Negação

Negação Deborah E. Lipstadt

Resenhas - Negação

Livinha 30/05/2023

Debora Lisptadt, uma historiadora, fora processada por David Irving. Irving a processou por difamação e calúnia, pois a historiadora o chamou de antissemita e negacionista do Holocausto. Assim, o livro segue neste princípio: um julgamento entre uma historiadora (e professora universitária) e um negacionista do Holocausto - que, inclusive, tem vários livros escritos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Parece história mal contada, né? Mas realmente aconteceu. É uma história real e os nomes são todos veridicos. O julgamento durou cerca de 6 anos, com Débora e sua equipe descrevendo, em um relatório de mais de 750 páginas, todas as provas irrefutáveis da existência do Holocausto.

Agora falando sobre o livro: ele é maçante. Não esperem uma obra romanciada. É basicamente a descrição de todo um julgamento. Não tem desenvolvimento de personagens, tampouco histórias que se relacionam com a trama principal. Só existe a trama principal (e não acho errado, já que a autora é a própria Débora que fora processada)

É uma obra de mais de 400 páginas que poderia, facilmente, ser diminuída para 300 e não tiraria nenhum detalhe. Mas, dentro do que se propõe, é extremamente minusciosa e traz a verdade irrefutável: embora muitas coisas relacionadas ao Holocausto estejam abertas a debate, a existência do fato não é uma delas.

Se prepare para sentir ÓDIO de David Irving (e não comprem os livros deste canalha).

Cake 23/04/2023

Intenso
Sem dúvida essa foi a leitura mais densa e intensa que já tive.

Muitos detalhes minúsculos e muitas questões técnicas, mas todas essenciais.

Houve passagens que me enfureceram, enojaram e me entristeceram profundamente.
O modo como o sujeito menospreza um evento histórico responsável pelo assassinato de milhões de inocentes me deixa com vontade de vomitar.

Chorei e tive enjoo diversas vezes enquanto lia
Uma leitura completamente tensa e complicada

Mas, de certo, é inspirador e emocionante como a Deborah lutou por todos aqueles que não podiam e não se deixou calar

Yavanna 08/04/2023

Li com ódio, mas no final as coisas se resolveram.
Esse é aquele tipo de livro que você lê com raiva.

Conta a história real de um julgamento que ocorreu na Inglaterra. Um homem chamado David Irving processou uma professora de história do Holocausto por chamá-lo de negacionista.
Na lei americana, ao haver processo por difamação e calúnia, quem processou deve provar que o réu está mentindo, na lei britânica, o réu deve provar que fala a verdade.

Sendo assim, a professora Deborah teve que provar que o ARROMBADO DO IRVING era um negacionista. Como? Basicamente fazendo comparação entre os livros dele, passagens dos diários e mostrar que ele foi "evoluindo" seu pensamento através das décadas. Tiveram até que visitar Auschwitz para mostrar que ele estava deturpando a História (o cara simplesmente disse que o campo era um abrigo antiaéreo e que nenhum humano morreu lá, "apenas piolhos".)

Eu li com ódio grande parte do livro pq as declarações dele eram muito ridículas. E ainda mais, acho extremamente absurdo a professora ter que PROVAR que o campo de Auschwitz era uma máquina da morte.

No fim tudo deu certo, spoiler: Irving perdeu o processo.

Tem um filme baseado nesse livro, muito bom. Super indico.

Ali 21/03/2023

Muito interessante?
A impressão que tinha durante a leitura era a de que estava vendo um documentário pela forma no qual o livro foi escrito. Mesmo o livro sendo na primeira pessoa onde só temos a opinião da autora achei todo o relato por ela narrado muito interessante. Esse livro é um mar de conhecimento para que gosta de ler e estudar sobre a segunda guerra. E o melhor de tudo é que o final é feliz. É triste vê que algumas pessoas podem achar alguma coisa boa no que Hitler fez. Apesar do tema ser muito interessante eu tirei algumas estrelas por achar a narrativa lenta em alguns momentos e um pouco repetitiva.

Ray Ribeiro 26/01/2023

Angustiante
Ler esse livro foi uma das coisas mais angustiantes que já fiz. Mesmo já sabendo como a história terminava, não consegui não sentir uma ansiedade enorme com o desenrolar da história e uma angustia misturada com ódio a cada nova situação.
O livro relata uma batalha incrível.

Bia 07/03/2022

Esse julgamento tem que estar nos livros de história...
Deborah é realmente uma parte essencial na história do Holocausto.
Sua luta em defesa à história e à todos os que morreram (e sobreviveram) na 2° guerra é inspiradora.
Um livro que te faz viajar para dentro de um tribunal e sentir a tensão de um julgamento que nem deveria existir. A negacão do Holocausto não deveria existir. É uma história revoltante, mas com um final de arrancar lágrimas de emoção. Essa leitura é necessária!

MellNavarro 19/05/2021

Num país em que estamos vivendo o negacionismo na pele, a vitória nesse caso se torna absolutamente fundamental
Eu vi o filme anted de ler o livro e acho que isso ajudou a construir as imagens na minha cabeça.
Embora a impressão inicial é que o retrato do julgamento sendo minucioso vá ser massante, a gente fica tão envolvido com o julgamento que acaba querendo saber todos os detalhes e saber que os relatos são reais torna tudo mais interessante ainda.
Muito bom, recomendo tanto o livro quanto a adaptação que é bem fiel

Theresa.Cavalcanti 21/03/2021

É triste ver como as pessoas negam e tentar silenciar a dor das outras. E mais triste ainda é quando você faz um paralelo com a atual situação do Brasil, com um presidente que nega o golpe militar.
Gostei bastante do livro, muito importante para entender um pouco do Holocausto.
Em alguns momentos fiquei cansada com tanto detalhes, com ela contando quase todo mundo que falava com ela, por isso não dei 5 estrelas.

pfbibiana 21/03/2021

Sobre o uso mal intencionado da História
O livro é muito interessante para quem quer compreender os argumentos utilizados pelos negacionistas. Os capítulos sobre o julgamento nas quais as "evidências" de David Irving são escrutinadas são uma aula sobre o alto rigor científico do conhecimento histórico.
Muito interessante para se pensar no (mau) uso das fontes históricas.

