The Bell Jar

The Bell Jar Sylvia Plath

Resenhas - The Bell Jar

gabibs 14/02/2022

gostei mas esperava mais
acho que por ser muuito aclamado pela crítica e tal eu tinha expectativas mais altas pra esse livro, achei bem interessante o jeito que entra na cabeça dela mas não me tocou tanto quanto eu esperava. ja li melhores nesse mesmo tema e achei o meio da história meio parado, mas no final melhorou

tessacarstairs 23/12/2021

I think this is the first time I have nothing to say about a book. I relate a lot with the way Esther feels and understands things and I think the writing is amazing. When dealing with mental illnesses and psychological themes in general, it's easy to not be able to properly convey what's intented but this book does a brilliant job at that by using descriptive language and really making us feel the experiences that the protagonist goes throught.
It was completely different from what I was expecting, but I can say it surpassed my expectations. Althought it portraits turbulent topics, it's an easy read and it has a compeling story that isn't difficult to understand or keep up with.
There's a bunch of racism in the book, however. It honestly bothered me a lot and I'm quite confused to how she managed to offend so many different groups of people in this piece alone.

rafisreading 29/11/2021

eu não consegui só ?ignorar? o racismo e ler o livro então foi um saco essa leitura, achei ele muito meh, não consegui me conectar com nada, sei que o livro eu quase uma autobiografia mas foi muito raso pra mim, talvez fosse o momento.
o racismo me incomodou de verdade, principalmente pq sou amarela, quase abandonei o livro por isso e isso me deixou mt pior do que qualquer cena da esther triste :/

Talia.Moniz 03/11/2021

o clássico das gatas depressivas
Não sei o que pensar. Geralmente tenho uma resenha na ponta da língua, mas esse livro me deixou muito confusa. Ele tem uma narrativa muito interessante: a trajetória de uma jovem adulta à insanidade. Ela começa o livro em Nova Iorque vivendo o que deveriam ser os melhores momentos da sua vida. Mas, uma grande onda de tristeza e melancolia a segue, o que a leva à depressão.

É uma obra interessante. Absurdamente bem escrita, com uma escrita sensível aos sentimentos da protagonista. Contudo, achei que a narrativa era pouco coesa: senti que passei metade do livro a ler sobre nada e q a primeira parte pouco tinha haver com a segunda para além de uma grande introdução sobre nada. Digo com certeza que parece que li nada e que no fim nem sei se entendi de facto a narrativa.

Ainda assim, achei um retrato fiel ao que é estar depressivo e bo fim do poço. É muito fácil nos relacionarmos com a protagonista que assim como muitos de nós tem muitas dúvidas sobre o seu futuro. São também colocados em debate, o papel da mulher na nossa sociedade e no casamento.

Anninha 25/10/2021

Lindo e brutalmente honesto
A leitura é muito intimista, da pra notar que a Sylvia não ficou se preocupando em ficar enfeitando o texto mas em escrevê-lo do fundo do seu coração e isso faz a gente ser movido pela leitura livre de julgamento por estar tão dentro da personagem.

Já passei por momentos que senti mesma coisa que a personagem e não tive a capacidade de ser tão honesta comigo mesmo.

Recomendo dms a leitura ??

. ⪠06/09/2021

definitely an experience reading this at the edge of 19, it's a push into a mental breakdown when you identify too much with Esther. to me, this book is a mirror. the ending is so good, it seems like the ambiguity symbolizes the fact that you'll never know if you're really okay or if the bad stuff is just lying dormant in you.

"because wherever I sat?on the deck of a ship or at a street café in Paris or Bangkok?I would be sitting under the same glass bell jar, stewing in my own sour air."

k4kiss 10/08/2021

qnd terminei não achei que iria ter tanto impacto no meu dia a dia, mas acabou sendo um dos meus favoritos. sim, tem as suas problemáticas, mas a sua escrita é muito linda. pra quem ama livros sobre mulheres depressivas, esse é O livro.
k4kiss 10/08/2021minha estante
sim eh racista e etc mas isso eh obvio ne familia

Julia 10/06/2021

4/5 só porque achei o início meio ble mas da metade pro final 100% compensa. Uma ?montanha russa de emoções? (odeio essa expressão mas é exatamente isso). As partes mais leves são divertidas e as pesadas são pesadas mesmo, me senti no fundo do poço com a personagem. Na verdade, durante o livro todo senti tudo junto com ela. Essa é a coisa q eu mais valorizo num livro bom.
Julia 10/06/2021minha estante
nunca fiz uma resenha aqui, que empolgante

Vivendodelivro 10/06/2021minha estante
Vou te contratar pra fazer as minhas ? adorei

Julia 10/06/2021minha estante
que honra ?

