O Aliciador

O Aliciador Donato Carrisi

Resenhas - O Aliciador

Fabio 26/01/2024

" As profundas e traumáticas marcas ineludíveis do passado"
Fenômeno mundial do premiado autor italiano, Donato Carrisi, "O Aliciador", é um thriller policial de alta octanagem, que não dá trégua do início ao fim, e conduz o leitor a uma alucinante corrida pelas ruas de uma grande metrópole italiana em busca de um serial killer implacável,que parece estar sempre um passo à frente da equipe de investigações especiais liderada pelo criminalista, Dr. Goran Gavila.

Cinco meninas com idade entre 9 e 13 anos estão desaparecidas há mais de uma semana. Seis membros amputados, braços esquerdos, enterrados em uma cova rasa, em meio a um bosque, são descobertos por um andarilho e seu cachorro, um labrador. Em meio a esse palco de horror, uma equipe dedicada à caça de assassinos em série, e uma especialista em desaparecimentos, enfrentam um adversário desumano, feroz e calculista que parece ter preparado seus crimes premeditadamente em seus pormenores, como em uma peça teatral em atos e cenas de pura crueldade e frieza.

Narrado em terceira pessoa onisciente e pela perspectiva de múltiplos personagens, "O Aliciador", sobretudo dá maior ênfase e centraliza o ponto de vista da agente especial Mila Vasquez, que em meio ao circo de horrores, tem que lidar com sua introspecção, seus traumas e as profundas marcas do passado, enquanto, tenta ajustar-se à equipe principal de investigação, e correndo contra o tempo, unem-se para desvendar o mistério que, ligam as vítimas umas às outras, e em meio ao caos, precisam capiturar o algoz, o infame "Albert".

Com uma trama altamente complexa, personagens bem desenvolvidos, focados na perspectiva psicológica individual, Carrisi, nos entrega um thriller irretocável, carregado de surpresas e cenas assombrosas, que conduz o leitor a uma viagem perturbadora, enquanto descortina progressivamente as loucuras do facínora, e o desvendar alienado de seus cúmplices.

Como pano de fundo, Donato Carrisi, utiliza um cenário urbano contemporâneo, em tons de cinza, visivelmente melancólico, imitando os predecessores do terror gótico do passado, com a finalidade de despertar ao leitor a sensação de urgência, e imprimir ao texto, desde início, um clima extremamente sombrio e decadente, digno das maiores obras do gênero.

Com um enredo envolvente, complexo e uma linguagem extremamente precisa e visceral, Carrisi, que possui formação em direito, especialização em criminologia, explora com maestria a dicotomia entre o bem e o mal, e a valoração dos temas filosóficos intrínsecos dos valores absolutos, tais como o direito, a justiça e a moral, e apresenta ao leitor um pequeno manual criminológico, baseado na abordagem comportamental (Behaviorismo) dos serial-killers e sobretudo dos chamados "aliciadores", e revela o enorme conhecimento sobre os métodos investigativos e técnicas de interrogatório, das forças policiais especializadas em crimes brutais.

Combinando técnica literária e conhecimento técnico criminal, Carrisi nos entrega um livro desafiador, sombrio, ao mesmo tempo complexo e sutil, com pitadas de elementos sobrenaturais, que demonstram cabalmente o motivo pelo qual "O Aliciador" está em um patamar de qualidade e estética superior a do seus pares coetâneos.

Em suma, " O Aliciador" é de leitura fluida, viciante, que nos instiga a continuar pagina após pagina, e incita a um estado de aflição e angustia, até o desdobramento final, e quando nos coloca frente a frente com o terror vilipendiado, mesmo entre ânsias a alívios, marca em nós, aquela sensação de arrepsia, que, somente aquele que experimentou o temor consegue compreender.
Vitoria.F 26/01/2024minha estante
Ótima resenha Fábio! Notão!

Iris.Reis 26/01/2024minha estante
Brilhante ou brilhante?

CPF1964 26/01/2024minha estante
Parabéns pela maravilhosa resenha, Fábio.

Duda.bae 26/01/2024minha estante
Resenha excelente, como sempre bem completa, Fabio!! ?????
Achei bem interessante esse thriller hein, sou uma consumidora assídua de podcast de true crime, então falou de serial killer já desperta minha curiosidade ?

