The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade

The Underground Railroad - Os Caminhos Para a Liberdade Colson Whitehead

Resenhas - /////

Cesar Garcia 08/05/2022

Triste e real
O autor conta a história de Cora e de seu sofrimento em busca de liberdade.
Com reflexões sobre o racismo e a violência sofrida durante a escravidão, o autor mostra o sentimento de vários povos africanos que foram tirados de suas terras e escravizados pelos brancos.
Um livro necessário, muito bem escrito e que merece os prêmios que recebeu.
Thaina241 08/05/2022minha estante
Esse livro é sensacional!

Flávia Menezes 08/05/2022minha estante
Um livro incrível!

Gabriel 04/12/2020

Os tortuosos caminhos para a liberdade
Só posso dizer que gostei muito desse livro e que o mesmo fez com que eu sentisse muitas coisas ao mesmo tempo.

Toda a trajetória da Cora serviu para exemplificar um dos períodos mais terríveis da humanidade, a escravização de africanos e seus descendentes na América. Foram séculos de trabalho escravo, violência (física, sexual, moral e etc.) e segregação.

Achei muito incrível a história de fuga da escravidão pelas "ferrovias subterrâneas". Por trás de toda esses acontecimentos fictícios, existiram milhares de pessoas que nos século passados trabalharam para a construção e manutenção das rotas de fuga e que através desse trabalho árduo, salvaram milhares de pessoas da escravidão. O livro também mostra a triste realidade de muitos estados onde a escravidão havia sido abolida, mas o ódio contra a população negra só aumentava a cada dia.

Para concluir, gostei muito livro (apesar de o mesmo ser muito triste e pesado) porém em alguns momentos eu achei a história um pouco lenta. É um livro forte que não está nem um pouco atrelado somente ao passado, infelizmente.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

The Underground Railroad - Os caminhos para a liberdade, Colson Whitehead - Nota 7,5/10
Depois de ter sido vencedora do Pulitzer Prize e elogiada por Barack Obama, a obra de Whitehead disparou na lista dos mais vendidos. Aqui no Brasil, o livro dividiu opiniões, inclusive com críticas à edição e à tradução para o português (o que não posso opinar, pois decidi ler no original). Então, apesar de ter me interessado pela premissa da obra, comecei a ler sem saber muito o que encontraria.

O autor criou sua narrativa sobre as famosas rotas clandestinas - “underground railroads” - utilizadas para fuga pelos escravos africanos nos EUA do século XIX. O funcionamento dessas rotas contava com abrigos secretos e a importante ajuda dos abolicionistas que trabalhavam colocando suas vidas em risco para conseguir levar os escravos aos estados livres do norte ou Canadá. E um dos pontos mais interessantes da obra é que Whitehead construiu essa história em um cenário onde essas rotas eram de fato ferrovias subterrâneas, significado literal da tradução do termo “underground railroads”.

E nesse cenário o leitor acompanha a trajetória de Cora, uma jovem escrava que trabalha em uma plantação de algodão e que foi abandonada pela mãe, quando ainda era uma crianca. A vida de Cora muda quando conhece Caesar, um escavo recém chegado na propriedade em que trabalhava, que lhe apresenta uma forma de conseguir escapar dessa vida de sofrimentos: as ferrovias subterrâneas. A partir daí, os caminhos de Cora pela liberdade são repletos de perdas, dificuldades e descobertas sobre a dimensão da escravidão no país.
Eu gostei do livro! A escrita de Whitehead é simples, com vários diálogos, mas com passagens bem fortes envolvendo a condição de vida dos escravos naquela época, despertando reflexões no leitor. Por outro lado, senti falta de um maior envolvimento com os personagens e, em alguns momentos, tive a impressão de que o autor poderia ter se aprofundado mais. Mas, de resto, recomendo a leitura!

