Angus - O Primeiro Guerreiro

Angus - O Primeiro Guerreiro Orlando Paes Filho

Resenhas - Angus - O Primeiro Guerreiro

Livros.Bichos 31/05/2023

Muito bom!
Tem uma escrita bem detalhada, personagens carismáticos e leitura divertida. É lento e tals, mas não tira o brilho da narrativa.

Alexander 13/11/2022

esperava rosas, recebi tiros
o livro em si tinha um potencial enorme, porém, o plot em si é muito entediante, os personagens mal desenvolvidos e a história muito confusa.

Pax 17/01/2022

Encantador
Sou suspeito para falar sobre esse livro porque já tenho uma tendência para ficções como Angus.
A maneira que o Orlando consegue misturar elementos vikings e a cultura cristã católica, é muito bem feito. A profundidade da sabedoria de Nennius que é passada para Angus, é simplesmente incrível!
Foi um livro que me conquistou, e que a leitura fluía facilmente

Sr. Alves 04/04/2021

Angus - o primeiro guerreiro.
Em plena idade média, por volta do ano 863, uma saga de fulgor e força fora criada, através de seus feitos, Angus Maclachlan trilhou seu caminho rumo à ascensão. Na era medieval, inúmeras batalhas eram travadas em busca de territórios, pilhagens e escravos, com os nórdicos seguindo buscando cada vez mais dominar e conquistar.

Em meio a este contexto, em plena Bretanha, está Angus, filho do bravo guerreiro. Seawulf, buscando encontrar seu valor dentre seu povo, munido de seu machado e sua coragem. Ao contrário dos nórdicos, Seawulf segue os preceitos do cristianismo e isso tem clara influência sobre Angus, que verá através do tempo a missão que enfrentará, dada por Deus.

A narrativa é muito descritiva, o autor Orlando Paes filho não poupou detalhes. Contudo, o excesso de descrição, por vezes, chega a ser tedioso e em algumas partes a estória se mantém arrastada e senti falta também de personagens marcantes, exceto por Seawulf, pai de Angus, que foi meu favorito. A temática cristã é divinamente abordada e marca uma transição no contexto da obra. Angus ? o primeiro guerreiro, pode não ser muito atrativo a princípio, mas é uma excelente forma de contar uma verdadeira lenda.

Sr. Alves

Matthaeus Filipe 11/11/2020

Do entusiasmo à decepção.
ANGUS - O PRIMEIRO Guerreiro foi um dos poucos livros lidos por mim que remonta os tempos da idade média com suas batalhas, culturas, etc. Por ter uma certa referência de outros livros do gênero, a trama que envolve a história de Angus começou a me entusiasmar no início, mas a partir da metade para o final fiquei completamente decepcionado com o estilo da história desenvolvida pelo autor. Em diversos pontos senti que a narrativa ficou muito confusa. Em alguns casos onde os detalhes poderiam ter sido explorados, o autor foi muito breve e economizou palavras sem mais explicações. Em outros momentos ele tentou forçar a barra criando situações inesperadas que destoavam com o tema da narrativa central. Outro ponto negativo é a quantidade de nomes que pareciam ser aleatórios e pouco importantes para a história. Essa quantidade exagerada de nomes com grafia complexa dificultava até mesmo a imaginar qual personagem estava sendo referido. Enfim, dou duas estrelas porque em alguns pontos, frases marcantes e trechos que falavam à alma quase compensavam o restante ruim que ocupou a grande parte da obra.

Maria.ClarA 06/09/2020

É bom! mas também não leria dnv...
É muito difícil pegar o ritmo, principalmente no começo que parece que é uma narrativa sem fim. A partir de um momento onde acontece X coisa, muda de um jeito absurdo, fica extremamente bom do nada, tu engaja total a leitura, no fim da uma desacelerada mas mesmo assim ainda é muito bom. O problema de Angus, é que é uma estória onde você se esforça demais. A todo o instante você espera pegar o impulso básico do ânimo de passar as páginas naturalmente com entusiasmo, mas por muito tempo você se vê lendo arrastado. Além de que se você não gosta de coisa nórdica, guerras, você dificilmente vai gostar, porque tem muitas referências obviamente, além de ser um soco religioso sendo que se passa no século VIII algo assim, 864>.

