O Aliciador

O Aliciador Donato Carrisi

Resenhas - O Aliciador

Kevin 24/04/2024

Pronto para virar filme
Vamos lá. Primeiramente achei os personagens sem nem um carisma e a leitura até boa parte do livro parece um suspense padrão de prateleira. Mas devo admitir que ao final a história é extraordinariamente original ficando aquela sensação de ter que voltar em algumas partes para conferir se eu entendi realmente o que estava acontecendo :) .Mesmo assim foi um dos poucos livros que terminei com a vontade que fosse um filme.

Bell.Barreto 16/03/2024

"O Aliciador" é um thriller escrito por Donato Carrisi que faz parte da série de livros protagonizada pelo personagem Mila Vasquez, uma agente especializada em desaparecimentos. Neste livro, Mila é chamada para investigar um caso perturbador: o desaparecimento de crianças em um vilarejo remoto nos Alpes italianos. Conforme a investigação avança, segredos sombrios e reviravoltas surpreendentes vêm à tona.

Carrisi tece uma trama complexa e cheia de suspense, mantendo os leitores envolvidos do início ao fim. Ele explora temas como o mal e a natureza humana, criando uma atmosfera de tensão e mistério ao longo da narrativa.
Se você gosta de thrillers psicológicos com enredos intricados e personagens cativantes, "O Aliciador" é uma leitura que certamente irá prender sua atenção.

Flavinha 16/03/2024

Um livro pesado que não imaginei que seria? para quem gosta do gênero super recomendo, mas existem muitos gatilhos e assuntos fortes.

Renato Thomaz 03/02/2024

"- Segure-se bem, doutor... São lágrimas".
Intenso, arrepiante, alucinante! No começo, quando vi que os capítulos pareciam que tratariam de duas histórias e, os longos capítulos que pareciam desconexos, me deixaram preocupado em seguir com a leitura. Mas assim que foi apresentada a premissa, a estória se torna envolvente e "fácil"de se acompanhar. O enredo é repleto de cenas cinematográficas, descritas com precisão (perfeição) e que te fazem sentir como se estivesse acompanhando de dentro uma investigação. A todo o momento é plantada uma "pista" que te faz querer seguir adiante na leitura, te mantendo envolvido em busca da identidade do assassino e de saber se haverá sobrevinte entre suas vítimas.
A escrita apresenta cortes rápidos (transições) que de início incomodaram um pouco, pois deixavam confuso o entendimento. Em certos momentos cabia facilmente uma divisão de capítulos. Mas aos poucos é possível relevar isso, principalmente da metade adiante, onde cada "cena" é sucinta e sem rodeios, sempre avançando na história.
Contudo, tenho que admitir que alguns pontos na história me pareceram fora do que até então estava estabelecido. Sendo um estória bem embasada e "pé no chão", a inserção de uma médium e posteriormente um interrogatório por hipnose deixaram a desejar e, analisando ao término da leitura, percebo que foram em vão, pois não contribuíram na investigação. Assim, na minha opinião, foram artifícios que poderiam ser melhor trabalhos ou, simplesmente, descartados na versão final.
Uma de minhas "cenas" preferidas foi a do luminol no quarto branco, que "iluminava de índico as paredes como uma galáxia" e, num canto, o recorte da silhueta de alguém que assistia a tudo.

Fabio 26/01/2024

" As profundas e traumáticas marcas ineludíveis do passado"
Fenômeno mundial do premiado autor italiano, Donato Carrisi, "O Aliciador", é um thriller policial de alta octanagem, que não dá trégua do início ao fim, e conduz o leitor a uma alucinante corrida pelas ruas de uma grande metrópole italiana em busca de um serial killer implacável,que parece estar sempre um passo à frente da equipe de investigações especiais liderada pelo criminalista, Dr. Goran Gavila.

