The Hate U Give

The Hate U Give Angie Thomas

Resenhas - The Hate U Give

Gui 18/03/2024

I N C R I V E L
Uma recomendação aleatória de uma amiga, quando vi estava amarrado nesse livro incrível!

A autora trabalha a vida real de um jeito tão bem escrito que você começa a viajar com ela e DO NADA algo acontece que te lembra "isso aqui é real DEMAIS". E vamos sendo levados de momentos incrivelmente fortes e viscerais pra situações cotidianas e fofas num fluxo tão bem feito que você só sente o baque das agressões... E vai sentindo através da Starr e sendo transportado pra ela.

Foi INCRÍVEL!

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 29/12/2023

Indico
Aqui temos um início impactando logo no início da leitura, com um assassinato cometido por um policial.
Toda trama vai trazer o pós acontecimento e como família, amigos e comunidade reagem a uma possível impunidade ao caso.
Recomendo, mas não me impactou diretamente, mas é um livro bom pra iniciantes.

Isabela 21/06/2023

Starr Carter, adolescente de 16 anos e protagonista do livro "The hate u give" presencia o assassinato de seu melhor amigo, Khalil, por um policial, que "supõe" que o adolescente tem uma arma e que o ameaça. Mas essa não é o primeiro assassinato que a jovem presencia: ela também vivenciou sua amiga Natasha morrendo quando era apenas uma criança.

Criada em uma comunidade e em uma família conscientes do racismo estrutural, Starr nos posiciona em diversos momentos de sua vida que ela é alvo de constrangimentos e preconceitos por sua presença e pela cor de sua pele. Um dos momentos mais marcantes é "a conversa" que ela tem com seu pai quando tem apenas 12 anos de como deve agir perto de um policial, pois para os policiais, majoritariamente brancos, a população negra é alvo de desconfiança e suspeita.

Comecei lendo a amostra do livro em inglês e tive que terminar em português. Devo dizer que a versão original é muito mais marcante, carregada da cultura negra norte-americana.

gabs 13/05/2023

The Hate U Give Little Infants F**ks Everybody
Isso aqui foi escrito antes de 2020. antes de George Floyd. E é isso que me impressiona e preocupa.
The hate u give (thug life - 2pac) é espetacular. É um ótimo livro ???ficcional??? para refletir sobre o racismo estrutural, principalmente nos Estados Unidos. Basicamente ele traz o ponto de vista de uma adolescente preta, que vive uma vida dupla por morar no ?gueto?, mas estudar nos ?subúrbio?, e acaba por ser testemunha da brutalidade polícia contra seu amigo, Khalil. O livro se desenrola a medida que ela começa a lutar por justiça pelo assassinato, mostrando o cotidiano da sua família, como o bairro dela é estruturado e como ela lida com a duplicidade de conviver com os brancos.
Eu me emocionei muito em alguns trechos, pois ler depois do ocorrido com George Floyd, em 2020 - e não participar dessa realidade - te da uma visão diferenciada sobre o racismo e que ninguém exagera quando se critica a brutalidade policial e como a sociedade é extremamente preconceituosa.
Uma leitura fácil, necessária e reflexiva. nota 5/5.

Barbara 30/04/2023

Nossa que livro
O ódio que você semeia não é só um livro, é uma jornada, e não importa se você é preto, branco, se tem um dos pais pretos, se você é amarelo, se é de qualquer etnia, esse livro é sinceramente uma das minhas melhores leituras.

Ele me pegou muito porque eu não estava preparada para como a história ia ser, quando ouvi falar em o ódio que você semeia, eu achei que seria uma história que seria somente sobre o drama, mas não é só isso, ela entrega aquele drama muito forte e significativo, ela entrega as lutas e percalços e sofrimentos, mas também entrega a alegria da família, dos amigos, dos conhecidos e vizinhos, do amor que partilhamos com as pessoas.

Os núcleos são muito importantes na história, vemos o racismo escancarado como no caso da violência policial contra os pretos, que é aquilo que impulsiona a história no começo, com o assassinato de um adolescente que não estava fazendo nada errado, mas também vemos aquele racismo e xenofobia velados com a personagem da Hailey, a Angie foi lendária em colocar essas duas esferas em um mesmo lugar.

Na verdade eu nem sei como falar mais nessa resenha, eu simplesmente amei o livro, passaria horas falando sobre ele para quem quiser ouvir! é sobre isso.