Mel 26/01/2024minha estante
Eu nem sei o que falar sobre essa resenha. Sério, você dá show demais.
Acho que deveria escrever um livro. Serei a primeira a panfletar para você! Rsrsrs
Sua habilidade com a escrita é formidável!!
PARABÉNS!!! ?

Vitoria, muito obrigado!?
Esse valeu cada segundo de leitura e de sofrimento kkkkk

Fabio 26/01/2024minha estante
Iris, o livro é brilhante, concordo, contigo!!!???

Fabio 26/01/2024minha estante
Muito obrigado, meu amigo, Cassius!??
Esse foi parar no podium dos thrillers, de tão bom!

Fabio 26/01/2024minha estante
Obrigado, Dudinha, minha querida!?
Então você vai adorar o livro, Dudinha, porque, é bem no estilo mesmo!?

Fabio 26/01/2024minha estante
Mel, minha linda, agradeço pelas belíssimas palavras!?
Você é demais!!!!
Que sabe, um dia quando tudo ficar mais tranquilo eu coloque as ideias no papel... quem sabe um dia! kkkkk

Mariana 26/01/2024minha estante
Com esse título já fiquei arrepiada... Que resenha extraordinária é essa, Fábio!! ? Interessantíssimo seu ponto de vista e sua narrativa muito concisa. Não vai para a porque já me assombrou bem, obrigada ?, mas está de parabéns pela clareza???

Fabio 26/01/2024minha estante
Mari, eu nem sei como agradecer por tais palavras!????
Serio, você realmente me deixou sem elas! kkkkk
Obrigado pelo carinho, pela presença e principalmente pela paciência!
Gratidão!??

CPF1964 26/01/2024minha estante
Este é um dos melhores que li. Principalmente pela escrita. O autor tem diversos consultores da parte técnica da Polícia

Mariana 26/01/2024minha estante
Fábio ???

Flavia_Lo 26/01/2024minha estante
Arrasou, Fa ??
Tava buscando um thriller bem caótico, amei a indicação ?

Fabio 26/01/2024minha estante
Cassius, eu concordo contigo. A escrita do Carrisi é impar e merece a fama que tem!
Eu fui pesquisar sobre durante a leitura, porque demonstrava muito conhecimento na area investigativa e eu fiquei curioso para saber a origem de tudo e descobri, o que acabou de me dizer.
Obrigado pelo feedback, meu amigo!!!

Mari ?

Fabio 26/01/2024minha estante
Muito obrigada, Flavinha, minha querida!!!!???
Se gosta de thriller esse é o livro pra ti! ?
Leia e vai me contando sobre suas impressões!
To esperando hein? kkkk

Gabriela_Sut 26/01/2024minha estante
Nossa, pesado porém parece muito bom! Adoro thrillers, embora quase nunca leia. Esse aí entrou no meu radar!
Ótima resenha como sempre!! ???

Fabio 26/01/2024minha estante
Gaby, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre!?
Esse com toda certeza é um dos melhores do gênero na minha opinião, Gaby!
Vale muito a pena, cada minuto gasto com a leitura e o sofrimento kkkkk

AndrAa58 27/01/2024minha estante
Obrigada pela resenha, Fábio. Mais um que entrou na lista ??

Muito obrigado, Andréa!!?
Fico feliz, que tenha te incentivado a colocar mais uma na sua lista de leitura!!! ?

Núbia Cortinhas 27/01/2024minha estante
Uauuu!! Que resenha maravilhosa!!! Parabéns, Fábio, sempre arrasando na escrita! ?? ?? ??

A.Paula.Sz 27/01/2024minha estante
Já queria ler antes, depois da sua resenha vou ter que começar já! ?
Parabéns pela resenha - como sempre - perfeita!

Elton.Oliveira 27/01/2024minha estante
Ahhhh ... Já despertou a curiosidade, mais um Thriller pra minha lista ! ?

Grace.Santos 27/01/2024minha estante
Fábio fazendo minha lista desse ano??

Muito obrigado, Núbia!?
E só cheguei a esse livro, por conta da sua resenha, então, obrigado pela dica indicação!!!!??
E sobre a escrita, fico lisonjeado, vindo de uma resenhista como você!?