Cinco meninas com idade entre 9 e 13 anos estão desaparecidas há mais de uma semana. Seis membros amputados, braços esquerdos, enterrados em uma cova rasa, em meio a um bosque, são descobertos por um andarilho e seu cachorro, um labrador. Em meio a esse palco de horror, uma equipe dedicada à caça de assassinos em série, e uma especialista em desaparecimentos, enfrentam um adversário desumano, feroz e calculista que parece ter preparado seus crimes premeditadamente em seus pormenores, como em uma peça teatral em atos e cenas de pura crueldade e frieza.

Narrado em terceira pessoa onisciente e pela perspectiva de múltiplos personagens, "O Aliciador", sobretudo dá maior ênfase e centraliza o ponto de vista da agente especial Mila Vasquez, que em meio ao circo de horrores, tem que lidar com sua introspecção, seus traumas e as profundas marcas do passado, enquanto, tenta ajustar-se à equipe principal de investigação, e correndo contra o tempo, unem-se para desvendar o mistério que, ligam as vítimas umas às outras, e em meio ao caos, precisam capiturar o algoz, o infame "Albert".

Com uma trama altamente complexa, personagens bem desenvolvidos, focados na perspectiva psicológica individual, Carrisi, nos entrega um thriller irretocável, carregado de surpresas e cenas assombrosas, que conduz o leitor a uma viagem perturbadora, enquanto descortina progressivamente as loucuras do facínora, e o desvendar alienado de seus cúmplices.

Como pano de fundo, Donato Carrisi, utiliza um cenário urbano contemporâneo, em tons de cinza, visivelmente melancólico, imitando os predecessores do terror gótico do passado, com a finalidade de despertar ao leitor a sensação de urgência, e imprimir ao texto, desde início, um clima extremamente sombrio e decadente, digno das maiores obras do gênero.

Com um enredo envolvente, complexo e uma linguagem extremamente precisa e visceral, Carrisi, que possui formação em direito, especialização em criminologia, explora com maestria a dicotomia entre o bem e o mal, e a valoração dos temas filosóficos intrínsecos dos valores absolutos, tais como o direito, a justiça e a moral, e apresenta ao leitor um pequeno manual criminológico, baseado na abordagem comportamental (Behaviorismo) dos serial-killers e sobretudo dos chamados "aliciadores", e revela o enorme conhecimento sobre os métodos investigativos e técnicas de interrogatório, das forças policiais especializadas em crimes brutais.

Combinando técnica literária e conhecimento técnico criminal, Carrisi nos entrega um livro desafiador, sombrio, ao mesmo tempo complexo e sutil, com pitadas de elementos sobrenaturais, que demonstram cabalmente o motivo pelo qual "O Aliciador" está em um patamar de qualidade e estética superior a do seus pares coetâneos.

Em suma, " O Aliciador" é de leitura fluida, viciante, que nos instiga a continuar pagina após pagina, e incita a um estado de aflição e angustia, até o desdobramento final, e quando nos coloca frente a frente com o terror vilipendiado, mesmo entre ânsias a alívios, marca em nós, aquela sensação de arrepsia, que, somente aquele que experimentou o temor consegue compreender.
Vitoria.F 26/01/2024minha estante
Ótima resenha Fábio! Notão!

Iris.Reis 26/01/2024minha estante
Brilhante ou brilhante?

CPF1964 26/01/2024minha estante
Parabéns pela maravilhosa resenha, Fábio.

Duda.bae 26/01/2024minha estante
Resenha excelente, como sempre bem completa, Fabio!! ?????
Achei bem interessante esse thriller hein, sou uma consumidora assídua de podcast de true crime, então falou de serial killer já desperta minha curiosidade ?

Mel 26/01/2024minha estante
Eu nem sei o que falar sobre essa resenha. Sério, você dá show demais.
Acho que deveria escrever um livro. Serei a primeira a panfletar para você! Rsrsrs
Sua habilidade com a escrita é formidável!!
PARABÉNS!!! ?

Vitoria, muito obrigado!?
Esse valeu cada segundo de leitura e de sofrimento kkkkk

Fabio 26/01/2024minha estante
Iris, o livro é brilhante, concordo, contigo!!!???