Henrique Cavalcante 10/08/2020

Ok, uma obra razoável
Eu realmente queria muito falar 100% bem desta obra, mas, a narrativa cansativa e a falta de ritmo da trama fizeram eu pensar em largar a leitura por várias vezes, só não fiz isto por não conseguir deixar nada por fazer.
A obra é rica em detalhes para quem curte RPG e afins, porém, possui uma narrativa que não envolve e um protagonista que não tem carisma. O livro joga uma proposta de mostrar o crescimento de Angus durante a trama, mas, sinceramente eu não vi grande diferença deste personagem do início ao fim do livro. Há uma boa descrição das batalhas e alguns momentos de emoção que perdem o ritmo depois com grandes monólogos de Angus.

Pontos positivos:
Para não acharem q sou chato vi coisas legais neste livro.
A galera que curte histórias/lendas do povo viking vai gostar da riqueza de detalhes contida neste livro além da mescla de fantasia e fatos da Europa do Século VIII ao XI.
A edição do livro é maravilhosa, capa e miolo feitos com material muito bom.
Há várias ilustrações feitas pelo autor de óleo sobre tela.

José Junior 17/01/2019

É, se eu não chorasse no final do livro não seria eu.
Realmente esse é um livro de guerra, aventura medieval, mas extremamente religioso, com cada personagem com uma fé incrível, frases que são um soco no seu estômago, eu tô ainda impactado, mesmo sabendo desde o prólogo que eu o amarei, eu simplesmente precisa desse livro, e o final JESUSSSSS

Coisas de Mineira 08/02/2018

Ao olhar para a capa de “Angus, O Primeiro Guerreiro” imaginei que se tratava de uma obra infantojuvenil. Ao ler a sinopse comecei a pensar que seria uma história de guerreiros medievais. Mas essa ficção brasileira escrita pelo autor Orlando Paes Filho é mais forte do que eu pensava e conseguiu me surpreender indo bem além do que eu havia começado a imaginar.

Como o título nos diz, o personagem principal é Angus. Nós o conhecemos ainda jovem, iniciando sua trajetória como guerreiro. Ele é filho de Seawulf Yatlansson Sangue de Gelo e ao lado do pai ele terá muito a aprender. Eles são Nórdicos e lutam por terras, por poder e em meio aos combates enfrentam seguidores do Cristianismo.

Inicialmente acompanhamos Angus e seu pai em batalhas, fazendo aliança com um homem chamado Ivar Sem-osso, expandindo seu exército e ganhando cada vez mais adeptos. Mas em um dado momento pai e filho não conseguem mais apoiar a crescente crueldade de Ivar, discordância que dá inicio ao rompimento e a uma grande rivalidade...

Muitos anos se passam ao longo das páginas e a vida de Angus passa por inúmeras reviravoltas. Dentre elas está ser resgatado por monges e viver um tempo em um mosteiro onde modificou suas crenças, conhecer uma princesa e se apaixonar, conquistar rivais e também aliados, ser treinado por um bravo guerreiro e participar de muitas, muitas batalhas.

Angus cresceu em meio as crenças de seu povo Nórdico e assim como eles acreditava em deuses como Odim, Thór e Lóki. Mas também ouvia sua mãe (descendente de Escotos) falar em Deus. No tempo que passa no mosteiro ele se converte ao Cristianismo e defender aos cristãos passa a ser um de seus novos objetivos.

É o protagonista quem narra a história em primeira pessoa. É uma trama sobre a guerra entre pagãos e cristãos, repleta de lutas, disputa por poder, sangue, traição... Ler sobre as cenas de batalhas é como estar presente no cenário de guerra. Torturas cruéis são narradas e em meio a tudo isso acompanhamos o amadurecimento de Angus vendo um guerreiro surgir.

A escrita é bastante detalhada, a história é demorada, os capítulos são grandes e quem gosta da premissa terá muito que apreciar. Será como viver anos de batalhas ao lado de um homem de guerra. Não posso deixar de mencionar que o livro conta com algumas ilustrações que dão uma emoção a mais a trama.

O fim deixa margem a continuação, pois O Primeiro Guerreiro é o volume um de uma trilogia. Caberá a Angus fundar o Clã MacLachlan. Não conheço quase nada sobre mitologia Nórdica e cultura Viking, portanto não sou capaz de dizer se o autor foi feliz na forma como representou esse povo. O fato é que lendo Angus você irá encontrar uma mistura de ficção, conteúdos históricos e religião.

Gostou da resenha? Já leu essa história? Beijo da Nat.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/05/resenha-angus-o-primeiro-guerreiro-1.html