Fabio 27/01/2024minha estante
Paula, minha querida, obrigado pelo carinho!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha e que, tenha te animado a começar já! Kkkk ?

Fabio 27/01/2024minha estante
Elton, meu amigo, esse com toda a certeza vai ser um dos melhores Thriller que vice vai ler na vida! ?

Fabio 27/01/2024minha estante
Grace, minha querida, eu fico feliz em saber que ajudo a aumentar sua lista de leitura!?
Muito importante, saber que, tenha gostado da resenha!

Deise 27/01/2024minha estante
Eu amei esse livro. Surreal!

Deise 27/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha ???

Deise, muito obrigado!?
Que livro incrível, o Carrisi nos entregou, não é?
Me surpreendeu e muito. Com certeza elevou os Thrillers a um outro patamar!
Agora, eu não vejo a hora de ler o Tribunal das Almas para poder ler o lançamento desse ano.

A Leitora Compulsiva 27/01/2024minha estante
Da coletânea "livros que você lê à noite, e depois não dorme"

Vai direto pra minha lista! (Mas, de verdade, preciso dormir porque sou do proletariado sofredor KKKKKKKK)

Resenha lindíssima, Fábio!

Deise 27/01/2024minha estante
Por nada! Já vou colocar esse na minha lista para ler quando lançar. Virei fã da escrita desse autor ???

Lah ... ?????
Só você kkkkk
Eu também preciso dormir porque também sou do proletariado, inclusive, amanhã estarei de plantão! Kkkkk
Muito obrigado, pelo carinho de sempre!!!?

Fabio 27/01/2024minha estante
Deise, só não esquece de ler o Tribunal das Almas antes de ler o novo. É sequência!!!?

@Francielly 28/01/2024minha estante
Fabio, que resenha incrível, me prendeu do início ao fim, como sempre! ????
Parabéns amigo, além de escrever perfeitamente bem, ainda me convenceu a colocar o livro na minha lista rs
PS: sou uma consumidora compulsiva de True crime contados em podcast/documentários, porém, nunca leio livros do gênero.

Fabio 28/01/2024minha estante
Fran, minha querida, eu sou imensamente grato por suas palavras!????
Obrigado pelo carinho e pela presença de sempre!??????
Estou muito feliz que tenha te incentivado a coloca-lo na sua lista de leitura.
Leia, e verá que o Carrisi, é um dos melhores do gênero, e inaugura um estilo de escrita surreal, para o genero.
Ahh, antes que eu me esqueça, esse livro é baseado em fatos reais, então esta dentro do "True crime", que você tanto gosta!

Lili 29/01/2024minha estante
Esse livro é sensacional!!!

Fabio 29/01/2024minha estante
Lili, eu gostei dele em todos os sentidos!
Uma obra de arte da ficção investigativa!
Obrigado pelo feedback!?

Aline MSS 30/01/2024minha estante
Mto bom, Fabio.??????
É o tipo de livro q gosto. Sua resenha mandou ele pra mnha lista. ??

Fabio 31/01/2024minha estante
Muito obrigado, Aline, pelo carinho e presença de sempre!
Fico feliz, que tenha gostado da resenha,e que ela tenha te incentivado a coloca-lo em sua lista de leitura. Esse é o intuito principal, quando escrevo as resenhas, encher a lista alheia com bons livros kkkkkk

Núbia Cortinhas 05/12/2023

Baseado em crimes reais.
Que thriller eletrizante!!
A cada capítulo a tensão só aumenta. Vários plots de arregalar os olhos!!
Muitos casos citados realmente aconteceram, assim como as técnicas de investigação e de perícia descritas são reais, embora em algumas circunstâncias o autor tenha se permitido adaptá-las às necessidades da narrativa.
Para quem gosta do gênero, é uma ótima opção!
Fabio 07/12/2023minha estante
Fiquei muito empolgado com sua resenha, Núbia!
Já entrou pra lista?

Valesca.Castelani 07/12/2023minha estante
Verdade Fabio li a resenha e ja coloquei na minha lista de leitura

Núbia Cortinhas 07/12/2023minha estante
Fábio, vc não vai querer parar de ler até o final. Para o ano que vem, que já vou querer o outro livro dele O Tribunal das Almas. Espero que seja continuação.

