The Bell Jar

Resenhas - The Bell Jar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ga-bi 21/04/2024

A parte icônica
"I saw my life branching out before me like the green fig tree in the story.
From the tip of every branch, like a fat purple fih, a wonderful future beckoned and winked. [...] and beyond and above these figs were many more figs I couldn't quite make out."

E é sobre isso, essa parte já diz tudo.

melartholic 14/04/2024

É bom encontrar um livro que te entenda. Por mais que seja um livro sobre a depressão gravíssima de uma jovem, eu acabei gastando todos os meus post-its. Em cada página Sylvia Plath escrevia, de um jeito poético característico dela, um sentimento qual eu tenho tentado definir a muito tempo.
??
sfmanuella 14/04/2024minha estante
lindo?

sfmanuella 14/04/2024minha estante
emocionante?

Lis 13/04/2024

Poignant and honest
Eu li esse livro alguns anos atrás um pouco antes de eu mesma entrar numa depressão profunda e minha conexão com a personagem foi tão pequena, acredito que deixei passar muitas nuances da leitura na época.
Hoje, após ter passado pelo mesmo senti tudo o que a personagem passou, senti todo o peso desse livro e me custou bastante tempo pra conseguir terminar de ler.
Impressionante como nossas experiências mudam um livro.

olive4 25/03/2024

A vida dentro da redoma de vidro.
O romance de Plath é muito atual mesmo que tenha sido escrito na década de 60 (expressando alguns preconceitos da época).
No livro com teor autobiográfico, a personagem Esther discute questões existencialistas e o sentido de sua vida enquanto está em Nova York, e mais tarde na casa de sua mãe.
Após uma tentativa de suicídio Esther narra seus sentimentos e pensamentos mais obscuros, dando muita abertura para a identificação com o leitor.
Mesmo que traga sim muitas questões de gênero e o papel da mulher na sociedade a temática do livro continua sendo a saúde mental e a depressão, principalmente na vivência feminina.
Sylvia descreve muito bem o sentimento de inadequação e a aflição de viver em um "sonho ruim". A leitura se torna muito mais impactante sabendo-se da história de sua vida e seu fim precoce.

Dori 09/03/2024

Mesmo quase sessenta anos depois...
Nós mulheres totalmente absolutamente Esther Greenwood!!!!! Livro atemporal, muito bom, disserta um pouco sobre a dificuldades das pessoas neurodivergentes nessa época com uma experiência refletida à vida pessoal da autora. Infelizmente muita coisa poderia ter melhorado nesse tempo, em relação ao machismo e a forma como pacientes com questões neurológicas são tratados.

Annelidea 16/02/2024

I am, I am, I am
Segue sendo um dos meus livros favoritos. Apesar de não ter a história mais elaborada do mundo, é surreal quão bem Plath consegue transmitir o desespero que o vazio completo traz, a sensação exata de se sentir tão incapaz de fazer qualquer coisa que a vida segue acontecendo do outro lado do vidro e, mais importante ainda, como tudo acaba sem nenhum final triunfante.
iS2solace 16/02/2024minha estante
livro de mulher doida eh sempre a melhor leitura

Annelidea 16/02/2024minha estante
Melhor gênero que existe

Camila Da Rós 10/01/2024

Muito marcante
Esse livro sempre foi e sempre será uns dos meus favoritos! O fato dele falar sobre assuntos de doenças mentais , ainda não discutidos o suficiente atualmente, de uma forma tão simples, me encanta. Ainda mais que ele é bem antigo! Recomendo muito a todos!!

Wivyan.Pinheiro 23/12/2023

I was supposed to be having the time of my life
I was supposed to be the envy of thousands of other college girls?

babi 22/12/2023

Melancólico e íntimo
Devorei esse livro em dias! a escrita da Sylvia Plath é incrível e traz a melancolia de só quem enfrenta a depressão consegue descrever. Além disso o jeito que a história acaba é um prato cheio para divagarmos sobre a trama. Recomendo!

Vitoria 14/12/2023

Meio decepcionada
Ai eu queria tanto ter gostado desse livro mais do que eu gostei. "The bell jar" é um dos primeiros livros que são comentados quando o assunto é "livros de mulheres malucas", um gênero que particularmente gosto muito, apesar de que a maioria dos livros mais famoso dessa categoria não me causaram sentimentos fortes.

Acho que no fim das contas esse é o problema desse livro, ele tem potencial, é ate que bem escrito, mas nunca chega naquele ponto em que consigo me afundar na historia, nos personagens ou nas frases bonitas. Em uma analise mais profunda o livro é bem superficial e ate um pouco racista. Achei um livro completamente esquecível, a pior características que um livro pode ter.

melodramanu 05/12/2023

4,5 ?
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart. I am, I am, I am."

gostei muito! a história é extremamente envolvente e as reflexões feitas pela esther vão ficar na minha cabeça por um bom tempo (especialmente a metáfora da figueira, com certeza)

lindo & triste

malu 25/11/2023

Bom e ruim
O livro é como se fosse dividido em duas fases, uma garota normal que é consumida aos poucos por um vazio sutil que vai derrubando sua vontade de viver aos poucos, bem parecido com a depressão em si.
No meio do livro me vi muito confusa e achei muito racista em algumas partes, engraçado um livro que prega tanto feminismo ter tanto racismo escancarado (mesmo sendo coisa ?da época?)
Versão piorzinha de girl interrupted

Danily 23/10/2023

Levei meses e meses para terminar esse. não por ser ruim ? muito ao contrário ? mas por ser angustiante a forma como é possível se identificar tão facilmente com Esther. Amei, apesar de reconhecer alguns detalhes e pontos negativos da obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6