Dear Martin

Dear Martin Nic Stone

Resenhas - Dear Martin

thalopps 02/04/2024

O tema que é abordado é muito importante e nos faz refletir, mas foi uma leitura que não me prendeu tanto assim em alguns momentos.

Arthur10 24/03/2024

Um livro necessário, mas não é para todos...
Cartas para Martin, na sociedade atual, deve ser visto como um livro necessário, porém, que traz muitos acontecimentos e fatos que chegam a dar um nó na garganta, mas infelizmente são realidade.

Pautas importantes como racismo e violência policial foram muito bem retratadas pela autora. Porém, são exatamente esses temas, que se estendem pelo livro inteiro, que podem tornar esse livro não tão adequado a todos. Isso pois os gatilhos afetam qualquer um que leu ele.

A leitura, para mim, foi de um bom proveito, apesar de uma hora ou outra eu ter parado para "digerir" os acontecimentos do livro.

Com isso, concluo que é sim um livro necessário, mas no momento em que você consegue ler. As pautas são bem trabalhadas e ensinam bastante sobre temas lamentáveis da sociedade atual. Por isso, se você puder e conseguir ler a obra, não perca a oportunidade.

Estela M 07/03/2024

Não tenho muito lugar de fala, entretanto posso dizer que muitas falas desse livro servem para explicar quem não entende essa questão de desigualdades, racismo e etc. Porém há muitos estereótipos durante o livro

Eu indicaria esse livro para pessoas que não entendem esses tópicos citados

romancejunkie 25/02/2024

Agridoce
"How do I work against this, Martin? Getting real with you, I feel a little defeated. Knowing there are people who don't want me to succeed is depressing. Especially coming from two directions." Esse livro é tão realista e mostra coisas que a gente já sabe sobre injustiça racial que são impossíveis de aceitar.

Renata 13/02/2024

?Desde que você era pequeno, eu vivo te dizendo que você tem que construir seu lugar no mundo. Achou que fosse bobagem?? Suspirei de novo. ?Já pensou que talvez o ideal seja não ?se encaixar???, continuou ela. ?As pessoas que fazem a história raramente se encaixam.'?

O livro foi rápido de ser lido (a escrita de Nic é maravilhosa), apesar de não ser fácil. Pois livro aborda temas fortes como violência policial nos Estados Unidos e racismo. Ele também tem uma carga emocional muito forte, em vários momentos tive a leitura para respirar devido ao nó que se formava em minha garganta.

Fico a imaginar o impacto da obra nas mãos de jovens como Justyce, e como eles se sentiriam identificados, pois não estão sozinhos em suas angústias e incertezas.

Só a experiência de ler é que de fato permite entender a importância do livro.

Am_1142 05/02/2024

Real
Livro maravilhoso, acho que deveria ser leitura obrigatória. Mostra a realidade que diversas pessoas negras vivem diariamente e é perfeito. Triste e revoltante mas maravilhoso.

starwhismes 03/02/2024

Odiei
Eu não gostei do livro, tem muitos gatilhos e eu não senti que a história desenvolvia, ela foi ficando muito lenta do nada..

readsthais 21/01/2024

Esperava mais! apesar de ser um livro bem fluido e bem escrito, algumas coisas deixaram a desejar! como uma pessoa branca, sei que estou totalmente fora do meu local de fala mas vendo algumas resenhas feitas por pessoas pretas comprovou meu sentimento durante toda a leitura da segunda parte do livro: foi escrito para pessoas brancas!
acontecimentos muito mal desenvolvidos, problemas SERIOS, GRANDES E MUITO GRAVES tratados de forma jogada e ate mesmo irresponsáveis, gatilhando muita gente por ai e sem contar que parece que a autora so misturou um monte de problemáticas e fez uma sopa, sem organização e aprofundamento em nada! acho que ela poderia ter pego o esquema do policial e dos amigos de many e ter desenvolvido uma puta historia boa em cima disso, mas ela quis meter um monte de coisa q so deixou td bagunçado e sem conseguir se aprofundar em nada pq so tem 200 e poucas paginas!
é um livro bom pra sair da bolha? sim! mas quem ja vive isso so serviu pra gatilhar a pessoa :)

liamoraess 21/01/2024

Bom livro, muitos gatilhos.
Esse livro foi bem rápido, considerando minha frequência de leitura. E eu gostei de ter me desafiado com ele.
Minha nota de justificativa com uns tópicos que vi outras pessoas falando quando acabei o livro, então é certo que não foi só eu que percebi, vou falar alguns aqui. A narrativa trás elementos muito importantes e trata do racismo em diversas camadas, e posso dizer que não é um livro complexo de entender, a escrita é bem fácil. O problema é que acho que algumas coisas precisavam se desenvolver um pouco mais na história, como, por exemplo, algumas situações dos ?meninos brancos amigos de Manny? após o trágico evento e nas audiências.

Também acho que essa leitura não é para pessoas que sentem muitos gatilhos ao ver esse tema. Durante as 280 páginas (li no cllr) foram poucos os momentos onde o protagonista teve boas notícias e realmente se sentiu feliz, então por aí já vê que ele não é um livro pra qualquer um.

No geral, recomendo.

Yu 19/01/2024

É um livro sucinto, curto e rápido, ele vimos bem o papel que ele promete que é de ser um livro pra refletir.

Isabella Ferreira 19/01/2024

Uma história bem pesada, mas muito real!
Nada meu espaço de fala, mas é um livro que muitas pessoas deveriam ler e se conscientizar da realidade do mundo ainda hoje.
Jared me surpreendeu no final.

FerBonomo 18/01/2024

Introdução à realidade social e racismo.
Eu comecei esse livro muito empolgada, eu amo o tema dele e, quando bem trabalhado tende a ser incrível. Mas da metade pro final eu já tava cansada e entediada com o desenrolar sem grandes novidades, nenhum Plot inesperado, livro totalmente previsível.
Ele é muito importante pra quem tá começando a entender sobre racismo e realidade social.
Acredito que eu não seja o público, por isso me entediei.
Nem mesmo a proposta do título foi bem trabalhada, na minha opinião. Embora a ideia fosse de fato cartas, pouco se explora sobre a figura do Martin.
É isso, livro de entrada sobre o tema.

honeyreadings0 08/01/2024

Cartas Para Martin
Eu não li a sinopse antes então nem me toquei que o Martin era o MLK, o livro é interessante mas não achei as pautas bem construídas. O desenvolvimento é fraco porém vale a pena a leitura.