"Master said the only thing more dangerous than a nigger with a gun,” he told them, "was a nigger with a book."

site: https://www.instagram.com/book.ster

Fabio Henrique 02/07/2017

Fica no meio do caminho
Na primeira leitura (2017), achei mais ou menos.

Já na segunda (2021), considerei um grande romance.

Desses mistérios das leituras e releituras...
Lúcia 19/04/2018minha estante
Pensei que só eu tinha percebido a quantidade de erros de tradução. Até as primeiras 100 páginas existem vários que chega até deixar as frases sem sentido. Tem erro até na revista. Mas mesmo assim amei o livro. Tudo bem que detesto livro sem final fechado, mas paciência, o que o autor quis passar foi forte e muito válido.

Eliane 23/04/2018minha estante
Estou nas primeiras cem páginas do livro e estou achando a mesma coisa. Quando chega a parte da fuga foi tudo tão corrido, o narrador jogou inúmeras informações num curto tempo.

Benditos livros - Luana 25/07/2018minha estante
Acabei de ler e acho a mesma coisa. Eu estou querendo reler partes deles em ingles para poder entender mais do estilo do autor, que é truncado, desconexo e um tanto impessoal pra um texto que normalmente teria muita carga emocional. Deixou a desejar.

Murilo.Garcia 14/02/2019minha estante
Pouts, estou adorando. A tradução da editora Harper Collins é ótima.

Mas é interessante saber que nem todos gostaram.

A julgar pela quantidade de estrelas no Skoob, estou gostando, e muito por sinal.

Cade leitor uma sentença, essa é a graça de se ler.

CLAU 20/03/2019minha estante
Concordo com o Murilo. Minha edição também é da Harper Collins. Ótimas tradução e revisão. E a história achei incrível. Gostei do fato de não ser linear, de mexer com o leitor para se localizar. E no final tudo fica bem amarrado, apesar de não ser fechado.

Isabela 25/05/2021

A interminável estrada para a liberdade
The Underground Railroad ou Um Caminho para a Liberdade, é um romance de Colson Whithead, que mistura ficção e não ficção e, por sua grandiosidade, foi vencedor do Pulitzer de 2017, entre outros prêmios.
A narrativa explora a história de Cora, uma mulher escravizada nas fazendas de algodão do estado da Geórgia escravagista e que tem como pano de fundo toda a maldade que o homem branco é/foi capaz de cometer contra outros seres humanos.
Cora, mesmo entre outros escravizados, era rejeitada, vista como instável mentalmente e muito disso por ser filha da única escravizada que conseguiu escapar do jugo da maldosa família Randall. Ela vive sem muita esperança até a chegada de Caesar, um homem escravizado vindo de um estado mais liberal e que a convida para trilhar o caminho da liberdade pela ferrovia subterrânea.

Laura.Ferreira 27/09/2020

Iniciei a leitura um pouco desanimada alguns comentários negativos a respeito. Porém, o livro me surpreendeu de uma forma, que terminei a leitura em praticamente 24 horas! Cada capítulo, cada personagem, cada local uma distopia real de como a realidade pode ser tão ou mais bárbara que qualquer escrito a respeito... Homens, mulheres, crianças, afogados numa época em que o crime de se nascer "amaldiçoado pela cor" colocava em risco todos que ousassem sentir qualquer resquício de humanidade. Uma leitura poderosa, um romance enérgico! O final... Ao mesmo tempo capaz de encher de esperança, faz cair por terra qualquer átimo de sentimento de justiça...

Alessandra Leandro 26/07/2021

Espetacular, porém deprimente
Narra a história de Cora, uma escrava desde o nascimento que vive numa fazenda de algodão na Georgia. É uma história dolorida, profunda e muito, muito triste de como era a vida do escravizado no sul dos Estados Unidos. Por momentos, chorei ao imaginar como o ser humano é capaz de cometer atos tão inimagináveis com outro ser humano. Leitura necessária para a vida!

