Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

nixgixx 27/02/2024

Tenho muito a dizer mas estou com preguiça
é bom, uma história boa, uma escrita boa e não vou dizer mais nada que isso pq estou com preguiça de escrever

Ei Maybrick 26/02/2024

Sensível
Esse livro é para a lista dos livros que eu gostei mas eu não sei por que.
É uma história de alta sensibilidade tratando de relacionamento familiar e vida adulta. Me senti muito sensibilizada com o começo do livro e acredito que foi o que me manteve na leitura até o final.
É uma leitura emocionante sensível mas não vai Lica usar convulsões de lágrimas.

Ricc 25/02/2024

Delia precisa regressar à sua cidade natal, Nápoles, para enterrar sua mãe, Amália. E ali, ela precisa lidar com reflexos do passado.

***

'Um amor incômodo' é sobre traumas, memórias e incômodos da vida de uma mulher na meia idade. Aqui, acompanhamos um pouco da história dessa mulher napolitana que, de tão intensa e complexa, se confunde entre imaginação, realidade e devaneios.

Uma viagem a um passado desagradável, marcado por uma relação mãe x filha instável e envolta de camadas que passam por abusos e violência.

Pesados, triste e complexo, o romance de Elena Ferrante é interessante mas peca por sua densidade e nebulosidade o que, por vezes, deixa o leitor desconfortável, não apenas pelo peso das palavras como também pelo modo maçante com que a escrita foi empregada.

Prometeu muito mas não entregou o prometido. E fica uma sensação de frustração pelo que poderia ter sido.

Foi um primeiro contato com a literatura de Elena Ferrante. Pretendo retornar e que a próxima leitura seja um pouco melhor.

Daiana 25/02/2024

Confuso .
Até o fim é entender que foi uma mulher , tento nega oque aconteceu com ela na infância. E tendo que encara o trauma junto da infacia com o luto ( da morte da mãe) .

Vini 24/02/2024

Fiquei com vontade de ler mais livros da autora, embora tenho achado narrativamente fraco. Todo o quebra-cabeça que vai se montando é interessante, mas falta desenvolvimento de personagem, o que prende (ou deveria prender) são as reflexões da protagonista, mas que depois de ter lido autoras como Clarice ou Hilda Hilda ficam rasas demais?
Enfim, ideia interessante e escrita perfeita, mas falta empolgação e ritmo.

Rebeca 21/02/2024

Uma leitura incomoda
Um livro que me deixou ansiosa enquanto fazia a sua leitura.
No meio da trama entre Delia e Amalia, da simbiose entre elas, das lembranças do passado, das fantasias e da descrição do presente, do mistério da morte de Amalia e do desvendar da vida de ambas ficava sem fôlego, querendo saber mais. Mas ao mesmo tempo, me vi fazendo várias pausas, fechando o livro para digerir a narrativa por conta da escrita densa e visceral, por conta das revelações da história.
Além de um amor incômodo, uma leitura muiiito incômoda mas que prende e te faz querer entender cada vez mais da trama e das personagens. Vale a leitura!
Amo a maneira que Elena explora o fluxo de pensamento de seus personagens e me pego identifica e presa neles, muitas vezes. Ela mostra o ser humano como humano, com suas particularidades e principalmente com seus lados mais sombrios.

Juliana Gomes 20/02/2024

Amalia existira.
Meu primeiro contato com a autora e confesso que achei a escrita um pouco confusa e em alguns momentos repetitiva. Apesar desses pontos negativos, consegui compreender a essência da autora e sim, pretendo ler outras obras dela.

Quanto ao livro, basicamente a história aborda o luto de Delia referente a morte de sua mãe Amalia, trazendo à tona vivências de sua infância marcada pela violência doméstica, abusos e inocência "perdida". Também é nítida a busca de identidade de Delia, para saber o que era dela e o que vinha de Amalia.

Foi uma leitura desafiadora, senti vontade de desistir em alguns momentos, mas algo me prendeu e li até o fim.

Fernanda.Caputo 19/02/2024

Uma leitura incômoda, mas fascinante
Hoje a resenha é sobre o livro Um amor incômodo, da autora italiana Elena Ferrante, publicado pela Intrínseca. Este foi o primeiro livro publicado pela autora, no ano de 1992.

Uma das curiosidades sobre Ferrante é que este é um pseudônimo. Ninguém realmente sabe quem é a pessoa por trás das obras. Qual sua aparência, seu nome real, quando nasceu, onde vive, tudo desconhecido. Ao longo dos anos ela deu algumas respostas a jornalistas, donde se extrai que teria nascido em Nápoles, onde se passa a maioria de seus romances (Um amor incômodo, inclusive). Sua mãe seria costureira (mais um toque autobiográfico no livro) e ela teria uma graduação em literatura. E é isso.

