A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

Spark 26/11/2021

A última mensagem de Hiroshima
Sinceramente, gostei de mais desse livro porque você.pode entender melhor como foi que tudo aconteceu pela visão dos sobreviventes que nesse caso é o Takashi Morita.
O jeito que ele.conta ué tudo aconteceu, e o que ele via ao andar na rua depois da explosão da bomba, a descrição que ele deu sobre as pessoas que foram atingidas e não morreram instantâneamente, era como se ele tentasse descrever um monstro de filme de terror. E ainda ver a chuva ácida atingir pessoas que não sofreram danos físicos causados pela bomba durante o ápice da explosão, serem atingidas e queimadas pela chuva ácida e radioativa, que nem futuro desencadeou muitas doenças sem tratamento pelos afetados!
Qual o benefício de uma guerra? Não existe benefício!

Palavras do Takashi Morita:
Hoje, entretanto, não sinto raiva dos americanos. Sinto raiva da guerra, por tudo que ela causa ao ser humano. E sei também que, para sucumbirmos à guerra, basta ocorrer uma ato de vingança mais destrutivo que o outro em um ciclo sem fim. Para derrotamos a guerra, é preciso o perdão, além do amor. Só assim as pessoas terão sua vida preservada em paz

Gabi Mulhmann 26/11/2021

Impactante?
O livro conta a história de sobreviventes da bomba de Hiroshima, aborda questões muito importantes sobre a guerra e a destruição que ela causa por onde passa. São rastros que nunca poderão ser apagados. Conta com muitas informações históricas importantes e também o ponto de vista de pessoas que vivenciaram o horror de perto. Vale a leitura!

Tonny 20/11/2021

O livro é a autobiografia de Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, tem uma linguarem bem direta e simples, ele conta a história dele pré guerra, em guerra e pós guerra, sendo o dia 6 de agosto de 1945 o dia em que sua vida mudou e com certeza o divisor de águas do livro. Esse livro mostra uma história de superação, de um homem que esteve diante da morte tantas vezes quanto os gols da Alemanha no Brasil em 2014, ele não só consegue sobreviver a bomba atômica como consegue dar a volta por cima. Takashi encontra sua amada parceira Ayako um tempo depois do atentado constroem uma família juntos e decidem se mudar para o Brasil em buscas de melhor condições de vida, tiveram 2 filhos, lutam pelos direitos dos japoneses que sobreviveram a esse dia contra o negligente governo japonês que leva uma década para dar auxílios aos hibakushas (sobreviventes da Little Boy e Fat Man), e quando finalmente tomam uma iniciativa simplesmente deixam de lado os que foram morar no exterior, Takashi travou uma árdua luta pelo seus direitos e conseguiu conquista-los aos poucos, foi homenageado tendo seu nome em uma escola em São Paulo, e obteve muitas outras conquistas durante sua vida.

Eros 22/10/2021

O Expoente da Superação.
Takashi Morita revela uma história (a sua história) que chega aos limites do surreal. Sua passagem, como militar, pela Segunda Guerra em solo japonês sob os intensos bombardeios americanos. Entre esses funestos eventos o mais impressionante de todos: sua presença em Hiroshima no dia da explosão da primeira bomba atômica. Narrado de forma mansa e doce, quase suave, o sobrevivente (Hibakusha) descreve os horrores inimagináveis experimentado pela população de Hiroshima naquele fatídico dia. Mas o livro tem muito mais! Escrito com singeleza, o Sr. Morita narra sua infância, aspectos sócio-político da época, seu ingresso na tropa de elite policial Kempeitai, os bombardeios, as consequências da guerra, sua imigração ao Brasil e seu ativismo pela paz, especialmente aos sobreviventes da bomba, com a "Associação Hibakusha do Brasil Pela Paz". A proximidade que o autor consegue materializar em suas linhas com o leitor é um ponto alto da leitura.

Filó 04/10/2021

Takashi Morita é um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, ele relata com detalhes o pior dia da sua vida e os impactos na vida de inocentes. Morita é uma inspiração de pessoa, buscou a justiça pelo seu povo e compartilhou com o maior número de pessoas os efeitos de uma guerra na humanidade.

Tiago Queiroz 23/09/2021

Infelizmente, o livro é fraco
O tema é assaz interessante, o livro é bem curto, direto e objetivo. Entretanto, o autor é muito superficial, usa 5% do livro para falar do dia do bombardeio e 95% para falar de sua vida antes e depois da bomba. Não obstante, o livro traz algumas informações muito interessantes, como o acobertamento da total extensão da destruição de Hiroshima após o bombardeio. O autor esclarece que apenas vários anos depois o mundo soube a magnitude dos ataques nucleares, gerando o repúdio que existe hoje em relação ao uso dessas armas.
Enfim, o livro é bom e recomendo a leitura, mas eu esperava mais.

Adri 09/09/2021

Emocionante e necessário!
Amo ler sobre a II Guerra Mundial e achei esse livro ótimo! O Sr. Takashi fala sobre guerra pelo seu ponto de vista e conseguimos ter uma visão de como era mentalidade dos japoneses naquela época. Seu relato sobre a bomba atômica e é emocionante. