O Ouro de Tartessos

O Ouro de Tartessos Ana Lúcia Merege

Resenhas - O Ouro de Tartessos

mara sop 17/09/2021

O ouro de Tartessos fala sobre um capitão fenício chamado Balthazar e seu escravo heleno Lísias que, entre suas muitas viagens no tempo em busca da vingança do capitão, acabam parando na mítica (ou será que não? rsrs) cidade de Tartessos. Uma cidade que hoje ficaria na região da Andaluzia, na Espanha, e que seria imensamente rica. Tartessos inclusive é uma das muitas cidades que teoricamente poderiam ser Atlântida.

Aqui, os dois amigos (sim, eles são amigos apesar de serem amo e escravo) acabam parando no século IX a.C, e se hospedando na casa do rei de Tartessos, enquanto Balthazar tenta descobrir onde estaria o famoso tesouro da cidade, o que deixa Lísias bastante dividido entre manter sua lealdade ao amo e cumrprir uma promessa feita a um aldeão que lhe poupou a vida.

Contos normalmente me deixam frustrada, porque sempre me deixam com aquele gostinho de quero mais... Se livros de 500 páginas já fazem isso comigo, imagina um conto de 20 e poucas páginas, rsrs... Então, sim, eu quero mais dessa trama, e quero muito mais dessa autora, que em poucas páginas consegue fazer uma história bem trabalhada e detalhada ao mesmo tempo em que a fecha de maneira perfeita em menos de 30 páginas, sem deixar aquela sensação de um texto meio superficial que a maioria dos contos costuma deixar em mim. E ainda por cima traz uma pesquisa incrível de períodos históricos pouco abordados de forma magistral. Já virei fã!

Ricardo Santos 26/05/2019

Delícia de leitura
É sempre um prazer ler os Contos de Clepsidra, de Ana Lúcia Merege, sobre os viajantes do tempo Balthazar, um mercador fenício, e Lísias, um escravo heleno, pelo mundo antigo. Prosa elegante, ágil e informativa.

Brena 26/03/2018

Primeira leitura de Os Contos da Clepsidra.
Parte da série “Contos da Clepsidra”, o conto “O Ouro de Tartessos” é uma aventura fantástica com elementos de magia e história. Nele, Ana Lúcia Merege nos apresenta a Balthazar, capitão com alma de pirata, e a Lísias, seu escravo.
A dupla de aventureiros viaja ao passado e vai parar em Tartessos, onde acredita haver uma incrível fortuna de ouro. Lenda ou realidade? A cobiça leva Balthazar e Lísias a se instalarem em Tartessos, a interagir com seu povo e a descobrir seus mistérios. Existe um limite à lealdade? Até onde respeitamos a crença alheia?
Narrado em terceira pessoa, a aventura possui uma dinâmica bastante fluida entre narrativa e diálogos. Os personagens e o cenário são apresentados de forma sucinta, porém satisfatória, como deve ser num conto – a ênfase está nos acontecimentos, e a obra cumpre o que propõe. Certamente acompanharei as próximas viagens, foi uma leitura agradabilíssima.

Rox 16/09/2017

Opinião do blog "Doce Sonho Alado"
Este conto não é apenas mais uma aventura dessa encantadora dupla de viajantes do tempo da antiguidade, como também nos traz importantes lições sobre os riscos da cobiça, sobre a proteção de uma crença sincera, sobre traição e lealdade.
No princípio, o leitor pode sentir dificuldade com a carga de informações, já que é preciso entender a história dos protagonistas antes de partir para a ação, mas confie em mim quando digo que vale a pena insistir até o final. Aliás, a explicação sobre sua história é essencial, veio na medida certa, ajuda a todos que ainda não tenham lido outras histórias da mesma série de contos.
Já sou fã dessa dupla de aventureiros, com certeza acompanharei suas próximas viagens na Clepsidra! Se você curte fantasia misturada com uma boa dose de fatos históricos, não hesite, apenas compre e leia!

site: http://www.docesonhoalado.com/2017/08/livros-contos-fantasia-ana-lucia-merege.html

R. Silva 10/04/2017

Leitura muito agradável!
O Ouro de Tartessos conta a história do Capitão Balthazar e seu escravo, Lísias, que partem em busca do ouro da terra de Tartessos.
O conto é bem escrito, com a narrativa bastante fluída da autora Ana Lúcia Merege, envolvendo o leitor do início ao fim.
Além dos aspectos de fantasia, o Ouro de Tartessos também possui um interessante elemento de viagem no tempo, por meio de mágica com a relíquia de Clepsidra, que leva os Balthazar e Lísias à Tartessos do passado.
No todo, é uma leitura bastante interessante e agradável, e sem dúvida vale a pena conferir!

Cristiano.Konno 02/02/2017

Recomendo
A escritora Ana L. Merege posta em suas redes sociais algumas notas sobre seus contos em andamento. Algumas vezes li sobre uma tal dupla: Balthazar e Lísias, capitão e escravo, fenício e Heleno, que através de uma relíquia chamada de Clepsidra se aventuram pelo tempo.
Neste conto, os dois foram parar em Tartessos onde há boatos de que lá existe uma montanha do que Balthazar tanto gosta: ouro! O conto é curto, mas já mostra a complexidade e a habilidade de Ana em trabalhar com lugares históricos e figuras cheias de personalidade. A aventura da vez é aos moldes do gênero Pirata e diverte, tanto que fiquei curioso com as origens e o destino da dupla - um pouco atrapalhada, ao meu ver.