Lara.Mellinger 26/03/2023

Uau, o mundo é uma merda
Quando minha amiga me emprestou esse livro dizendo que eu precisava ler minhas espectativas estavam meio baixas, mas cara...

Primeiro de tudo é que não foi nada forçado, eu realmente senti a história, ela era relacionável e como o título diz mostra como o mundo é uma merda.

Agora, sobre os personagens, cada um deles é absolutamente perfeito para seu propósito. Seja para ser um personagem para amar ou odiar. Eu amei toda aquela família principal e os amigos e também peguei muito ranço da Hailey e do policial, meu deus o policial. Que ranço.

Mas em geral o livro é extremamente bom e é realmente triste que o livro mostra coisas que realmente acontecem, mas é um livro necessário que eu sinto que não tem todo o reconhecimento que merece.

Julia 21/03/2023

!!!!!
Esse livro retrata tanta coisa, a vida em periferia (americana), a vida de adolescentes negros em bairros de pessoas predominantemente brancas e a cabeça de uma adolescente navegando esses dois mundos. Retrata a vida dessa periferia lidando com gangues rivais, pobreza, tráfico de drogas.
Mas trata principalmente da violência contra comunidades negras, principalmente pela força policial, pela mídia e por racistas que não se enxergam como racistas.

Bianca1148 16/03/2023

O ódio que você semeia
O livro conta a história de Starr, uma jovem negra que presencia o assassinato de seu melhor amigo, também negro, por um policial branco, e que acaba sendo forçada a ir à tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. O livro traz um retrato social e uma reflexão importante sobre juventude e genocídio de corpos negros que acontecem, e que, infelizmente tem crescido de forma exponencial. No geral, é um bom livro, como ainda estou iniciando na leitura de livros em outro idioma fora da minha língua materna, tive algumas dificuldades, principalmente com algumas gírias, mas, nada que uma pesquisa rápida no google não dê conta.

Laura Vitória 12/03/2023

Be roses that grow in the concrete
Amei ler esse livro em inglês, já tinha lido em português e me emocionei bastante e perece que revivi tudo o que senti quando pela primeira vez ou assisti o filme
O livro me fez querer entrar na história cada vez mais e com certeza valeu muito a pena todos os surtos que tive.
Só tenho uma coisa a dizer a Starr foi uma garota muito forte apesar de não achar que teve muita coragem no começo de tudo, tudo que ela passou, tudo que os outros passaram.
Além do livro abordar assuntos como o rascimo também aborda a xenofobia.
Esse livro é extremamente necessário para as pessoas atualmente.

Mel.19 13/02/2023

La haine qu'on donne
Livro bom demais, se existisse um queridometro pra esse livro, com certeza estaria na casa dos 100%.

Um livro que não tem final feliz, mas tem luta confiança em si mesmo, amor, amizade, entre outras coisas.

Foi o meu primeiro livro que não tem uma "história", é mais um aprendizado.

10/10

Carolina.Thees 03/02/2023

que livro foda.
com certeza muito diferente do tipo de livro que eu leio geralmente. no início eu demorava a ler mas com o passar das páginas a história, o fervor, a angústia, todos os sentimentos da personagem principal vão te contaminando e fica quase impossível parar de ler. se você achar uma leitura leve eu sugiro fortemente que você leia de novo pq c certeza vc pulou algo. eu comecei a ler por causa da escola e nunca fui tão grata por ter q ler um livro pra uma prova. não sei nem mais o que dizer pra ser bem honesta. leiam.

Roger.Rayner 11/09/2022

Que livroooooo!!! Esse é o tipo de leitura que deveria ser obrigatória!!!!
A escrita é maravilhosa!! Eu não vi o tempo passando... e o que dizer sobre esses personagens???? Tirando o "King" eu simplesmente amei TODOS!!!
Os temas abordados no livro estão tão fora do meu dia-a-dia que muitas vezes eu fiwuei pensando "isso não deve ser assim"... Mas o livro vai progredido e vc mesmo sem ter vivido nessa realidade consegue perceber o quanto isso é real!!
Chocado com esse livro, 5 estrelas, favoritado e possivelmente lerei novamente em um futuro próximo.

Victoria1022 04/06/2022

Tão angustiante quanto necessário
Eu chorei muito lendo. Impossível ler só um pouco. Velho. As coisas que os personagens falam, as figuras e os eventos que citam, OS ACONTECIMENTOS, tudo é FUNDAMENTAL. É fácil de ler porque a escrita é simples e cativante, mas difícil de ler porque é um soco no estômago.