Mônica R. 19/11/2022

The underground railroad
Meu deus que livro bom. Exatamente triste e pesado em vários momentos mas eu amei demais os personagens, sem falar tudo que aprendi com esse livro. Recomendo muito!!
Tenan 19/11/2022minha estante
Ele é show ! ?

Viick 11/08/2021

Os caminhos para a liberdade
Finalmente eu terminei mds ???. Ai fml eu gostei, por mais que eu demorei 3000 anos pra terminar, o livro tem uma narrativa envolvente que a gente quer saber oq vai acontecer na página seguinte. Eu tava e inda to com ressaca literária, por isso achei o livro mais denso do que o comum. Fora isso, é uma leitura super necessário que todos deveriam ler.

Alguém trás o meu prêmio pq eu vence na vida ???

Marina.Castro.F 17/07/2022

Baseado em fatos reais que deveriam ser fantasia
No livro é contada a história de Cora, uma escrava fugitiva que se aventura rumo ao norte dos EUA. A escrita é impecável e a história me prendeu a cada momento. As reviravoltas da história foram emocionantes. Adorei o livro e recomendo. Vale ressaltar que é um livro pesado e triste. Alerta de vários tipos de gatilhos.

fev 13/01/2021

#LeiaAutoresNegros

2,5

A escrita é boa, mas achei uma história um pouco fraca. Também não consegui me conectar com a protagonista. A jornada poderia ter sido melhor se tivesse sido focado mais na personagem principal.

A parte da fazenda dos Valentine tinha tudo pare ser um ponto alto do livro, mas também não aconteceu. Mas a parte sobre a história dos negros no EUA é o ponto alto.

Não tem grandes reviravoltas, mas também não é uma forma que te prende muito.
Maíra 13/01/2021minha estante
Estou lendo "Um defeito de cor" isso sim é um livro que fala sobre escravidão, história do Brasil colonial e imperial. Recomendo.

fev 13/01/2021minha estante
Maíra, eu já li Um Defeito de Cor. É um dos meus preferidos da vida.

Maíra 20/01/2021minha estante
Nossa maravilhoso né! Vou te seguir pra pegar umas indicações de leituras rsrs

Luis Felipe S. Correa 28/12/2021

Sem eufemismos
Meu segundo livro do Autor e certamente não será o último. Já é possível traçar marcas sobre sua escrita. O primeiro livro lido foi O Reformatório Nickel. Coincidência é o fato de ambos os livros terem sido vencedores do Pulitzer de melhor ficção. Uma marca bem forte do Autor é a de compor ficção com base em eventos reais, apresentando plots bem consistentes e de tirar o fôlego. Underground Railroad traz descrições bem realistas e violentas, desprovidas do eufemismo comumente apresentado em leituras sobre o tema, ficção que certamente descreve eventos da não-ficção. Um livro que eu passarei a recomendar. Agora é o momento e assistir a minissérie disponível no PrimeVideo.

Alyne 05/06/2021

O livro retrata sobre um dos períodos mais tristes da história que é a escravidão de africanos e seus descendentes na América. É uma leitura dolorosa pois toda a violência que essas pessoas sofreram sabemos que não se trata de ficção.

Eu gostei muito do livro, apesar de ter lutado um pouco no começo com a escrita e a narrativa o que melhorou pra mim depois de umas 50 páginas.

A história se desenvolve bem e podemos acompanhar a personagem principal, Cora, em todos os seus caminhos a fim de se alcançar a liberdade.

É uma leitura difícil mas importante. Com certeza recomendo esse livro.

Taly 11/12/2023

Um livro dolorido, uma escrita estonteante!
A saga de Cora em busca de uma liberdade negada desde seu nascimento em uma fazenda de algodão no sul dos Estados Unidos. Um livro que nos coloca de frente com as dores da escravidão...
Letícia.Forte 12/12/2023minha estante
Livro perfeito ???