Lia 18/05/2021

DESCRITIVO, mas não entediante
Nunca pensei que um livro pudesse tratar de um assunto tão delicado com tamanha desenvoltura e clareza. Sylvia Plath descreve os sentimentos e pensamentos com tanta precisão que acredito que todos que leem o livro podem senti-los também. Estou muito satisfeita com a leitura e provavelmente lerei de novo quando estiver com tempo.

katarinafp 09/05/2021

A redoma de vidro é um daqueles livros atemporais..incrível como você se imagina vivenciado tudo aquilo pelo qual a personagem passa, sensacional.

Fran 24/08/2020

Eu estou totalmente sem palavras. É tão real que chega a doer... fui lendo devagar com uma sensação estranha, como se estivesse vivenciado tudo aquilo na pele da personagem. Que escrita maravilhosa, Sylvia.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A redoma de vidro, Sylvia Plath – Nota 10/10
Com um forte toque autobiográfico, Sylvia Plath nos apresenta um romance extremamente profundo e perturbador. A narrativa aborda a juventude de Esther e os acontecimentos que a levaram à internação em uma clínica psiquiátrica. Ao longo do livro, e do desenvolvimento da gravíssima depressão que acomete a protagonista, o leitor é sugado para dentro dos pensamentos e angústias da protagonista, acompanhando de perto a solidão de dentro da "redoma de vidro" em que passa a viver. Um livro que nos faz refletir muito, trazendo temas delicados como a depressão e o suicídio e, principalmente, sobre o doloroso processo que é crescer. Também fiquei impressionado com a escrita poética da autora.

site: https://www.instagram.com/book.ster

Ariane Casanova 02/01/2020

The bell jar com certeza foi muito mais do que eu esperava, o livro narra a estória de Esther Greenwood uma jovem adulta muito inteligente e com um futuro promissor mas que aos poucos começa a cair cada vez mais em depressão.

A escrita em primeira pessoa fez com que eu me sentisse muito próxima de Esther. Posso dizer que senti muito lendo esse livro, teve momentos em que eu ri, outros que senti angústia da personagem e outros nós quais fiquei em dúvida se tudo aquilo realmente estava acontecendo ou era só imaginação de Esther.

Gostei como Sylvia tratou sobre as expectativas em relação às mulheres na década de 50 quando se passa estória. Esther sabia que era esperado que ela se casasse e construísse uma família mas o que ela queria fazer era escrever porém mesmo assim havia momentos nós quais ela não sabia o que queria ou como seria seu futuro, houve uma parte que retrata bem isso quando ela faz uma analogia a uma figueira dizendo que enquanto ela demorava para decidir que caminho seguir os figos apodreciam. Também achei interessante e um pouco assustar ler sobre os tratamentos psicológicos da época.

Essa edição que eu tenho ao final fala um pouco sobre a vida da autora e fica claro que é um livro autobiográfico, ele foi publicado dez anos depois do verão de 1953 no qual foi baseado e logo após Sylvia se suicidou.

Sei que não fiz jus a obra pois ainda estou digerindo a leitura mas gostaria de recomenda-lá.

Felipe.Oliveira 16/02/2017

Visão de vidro
Esther uma garota talentosa e cheia de opinião, após um término de estágio em uma revista , que rendeu-lhe um mês de glamour, vê sua vida mudar quando sofre um colapso derivado de sua própria frustração, que a leva a um estado depressivo, onde terá uma batalha contra sua própria mente, além disso vai lidar com a incompreensão e pouco conhecimento da doença. Ao racionalizar toda essa situação, haverá reflexões sobre o seu passado, junto com a luta de seus médicos para lhe dar um futuro.