1499 - O Brasil antes de Cabral

1499 - O Brasil antes de Cabral Reinaldo José Lopes

Resenhas - ////

Jonas incrível 26/07/2020

Veja bem...
Para um livro de estilo histórico está muito fraco. As partes importantes e convenientes se resumem a um folheto de informações que você pode encontrar em um museu de antropologia. Grande parte do livro é só uma conversa que na minha opinião só serve pra deixar o livro um pouco maior já que ele por si só é bem pequeno. Vemos uma brevíssima introdução sobre o início das "civilizações" nativas, que podem ter sido bem mais evoluídas do que poderíamos imaginar, temos uma visão sobre a expansão dessas culturas nativas em algumas áreas com ênfase na região amazônica e uma visão da expansão dos nativos por meio do estudo das linguas do tronco Tupi e aruaque.

Gustavo.Henrique 02/05/2020

Brasil antes dos exterminadores Europeus
Um livro bastante interessante para quem quer aprender um pouco mais sobre a nossa riquíssima pré história, tem assuntos bem diversos e debates sobre questões pertinentes a nossa história, mas que em minha visão ficaram ?prejudicados? por excessos de piadas e tentativas de humor que na maioria das vezes foi falha, como historiador me incomodou essas inúmeras tentativas em exagero até por volta do meio do livro, mas que do meio para o final são deixadas de lado para realmente falar do que importa, o conteúdo.

Bom, tinha potencial para ser muito mais, entendo que a premissa seja ser um livro de fácil acesso, mas por vezes senti a subestimação do leitor. Para finalizar é um bom livro para quem tem interesse no tema, mas não colocaria ele como essencial ou algo do tipo.

TiagoHelmer 12/09/2018

O livro é interessante, mas a leitura é um pouco cansativa devido a extensas orações e utilização de parênteses. O autor mesmo adverte que grande parte do conteúdo são especulações, uma vez que não existem muitas informações desse período. No decorrer das páginas é possível ver um esforço para juntar esse conteúdo, apresentando matéria técnica quando necessário.

O livro vai falar um pouco sobre a Luzia pré-histórica e um pouco sobre a relação da descoberta de um crânio de pessoa “negra” em terras que quando os europeus chegaram só tinham “amarelos”. No decorrer do livro também fala sobre os grandes Sambaquis, estrutura que lembra um morro, pode chegar a 50 m e servem como cemitérios. Essas estruturas mostram a quantidade e complexidade desses americanos. Também fala um pouco sobre os Geoglífos, que são os grandes desenhos que podem ser encontrados com visão aérea.

Nos últimos capítulos o autor conta um pouco sobre os habitantes de Marajó e Amazonas desse período e depois sobre as tribos de idioma tupi, macro-jê, aruak e carib. Porém o capítulo de destaque é o último que traz especificamente o motivo desses povos serem conquistados pelos europeus. A falta de escrita, de domesticação de animais, de organização dos Estados, de poderio bélico e o principal, da falta de imunidade com as doenças trazidas além-mar são as principais causas citados no livro
Raquel 27/07/2021minha estante
Achei que resumiu belissimamente o livro. Parabéns.

Alberto27 28/02/2023

Muita luz a um assunto pouco tratado.
Obra muito bem estruturada abordando aspectos distintos em cada capítulo. Conhecimento válido sobre nossas raizes.

Cris.Peixoto 17/06/2020

1499
Livro excelente para termos uma nova visão (e mais acertada) do que aquela que aprendemos na escola.
Ao contrário do que nos foi ensinado este livro revela uma relevante organização dos indígenas em relação a agricultura, caça, família, continuidade do conhecimento e certa organização hierárquica.
Muito dos que nos foi ensinado deve-se ao olhar, muitas vezes, um tanto romantizados dos europeus e outras tantas fechado em sua própria cultura cultura, talvez na necessidade de criar paralelos para explicar o que existia aqui para os que nunca haviam pisado em solo americano.
A chegada dos índios aqui ainda é um ponto bastante debatido, mas a cada dia menos controverso.
O livro é fácil e de linguagem bastante acessível. Fiquei encantada com as descobertas que fiz.
Saúde e paz!

Marina.Xavier 27/05/2020

muito bom, me apaixonei pela escrita do autor, contando a história sempre com humor e clareza, só não dei 5 estrelas porque gostaria que o livro tivesse imagens.

Ivan 06/04/2023

O nosso passado
Livro muito bom sobre o passado do Brasil e do nosso continente Sul-americano. Expõe várias coisas que eu nem fazia ideia e mostra como e por que provavelmente os amerindios latinos foram dizimados tão rapidamente, além de características desconhecidas dos antepassados dessas terras e do meio ambiente ancestral.
Mais uma obra obrigatória para todos que se interessam, mesmo que um pouco, sobre o nosso passado.

May 21/10/2022

Mapas
Só não dei 5 estrelas pela falta de mapas e imagens, se tivesse isso seria perfeito.
Aprendi muitas coisas, recomendo a todo mundo, um excelente livro sobre a história do nosso país.