Um ponto baixo do livro que eu acredito que tenha a ver com um formato americano de escrever histórias é a alta personalização da narrativa. Do meu ponto de vista, a discussão do negacionismo do Holocausto é muito grande para que experiências banais estivessem presentes nessa obra. Pessoalmente, um livro de mais 400 páginas muitas coisas poderiam ter sido retiradas como com quem ela jantou no dia tal, quanto ela deu de gorjeta para o taxista...enfim, são escolhas de narrativa que me parecem muito supérfluas para a magnitude dos fatos narrados. Não é que não devesse ter alguns comentários mais leves para dar uma fluidez ao texto de vez quando, mas é que realmente uma boa quantidade de páginas foi destinada para isso.

Não se enganem pelas minhas críticas, pois ainda é um livro que recomendo a leitura.
Realizou-se um excelente apanhado dos principais fatos e teorias conspiratórios ligados ao negacionismo e ao antissemitismo até o início dos anos 2000 e, portanto, é uma excelente leitura para quem quer compreender essas movimentações contra o campo da História.

Nytta 23/02/2021

"Você foi uma boa professora ao nos ensinar dentro da sala de aula e ensinou também a todos os outros no tribunal"
Honestamente, eu fiquei durante os três últimos capítulos deste livro, o que eu poderia escrever sobre ele. "Negação. Uma história real" de Deborah Lipstadt é baseado na "jornada" da autora ao ser processada por um negador do Holocausto, justamente por ser chamado de negador do Holocausto. Por ser baseado em fatos reais, não considero que, as coisas abordadas aqui, sejam spoiler.

Irving é um "historiador" extremamente desonesto, que deturpa fatos históricos conforme suas ideologias. Por muito tempo, Irving tentou silenciar de várias maneiras pessoas como Lipstadt, que expunham antissemita, racista, e o fato de tentar absolver Hitler a todo custo. Muitos, por evitar todo o desgaste de um juri, acabaram entrando num acordo. Mas Lipstadt não.

"David Irving não era tão importante assim; derrotá-lo e expor a falência de suas ideias era".

O processo se inicia em 1995 e terminou por volta do ano de 2004. O processo iniciado pelo negador do Holocausto, seria realizado na Inglaterra, onde a parte que está sendo processada precisa se explicar. Durante 5 anos, a Historiadora americana se junta com um grupo de advogados e pesquisadores para poder construir sua defesa. Nessa defesa, seria exposto todas as incongruências de Irving, mostrando todo seu antissemitismo e racismo.

Eu realmente achei que eu não poderia me emocionar com um livro desse porte. Mas eu realmente estava errada. Durante os três últimos capítulos, especialmente quando você vê pessoas que sobreviveram ao massacre liderado por Hitler, parentes de pessoas que sobreviveram, ou de pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas ao assunto, você entende a importância de pessoas como Lipstadt não se calarem diante de pessoas extremamente desonestas como Irving.

Esse livro é devastadoramente atual. Como disse Alan Dershowitz no posfácio do livro "O trabalho de manter viva a memória do Holocausto, portanto, não está concluído. A vitória de Lipstadt foi a derrota mais importante sofrida na história recente pelo negacionismo do Holocausto em um tribunal. Todavia, a luta precisa continuar, nas universidades, nas Nações Unidas, na mídia, nas editoras e em todos os espaços onde as ideias fazem a diferença."

rafagoncalvess 28/11/2020

Interessante
É um livro um pouco difícil de ler, porém muito interessante. Deborah e sua equipe são brilhantes e levaram a sério seus trabalhos, o que não da para dizer o mesmo de Irving. Foi um tanto desagradável ver como ele possuía credibilidade e liberdade para falar tantas mentiras infundadas, além disso, as falas de Irving me lembraram muito as de Trump. Apesar do livro se passar no final dos anos 90 e início dos anos 2000, essa realidade de distorções históricas, antissemitismo, racismo e xenofobia ainda se encontra muito presente nos dias de hoje.

Alexandra.Tavares 27/10/2020

Um bom livro
Se torna enfadonho as vezes, mas no geral é uma leitura agradável

Kezices 02/08/2020

"Negação" é um livro excelente e sem dúvida com relevância atual em uma época na qual algumas figuras tentam apagar a História.
A autora é a historiadora Deborah Lipstadt.
Recomendo a leitura! A capa do livro é o pôster do filme baseado no mesmo (de 2016).

Renatinha 24/06/2020

Deborah Lipstadt conta sobre seus dias antes, durante e depois do tribunal onde precisou provar que o Holocausto existiu. Longe de seu país, mas com a colaboração de muitas pessoas, lutou contra um negacionista e seus adeptos cegos em relação a história.
Merece a leitura e a reflexão.

Brenda.Gomes 01/06/2020

A Negação
Quando li as resenhas das outras pessoas sobre o livro, eu imaginei que seria um livro muito diferente do que ele se apresentou.
Achei que a escrita não foi tão fluida, tem muitos termos em alemão não traduzidos.
Acabei enrolando bastante para ler mas finalizei pq não gosto de deixar livros pela metade.
A história em si é boa, remete a várias reflexões. Vale a leitura, para quem gosta da temática.