The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade

The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade Colson Whitehead

Resenhas - /////

Ana Laura Duarte 18/04/2024

Dolorido
Esta é uma história pessoal muito forte, uma tentativa exaustiva de fugir do próprio destino. E o que é o destino senão o condicionamento social? não creio que seja muita coisa?

O livro é lento; apesar de reconhecer a beleza nisso, não foi uma leitura que me prendeu completamente. No entanto, é poderosíssimo ao desafiar o conforto com passagens capazes até de humanizar as decisões de morte.

Se quisermos ser otimistas, também é um livro sobre esperança, mas a esperança também dói.

rdrg 01/02/2024

Será que estamos livres?
Esse aqui mereceu o prêmio que teve e merece todo reconhecimento.
Muito difícil acompanhar a trajetória da Cora através de tanto sofrimento do período escravocrata nos EUA. Porém, é mais doloroso ainda perceber o quanto certas raízes danosas permanecem até hj.
Esse deveria ser leitura obrigatória e quando eu lia pensei que o "sonho americano" na mais é que uma fachada para o que foi a construção de um país sobre massacres e abusos indizíveis.

Cássia Alencar 24/01/2024

Escravidão: crueldade sem limites
O quão cruel é, porque ainda existe, a escravidão. Como um "ser humano" acha que tem o poder de destruir vidas, sonhos e como os escravizados ansiavam por liberdade ao ponto de não se importarem em correr risco de morte, afinal, já estavam mortos, embora parecessem vivos.
Uma estória angustiante a de Cora, com tantos questionamentos não esclarecidos, como o "desaparecimento" da mãe, com tantas lutas, perdas, tanto sofrimento, mas sempre esperançosa de ser livre.
Senti falta de um final mais esclarecedor e mais explicitamente feliz aqui, talvez, pese uma pontada de romantismo da minha parte, com final feliz. A leitura vale muito.

Ana Vitória 22/01/2024

O livro conta a história de Cora, uma escrava que foge da fazenda de seu senhor e tenta se livrar da servidão durante o século XIX nos Estados Unidos, durante sua jornada ela encontra e se despede de pessoas queridas (outras nem tanto). ao decorrer da história é possível ver acontecimentos que foram importantes para a história como a gente conhece hoje.
demorei um tempo considerável para ler o livro pois ele aborda tópicos sensíveis mas recomendo pois é um livro que nos faz pensar sobre questões importantes que assolam nossa sociedade até os dias atuais.

acalvarenga 16/01/2024

Ótimo!
Em Railroad Underground, acompanhamos a história da Cora, jovem preta que até então conhecia apenas a vida na fazenda da família Randall, que são categorizados como um dos principais produtores de algodão da Geórgia nos EUA, tentada por Caesar, outro escravo letrado e recém-chegado ao latifúndio, ela decide embarcar em uma jornada em busca da libertação de suas correntes que a mantiveram presa no local até então.

A partir daí se dá início a fuga que permeia praticamente por toda a narrativa, apesar de momentos de aparente bonança, a ameaça branca nunca deixa o encalço de Cora, fundamentalmente representada pelo caçador de escravos Ridgeway, inconformado com a ideia de liberdade da jovem fugitiva em virtude de sua mãe, Mabel, ser a única escrava que conseguiu escapar sem ser capturada por ele.

A obra varia entre capítulos mais longos contando a perspectiva de Cora, e, passagens mais curtas, trazendo pontos de vista de coadjuvantes como Caesar, Ridgeway, Mabel, entre outros, que na minha opinião, poderiam ser um pouco mais extensas para melhor desenvolvimento dos personagens secundários.

É com a ajuda de pessoas livres defensoras da causa abolicionista que Cora consegue chegar às ferrovias subterrâneas para transporte para locais mais receptivos à população preta, o curioso aqui é que o autor se utiliza de uma metáfora real para descrever o processo de fuga dos escravos, uma vez que essas ferrovias eram na verdade apelidos para pontos de partidas de rotas de fuga da população negra nos EUA nos 1850, porém, sem existir de fato uma linha férrea para transporte das pessoas como na obra.