Fabio 26/01/2024minha estante
Muito obrigado, meu amigo, Cassius!??
Esse foi parar no podium dos thrillers, de tão bom!

Fabio 26/01/2024minha estante
Obrigado, Dudinha, minha querida!?
Então você vai adorar o livro, Dudinha, porque, é bem no estilo mesmo!?

Fabio 26/01/2024minha estante
Mel, minha linda, agradeço pelas belíssimas palavras!?
Você é demais!!!!
Que sabe, um dia quando tudo ficar mais tranquilo eu coloque as ideias no papel... quem sabe um dia! kkkkk

Mariana 26/01/2024minha estante
Com esse título já fiquei arrepiada... Que resenha extraordinária é essa, Fábio!! ? Interessantíssimo seu ponto de vista e sua narrativa muito concisa. Não vai para a porque já me assombrou bem, obrigada ?, mas está de parabéns pela clareza???

Fabio 26/01/2024minha estante
Mari, eu nem sei como agradecer por tais palavras!????
Serio, você realmente me deixou sem elas! kkkkk
Obrigado pelo carinho, pela presença e principalmente pela paciência!
Gratidão!??

CPF1964 26/01/2024minha estante
Este é um dos melhores que li. Principalmente pela escrita. O autor tem diversos consultores da parte técnica da Polícia

Mariana 26/01/2024minha estante
Fábio ???

Flavia_Lo 26/01/2024minha estante
Arrasou, Fa ??
Tava buscando um thriller bem caótico, amei a indicação ?

Fabio 26/01/2024minha estante
Cassius, eu concordo contigo. A escrita do Carrisi é impar e merece a fama que tem!
Eu fui pesquisar sobre durante a leitura, porque demonstrava muito conhecimento na area investigativa e eu fiquei curioso para saber a origem de tudo e descobri, o que acabou de me dizer.
Obrigado pelo feedback, meu amigo!!!

Mari ?

Fabio 26/01/2024minha estante
Muito obrigada, Flavinha, minha querida!!!!???
Se gosta de thriller esse é o livro pra ti! ?
Leia e vai me contando sobre suas impressões!
To esperando hein? kkkk

Gabriela_Sut 26/01/2024minha estante
Nossa, pesado porém parece muito bom! Adoro thrillers, embora quase nunca leia. Esse aí entrou no meu radar!
Ótima resenha como sempre!! ???

Fabio 26/01/2024minha estante
Gaby, muito obrigado pelo carinho e presença de sempre!?
Esse com toda certeza é um dos melhores do gênero na minha opinião, Gaby!
Vale muito a pena, cada minuto gasto com a leitura e o sofrimento kkkkk

AndrAa58 27/01/2024minha estante
Obrigada pela resenha, Fábio. Mais um que entrou na lista ??

Muito obrigado, Andréa!!?
Fico feliz, que tenha te incentivado a colocar mais uma na sua lista de leitura!!! ?

Núbia Cortinhas 27/01/2024minha estante
Uauuu!! Que resenha maravilhosa!!! Parabéns, Fábio, sempre arrasando na escrita! ?? ?? ??

A.Paula.Sz 27/01/2024minha estante
Já queria ler antes, depois da sua resenha vou ter que começar já! ?
Parabéns pela resenha - como sempre - perfeita!

Elton.Oliveira 27/01/2024minha estante
Ahhhh ... Já despertou a curiosidade, mais um Thriller pra minha lista ! ?

Grace.Santos 27/01/2024minha estante
Fábio fazendo minha lista desse ano??

Muito obrigado, Núbia!?
E só cheguei a esse livro, por conta da sua resenha, então, obrigado pela dica indicação!!!!??
E sobre a escrita, fico lisonjeado, vindo de uma resenhista como você!?

Fabio 27/01/2024minha estante
Paula, minha querida, obrigado pelo carinho!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha e que, tenha te animado a começar já! Kkkk ?

