The Bell Jar

Resenhas - The Bell Jar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A redoma de vidro, Sylvia Plath – Nota 10/10
Com um forte toque autobiográfico, Sylvia Plath nos apresenta um romance extremamente profundo e perturbador. A narrativa aborda a juventude de Esther e os acontecimentos que a levaram à internação em uma clínica psiquiátrica. Ao longo do livro, e do desenvolvimento da gravíssima depressão que acomete a protagonista, o leitor é sugado para dentro dos pensamentos e angústias da protagonista, acompanhando de perto a solidão de dentro da "redoma de vidro" em que passa a viver. Um livro que nos faz refletir muito, trazendo temas delicados como a depressão e o suicídio e, principalmente, sobre o doloroso processo que é crescer. Também fiquei impressionado com a escrita poética da autora.

site: https://www.instagram.com/book.ster

Luciano 19/07/2022

tô todo gatilhado
"To the person in the bell jar, blank and stopped as a dead baby, the world itself is the bad dream".

Paula 09/02/2013

I am, I am, I am
Há tempos esse livro me espera aqui na minha estante, e eu nunca achava que fosse o momento. Mas ainda sigo acreditando que há o momento certo para cada livro que cruzará nosso caminho, por algum motivo. E talvez nunca estejamos realmente preparados para ler A Redoma de Vidro.
Não porque a leitura seja difícil; o texto de Sylvia Plath flui elegantemente como uma correnteza, um turbilhão de ideias e emoções, e não conseguimos sair dele. Não conseguia parar de ler.
Já sabia que seria um livro triste, mas foi muito diferente de um romance comum sem final feliz. Passei dias digerindo essa história, a história mesmo de Plath, e só tenho a dizer que me marcou profundamente, que despertou em mim a maior compaixão. Tanto que fui pesquisar sobre a vida dela e tudo do livro foi ficando ainda mais claro.
É isso que Sylvia Plath faz em sua escrita: puxa uma cadeira para que o leitor se aproxime e se sente perto dela, sinta sua dor, sua angústia, como em uma conversa entre amigos. E quando a gente termina de ler, fica o mesmo vazio de quem perdeu o lugar na mesa.
Plath escrevia maravilhosamente e A Redoma de Vidro, além de uma demonstração clara de sua genialidade, é um grito de socorro em cada página. Pena que não foi ouvido.
Leandro 12/04/2013minha estante
Tenho vontade de ler obras de Sylvia Plath. TEm um filme que mostra a vida dela "Sylvia: paixão além das palavras" com a Gwineth Paltrow como protagonita. Assista, recomendo.

Paula 03/06/2013minha estante
Depois que eu li The Bell Jar fui pesquisar mais sobre a Sylvia Plath, o livro me tocou profundamente. Vi que tinha esse filme, mas ainda não consegui encontrar, quero muito ver. :)

Camylla Barros 31/08/2014minha estante
Lindas palavras Paula, senti isso também. Eu li esse livro em um dia porque simplesmente não consegui parar de ler!

yas :) 22/06/2022

"I saw my life branching out before me like a fig tree"
Antes de ler eu já sabia da vida da Sylvia e sabia que esse livro era uma espécie de autobiografia, então isso influenciou 100% a forma como eu vi a história.

Dito isso, é um dos melhores retratos da depressão que eu já li e é, por quase todo o livro, angustiante acompanhar os pensamentos da Esther. Talvez por saber que a Sylvia Plath estava escrevendo sobre si mesma, o livro ficou até mais triste pra mim e a personagem ficou muito mais real.

Mas não posso deixar de falar sobre tudo que eu não gostei aqui. Primeiro de tudo é um livro confuso, não que a escrita dela seja ruim, mas os acontecimentos as vezes são bem difíceis de decifrar e isso dificulta um pouco sentir a história completamente. Segundo, o livro tem muuitas problemáticas como falas racistas e se é autobiográfico, isso me faz pensar sobre o tipo de pessoa que a autora era... Por último, é um livro lento e enquanto isso combina muito bem com a temática melancólica e na verdade não me incomodou, pode ser um ponto negativo pra muita gente.

