Eu Sei Onde Você Está

Resenhas - O Livro Sobre Você

Sophia1260 13/04/2024minha estante
Quero ler esseeee

bielmony 14/04/2024minha estante
Lê simm amgg, apesar do final ser meio aberto ele é um bom thriller psicológico e serve de alerta tbm, ainda to refletindo nele até hj KKKKK

Jon O'Brien 17/03/2024

Um tanto cansativo, mas angustiante
Minha mais recente leitura foi Eu Sei Onde Você Está, romance de estreia da Claire Kendal, que traz o retrato de uma mulher perseguida por um homem obsessivo, que sempre está de olho nela. O suspense-psicológico tem 304 páginas, foi publicado no Brasil pela Intrínseca e me levou a diversas emoções. Venha saber melhor o que eu achei!

Clarissa encontra Rafe em todos os lugares, mesmo sendo a última coisa que gostaria de fazer. Ela o encontra na faculdade onde ambos trabalham, na estação de trem, no portão do prédio onde mora. Por mais que ela diga que não quer se relacionar com ele, por mais que ela seja assertiva ao fazer isso, as mensagens lotam a secretária eletrônica de Clarissa e os presentes de Rafe abarrotam sua caixa de correio. Ele não entende o significado da palavra não.

A única saída de Clarissa para esse pesadelo está nas sete semanas de um julgamento para o qual foi escalada como jurada. O caso a ser julgado tem semelhanças com o próprio sofrimento que ela enfrenta, e o modo como se desenrola a faz ter certeza de que, antes de ir à polícia denunciar Rafe, precisa ter provas consistentes para que ela seja levada a sério.

Devo dizer que este é um livro muito angustiante. Ele alterna entre uma narrativa em terceira pessoa, mostrando a perspectiva de Clarissa, e uma narrativa que mistura primeira e segunda pessoa, um diário que Clarissa escreve sobre Rafe, usando “você” constantemente para se referir a ele. O livro ganhou pontos comigo por conta dessa forma curiosa de narrar, bastante comum em cartas mas não em romances, mas eu achei o livro um tanto cansativo por conta de quão detestável o personagem Rafe é. Senti vontade de entrar no livro e fazer alguma coisa para ajudar Clarissa.

A linguagem é fluida e o estilo de escrita de Claire Kendal é poético, com figuras de linguagem e bom humor. A protagonista é simples, não tem traços marcantes como vemos em outras obras, então o livro é mais sustentado pelo Rafe do que pela Clarissa, de modo que o aspecto cansativo da obra fica mais evidente. Foi extenuante terminar a leitura, e eu, mesmo tendo gostado do livro, não acho que leria novamente, considerando que são poucos os livros que releio.

Ainda assim, esta é uma leitura que vale a pena se você gosta de um suspense-psicológico sobre stalker. É extremamente bem construído do ponto de vista da verossimilhança, soa muito real e muito assustador, fazendo-nos pensar em pessoas que realmente são perseguidas dessa maneira. Não é um suspense de tirar o fôlego nem muito violento, mas, em matéria de trazer desconforto, Eu Sei Onde Você Está cumpre bem esse papel.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2024/03/17/resenha-eu-sei-onde-voce-esta-claire-kendal/

Drika Bresolin 27/02/2024

Stalker ao extremo
Leitura que te prende e faz ficar agoniada e aterrorizada junto com a personagem, triste realidade de muitas mulheres retratada de uma forma tão detalhada. Faz pensar como o simples fato de sair com uma pessoa uma vez pode acabar com toda sua vida de tal maneira. A escrita é muito boa, faz sentir toda a aflição da personagem, só acho que o final em si foi meio largado, poderia ter dado um desfecho melhor no que se trata ao Robert.

ryshy 15/02/2024

Vey
Não sei nem oq falar desse aqui, só sei q eu gostei muito!! foi uma leitura muito dolorida, pois é um assunto muito delicado e ainda muuuito não falado, mas o livro é muito bom

Sheila 10/02/2024

Angustiante
Nesse livro acompanhamos Clarissa, que está sendo perseguida por Rafe.

A história é dividida em duas narrativas, uma em primeira pessoa, narrada por Clarissa e vai contando como ela está sendo perseguida, como se sente sobre isso e quais atitudes toma. A segunda narrativa é em terceira pessoa e basicamente nos mostra a protagonista sendo jurada em um julgamento envolvendo crimes sexuais.

A primeira narrativa é ótima, nos deixa angustiados e desesperados para saber como será o desfecho. Aborda essa perseguição com dicas de como uma vítima pode se defender. Para mim a segunda narrativa foi mais rasa e não conseguia me conectar com a história.