Fabio 27/01/2024minha estante
Elton, meu amigo, esse com toda a certeza vai ser um dos melhores Thriller que vice vai ler na vida! ?

Fabio 27/01/2024minha estante
Grace, minha querida, eu fico feliz em saber que ajudo a aumentar sua lista de leitura!?
Muito importante, saber que, tenha gostado da resenha!

Deise 27/01/2024minha estante
Eu amei esse livro. Surreal!

Deise 27/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha ???

Deise, muito obrigado!?
Que livro incrível, o Carrisi nos entregou, não é?
Me surpreendeu e muito. Com certeza elevou os Thrillers a um outro patamar!
Agora, eu não vejo a hora de ler o Tribunal das Almas para poder ler o lançamento desse ano.

A Leitora Compulsiva 27/01/2024minha estante
Da coletânea "livros que você lê à noite, e depois não dorme"

Vai direto pra minha lista! (Mas, de verdade, preciso dormir porque sou do proletariado sofredor KKKKKKKK)

Resenha lindíssima, Fábio!

Deise 27/01/2024minha estante
Por nada! Já vou colocar esse na minha lista para ler quando lançar. Virei fã da escrita desse autor ???

Lah ... ?????
Só você kkkkk
Eu também preciso dormir porque também sou do proletariado, inclusive, amanhã estarei de plantão! Kkkkk
Muito obrigado, pelo carinho de sempre!!!?

Fabio 27/01/2024minha estante
Deise, só não esquece de ler o Tribunal das Almas antes de ler o novo. É sequência!!!?

@Francielly 28/01/2024minha estante
Fabio, que resenha incrível, me prendeu do início ao fim, como sempre! ????
Parabéns amigo, além de escrever perfeitamente bem, ainda me convenceu a colocar o livro na minha lista rs
PS: sou uma consumidora compulsiva de True crime contados em podcast/documentários, porém, nunca leio livros do gênero.

Fabio 28/01/2024minha estante
Fran, minha querida, eu sou imensamente grato por suas palavras!????
Obrigado pelo carinho e pela presença de sempre!??????
Estou muito feliz que tenha te incentivado a coloca-lo na sua lista de leitura.
Leia, e verá que o Carrisi, é um dos melhores do gênero, e inaugura um estilo de escrita surreal, para o genero.
Ahh, antes que eu me esqueça, esse livro é baseado em fatos reais, então esta dentro do "True crime", que você tanto gosta!

Lili 29/01/2024minha estante
Esse livro é sensacional!!!

Fabio 29/01/2024minha estante
Lili, eu gostei dele em todos os sentidos!
Uma obra de arte da ficção investigativa!
Obrigado pelo feedback!?

Aline MSS 30/01/2024minha estante
Mto bom, Fabio.??????
É o tipo de livro q gosto. Sua resenha mandou ele pra mnha lista. ??

Fabio 31/01/2024minha estante
Muito obrigado, Aline, pelo carinho e presença de sempre!
Fico feliz, que tenha gostado da resenha,e que ela tenha te incentivado a coloca-lo em sua lista de leitura. Esse é o intuito principal, quando escrevo as resenhas, encher a lista alheia com bons livros kkkkkk

Joseane 11/12/2023

Finalmente li Carrisi
Já tinha um bom tempo que desejava ler algo dele e como já imaginava, gostei bastante!
Algumas poucas vezes eu achei que ele deu uma leve enrolada, mas a trama é ótima e nem se fale dos plots, adorei todos.
Quero muito ler as suas outras obras.

Núbia Cortinhas 05/12/2023

Baseado em crimes reais.
Que thriller eletrizante!!
A cada capítulo a tensão só aumenta. Vários plots de arregalar os olhos!!
Muitos casos citados realmente aconteceram, assim como as técnicas de investigação e de perícia descritas são reais, embora em algumas circunstâncias o autor tenha se permitido adaptá-las às necessidades da narrativa.
Para quem gosta do gênero, é uma ótima opção!
Fabio 07/12/2023minha estante
Fiquei muito empolgado com sua resenha, Núbia!
Já entrou pra lista?