Por fim, é uma obra que apesar de se passar há mais de um século atrás, possui uma temática extremamente atual que é o racismo estrutural que ainda infelizmente permeia na sociedade atual, contudo, acredito que faltou dar maior profundidade a certos personagens para que criasse um relacionamento mais forte com o livro.

valentina 12/01/2024

Leitura difícil e dolorida, mas importante. o livro trata das diferentes formas de como o racismo operava durante o período da escravidão e incita reflexões sobre as contradições do discurso supremacista e a crueldade e desumanização com que tanto senhores fazendeiros como trabalhadores brancos comuns tratavam pessoas negras na época. é um livro muito angustiante, com alguns momentos de calmaria que o leitor não consegue aproveitar tanto, por saber o que vem depois. Além disso, o ritmo do livro é bastante acelerado, o que encaixa na história de fuga, mas sinto que isso foi um pouco prejudicial em momentos mais emotivos, pois não temos tempo o suficiente para digerir o que aconteceu.

Julia 01/01/2024

Merecido
Desde o começo, da pra ver o porquê deste livro ter ganhado um pulitzer. muitíssimo bem escrito e aborda uma temática super importante.

Rafaela 18/12/2023

?Havia de fato um fantasma na casa, mas ela já tivera sua dose de correntes, barulhentas ou não.? .

Taly 11/12/2023

Um livro dolorido, uma escrita estonteante!
A saga de Cora em busca de uma liberdade negada desde seu nascimento em uma fazenda de algodão no sul dos Estados Unidos. Um livro que nos coloca de frente com as dores da escravidão...
Letícia.Forte 12/12/2023minha estante
Livro perfeito ???

Letícia.Forte 06/12/2023

Visitei todos os meus sentimentos com esse livro?
?entre tristeza, raiva, (des)ilusão, felicidade, angústia?

Simplesmente com toda certeza um dos melhores livros que li esse ano. E infelizmente a minha review vai se reduzir à isso, pois como ~comentar~ uma atrocidade histórica que, infelizmente, ainda se perpetua estruturalmente na sociedade atual?

Como livro mesmo diz: ?Eis uma ilusão: podemos escapar da escravidão. Não podemos. As cicatrizes da escravidão nunca desaparecerão.?

manumoura18 28/11/2023

Destaques preferidos
"Eles haviam sido roubados de aldeias de toda a África e falavam uma multidão de línguas. As palavras do outro lado do oceano acabavam sendo surradas para fora deles com o tempo. Para simplificar as coisas, para apagar suas identidades, para sufocar rebeliões."

"Corpos roubados cultivando terra roubada."

"À medida que os anos passam, observou Valentine, a violência racial apenas se torna mais viciosa em suas expressões. Não diminui nem desaparece, nem acontecerá tão cedo, e não no sul."

Gerson 03/10/2023

"Se quiserem ver do que é feita essa nação, [...] vocês têm de percorrer os trilhos".
Apesar de se estender desnecessariamente e ter uma profusão de personagens que vão e vêm, fazendo com que o leitor se desanime um pouco com a narrativa, "Underground Railroad: os caminhos para a liberdade" traz uma abordagem original sobre a temática da escravidão norte-americana.

Seguindo a jornada da escrava Cora, o que o romance faz de melhor é reproduzir em palavras todo o calvário advindo do pecado original da república. Essa abordagem literária, que é feita pra machucar, é um dos meus formatos favoritos. Ao longo das páginas, recordei-me da descrição que Joaquim Nabuco fez sobre "Os sertões" de Euclides da Cunha: "escrito com cipó". Denúncia social funciona especialmente assim. Doendo.

P.S.: Ainda que eu não tenha assistido, tenho a forte intuição que a minissérie da Amazon Prime Video deve ser melhor que o livro.

Mari 01/08/2023

Segundo livro que leio do autor, e apesar de ter gostado mais do Reformatório Nickel, adorei o livro e da história de Cora em busca da liberdade.

Dani Paulino 20/07/2023

The Underground Railroad
Esse livro é muito impactante, ele mostra várias camadas da escravidão e do racismo, a gente acompanha os tanto os escravos, quanto os fugitivos e tbm os livres, onde cada uma dessas realidades trás sua dor e sofrimento. O defeito desse livro é que ele é mal escrito, ele é de difícil compreensão, se vc não se esforçar muito pra entender vc se perde.