Núbia Cortinhas 07/12/2023minha estante
Valesca, o mais impressionante é que é baseado em fatos reais. Muito chocante! Para quem é amante de thriller, não pode deixar de lado esse livro, e ouso até dizer, qualquer livro desse autor.

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
não conheço esse autor mas pela sua resenha , acho que vou amar foi pra minha lista

Fabio 08/12/2023minha estante
Núbia, já ouvi maravilhas sobre esse autor, e eu comprei recentemente o Tribunal das Almas por indicação aqui no Skoob mesmo... Já está na lista de primeiros do ano?

Fabio 08/12/2023minha estante
Valesca, essa resenha nos empolga né? ?

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
Fabio muito, eu mesma queria saber fazer resenjas assim ,

Núbia Cortinhas 08/12/2023minha estante
Fábio, também já estou pensando na lista e com certeza ele fará parte. ?

Núbia Cortinhas 08/12/2023minha estante
Kkkkk, Fábio e Valesca!! Ganhei meu dia, amigos!! Obrigada pelo carinho, às vezes a jornada é tão cansativa que é uma luta escrever uma resenha, e vez ou outra tenho vontade de dar nota somente. Mas como é um bom exercício, acabo ficando com a consciência pesada e escrevo ; e saber que influência de certa maneira na escolha (mesmo sabendo que o gosto é pessoal), não tem preço! Muito obrigada mesmo pelos comentários, só incentivam mais e mais a vencer o cansaço. Obrigada pelo carinho! ??

Fabio 08/12/2023minha estante
Eu te entendo, perfeitamente Núbia, minha querida. Às vezes, só dá tempo de ler o livro e olha lá ... A correria do dia-a-dia nos consome demais, mas como você disse, acaba pesando na consciência, e acabamos escrevendo, para exercitar a escrita e para ajudar a outros alcançarem essas preciosidades .
Eu mesmo acabei de resenhar um livro que li há mais ou menos um mês atrás e não estava encontrando tempo para resenhar algo digno da obra e do autor.

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
Eu sou aquela pessoa que não sabe escrever uma resenha legal.Mas ao mesmo tempo sou a pessoa que le um livro e fica muito empolgada sempre, com vontade de ir de porta em porta falar sobre ele , e no geral não é isso que acontece .Mas sua resenha foiuito toppppp

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Fábio, as suas resenhas são maravilhosas!! Realmente, vc é rei e uma inspiração! ?

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Valesca, não se preocupe em escrever muito. Escreva o que vc sentiu e se recomendaria. Escreva no papel ou no bloco de notas e depois copie e cole aqui. É uma sensação de dever cumprido, sem falar que tem um desafio aqui no Skoob que te incentiva a resenhar os livros lidos.

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Amiga!! Vc está escondendo o ouro, hein!?! Kkkk. Vc escreve sim e bem! ???????

Serio ganhei o dia?

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
Muito obrigada agora fiquei feliz

Fabio 09/12/2023minha estante
Núbia, você realmente me deixou aqui sem palavras!
Você quem dá aula de escrita!
Tão belas palavras vindas de alguém como você, são realmente especiais, e me incentivam ainda mais a escrever sobre os livros que leio.
Obrigado minha amiga!???

Fabio 09/12/2023minha estante
Núbia , eu também acho que a Valesca esta escondendo o jogo e escreve muito!!!!!

Fabio 09/12/2023minha estante
Valesca, até pouco tempo atrás, eu tinha certa vergonha de postar as resenhas então as guardava pra mim, era só um breve relato da leitura pra que no futuro eu soubesse as impressões de determinado livro, mas depois que eu comecei a escrever e postar, virou um vicio (bom) e como a Núbia disse, aquela sensação de dever cumprido... porque como você quando gostamos de um livro, dá vontade de sair na rua e indicar o livro para todos que passam na calçada kkkkk

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
Sim bem osso Fábio, eu tinha vontade de falar com todos, lateralmente os que estão a nossa volta não compartilham. Aí vinha a parte da resenha que eu pensava o livro é tão bom mas tão bom Que minhas palavras não vão fazer jus à ele .
E agora vem vcs e comentam isso , eu fiquei tão feliz que nem sei como agradecer.
obrigado
Tô se achando agpra?

obrigado
Tô se achando agpra?