Infelizmente a história foi muito parada, só começou a acontecer algo de fato depois de 70% do livro, com resoluções rápidas e até mesmo simples demais.

Vale sempre mencionar que perto do fim do livro há violência bem descritiva que pode ser alerta de gatilho.

Andrea 19/10/2023

Gostei muito do livro. A sensação de sufocamento acompanha a narrativa toda. Tem alguns pontos negativos, como a escrita levemente confusa, alternando o narrador no mesmo capítulo sem deixar claro, mas não atrapalhou muito as sensações. Me manteve presa a leitura toda, e odiei aquele final, não por ser ruim, mas não queria que a história acabasse lá...queria ver como terminaria o rolê todo. Bom livro de stalker.

Déia 01/09/2023

A simples decisão de jantar ou não com alguém pode determinar se uma mulher viverá ou morrerá.
Neste livro, Clarissa esteve uma única vez com Rafe e esse encontro foi suficiente para ele se sentir proprietário dela e, a partir de então, passa a persegui-la.
Ponto positivo para a autora que mostra o quanto as mulheres ficam vulneráveis e sem respaldo das autoridades diante de uma situação assim.
Estranhei bastante o fato de os jurados não ficarem confinados, mas como cada país tem suas leis, tentei superar isto.
No mais, a história flui de forma muito "arrastada" e o final foi, para mim, insatisfatório.
Ainda assim, não é um livro ruim.

17/08/2023

Você tenta fugir, mas eu sei onde você está
Rafe está em todos os lugares. E Clarissa vai encontrá-lo, mesmo sendo a última coisa que gostaria que acontecesse. Vai encontrá-lo na universidade onde ambos trabalham, na estação de trem, no portão do prédio onde mora. As mensagens do homem lotam a secretária eletrônica de Clarissa, os presentes dele abarrotam sua caixa de correio. Desde a noite traumática que passaram juntos alguns meses antes, ela se vê em uma armadilha da qual não consegue escapar. E ele se recusa a aceitar um não como resposta. A única saída de Clarissa para esse pesadelo angustiante são as sete semanas que passará em um tribunal, onde foi escalada para compor um júri popular. A vítima em questão viveu experiências que revelam uma similaridade macabra com a vida da jurada. Conforme o julgamento se desenrola, Clarissa percebe que, para sobreviver às investidas obcecadas de Rafe, será necessário se arriscar. Começa então a reunir evidências da insanidade do perseguidor para usá-las contra ele e relata todo o terror psicológico e físico a que é submetida, o que a obriga a reviver cada momento doloroso que vem tentando desesperadamente esquecer. Escrito de forma primorosa, "Eu sei onde você está" explora a tênue fronteira entre amor e compulsão, fantasia e realidade. Um retrato perturbador de uma mulher perseguida, determinada a sobreviver.

reflexão pessoal:
É um livro fácil de ser lido e contempla uma boa versão do que uma pessoa possa vivenciar quando se tem um assediador e perseguidor atrapalhando sua rotina.
Acredito que a história se torna um pouco confusa devido a mudança de narrativa, ora sendo primeira pessoa e ora sendo narrador, mas nada que deixe o livre ruim.
Também pontuo que se tornou um pouco cansativo o fato de Clarissa estar sempre no tribunal ou em casa, mas na maior parte, no tribunal. Entendo que pra representar esse tipo de vivência é interessante apresentar como um assediador entra na vida e na rotina da vítima, mas acredito que pra deixar a história com menor sensação de lentidão, poderia ajudar dando umas movimentadas diferentes.
E, clarissa não tem sorte alguma com homens, né? Acredito que suas sessões de terapias possam continuar para entender porque existe essa repetição de estar com homens casados. O crush se tornou decepcionante.

Acredito também que a escritora realizou uma forma de sentirmos na pele o que a personagem estava passando. Penso que, se você se reconhece com o gênero feminino passa ter esses sentimentos mais aflorado, considerando a grande possibilidade de ja ter vivido algum tipo de assédio e afins.

Ge... 10/08/2023

Bom? Sim. Confuso? Também.
Não é um livro ruim, basicamente a história é muito boa, mas a escrita é enrolada e confusa.
Os personagens, apesar de serem profundos e bem escritos, não são muito marcantes, oque fez eu simplesmente não me apegar a eles.
O livro, como eu já disse, é muito confuso, tanto a linha de tempo quanto os acontecimentos.
O final foi péssimo e EXTREMAMENTE confuso, tô até agora tentando entender oque aconteceu (não de um jeito bom, instigante, foi realmente péssimo).
Mas apesar de todos os pontos negativos, eu achei a história muito legal, já li outro livro sobre stalkers e não chegou nem aos pés desse, não faz sentido, pois o livro tem realmente vários pontos negativos, mas não consigo dizer que é um livro ruim, enfim, acho que valeu a leitura, com certeza não foi a melhor do ano, mas foi bom.