Valesca.Castelani 07/12/2023minha estante
Verdade Fabio li a resenha e ja coloquei na minha lista de leitura

Núbia Cortinhas 07/12/2023minha estante
Fábio, vc não vai querer parar de ler até o final. Para o ano que vem, que já vou querer o outro livro dele O Tribunal das Almas. Espero que seja continuação.

Núbia Cortinhas 07/12/2023minha estante
Valesca, o mais impressionante é que é baseado em fatos reais. Muito chocante! Para quem é amante de thriller, não pode deixar de lado esse livro, e ouso até dizer, qualquer livro desse autor.

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
não conheço esse autor mas pela sua resenha , acho que vou amar foi pra minha lista

Fabio 08/12/2023minha estante
Núbia, já ouvi maravilhas sobre esse autor, e eu comprei recentemente o Tribunal das Almas por indicação aqui no Skoob mesmo... Já está na lista de primeiros do ano?

Fabio 08/12/2023minha estante
Valesca, essa resenha nos empolga né? ?

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
Fabio muito, eu mesma queria saber fazer resenjas assim ,

Núbia Cortinhas 08/12/2023minha estante
Fábio, também já estou pensando na lista e com certeza ele fará parte. ?

Núbia Cortinhas 08/12/2023minha estante
Kkkkk, Fábio e Valesca!! Ganhei meu dia, amigos!! Obrigada pelo carinho, às vezes a jornada é tão cansativa que é uma luta escrever uma resenha, e vez ou outra tenho vontade de dar nota somente. Mas como é um bom exercício, acabo ficando com a consciência pesada e escrevo ; e saber que influência de certa maneira na escolha (mesmo sabendo que o gosto é pessoal), não tem preço! Muito obrigada mesmo pelos comentários, só incentivam mais e mais a vencer o cansaço. Obrigada pelo carinho! ??

Fabio 08/12/2023minha estante
Eu te entendo, perfeitamente Núbia, minha querida. Às vezes, só dá tempo de ler o livro e olha lá ... A correria do dia-a-dia nos consome demais, mas como você disse, acaba pesando na consciência, e acabamos escrevendo, para exercitar a escrita e para ajudar a outros alcançarem essas preciosidades .
Eu mesmo acabei de resenhar um livro que li há mais ou menos um mês atrás e não estava encontrando tempo para resenhar algo digno da obra e do autor.

Valesca.Castelani 08/12/2023minha estante
Eu sou aquela pessoa que não sabe escrever uma resenha legal.Mas ao mesmo tempo sou a pessoa que le um livro e fica muito empolgada sempre, com vontade de ir de porta em porta falar sobre ele , e no geral não é isso que acontece .Mas sua resenha foiuito toppppp

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Fábio, as suas resenhas são maravilhosas!! Realmente, vc é rei e uma inspiração! ?

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Valesca, não se preocupe em escrever muito. Escreva o que vc sentiu e se recomendaria. Escreva no papel ou no bloco de notas e depois copie e cole aqui. É uma sensação de dever cumprido, sem falar que tem um desafio aqui no Skoob que te incentiva a resenhar os livros lidos.

Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Amiga!! Vc está escondendo o ouro, hein!?! Kkkk. Vc escreve sim e bem! ???????

Serio ganhei o dia?

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
Muito obrigada agora fiquei feliz

Fabio 09/12/2023minha estante
Núbia, você realmente me deixou aqui sem palavras!
Você quem dá aula de escrita!
Tão belas palavras vindas de alguém como você, são realmente especiais, e me incentivam ainda mais a escrever sobre os livros que leio.
Obrigado minha amiga!???

Fabio 09/12/2023minha estante
Núbia , eu também acho que a Valesca esta escondendo o jogo e escreve muito!!!!!