Regis 09/12/2023minha estante
Do Donato Carrisi eu só li O Tribunal das Almas, e é soberbo. Gostei muito da sua resenha Nubia e o próximo do autor com certeza será esse. ??

Alinesmne 11/12/2022

Não rolou pra mim, estou dando duas estrelas por conta do plot bom no final e da história razoável, apesar de dar volta demais pra chegar no ápice, mas as personagens são uma negação. O autor parece que tenta dar uma profundidade exagerada, que não funciona. A personagem principal, Mila, nao me cativou; na verdade nenhum deles. Parecia que se qualquer um morresse ali naquela página não faria diferença nenhuma. Peguei ranço lá pelo meio do livro e terminei na força do ódio pulando vários parágrafos, infelizmente.

Thiago Carvalho 24/06/2010

Ótimo livro. Recomendo!!
A Equipe de homicídios liderada por Goran Gavila, um criminologista que mesmo civil tem mais influência sobre ela que o próprio inspetor-chefe Roche, um líder preocupado somente com holofotes, encara seu pior desafio: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são encontrados em um bosque. Cinco dessas crianças identificadas desapareceram na última semana, restanto apenas a última menina, que a equipe acredita estar viva.

Conforme a investigação evolui, ao invés das pistas encontradas levarem ao serial killer responsável pelas atrocidades, elas conduzem os investigadores a diferentes caminhos. Cada cadáver que emerge faz com que os policiais tenham que investigar outros crimes cometidos no passado, o que dificulta e atrasa o rumo das investigações. Para ajudar a equipe formada por: Gavila, um criminologista e pai solteiro que luta para esquecer a dor do abandono repentino de sua esposa; Stern, o agente durão famoso por suas balinhas de menta; Boris, o galanteador e atrapalhado, porém prestativo, especialista em interrogatório e Sarah Rosa, a fria e ciumenta agente especialista em tecnologia, Mila, uma misteriosa e fechada especialista em encontrar pessoas desaparecidas é recrutada de última hora.

Os personagens da trama são bem entrosados, até porque já trabalham juntos há bastante tempo, sendo Mila a única novata, que chega com uma certa desconfiança da equipe, principalmente por parte de Sarah Rosa, que parece se incomodar por deixar de ser a única mulher no time. Porém, assim que descobrem as qualidades da moça, aos poucos, a "abraçam" na equipe, principalmente Goran, por quem a moça passa a ter grande admiração e Boris, que se encanta com a novata ( romance? leia o livro e descubra! =D ).

Agora, depois de apresentar um pouco da história a vocês, falarei mais sobre minhas impressões sobre o livro. Já adianto que no geral, achei-o muito interessante. O autor logo na primeira página nos apresenta o primeiro de diversos relatórios que vão aparecendo na trama sobre um misterioso detento cujos habitos são bem estranhose além disso, a investigação foi muito bem conduzida, o que me manteve preso durante toda a leitura. Fora o fato de que o tema principal nos instiga a pensar sobre o que pode ou não ser considerado crime e o quanto alguém pode ser culpado mesmo não tendo encostado um único dedo na vítima.

Como todo bom romance policial, várias reviravoltas marcaram presença no livro, o que é sempre ótimo para evitar monotonia e desinteresse. As tramas paralelas, como um antigo caso mal sucedido da equipe, o problema de Goran e sua ex-mulher e um suspense envolvendo o passado de Mila, só aumentaram a tensão e a vontade de chegar logo ao final do livro, que tenho que admitir que ainda não sei se gostei. Explicarei o porquê abaixo.. rsrsrs

Como nem tudo são flores e nada é perfeito, "O Aliciador" também tem suas falhas, na minha opinião. Não sei se por problema de tradução ou do autor, boa parte das reviravoltas pareceram meio confusas para mim. Tudo bem que em no máximo 5 páginas essas dúvidas eram sanadas, mas é meio chato ter a impressão, mesmo que momentânea, que não entendeu alguma passagem e ter que voltar o texto. Talvez seja um recurso do autor para surpreender na surpresa da reviravolta, se é que me entendem ( meio confuso isso... rsrs ).

