Billie Holiday

Billie Holiday José Muñoz...

Resenhas - Billie Holiday

Xaaaa 16/08/2021

Billie Holiday; lenda eterna
Eu amo de paixão essa mulher. As músicas dela tão sempre na minha playlist e a voz dela me da uma coisa muito boa!!
Quando descobri que, na biblioteca da minha cidade, tinha um livro que contava um pouco sobre a vida dela em quadrinhos, eu surtei!

Valeu muito a pena descobrir algumas curiosidades da vida da Billie! Senti falta de tratarem a história de uma forma mais séria e expandir mais o meio da Billie mas mesmo assim foi uma obra excelente!

andregynbr 16/03/2021

Lady Day
Billie Holiday foi a maior cantora de jazz do século passado, uma mulher que carregava o peso de séculos nas costas, mesmo tendo morrido aos 44 anos.

A mãe de Billie Holiday deu a luz aos 13 anos e sua avó foi uma escrava que ficava presa na senzala de uma fazenda, sendo estuprada em horários regulares pelo senhor da fazenda, teve 17 filhos.

Lady Day, como era chamada, sempre fechava seus shows com a música “Strange Fruit”, que fala sobre o linchamento de dois negros no sul dos Estados Unidos e depois pendurados numa árvore, onde os corvos se alimentavam, daí o título da música.

Tinha diversos vícios sendo o álcool e a heroína os mais frequentes. No palco era tratada como uma rainha, mas era espancada pelos diversos amantes que teve, além de viver numa época de extremo preconceito racial e terríveis injustiças sociais.

Billie Holiday teve uma carreira espetacular, que contrastava inversamente com sua vida pessoal. Foi uma artista incomparável que dificilmente(ou nunca mais...) o mundo verá outra artista com o mesmo talento.

Kaire 11/08/2023

Esse livro tem uma das introduções mais ternas que já li na vida. Feita por um crítico do jazz, complementa perfeitamente o que os autores quiseramapresentar sobre a vida da grandiosa artista.

O encontro da billie na música salvou o pouco de vida que ela teve, e realmente é difícil não pensar na fortaleza dela em se manter firme diante de tanta injustiça. Na música ela lutava, mas também abria espaço para ser frágil e cantar a sua solidão, e foi abraçada por sua arte. Saber que ela foi esquecida antes do tempo é duro, mas a billie conseguiu se eternizar.

Hora de abrir o spotify para continuar eternizando a lady day

Cilmara Lopes 19/01/2018

Billie Holiday foi uma das primeiras vozes que conheci do mundo blues e jazz, juntamente com B.B King...
Mas confesso que conhecia pouco de sua vida, somente o que caiu na mídia da época, jovem que era frequentemente violentada por parentes, seu primeiro emprego aos 14 anos foi lavando o chão de prostíbulos, alcoólatra, depressiva..enfim deixe tudo isso de lado e descubra somente o que se remete a deslumbrante voz dela.
Voz que derrubou algumas barreiras do preconceito, que revitalizou o movimento do jazz.
Não estudou nada de música, tudo foi aprendido apenas ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.
Uma voz ímpar, com uma certa rouquidão melodiosa e cheia de emoção.
Você se sente em harmonia com o que ela canta.
Uma mulher forte que carregava no peito várias amarguras e mesmo assim conseguia abrir um sorriso sincero e inesquecível. Sua vida foi breve, mas sua voz não tem como ser esquecida.
Vale a pena essa leitura, o roteiro da hq é bem curto, mas tem algumas páginas introdutórias com informações mais biográficas acompanhadas de fotos. A arte não é espetacular, mas é satisfatória. .
Uma leitura interessante e pra mim digo até que importante...diante do quanto gosto dela. #ficaadica

Ricardo.Rincon 30/01/2022

Um quadrinho curto que diz muito
Meu primeiro contato com um quadrinho dessa dupla sensacional é eu já estou deslumbrado com o que foi feito.
Um quadrinho que mostra mais uma vez os podres do povo Norte Americano. Mostra todos os detalhes do racismo com negros e com mulheres. E mostra que mesmo a pessoa sendo famosa, não resolvia em nada a situação dela.
Uma história triste, de uma mulher que lutou a vida toda contra tudo, inclusive contra ela mesma.
Uma arte maravilhosa e um roteiro bom e competente.

Emerz 12/07/2022

Billie Holiday foi uma das maiores artistas que já pisaram aqui, sua voz é indescritível e sua arte mais ainda.

Aqui nessa obra os autores usam de enredo para contarem sobre a Billie a pesquisa de um jornalista sobre quem fora a pessoa de Billie Holiday. E aqui vemos tanto que ela sofreu e tudo que ele sofreu é difícil não ler a obra e não se irritar profundamente como ela foi tratada e saber que isso se repetiu e se repete com o povo negro até hoje.

Leila267 25/03/2023

Leitura rápida e informativa!
Gostei bastante do livro é uma história em quadrinhos, leitura rápida e com muito informação, um resumão da vida sofrida de Billie Holiday.

renat.of.ábriga 18/03/2024

Pensa numa vida...
Ótima HQ sobre a atribulada vida de Billie Holiday, com roteiro de Carlos Sampayo e arte de José Muñoz. Os autores se valem do personagem Alack Sinner como um dos narradores.