Fabio 09/12/2023minha estante
Valesca, até pouco tempo atrás, eu tinha certa vergonha de postar as resenhas então as guardava pra mim, era só um breve relato da leitura pra que no futuro eu soubesse as impressões de determinado livro, mas depois que eu comecei a escrever e postar, virou um vicio (bom) e como a Núbia disse, aquela sensação de dever cumprido... porque como você quando gostamos de um livro, dá vontade de sair na rua e indicar o livro para todos que passam na calçada kkkkk

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
Sim bem osso Fábio, eu tinha vontade de falar com todos, lateralmente os que estão a nossa volta não compartilham. Aí vinha a parte da resenha que eu pensava o livro é tão bom mas tão bom Que minhas palavras não vão fazer jus à ele .
E agora vem vcs e comentam isso , eu fiquei tão feliz que nem sei como agradecer.
obrigado
Tô se achando agpra?

obrigado
Tô se achando agpra?

Regis 09/12/2023minha estante
Do Donato Carrisi eu só li O Tribunal das Almas, e é soberbo. Gostei muito da sua resenha Nubia e o próximo do autor com certeza será esse. ??

Thadeu Costa 26/10/2023

Donato Carrisi - O Aliciador
Seis braços são desenterrados em um bosque mas cinco meninas estão desaparecidas. Uma equipe é formada para achar as meninas, seguindo as pistas do caso. Infelizmente, um a um os corpos das garotinhas são expostos e o serial killer cada vez mais distante. E a sexta menina?

A história é bem cadenciada, personagens fortes, lugares bem descritos e, claro, muito suspense. Cada personagem, incluindo a protagonista, tem seus passados obscuros.

Posso dizer que foi um dos grandes suspenses que já li e com certeza lerei Tribunal das Almas em breve.

Andy.Sena 23/10/2023

Foi meu primeiro contato com a escrita do Carrisi e estava com bastante expectativa por conta de opiniões referente ao escritor. Mas esse livro, não funcionou comigo. Achei a história bem maçante, em certos momentos, ficava bem entediada com os acontecimentos e fora que não gostei de nenhum personagem, especialmente a protagonista.

Sobre o vilão em si, achei bem fraca o desenvolvimento. Na real, gostaria de tê-lo conhecido melhor, especialmente pelo rumo da história do criminalista. O cara era um gênio do crime, mas não fomos devidamente apresentados. Senti falta disso.

Sobre a resolução foi bem mediana.

Eliete 14/10/2023

Bom, mas se perde
No geral gostei desse livro, a história é bem construída, a escrita é muito fluída e gostei da forma como os personagens foram escritos até certo ponto. O que me pegou foi de uma certa parte até o final. A história tomou um rumo que não curti muito e o o final em si foi um tanto fantasioso na minha opinião. Mas vale pela escrita e pelo clima de tensão que o livro vai construindo.

stgabis 07/03/2023

Péssimo!
Meu Deus foi o pior livro que li esse ano, que tempo mais mal gasto. Eu não acredito que eu perdi meu tempo lendo isso aaaaaa
O enredo patina mais que a boneca Lu, mano? Tipo???
Eu nem consigo fazer uma resenha decente porque esse livro NÃO É DECENTE QUE ÓDIO

Marisa.Feital 09/02/2023

É um suspense eletrizante. Esse autor nunca me desaponta. Falar sobre o livro é passar muito spoilers. O que eu posso dizer: nada é o que parece?

Perla.Campos 26/01/2023

Leitura aflitiva em certos capítulos e frustrante em outros. Mas talvez esse seja o conteúdo e a forma dos romances policiais. É bom.

Bruno.Escloder 02/01/2023

Uma Ótima Experiência
É um excelente livro de entrada no gênero thriller policial. Tem seus pontos fortes, mas peca em algumas situações.
Os personagens são bem desenvolvidos, principalmente a protagonista Mila. Há Plot Twist bem feitos e surpreendentes, a leitura é fácil e empolgante.
Como ponto fraco, ressaltaria a utilização do "místico" como meio de dar prosseguimento na história, mas nada que a comprometa.
Em geral foi uma ótima experiência de forma a criar espectativa nas outras obras do Autor.