Um amor incômodo é o segundo romance que escolhemos para o @clube.travessia, pois não conhecíamos a autora e tínhamos curiosidade sobre ela. Ferrante é mais conhecida pela série "A amiga genial" e este primeiro romance não é tão comentado, mas fomos ousadas e o escolhemos, apesar das críticas a ele.
A história é contada em primeira pessoa por Délia, uma mulher de cerca de quarenta anos, que já inicia sua narrativa com uma frase impactante: "Minha mãe se afogou na noite de 23 de maio, dia do meu aniversário". O corpo de Amália foi encontrado vestindo apenas um sutiã de uma marca chique, incompatível com a senhora de idade recatada que Délia conhecia.

A partir daí, inicia-se uma viagem de volta ao passado. Délia deixa Roma, onde vive e trabalha como ilustradora de quadrinhos e parte para sua cidade natal, Nápoles, para o enterro da mãe e uma tentativa de compreensão sobre o que aconteceu. Na busca pelos últimos momentos de Amália, Délia se defronta com seu passado. Caserta, Antônio, seu pai, homens da vida de Délia e Amália, em um histórico de violência, abusos e incompreensões.
A história é envolvente e queremos saber o que aconteceu com Amália. Mas, ao longo da mistura de pensamentos sobre presente e passado, conhecemos sobre Délia, sua relação com a mãe e sua própria história em que realidade e ficção se misturam.

Um ponto importante a destacar é que este é um romance que utiliza a técnica de fluxo de consciência. Nesta técnica, há uma radicalização do monólogo interior, pois não há uma ordem. As ideias são expostas de forma errante e desordenada, os pensamentos do personagem fluem livremente, misturando passado e presente, sensações, pensamentos. É uma técnica que busca demonstrar a profundidade psicológica, a exploração da sensibilidade e a recuperação de memórias². Deste modo, em alguns momentos, o pensamento de Délia se mistura com imaginação, memórias e realidade, mas não é difícil acompanhar o fluxo do pensamento.

No final do livro há uma série de revelações surpreendentes, que eu realmente não esperava, o que tornou a experiência ainda mais interessante! Eu realmente gostei muito do livro, embora tenha visto algumas críticas negativas, especialmente de pessoas que já leram outras obras da autora, afirmando que não é um romance que explora todo o potencial de Ferrante. Na minha opinião, contudo, para um primeiro romance de estreia, é possível vislumbrar, sim, o potencial da autora. É um romance profundo, que explora relações familiares complexas que todos vivemos ou conhecemos.

É, de fato, uma leitura incômoda. Não é um romance romântico, explora temas complexos e pesados, como violência doméstica, mas é uma leitura extremamente fluida e bem escrita.

Chaianaaa 17/02/2024

História ok
Escutei o audiobook, senti que não entendi muito bem a história ou a personagem.
Achei muito estranho.

Maria13268 17/02/2024

A autora Elena Ferrante, com sua escrita sempre muito descritiva e elegante me emociona!
O livro?Um amor incômodo ?
É mais uma das narrativas que sempre me surpreende!
Sem dúvidas,minha autora Italiana preferida ?

Madu Veiga 16/02/2024

#ferrantefever
Acabei de terminar a leitura e posso dizer que fui capturada pela #ferrantefever

A narrativa em primeira pessoa é densa e trata de um daqueles temas que me chamam a atenção de cara: a complexa relação entre mãe e filha. Pra mim que estudo psicologia, esse livro foi um prato cheio. Me senti lendo e investigando um caso clínico. Melhor livro de 2024 até agora. ?

DearieSarah 15/02/2024

Um amor *beeem* incômodo
Eu esperava bem mais e sei que não fui capaz de compreender grande parte da escrita da Elena. Foi uma leitura pesada, cansativa e densa, tive dificuldade de me conectar às personagens e me surpreendi que eu de fato tenha conseguido terminar.

aline577 13/02/2024

Após o enterro da mãe, Delia se depara com mistérios em torno da morte, sai em busca de respostas e tentar relembrar verdades que ela quis apagar. Somos atingidos pela violência e tragédia em torno da vida dessas duas mulheres mãe e filha interligadas pela infelicidade.
Como sempre a escrita de Elena Ferrante é brutal, consegue descrever relações humanas desde o maior amor até as piores atrocidades que um ser humano é capaz.