O personagem e outras fábulas filosóficas

O personagem e outras fábulas filosóficas Henry Alfred Bugalho

Resenhas - O personagem

Henrique_ 07/07/2023

Filosofia em pequenas doses
Com brilhantismo, Bugalho faz a releitura de grandes temas filosóficos em contos breves e bem escritos. Dentre os temas, destaco o custo na escolha, diante de tantas outras possibilidades perdidas. O impacto de grandes mudanças que destróem o que considerávamos estabelecidos, retratado na metáfora dos insetos. No conto “En Búsqueda de Borges”, caminhamos com um cego que não encontrava Borges, porque este se escondeu atrás do esquecimento do tempo. Também temos o questionamento sobre viver para sempre neste mundo, do propósito de vida, do desafio da escrita, descrito como a luta “para criar a ponte impossível entre a experiência e o relato”. E o que fazer quando alcançamos algo, porém já não faz mais sentido, ou não sabemos o que fazer com ele? Vale a pena a leitura para ter acesso de maneira simples a algumas das grandes questões da vida evidenciadas pela filosofia.

Wellington 10/10/2022

O Personagem e outras Fábulas Filosóficas
Henry Bugalho é um filósofo que tornou-se conhecido por ser um crítico do governo Bolsonarista, Olavo de Carvalho, e desmentindo o negacionismo com argumentos . Foi assim que o conheci, em seu canal do YouTube.
Em seus vídeos divulgou seu novo livro (que que vira e mexe estão gratuitos no Unlimeted). Depois de muito tempo resolvi ler um de seus livros, "Vampiros, Fantasmas, Demônios e outras histórias" um livro contos de terror bom com altos e baixos. Um ano depois resolvi ler o livro que a capa me chamava a atenção: O Personagem e outras Fábulas Filosóficas, um livro de contos inspirados em pensamentos de vários filósofos que nunca li.
Que livro bom! Diversos contos por sua maioria bons, muito curto, queria mais.

"Diante de si, poemas medíocres e uma vida fracassada.
Os poemas tinham conserto; a vida, não."
@prazerliterariooficial 10/10/2022minha estante
Henry é foda. Acompanho ele muito antes de ficar conhecido pelas críticas políticas. Um dos poucos filósofos pra ser levar a sério.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Bela Surpresa
Henry Alfred Bugalho é um escritor brasileiro, atualmente radicado em Manchester, Inglaterra. No entanto, Buenos, Nova York, Perugia e Madri já fizeram parte de seu itinerário desde a conclusão do Bacharelado em Filosofia, decisivo para indicar seu caminho como escritor.

Tradutor de Teogonia, de Hesíodo, entre seus livros destaca-se "O Rei dos Judeus" que apresenta uma visão baseada nas mais recentes pesquisas sobre a emblemática figura de Jesus Cristo. Como ficcionista, seus contos vêm chamando a atenção dos apreciadores do gênero e, sem dúvida, "O Personagem" é uma obra indispensável para quem quiser conhecê-lo e, assim como eu, surpreender-se com seu talento.

Dividido em cinco partes: "Fábulas Atemporais", "Fábulas de Tempos Idos", "Fábulas Hodiernas", "Fabulas dos Tempos Vindouros" e "Fábulas Extemporâneas", rigorosamente, suas narrativas não são fábulas o que não redime o brilho de seus contos centrados nas dúvidas essenciais do ser humano: Quem sou eu? De onde vim e para onde vou? Qual o sentido da vida? Todavia, não espere por respostas óbvias, Bugalho afirma no Prefácio: "minhas verdades, como todas as demais verdades, estão no limite da refutação e da obsolescência. Faço ficção porque almejo a liberdade. Este é o único território no qual posso ansiar ter algum controle, mesmo que seja um engodo."

Leitor assíduo e confesso admirador de Borges e Hesse, é possível perceber nas narrativas mais antigas a influência desses autores, contudo, em seus últimos textos já é possível visualizar uma trajetória autônoma, inclusive, mais coloquial e acessível. Outra característica que aprecio são as personagens moverem o enredo, técnica chamada "character-driven", daí, a escolha do título do livro. Aliás, em algumas dessas histórias, essas personagens são um verdadeiro enigma, será que realmente existiram? Um bom exemplo é "O Aniversário de J.S.B." cujo protagonista, o organista Wolfram Benjamin faz lembrar do hipotético escritor Herbert Quain, de "Ficções".

Finalmente, gostaria de mencionar os mini contos que compõem a última parte da seleção. Pouco conhecidos no Brasil, sua aparente facilidade é enganadora e Bugalho revela-se um especialista. Para encerrar, segue um de meus preferidos:

Maya
"Tinha pesadelos de que a vida não passava dum sonho."

theusmiura 01/02/2021

primeiro conto lido
gostei da experiência de ler pela primeira vez um conto, fiquei reflexivo, com medo, assustado e eufórico. e Os Adúlteros continua meu fav!

Kennedy 14/05/2020

Nas profundezas da imaginação...
...assim definiria esse livro. É inquestionável o teor filosófico da obra e traz imagens extremamente imaginativas ao leitor e inspiração para os aspirantes a escritores. Li em 3 horas e pretendo ler novamente daqui um tempo. Que livro...

Alex 19/04/2020

Livro com várias citações filosóficas
Cada conto do livro sugere um reflexão após sua leitura. O autor passa por vários filósofos em seus capítulos e dá muita vontade de debruçar um pouco mais sobre esses grandes pensadores da história humana. Apesar dessa riqueza, está longe de ser um livro chato para leigos, que é o meu caso.

Fernando.Araujo 12/06/2021

Interessante
Apesar de não conhecer alguns filósofos e me perder por certos contos e conceitos, a maioria dos contos são bem legais e práticos. Rápidos e interessantes, despertaram-me o interesse de conhecer essa pluralidade de pensamentos e provocaram reflexões próprias sobre diversos assuntos.

Patricia Peres 29/12/2022

Interessante
Um livro de contos curtos. Uns muito bons, outros medianos. Mas no geral achei a leitura bastante interessante.

Jose213 14/06/2023

Difícil falar do livro. Histórias interessantes de vários personagens. Mas falta algo pra aflorir a vontade de ler.

Julia 11/02/2021

Bom!
Este livro foi para mim uma grata surpresa: peguei pra ler sem saber nada sobre ele, apenas instigada pelo título. Gosto de livros que me façam refletir, e este aqui foi uma boa experiência.

Diogo 29/03/2021

Livro de contos muito bons, com temáticas muito interessantes, com referências filosóficas. Linguagem fácil e leitura rápida.

Mah 04/09/2021

No limite da refutação e da obsolescência
São 32 contos e 31 nanocontos inspirados em temas e reflexões filosóficas.
Baixei #grátis na #amazon porque aprecio demais o tema.⠀

"Estes contos partem de conceitos que se materializam como ficção... Apresentam verdades, mas, como todas as demais verdades, estão no limite da refutação e da obsolescência."⠀

💬 Li alguns contos e tenho apreciado a leitura em doses homeopáticas. Os contos são curtinhos e fáceis de ler. Agora, se é fácil alcançar a profundidade filosófica proposta... aí já é outra história.

site: https://www.instagram.com/mahromarics/