Carrasco do amor

Carrasco do amor Irvin D. Yalom

Resenhas - O Carrasco do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

carolayne.p 12/03/2024

Eu realmente gosto do Yalom! ele t uma facilidade imensa de tornar acessível seus muitos anos de experiência em terapia. eu me sinto abraçada quando leio seus livros, pois é reconfortante para uma estagiária de psicologia saber que a gente aprende fazendo e que esse fazer é novo todos os dias. então estamos sempre sujeitos a dizer coisas que não eram para falar, que temos carta aberta para nos sentir com raiva, inseguros... somos terapeutas, mas somos humanos.

e o Yalom traz essa humanidade entre o encontro do terapeuta e do paciente. Isso me conforta, pois, meus medos e inseguranças em meus atendimentos são normais e esperados.

O Yalom sempre me abraça e me acalma com relação a isso, trazendo assuntos imensamente complicados e pertinentes para mais perto de uma prática humanizada e respeitosa.

realmente gosto desse cara!

comamorjoyce 11/03/2024

(Como regra geral, quanto menor o sentimento de realização na vida, maior a angústia da morte.)

Este livro me fez refletir em como quero chegar a minha velhice, se me arrependerei do passado ou se seguirei em paz ao meu fim.
Fico feliz de saber mais sobre medos e entender que não sou só eu que tenho meus traumas.
Livro excelente

Camila Bolake 09/02/2024

Leitura profunda e quase essencial para futuros terapeutas
De uma coisa acredito que todos que leram Yalom podem concordar: Ele escreve para todos entenderem? desde o leitor que nada entende sobre terapia ao professor e terapeuta.
Cada uma das 10 histórias nos traz uma forma diferente de lidar com a vida, morte, amor e sexo. São histórias reais que podem nos lembrar da nossa relação com a vida. Trás também de maneira aberta a relação entre terapeuta e paciente e a necessidade desta relação se mostras aberta de ambos os lados.

Alice @bookgirl_alice 13/01/2024

Sobre amor, perdas e psicologia
Esse livro reúne um série de histórias nascidas no setting terapêutico. Vamos acompanhando a evolução dos pacientes e a maneira como o terapeuta sente e encara cada uma dessas vivências únicas. Foi uma leitura enriquecedora e emocionante, todas as histórias foram cativantes a sua própria maneira.

myhtuck 05/01/2024

O carrasco do amor
É o terceiro livro do Dr. Irvin que leio e, cada vez mais me surpreendo com sua perspicácia na condução dos processos terapêuticos.
Uma escrita fluida, com a descrição de detalhes que se assemelham à vida do leitor e com orientações que parecem ter sido feitas ?sob medida?.

?Quatro grandes preocupações existenciais (morte, sentido da vida, isolamento e liberdade) têm um papel crucial na vida interior de cada ser humano e formam a essência deste livro.?

Nota: 5/5

Emanuel 12/10/2023

Se tem uma coisa que eu admiro na escrita do Yalom é a capacidade dele de falar sobre temas tão importantes na psicologia de uma forma narrativa. Há incontáveis produções teóricas no nosso campo, mas todo estudante de psicologia é apaixonado por um relato de caso, um estudo aprofundado de intervenções profissionais e recursos para se utilizar. Isso nos aproxima da realidade da nossa prática e das dificuldades que todos nós vivenciamos. Nessa obra o Yalom fala abertamente sobre os temores dele durante as sessões, seus pensamentos, seus preconceitos (inclusive, no epílogo do livro, ele se retrata 30 anos depois quanto a alguns dos casos e reflete sobre essa passagem do tempo) ao longo de 10 histórias.
A continuação desse livro é o Criaturas de um Dia, pessoalmente meu favorito. Mas é um prato cheio para aqueles que querem conhecer mais do trabalho do Yalom e adentrar na obra da psicologia existencial norte-americana.

Lara 25/09/2023

Extremamente maçante, o segundo capítulo desnecessário, procurava um livro que me ajudasse a retornar para terapia, encontrei o oposto neste.

Lilica 02/09/2023

A forma como Irvin Yalom se expõe nos seus contos de psicoterapia, mostrando o que ele realmente pensa das suas sessões, é um dos pontos que mais me cativam nessas leituras.

Minha intenção com esse livro foi uma tentativa de me identificar com alguma situação relatada e a solução dada, no final da leitura eu não me identifiquei com nenhuma história, mas a paciência e a insistência que Irvin teve com cada um dos casos me fez pensar bastante.

"Se o estupro fosse legal..." e "Morreu o filho errado" foram os contos que mais se destacaram no livro pra mim, ambos pelos temas abordados.

Jesebhelly 17/07/2023

Com títulos fortes e capítulos mais fortes ainda, quando terminei esse livro, me senti arrasada, sinceramente chorei em cada capítulo, pois acabei me envolvendo muito com a história e os personagens, opa, com as pessoas que passaram por aquela sala e saíram diferentes, saíram transformadas, pelo menos algumas, mas é assim que a vida é, nem todos estão dispostos a largar idealizações e encarar o mundo real.

Leticiametal 01/07/2023

O autor consegue passar seus casos clínicos de maneira muito literária, o que torna o livro muito prazeiroso de ler. Como estudante de psicologia, é um alento, pois muitas vezes o material que lemos é um pouco enfadonho. Analisar seus casos me trouxe diferentes perspectivas sobre a clínica, além de ter sido um bom passatempo. É bom ressaltar que o livro não tem intenção pedagógica.

Cinthia 22/05/2023

Não gostei muito, todos os casos praticamente tem contratransferência, li outro comentário aqui que eu concordo sobre parecer ser tudo fanfic. O tema central das terapias até que são plausíveis, mas o desenrolar e como elas terminam não me parece nem um pouco real. Demorei muito pra terminar também, porque isso ficou na minha cabeça a leitura toda.

Usagi a coelha 06/05/2023

Li por causa da faculdade.
Mais um para entra da lista : li por causa da faculdade e sinceramente achei bem qualquer coisa. Eu passei mais raiva do que tudo nesse livro e sendo bem sincera, os casos não parecem verídicos, alguns parecem uma grande fanfic feita para gerar burburinho entre os leitores dessa obra. Exemplo : o polêmico capítulo dois, mostra uma mudança do dia para noite de um paciente que possuia opiniões criminosas e nojentas sobre as mulheres de uma forma que eu acho impossível uma pessoa assim mudar de opinião tão rápido apenas com uma frase do médico. Enfim, na metade do livro eu só queria que acabasse logo.

Mike 19/03/2023

As viagens com Dr. Yalom
Acompanhar as escritas psicoterapicas só Dr. Yalom é sempre uma viagem prazerosa de conhecimento. Quanta maestria em conduzir a sua escrita na sinfonia de seus atendimento. As descobertas de cada história são prazerosamente reveladoras.

Daiane 08/02/2023

Livrasso sobre psicologia e terapia!
Nesta história contada em primeira pessoa, Yalom esclarece que modificou as histórias o suficiente para que os pacientes jamais fossem identificados, mas preservou a essência de cada caso para que psicoterapeutas e pacientes encontrassem em seu livro realidades capazes de os fazer sentir parte de cada história. São dez casos escritos como contos. Cada relato aborda um tema diferente e possui sua particularidade, não prejudicando a universalidade e a vasta abrangência da escrita do autor. Lendo o livro foi impossível largá-lo até terminar cada história. A curiosidade é atiçada ao máximo, principalmente se ocorrer identificação entre leitor e paciente.
As 10 histórias apresentadas têm uma ótima desenvoltura, muito bem explicadas e ampliam a mente do leitor sobre a importância da terapia na vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5