Não me arrependo de ter lido e na verdade achei que várias partes foram coisas que eu urgentemente precisava ler, mas não sei se recomendaria pra todo mundo...

ihatebooks 10/08/2022

?To the person in the bell jar, blank and stopped as a dead baby, the world it self its the bad dream.?

Me identifiquei muito com a maneira que ela descreve o agravamento da depressão, é verdadeiro e sufocante.

Por outro lado, tem muito racismo e não da pra ignorar não, ainda mais se tratando de uma obra semi biografica.

luh lantsov 19/08/2023

It wouldn't have made one scrap of difference to me, because wherever I sat I would be sitting under the same glass bell jar, stewing in my own sour air.
Leia sabendo que se trata de um livro antigo, escrito em 1962, tem falhas, falas problemáticas, racistas, homofóbicas e gordofóbicas.
Um bom livro que retrata a depressão de uma maneira dura. Recomendo sim o livro, mas se atente aos gatilhos pois tem muitos

Vitoria 14/12/2023

Meio decepcionada
Ai eu queria tanto ter gostado desse livro mais do que eu gostei. "The bell jar" é um dos primeiros livros que são comentados quando o assunto é "livros de mulheres malucas", um gênero que particularmente gosto muito, apesar de que a maioria dos livros mais famoso dessa categoria não me causaram sentimentos fortes.

Acho que no fim das contas esse é o problema desse livro, ele tem potencial, é ate que bem escrito, mas nunca chega naquele ponto em que consigo me afundar na historia, nos personagens ou nas frases bonitas. Em uma analise mais profunda o livro é bem superficial e ate um pouco racista. Achei um livro completamente esquecível, a pior características que um livro pode ter.

Annelidea 16/02/2024

I am, I am, I am
Segue sendo um dos meus livros favoritos. Apesar de não ter a história mais elaborada do mundo, é surreal quão bem Plath consegue transmitir o desespero que o vazio completo traz, a sensação exata de se sentir tão incapaz de fazer qualquer coisa que a vida segue acontecendo do outro lado do vidro e, mais importante ainda, como tudo acaba sem nenhum final triunfante.
iS2solace 16/02/2024minha estante
livro de mulher doida eh sempre a melhor leitura

Annelidea 16/02/2024minha estante
Melhor gênero que existe

Livoka 19/12/2022

Pitel
Eu comecei a ler esse livro durante uma das melhores e mais importantes viagem da minha vida. Ele é clamo, charmoso e poético, mas ao mesmo tempo é eletrizante triste, tocante. Esse livro tem algo mágico, especial que eu não sei explicar...ela mora em Nova York e estuda moda ??

Julia 10/06/2021

4/5 só porque achei o início meio ble mas da metade pro final 100% compensa. Uma ?montanha russa de emoções? (odeio essa expressão mas é exatamente isso). As partes mais leves são divertidas e as pesadas são pesadas mesmo, me senti no fundo do poço com a personagem. Na verdade, durante o livro todo senti tudo junto com ela. Essa é a coisa q eu mais valorizo num livro bom.
Julia 10/06/2021minha estante
nunca fiz uma resenha aqui, que empolgante

Vivendodelivro 10/06/2021minha estante
Vou te contratar pra fazer as minhas ? adorei

Julia 10/06/2021minha estante
que honra ?

Laura Helena 19/01/2011

Nao sei porque demorei tanto para ler alguma obra da Sylvia. Leia, e é como se ela estivesse ao seu lado conversando. ótimo!!!

Julia.Nalio 21/02/2023

Li esse livro ano passado e agora li em inglês. Dei 5 estrelas pra ele pelo o que significou pra mim quando eu li e continuo me identificando com diversos momentos do livro, mas agora tenho uma visão diferente dele e acho que a releitura tirou estrelas dele, é um livro ótimo e não é pra todo mundo, afinal é sobre o desenvolvimento de uma personagem em depressão e não recomendo ler dependendo do momento da vida que você se encontra.

ga-bi 21/04/2024

A parte icônica
"I saw my life branching out before me like the green fig tree in the story.
From the tip of every branch, like a fat purple fih, a wonderful future beckoned and winked. [...] and beyond and above these figs were many more figs I couldn't quite make out."

E é sobre isso, essa parte já diz tudo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6