AleixoItalo 05/07/2021

A visão geral que costumamos ter de nossos indígenas é a de pequenas tribos isoladas na mata, perseguidas e exterminadas pelos colonizadores europeus, visão conservadora de um Brasil inexplorado e selvagem. Essa foi a imagem perpetuada pelos exploradores, deslumbrados pela maravilha idílica dessas mata e ignorantes sobre o cenário real. Então como era o Brasil "pré-histórico", antes da chegada dos europeus?

Sabemos hoje, que ao contrário do senso comum, o número de nativos na verdade excedia os milhares, haviam cidades megapopulosas no coração da Amazônia, grupos de guerreiros implacáveis se estendendo por todo litoral, primórdios de uma "revolução agrícola" em algumas regiões, trabalhos refinados em cerâmica, tribos guerreiras com táticas especializadas de batalha e alguns grupos com lideranças bem estabelecidas.

Reinaldo José Lopes, tenta contar um pouco dessa maravilhosa história, partindo de achados arqueológicos e novas pesquisas que esclarecem um pouco o cenário. O jornalista demonstra maestria em lidar com o assunto (é fácil esquecer que não se trata de um especialista), conseguindo passar imagens reais (quando essas são possíveis) de diversos grupos indígenas completamente diversos repartindo nosso vasto território. É uma narrativa despojada (as vezes demais), mas com muito rigor científico. O que temos em '1499' é uma super síntese do clássico 'Armas, Germes e Aço' de Jared Diamond, aplicada para a América do Sul.

Muito pouco sobrou da história de nosso passado, mas ele foi rico e vasto. Tivemos diversos troncos linguísticos que se espalharam, povos ancestrais perdidos que cultuavam seus mortos, protoestados e mini versões das rotas comerciais do mediterrâneo, aqui representadas nas bacias dos principais rios. Se aqueles povos tivessem desenvolvido a escrita, estaríamos debatendo as jornadas de algum "Aquiles Tupinambá" ou um "Khan Guiakurú", ou nos deliciando com a "Odisseia" de algum índio Amazonas a fora!

Mariane 22/05/2021

Ótima leitura
Realmente muito bom! É um bom resumo de Armas, germes e aço, só que brasileiro. A leitura é muito gostosa e bem humorada. Recomendo muito pra quem gosta de história mas tem dificuldade com escritas chatas.
AleixoItalo 21/06/2021minha estante
Ele realmente tá a altura de Armas, Germes e Aço?

Rodrigo 08/02/2021

Interessante
A parte didática do livro é bem interessante, porém o autor usa muitas piadinhas no meio do texto oque a mim não agradou. Mas tirando isso o livro é bem interessante, levando em consideração que foi escrito por um jornalista, e não por um arqueologo ou antropólogo de formação acadêmica.

Flavinhat18 01/07/2021

Necessário
Comecei a ler o livro sem nem mesmo ter lido a sinopse antes e fui surpreendida.
Acho muito importante para os brasileiros saberem que os indígenas não eram e não são daquele jeito em que aprendemos na escola quando crianças. Temos uma ideia muito preconceituosa e rasa sobre os indígenas e é sempre importante falar sobre isso. Até porque o nosso governo atual não ajuda muito nisso, não é mesmo?
Em alguns momentos a leitura foi cansativa por causa das informações científicas. Talvez faça mais sentido para quem está inserido no meio acadêmico, o que não é o meu caso.
Mas no geral, um bom livro e necessário.

Priscilla.Silva 25/11/2022

Interessante, porém introdutório
O livro tem por intenção exibir um Brasil que não nos é apresentado nas aulas de história, o Brasil antes da chegada dos europeus.
Aborda as "civilizações" que aqui habitaram e seus costumes. Discorre sobre os povos amazônicos e toda sua engenharia, sobre os povos de Lagoa Santa e o tão conhecido fóssil de Luzia (a mais antiga brasileira), versa sobre os tupinambás e suas práticas de "canibalismo", relata sobre a etnia Kadiwéu e sua forma singular de montar os cavalos pantaneiros, e até mesmo descreve a origem dos sambaquis no litoral sul do país.
Porém, senti que o livro é realmente uma introdução, não se aprofundando nos temas, deixando assim algumas lacunas que precisei recorrer várias vezes ao "google" para poder compreender melhor.
O livro é muito bom como uma forma inicial de perceber que realmente "existia vida antes de Cabral", mas poderia apresentar ilustrações, de forma a nos auxiliar a assimilar melhor o que está sendo descrito no livro.

Bernardovsky 13/06/2021

Que estudo...
Esse livro abrangeu meus horizontes no assunto de uma forma absurda. Eu nunca tinha imaginado como seria as relações das etnias brasileiras. Nesse livro você desfruta do conhecimento desde táticas de guerras, até "catatumbas de conchinhas" sksksk. A escrita desenrolada e bem humorada do autor vai te tirar algumas gargalhadas se você tiver bom humor com certeza. A única coisa que senti falta foi de imagens; como das cerâmicas, lanças, flechas etc.

Vini 29/10/2018

Esperava muito mais.

Linguagem excessivamente informal, "engraçadinha" e os raciocínios raramente "fecham".