Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

Luiz Santiago 21/04/2024

Traumas confusos
Acho o mais fraco da autora, até o momento. O início é muito bom, com um tom que ela abandona a partir de certo ponto, quando começa a se perder nas alucinações, sonhos e narrativa questionavelmente sofredora da protagonista. Um enredo, no geral, interessante, mas com fluxos de consciência e organização de eventos que, a mim, não agradou tanto. É um bom livro, mas nada demais.

[Plano Crítico]
planocritico.com

yaspery 18/04/2024

Um livro realmente incômodo
"Um Amor Incômodo" nos transporta para o calor sufocante das ruas de Nápoles, onde os segredos enterrados no passado emergem para assombrar o presente de Delia. Elena Ferrante nos conduz por uma jornada emocionalmente intensa, onde as relações complexas entre mãe e filha, assim como o peso do passado sobre o presente.

A narrativa é construída, alternando entre o presente e flashbacks do passado de Amalia, revelando gradualmente os eventos que levaram à sua morte misteriosa.

No entanto, apesar da prosa elegante e da habilidade de Ferrante em criar uma atmosfera envolvente, "Um Amor Incômodo" carece de um ritmo consistente. Em certos momentos, a narrativa parece arrastar-se, enquanto em outros, avança rapidamente, deixando o leitor desequilibrado. A prosa de Ferrante é tão monótona quanto sua trama. Diálogos artificiais e descrições tediosas transformam a leitura em uma experiência penosa.

Gabi 14/04/2024

Primeiro livro da Helena que consigo terminar e não foi uma das melhores escolhas. Achei confuso o que era real e o que era fruto da imaginação da personagem. Uma das caracteristas dos livros da Ferrante é a quantidade de personagens, o que torna muitas vezes a leitura confusa.
O livro é confuso, entendo as problematicas que ela quis transmitir mas, para mim o livro não tem um fechamento.

Ana Almeida 14/04/2024

Já é o segundo livro que eu leio da Elena Ferrante e, nos dois, finalizei com um sentimento meio incerto de confusão e não saber bem o que achar.

Tibi 13/04/2024

Amor?
A escrita da Elena é muito boa, mas não gostei tanto desse livro. Achei algumas partes confusas, a mistura entre a imaginação e o real deixam um pouco difícil de digerir, e não foi uma leitura fluida!
Entretanto, acho as abordagens dela muito interessantes, mostrando as marcas de um relacionamento conturbado entre pais e filhos, da violência doméstica, da falta de autoconhecimento e entre outras coisas.
Bota 2,5 pq não foi fluido e foi confuso.

Myria.Viana 11/04/2024

Uma vitamina desconexa
Minha primeira leitura de Elena Ferrante, não foi uma escolha feliz. Essa história conta a história de Amália pelos olhos de sua filha mais velha. Já nem lembro o nome dela ??? só sei que ela tem sérios problemas de julgamento e uma imaginação muito fértil, a qual em muitas ocasiões ocasionou problemas para sua mãe. Ao longo da narrativa essa filha vai em busca de entender o que aconteceu com sua mãe e o porquê. Tem muitos episódios de violência doméstica e machismo. Passei raiva!!

Nanda 11/04/2024

Arrastado
A história começa muito envolvente mas achei do meio pro final EXTREMAMENTE arrastado. A história de uma mulher tentando entender como sua mãe, com quem tinha uma relação estranha, morreu. Tudo contado do jeito Elena Ferrante de ser, mas esse não me pegou.

feitadeazul0 10/04/2024

Eu, sinceramente, não tive uma total compreensão desse livro.

Entendi o sexismo, o machismo, a violência e como ela afeta o caráter, as mentiras que inventamos quando crianças e o molde que nos tornamos adultos.
Mas não entendi o apelo do livro, algo ficou mal explicado? na minha cabeça, Delia precisa urgentemente de terapia e ponto final.

Chaiane @abrigodoleitor 08/04/2024

Dos 3 livros que li da autora até agora, esse foi o meu menos favorito. Achei chato, não me interessei pelos personagens e nem o que estava acontecendo, o que fez com que eu demorasse muito tempo para terminar esse livro

Mika 07/04/2024

Poderoso
Demorei muito para ler esse livro por dois motivos: 1. a média de avaliações dele aqui tão baixa me desmotivada e 2. eu tô quase zerando e lendo tudo que a Elena escreveu, e eu fico triste de viver em um mundo em que não vou ler mais coisas que ela escreve com o sentimento de primeira vez. Não sei quando e se ela vai escrever mais livros.

Enfim, sobre o livro, acho que esse é meu segundo favorito dela depois da Tetralogia. Um livro muito bom sempre divide opiniões entre 8 e 80, ou ama, ou odeia.
Eu sempre fico sem palavras para falar dos livros dela, esse me atravessou. Só quem cresceu e se entendeu ser humano em uma casa com um relacionamento de adultos disfuncional, tóxico e abusivo, sabe o quão confuso é saber o que foi real e achar que você é o responsável por defender a sua mãe. Várias memórias desbloqueadas durante essa leitura. Protejam as crianças!

Carolina.Perdigão 04/04/2024

Drama psicológico a respeito da estranha relação entre mãe e filha. A trama é envolvente e misteriosa, mas também confusa em alguns momentos por apresentar uma narrativa picotada, em que precisamos juntar as peças dos acontecimentos, memórias e devaneios de quem narra a história.

joaoggur 03/04/2024

Que face o espelho mostra?
Livro de estreia de Elena Ferrante. E meu primeiro contato com a autora.

Amália morreu afogada, nua, com garbosas roupas íntimas. Sabendo do falecimento de sua mãe, Délia faz uma grande reconstrução de memórias, uma aglutinação de lembranças infantis com as da contemporaneidade; ao voltar a sua cidade natal, descobre as minúcias do (antigo) relacionamento de seus pais, - e que o motivo da separação de ambos, um ?amigo íntimo? de Amália, parece ter voltado.

Saibam, antes de ler, que é um livro que pouco fala, e muito ?deixa a entender?. A narrativa é picotada, submergida em um fluxo de consciência que parece embaçar as informações, principalmente aquelas que aconteceram na infância da narradora-personagem.

E, por causa disso, não creio que seja spoiler dizer que a narrativa parte do nada, adentra a uma tempestade de informações? e regressa ao nada. Isso é uma certa decepção, admito, - ainda mais levando em conta que a obra tem um fortíssimo tom de mistério. Entretanto, é nítido o domínio das palavras por parte da autora, ainda mais se considerarmos ser seu primeiro livro.

Foi uma boa experiência. Não é genial, - mas atiçou minha curiosidade para ler mais trabalhos de Elena.

Thayanne24 02/04/2024

O livro trás uma narrativa que mergulha nas complexidades das relações familiares e da busca pela identidade. Ambientado em Nápoles, o livro retrata a angústia de uma filha ao investigar o passado misterioso de sua mãe após sua morte. Ferrante tece uma trama envolvente, entrelaçando momentos de confusão com uma profundidade emocional palpável. A dor da protagonista em confrontar a ausência da mãe e sua própria identidade é visceral e comovente.

Em resumo, a leitura oferece uma reflexão profunda sobre família, memória e autoconhecimento, embora não esteja isento de suas imperfeições.