The Hate U Give

The Hate U Give Angie Thomas

Resenhas - The Hate U Give

Emiliaarnhold 02/09/2021

So good and unfortunately so true.
Black people trying to do differently from other generations and trying to be understood by white people.

Everybody should read it sometime

Books_duds 20/03/2021

Deveria ser leitura obrigatória.
Uau...que livro eletrizante. Eu recomendo esse livro para todos. Muitos tapas na cara, ensinamentos... Até mesmo as histórias dos personagens secundários são extremamente interessantes e necessárias. Um que final deixou meu coração em pedaços, porém com esperança de um mundo melhor. O livro é bom do começo ao fim.

Isabela | @sentencaliteraria 10/01/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
The Hate U Give / @balzerandbray

Starr Carter é uma jovem de 16 anos que se divide entre dois mundos: a comunidade negra e majoritariamente pobre onde vive, e a escola preparatória cheia de pessoas privilegiadas onde estuda. Apesar de ela passar grande parte do tempo nessa área considerada segura, seu pai lhe ensinou a forma que pessoas como eles devem se comportar na frente de autoridades.

Ela sabe dessas regras implícitas, mas seu amigo Khalil não. Ao voltarem juntos de uma festa perto de sua vizinhança, os dois são parados por uma viatura, e por causa de um movimento errado de repente o amigo da garota está no chão. Assassinado. Em luto e indignada com essa injustiça, Starr vai aprender a usar a força que tem dentro de si. Sendo a única testemunha, ela precisa decidir se vai se calar por medo, ou falar mesmo que sofra represálias.

* Nessa história impactante, @angiethomas não se utiliza de meias palavras para falar de um crime envolvendo um policial e um jovem negro, em uma história que facilmente poderia se passar por não ficção. Depois de adentrar na narrativa de Starr, não tenho como julgar nada que ela fez. Claro que eu, como pessoa branca, não posso mensurar a dor que a personagem sofre/sofreu, e é por isso que histórias como essas são importantes.

* A autora, que já foi rapper, usa das palavras fortes do também conhecido rapper Tupac, para nos mostrar como esse ódio é semeado no mundo. Gostei da abordagem do drama familiar vivido por Starr, pois o evento afetou todos à sua volta, e como sua família sempre tenta ajudar a comunidade. É visível o quanto a protagonista amadurece até se sentir acolhida para usar sua voz. Ela sabe que se fosse o contrário seu amigo faria tudo para buscar justiça, mas a realidade sempre é mais difícil.

* Em uma história dramática que revela uma realidade que ainda vivemos, esse é um livro que indico pra todos. Em alguns dias vai ser lançado “Concrete Rose”, um livro sobre a difícil adolescência do pai de Starr. Mal posso esperar para ler!

"Esse é o ódio que estão semeando, filha, um sistema elaborado contra nós. Essa é a vida bandida, a vida marginal, a Thug Life."

site: https://www.instagram.com/p/CJov8plj6_P/

Glo 25/12/2020

Que livro sensacional.

A narrativa me prendeu do começo ao fim, assim como o desenrolar da história. Eu me surpreendi com os altos e baixos pelo qual a protagonista passou, com o crescimento imenso que ela teve no decorrer das páginas e nas resoluções finais que ela tem. A melhor leitura de 2020, sem sombra de dúvidas.

Isa Sales 03/07/2021

leitura necessária
Que história incrível! Consegui gostar de todos os personagens e me envolver completamente em suas histórias. A autora narra de forma perfeita com fatos extremamente reais e atuais, apesar de não ser um livro tão novo. A perda do Khalil foi algo que machucou a Starr e todos os leitores desse livro, e a coragem da personagem e sua força me encantaram demais. A família dela se apoia completamente e é bonito de ver tudo o que eles aprendem e ensinam uns aos outros. É uma história tocante, sensível e forte ao mesmo tempo, é lindo de ver o apoio entre todos e a relação de starr com o seu namorado que, mesmo não sentindo tudo o que ela sente, a acompanha em todos os momentos e está ali pra ela. O protesto final é de arrepiar e a mensagem que a autora passa também. Recomendo pra todos!
Rafa.Meyer 03/07/2021minha estante
??

Vivs | vivsbookshelf 16/08/2021

Uma leitura necessária e uma das melhores deste ano!
Me envolvi demais com a história de Starr e sua família. O livro transmite os sentimentos da protagonista em primeira pessoa, conseguimos ver seu desenvolvimento, a raiva, o medo, a coragem, tudo que ela pensa e a importância da sua voz. Impossível não se revoltar durante a leitura.

A história tem referências incríveis e mostra a triste realidade de muitas famílias e comunidades negras. Além disso, mostra o quanto precisamos falar sobre este assunto e sermos fortes para dar voz a pautas certas. Recomendo demais esse livro!