P.S. Tenho certeza que ficou confuso, mas eu sou uma pessoa confusa e tá tudo bem :)
P.S.S. Perdão pelo exagero na palavra "confuso" ?

Michele 11/05/2023

Bem detalhado
O livro e o enredo te prende. Você fica naquela expectativa do que será que vai acontecer? O como vai ser o final. O problema é que a autora detalha muitas coisas e isso acaba sendo cansativo e irrelevante para a história, tmb deixa algumas pontas soltas. O modo como ela detalha o modo psicótico de Rafe e o amendrotamento de Clarissa é bem rico em detalhes. Mas o que foi aquele final corrido? O que foi aquele final? O livro tinha tudo pra acabar legal e a autora começa a correr no final. Confesso que me decepcionei nas últimas 10 páginas.

Tinúviel 28/04/2023

Bem difícil de ler esse livro. Eu não passei exatamente por isso que a Clarissa passou, mas vários homens já foram meus algozes e eu sei o quão terrível é sofrer abusos por parte deles.

Amanda1792 02/04/2023

Eu sei onde você está
Um livro intrigante sobre uma mulher perseguida. Ele detalha a vivência e o terror psicopata que sofrido pela mulher.

Esse livro me deixou muito ansiosa, enojada e completamente perturbada.

Ele é um alerta a todas as mulheres.

Yasmin684 06/03/2023

Angustiante e peturbador...
Esse livro foi o primeiro livro de perseguição que li e me surpreendeu bastante. A escrita no início é confusa pelo fato de ser dividida em 1ª e em 3ª pessoa, mas após algumas páginas de leitura você se acostuma e a leitura toma força. Tem gatilhos fortes de estupro, violência sexual e assédio no livro, que são descritos de maneira bem detalhada. Acho que poderia ter um aviso no prefácio do livro para não ser tão assustador na hora de leitura, como foi para mim. Achei bem angustiante a perseguição de Rafe por Clarissa, possui detalhes muito vívidos e uma narrativa muito bem desenvolvida, apesar de uma certa repetição de palavras, que creio ser intencional. No geral, o livro é ótimo e aborda um assunto que deve ser falado mais para as mulheres tomarem conhecimento e ficarem vigilantes sobres.

Roberta Jornalista 14/02/2023

Perseguição obsessiva
Estreia de Claire Kendal, que mescla narrativas em 3° pessoa e em 1° pessoa do singular.
Mereceu 4 estrelas pois há muitos detalhes e delongas que encompridam o livro.
Começo meio arrastado e confuso, a partir da página 30 e poucos é que engrena e a leitura fica interessante. Início bem perturbador. Perseguição assustadora deixando, a princípio, a dúvida de quem é o perseguidor e quem é o perseguido.
Clarissa e Rafe trabalham na mesma universidade. Em 10 de novembro ele lança um livro, dorme com Clarissa e daí nasce o tormento. Conforme fora orientada pelo serviço de psicologia, ela anota tudo em um caderno.
Nesse ínterim, Clarissa participa como jurada de um júri em que compara o tempo todo a sua história com a da vítima do processo em tramitação. Esse julgamento "se perde" no meio da história da protagonista e a autora dá um desfecho qualquer para finalizá-lo.
Ainda existem outras histórias paralelas, tais como o envolvimento com o bombeiro Robert, a amizade com Rowena e Annie, a vizinha sempre fiel srta. Norton, as tentativas fracassadas de ter um bebê com o ex-marido Henry e a descoberta de outra vítima (Laura Betterton, ainda desaparecida). Esse misto de histórias desnecessárias poderia não existir, devendo a autora se ater aos fatos para melhor acompanharmos o desenrolar.
Final fraco. Tinha todos os ingredientes para terminar de forma surpreendente, porém faltou criatividade e emoção. Por ser sua 1° obra, vai aí um desconto e ⭐⭐⭐⭐ !

Jornalista Roberta 👉🏻📲
Brasília, 14 de Fevereiro de 2023.

Paty Gluszczak 09/02/2023

Eu sei onde você está
Pela angústia do livro acho que ele merecia um fim diferente, não melhor, mas diferente, ela sofre o livro todo e o desfecho ficou tão morno!