Outro fator que me incomodou foi incluir elementos que não estavam previstos na sinopse nem em informações sobre o livro, e exagerando um pouquinho diria que poderia até mudar o "estilo" ou "classificação" do livro. Não quero citar o fator para não "spoilear", apesar de não considerar dessa forma ( tem gente que é chata com isso ), mas parece que o autor não sabia sair da sinuca de bico que se enfiou e tirou uma carta da manga. Resumindo, achei desnecessário.

Agora o final, o tão esperado final, rsrs. Como disse acima, não sei se gostei ou não, pois achei-o surpreendente em parte, mas não como um todo. Quando finalmente o desfecho da história aparece, o livro acaba e fica aquela impressão de algo solto. Pode ser porque o livro tenha uma continuação prevista pelo autor, não sei, o que é totalmente viável de acontecer, até pelo sucesso que o livro fez. Mas no geral, como disse acima, o livro é muito interessante e vale o dinheiro investido

Minha grande dúvida após a leitura do livro é: qual o principal objetivo de uma equipe de homicídios? Será que esse objetivo realmente foi atingido? Deixo essas perguntas no ar para vocês me responderem depois que lerem também. ;)
CLEUSA 02/04/2011minha estante
O aliciador me lembrou o "Cai o pano" de Agatha Christie, no quesito "crime perfeito". E foi interessante o envolvimento de todos os investigadores.

Josy 04/08/2012minha estante
Oieh .D Adorei a resenha.

Penso igual você, me senti perdida em varias afirmações e deduções...
O livro tem tantas revelações, que o autor quase "pensa" que podemos deduzir por nos mesmo rsrs.
O livro é otimo e te prende.Amei.

Mari 31/10/2012minha estante
Bela resenha!
Eu já estava interessada em ler,agora estou muito mais.

Mity 05/12/2012minha estante
Já li e achei muito interessante. Vale a pena ler, de verdade.

Simone de Cássia 23/10/2013minha estante
Também me senti "perdida" em alguns momentos, Thiago... até que começa bem mas, à partir de um determinado ponto o autor se " embola" na trama e começa a dar umas soluções " nada a ver". O final me decepcionou... ainda não fiz a contabilidade geral pra clasificar se gostei ou não do livro como um todo.. rs rs

@giresenha 14/03/2016minha estante
Boa resenha.
O livro realmente te prende.

Denilson Balabuch 02/11/2016minha estante
concordo plenamente com a resenha, me senti em alguns momentos perdido , tive que reler para poder entender melhor, e sobre o final, tive a mesma sensação de dubiedade, acho que sempre esperamos que o bem vença e que o mal perca, ou o contrario e da forma que foi escrito m deixou com aquela sensação de sequencia, mas que não é obrigatoria , pois o livro é muito bom da forma que está.Donato esta de parabens , e como ja disseram vale cada centavo pago.

Byanka 28/07/2017minha estante
Para quem leu... Conseguem me explicar qual o propósito da banheira de lágrimas no orfanato? Para mim ficou parecendo uma ponta solta, mas não sei se fui eu quem não entendeu :/ Não vou dar mais detalhes do trecho para não dar spoiler. Boa resenha, aliás, apesar de ter simplesmente amado o livro de ponta à ponta. Realmente vale o dinheiro investido!

La Sorcière 18/02/2010

O Aliciador - Excelente!
Era desesperador: cinco meninas com os braços amputados, mortas, cruelmente torturadas e encontradas em uma macabra ciranda. Um sexto braço é encontrado e com ele, a esperança desta última menina ainda estar viva. É preciso correr contra o relógio.

A Agente Mila Vasquez é requisitada para ajudar a equipe de investigação chefiada pelo criminologista Goran Gavila. Ela era a melhor para encontrar crianças desaparecidas. A equipe de Gavila, a melhor para encontrar um serial killer.

Mas o desenrolar das pistas mostra que existia mais de um criminoso, todos com o mesmo modus operandi, mas sem relação entre si. Redes de pedofilia vão se desnudando, assassinos e corpos vão sendo descobertos, mas o verdadeiro monstro, o fascínora que em silêncio regia esta orquestra maldita, continuava nas sombras.
RuLopes 14/02/2013minha estante
Como não ficar interessada em uma história tão misteriosa com uma resenha tão incrível? pretendo ler..

