O Escravo

O Escravo Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas -

Geeh 31/03/2024

Um chacoalhão do plano Astral
Simplesmente maravilhoso. Além de entender ,compreendi e senti com a alma lições que geralmente ignoro.
Não reclamar, ajudar e fazer o bem ....Chorei muito com esse livro . Recomendo

Karina.Carvalho 23/03/2024

Que paz ler esse livro.
Acompanhar o João e ver toda a sua transformação ao longo da vida como escravizado.
Sua resiliência e amor ao próximo são invejáveis.
Bastião e Tomasa tb me cativaram muito.

Bonito relato desse momento triste da história do Brasil e do mundo.

Sandrow 15/03/2024

A dor ensina
Leitura fácil, repleta de ensinamentos. Colhemos o que plantamos. Contudo, é na dor e no sofrimento que encontramos as melhores oportunidades para evoluir e nos tornar pessoas melhores.

Debora 23/02/2024

Mais um livro espírita pra conta... e pensar que antes tinha tanta dificuldade para ler livros com essa temática.
Talvez não estava ainda preparada para eles.

Maria.Clara 14/02/2024

Primeiro livro psicografado que eu li. Adorei.
Apesar da temática bem difícil e dolorosa, a autora conseguiu fazer uma leitura fácil e rápida.
Li o livro em apenas dois dias - ou menos. Teve ensinamentos muito bonitos e importantes.

Maria16315 13/01/2024

Na sua pele
Este livro te convida a "vestir a pele" de Ubá, africano escravizado que trabalha em uma fazenda no Brasil.
Interessante ver como em meio a tanto sofrimento ele tenta crescer espiritualmente, ter uma vida mais leve e proporcionar aos outros o mesmo.

Lumar 06/01/2024

O escravo
Uma história intensa, que conta a trajetória de Uba vindo sequestrado da África para terras brasileiras.
Uba perde sua mulher e deixa suas filhas em África, aprende com muita dor e sofrimento o que é a vida de uma pessoa escravizada.

Fada brilhante 28/06/2023

Que história
Gente que história de vida em....
Mas com certeza o final é a melhor parte, emocionante e esclarecedor

Desnorteada 08/06/2023

A mesma situação encarada de formas diferentes por pessoas diferentes.
Mesmo assim, eles tentavam se ajudar para viver da melhor forma possível.

Natalie.Boscato 04/05/2023

Lindo e essencial
Uma história linda, emocionante e que me fez refletir sobre vários assuntos.
Histórias sobre a escravidão e o sofrimento sempre me colocam no cantinho do pensamento.

Maikele.Jardim 08/01/2023

primeira leitura do ano
bom, esse ano eu decidi me dedicar a leitura de livros espiritualistas e de desenvolvimento pessoal.

eu tava no sebo só ler (um sebo que eu gosto muito de ir em porto alegre) e esse livro me chamou atenção, não me contive e acabei comprando ele e outro romance espírita também.

essa história me chamou atenção por se tratar sobre a época escravagista no Brasil, pois sei que foi uma época de muita dor e sofrimento, lembrei também dos Pretos Velhos e iniciei a leitura no mesmo dia.

o livro conta a história de Uba, que vivia numa aldeia na África e era feliz por viver sua liberdade num lugar de natureza com sua família. um dia, homens que compram escravos invadem a aldeia e pegam a força homens jovens e fortes, e Uba é escolhido para ir junto. de repente, toda aldeia se depara com violência extrema, armas de fogo (cujo eles não tinham conhecimento) famílias são separadas, há mortes e os homens escolhidos são trazidos a força pro Brasil em navios. chegando no Brasil, sem saber falar o idioma daqui, são recepcionados por outros escravos que tentam lhes confortar e ajudar nesse momento de dor. Uba não entende o porquê disse lhe acontecer, mas com ajuda de Bastião, um escravo mais velho que sempre morou na fazenda em que ele precisa trabalhar, aprende valiosas lições sobre aprender a amar o trabalho e sua vida dali em diante. em nenhum momento esse livro romantiza a escravidão e os atos de violência cometidos naquela epoca, é um romance espírita; ou seja, foi psicografado pela autora a história de um homem negro que teve sua vida mudada da noite pro dia e tudo que ele precisou passar e aprender nos anos que viveu no Brasil. Uba (que se tornou João) precisou aprender a gostar de trabalhar, sentir empatia, parar de reclamar e agradecer pelas pequenas coisas, assim como ajudar seus irmãos quando estes sofriam. a história é realmente emocionante, tem muitos ensinamentos que vou aplicar na minha vida. vou deixar aqui algumas frases que me chamaram atenção:

"Maldades enlodam o espírito e para tirar esse lodo, são necessárias muitas lágrimas de dor. Porem, somente vencemos nossas más tendências e vícios quando temos oportunidade de desfrutar deles e os recusamos. Inácio somente poderá afirmar que não irá se embriagar se puder tomar aguardente e não a beber. Para quem comete atos de crueldade, a prova é ter oportunidade e não comete-los. E eu? De não precisar trabalhar e me dedicar com carinho ao trabalho. Se isso ocorrer, poderei afirmar: realmente gosto de trabalhar."

"A vida não é somente trabalhar menos e comer melhor, existem muitas outras coisas. Penso que seria bom não ser escravo, ter tido uma companheira, amar e ter filhos. Se isso ocorresse, com certeza, teria também momentos difíceis, porque todos nós morremos; crianças, escravos, e pessoas livres, todos adoecem, e nada dura sem trabalho. Por que não tentou fugir? Porque não tinha planos e fez bem. Não é fácil encontrar um quilombo, e a vida lá também é difícil. Sua vida poderia, sim, ter sido mais fácil se você não invejasse. A inveja é um sentimento ruim de comparação e normalmente, comparações são extremamente desagradáveis. Por que ele e não eu? Recebi isso e outro, muito mais! Aquele é assim e eu não! Isso só lhe fez mal e o tornou antipático."

"Se temos de passar por dificuldades, é melhor seguir caminhando; driblando a dor se encaramos sorrindo. Mas, se preferir passar por elas lamentando, é como caminhar de joelhos, tudo se torna mais difícil, e piora se nos arrastarmos pelo chão."

essa história me fez refletir quantas vezes reclamei de barriga cheia. se temos saúde, casa, trabalho de que vamos trabalhar? de maneira alguma falo isso como forma de me sentir superior a ninguém, mas como maneira de reconhecer que minha vida é cheia de bençãos e que sempre podemos ajudar nossos irmãos e que é assim que podemos nos elevar e nos conectar ao amor de Deus.

Dessa 05/01/2023

Livro perfeito que faz você pensar muito nas duas atitudes.
Um livro que prende e te faz apaixonar.

Jessica852 28/12/2022

O livro é curto, mas em nenhum momento achei a história corrida ou me perdi. É uma leitura que com certeza recomendo para qualquer pessoa.

Jaque 27/12/2022

Leitura agradável
É sempre bom ler livros espíritas, as histórias são sempre interessantes e escritas de um jeito leve e cheio de ensinamentos.