BrunaCeotto 09/06/2020

magnífico. importante. leia, leia, leia.
Se eu pudesse, eu daria seis estrelas para esse livro. Ainda que seja uma leitura YA contemporânea e a Starr seja dez anos mais nova que eu, foi um dos livros que mais me comoveu. Conta a história de uma adolescente que vive em uma vizinhança perigosa em um subúrbio americano e presencia o assassinato de um de seus amigos mais próximos pela força policial. Através do enredo, podemos acompanhar como essa experiência transforma a Starr, e como ela encontra a própria coragem para lutar contra a opressão a que pessoas de cor são submetidas todos os dias - e não apenas pela polícia, mas por nós, pessoas brancas, de mil formas.
Entre as minhas partes favoritas, além do fato de ser um livro importante e necessário que eu vou ler para os meus filhos se eu os tiver um dia, o crescimento da Starr, como ela encontra sua voz depois de se conter tanto para não externalizar estereótipos com certeza é um destaque desse livro. A história faz você se envolver com a protagonista, você torce por ela, quer o bem dela. A dinâmica familiar é um bônus maravilhoso, porque os personagens são muito bem construídos.
Se você tiver a oportunidade de ouvir o audiobook, eu recomento. É uma experiência diferente e dá toda uma dimensão à personalidade dos personagens.
Seis estrelas. Real.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/

ana 13/04/2021

esse livro é tudo para minha carreira, eu sou cadela demais
extremamente necessário
gio 13/04/2021minha estante
perfeito!!!!

isa 28/05/2020

Aborda o racismo estrutural e a violência policial de uma forma simples, o livro não é complicado e a leitura é muito dinâmica. Não consegui largar até terminar.

Sadraque 17/09/2020

Sobre o que passam pessoas pretas nos EUA
O livro é uma leitura muito fluida, embora trate de um tema sério é pesado que é a abordagem policial sobre pessoas pretas nos EUA e as possíveis consequências dessa abordagem.
É uma leitura que recomendo a todas as pessoas, sejam elas pretas ou não. É importante conhecer histórias como essa.

livia 10/03/2021

esse livro deveria ser OBRIGATÓRIO
eu juro que esse livro deveria ser lido por todo mundo. o peso que essa história carrega, a tragédia que esse livro conta, só mostra o quão horrível é a realidade que nós vivemos.
a starr é uma das melhores personagens fictícias que já li, o desenvolvimento do início até o final foi incrivelmente PERFEITO. esse livro não tem nenhum defeito, eu juro. mesmo contendo um conteúdo pesado e brutalmente real, a autora escreve de uma forma tão detalhista que me fez sentir todas as emoções que esse livro traz, desde dor até força.
esse livro é uma inspiração para todos apoiarem a causa e usarem a sua melhor arma: a voz.

I. Cristhini 25/04/2021

Perfeito
Já posso dizer que é um dos favoritos do ano, mesmo ainda seja abril??? nem se eu escrevesse uma redação aqui, conseguiria dizer tudo que eu senti com essa leitura, chorei desesperadamente, gritei de tanto rir, me identifiquei, chorei um pouco mais, e principalmente, senti MUITA raiva, TODOS deveriam dar uma chance a essa leitura.

literaaadfo 25/10/2020

Starr foi ensinada como se comportar perto de policiais desde pequena e, agora que foram abordados por um policial, espera que seu amigo Khalil saiba também. Mas um movimento errado, uma "confusão" do policial e está tudo acabado, Khalil está morto com vários tiros e agora, em luto, Starr luta por justiça.

O ódio que você semeia é necessário! A escrita de Angie é poderosa em dias que o racismo, que é um crime, é praticado cada vez mais por aqueles que em tese deveriam proteger. Esse livro já é um clássico e deve ser uma leitura obrigatória.

Escrito de maneira nada leve, porém jovem o bastante para que adolescentes possam ler, a obra de Thomas apresenta um universo que para quem não conhece parece distopico, mas sabemos que é pura realidade. Apesar de uma narrativa em primeira pessoa, esse livro consegue apresentar inúmeros pontos de vista sobre o acontecimento central, além de ser uma aula sobre tudo que prova que falhamos enquanto sociedade.

Os personagens da autora são cativantes, o leitor fica cada vez mais imerso na história e esperando para ver o que acontece apesar de já saber muito bem. Discussões são inseridas de maneira fluida e extremamente didáticas, é impossível ler esse livro sem aprender alguma coisa sobre o racismo explícito da sociedade e o racismo estrutural.

The Hate U Give vai te fazer rir, passar raiva, chorar e, acima de tudo, vai ter o poder de lhe fazer repensar suas atitudes enquanto cidadão, o que você faz para a mudança acontecer? Como dito várias vezes durante a narrativa: a nossa voz é a nossa maior arma.

Fabiana 28/11/2020

Temática para todas as idades
Sabe aquele livro que você lê e não para de pensar em quantas situações desagradáveis uma pessoa negra já passou? Esse livro me fez ver o quanto as pessoas brancas são privilegiadas e não sabem.

Mirella | @booksaquarius 16/08/2020

é impactante porque retrata a realidade;
esse livro é incrível e ponto. extremamente impactante principalmente porque retrata a realidade. não tem como você ler esse livro e não relacionar com algum caso atual. ele é extremamente emocionante, durante vários momentos eu tive que parar a leitura porque não aguentava. mas fiquei surpresa como também dei risadas em algumas partes. the hate u give vai virar um grande clássico um dia, sem sombras de dúvidas.