Beto | @beto_anderson 31/12/2021

Faltou algo pra mim
Queria muito ter dado 5 estrelas. Mas não sei. Faltou algo no final desse livro. Há uma explicação plausível para o caso dos sequestros e dos assassinatos, mas não foi bem detalhado na narrativa essa motivação, explicação. Más gostei da história. Especialmente do meio pro fim.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Rafa 18/05/2020

Diferente do que eu já tinha lido
O livro de trata sobre a Mila, uma agente especializada em encontrar crianças desaparecidas. Após uma equipe encontrar seis braços esquerdos no meio de uma floresta, Mila é enviada para se juntar a eles e tentar descobrir onde estão os corpos dessas meninas e quem é o assassino.

No começo apresenta vários personagens e eu acabei ficando perdida com tantos nomes. As vezes chamavam pelos nomes, as vezes pelo sobrenome, porém quando eu entendi todos os personagens foi mais fácil de acompanhar a história.

Foi super interessante ler as explicações psicológicas do serial killer, em como os classificam, como é seu raciocínio e como normalmente eles atuam. Tem algumas partes que são bem brutas e minha imaginação tornou tudo muito violento.

A escrita é muito gostosa. Em alguns momentos eu não queria largar o livro e ficava ansiosa pra poder continuar a leitura. Já em outros momentos eu tive dificuldade de entender o que estava acontecendo, além de achar algumas partes muito repetitivas com narrativas iguais que a autora havia acabado de explicar.

Roberta 09/07/2020

1 da trilogia
Primeiro que eu li do autor e achei muito bem construído. Série de crimes bem diferente.
Dudu 11/07/2020minha estante
Falam muito bem desse livro, eu ainda não tive o prazer de ler.

Roberta 14/07/2020minha estante
Pois leia, é excelente!

Eric 14/10/2022

Ainda pensando muito nesse desfecho...
Ao terminar O Aliciador, me encontrei em estado de choque. Na verdade, teve dois plot twist em especial nessa narrativa que me enganaram totalmente. Eu já esperava algo assim, pois foi exatamente o que aconteceu quando li O Tribunal das Almas do mesmo autor. É uma pena que Donato Carrisi não é tão lido e nem traduzido aqui no Brasil. Eu adoraria devorar todos os seus thrillers

Em seu livro de estreia, Carrisi já demonstra competência impressionante para desenvolver uma trama complexa, que embaralha nossa cabeça e faz o leitor montar cada peça desse quebra cabeça, desmontar e montar novamente.

Seis braços são encontrados enterrados em cova rasa em um bosque, os quais são pertencentes a 6 meninas que se encontram desaparecidas. Após a autópsia, a equipe do criminologista Goran Gavila descobre que a sexta pode estar viva e assim se inicia uma caçada frenética e perturbadora ao um terrível serial killer. Gradualmente, os corpos vão aparecendo em lugares distintos, mas que guardam violentos segredos. Fica a missão para esta equipe, junto  a especialista em desaparecimento, Mila Vasquez, antecipar cada passo antes que a sexta menina seja morta, mas o que eles não esperam é que o assassino sempre está a frente.

A premissa pode parecer simples, mas não é. Esse é o tipo de suspense que quebrará a cabeça de qualquer um. Cada capítulo puxa uma próxima revelação. Um ambiente de tensão e instabilidade se forma a cada descoberta de um corpo. E cada cenário surge mais sangrento que o outro.

Mila Vasquez é uma personagem muito bem desenvolvida. Apesar de ter uma imagem muito respeitada e admirada, lentamente o autor vai nos apresentando uma mulher ainda recuperando de seus traumas. Seu passado misterioso é gradativamente desenvolvido e entrega, no final, um dos melhores plot twist dessa narrativa.

As investigações chegaram a um ponto tão complexo que deu uma deslizada. Para mim, a introdução do sobrenatural, ainda que de forma bem leve, me decepcionou um pouco. Pareceu-me que o autor não saberia como desenvolver e inseriu uma situação absurda na narrativa para dar continuidade. Em contrapartida, as partes finais se mostraram bem frenéticas e todas as pontas soltas foram amarradas. Descobertas atrás de descobertas aceleram o ritmo do texto, o qual termina de forma muito chocante.

Por fim, O Aliciador é um dos melhores livros que li em 2022. É complexo, intenso e perturbador. Um prato cheio para que curte um ótimo suspense. Recomendo muito a leitura!!

Cibelli.Gianjope 19/04/2021

Esse livro foi indicado por uma mulher que conversei pelo facebook e sinto muito não lembrar o nome para poder agradecer.

Vamos lá, sabe aqueles livros que você começa ler e não quer parar? Então é esse, o livro é sensacional, cheio de mistério, reviravoltas, desconfianças, surpresas, é aquele livro que você questiona várias vezes, na hora que você acha que entendeu, esquece, o livro muda de direção. É uma leitura que você fica assim, O QUÊ? COMO É? COMO ASSIM? NÃO ACREDITO, NÃO PODE SER e assim vai rsrsrsrsrs Vale muito a pena colocar na sua lista de leitura.

Hester1 24/03/2020

Achei horroroso! Só continuei até o final para ver quem seria o culpado. O autor atira para todos os lados, nos joga de um lado a outro e fiquei perdida. Tempo e dinheiro perdidos.
Alcione13 24/03/2020minha estante
Rsrs gostei tanto

Hester1 25/03/2020minha estante
Voce gostou do livro???? Então não devo ter entendido nada!

Alcione13 25/03/2020minha estante
Tem uma continuação. De Portugal,claro. Já não gostei. E também detestei Tribunal das almas. Mas lembro pouco da história. Talvez eu estivesse naquelas ressacas horríveis. Aí quando lia algo gostava...

Hester1 26/03/2020minha estante
Eu comprei o livro por que muitos aqui o elogiaram demais. Então você está com a maioria daqui. Normal. Eu achei o livro confuso e inconcluso.

Alcione13 26/03/2020minha estante
Isso também achei. Talvez um dia releio

Hester1 26/03/2020minha estante
Vc. recebeu o epub que lhe enviei??

Alcione13 26/03/2020minha estante
Qual em específico??
Minha internet está um terror

Hester1 27/03/2020minha estante
Judith Macnaught um dos que vc nao conseguiu abrir.

Sandra 09/10/2022

"Deus é silencioso. O diabo sussurra..."
Tudo começa quando dois meninos e um cão da raça labrador decidem fazer trilhas, em meio à mata. Com um faro aguçado, o cão fica louco ao farejar algo e logo começa a cavar, a descoberta inesperada deixa os meninos apavorados, que imediatamente avisam a policia local. Seis braços direitos foram desenterrados, todos de meninas entre 9 e 13 anos. À medida que os cadáveres são desenterrados, a equipe percebe a presença de apenas cinco meninas, que haviam sido identificadas anteriormente como desaparecidas. Com isso a esperança de encontrar a sexta menina com vida é grande
O Departamento de Investigação de Crimes Violentos foi acionado. O caso passou a ser prioridade máxima. Rosa, Boris, Stern e o doutor Goran Gávila ( um criminologista civil ) chefiados pelo inspetor chefe Roche. Logo contariam também, com uma policial de outro distrito chamada Mila que possuia uma vasta experiência em sequestros e localização de pessoas.
A cada nova descoberta, mais uma teia. Para o Aliciador, não bastava devolver o corpo sem vida das meninas para as famílias. Era preciso revelar o mal.
A cada corpo encontrado mais perversidade. Mais podridão, mais segredos revelados. A mente do assassino parecia prever os passos da equipe de investigação. Sempre um passo à frente milimétricamente calculado.
E o pior, a mente doentia conhecia todos os segredos obscuros das famílias envolvidas e da equipe de investigação. Não só a mente do assassino é apresentada mas também a mente da equipe de investigação. Cada qual com seus segredos obscuros.
Para mim, faltou algo no final do livro. Há uma explicação plausível para o caso dos sequestros e dos assassinatos, mas não foi bem detalhado na narrativa essa motivação. Apesar disso gostei da história.

Bee 17/12/2020

Faz tempo que li, mas me marcou muito, uma historia forte, difícil de esquecer, um dos melhores livros de investigação que ja li.

LaAs183 18/11/2021

Deus é silencioso, o diabo sussurra!
Um dos melhores thrillers que li esse ano. História que te envolve e te instiga do começo ao fim, com ótimos diálogos e uma trama muito bem amarrada. Ansiosa pra próxima leitura do autor.

juliette 18/08/2020

Me prendeu até o fim
História bem escrita, final incrível. Sinceramente me deixou com um gosto de quero mais.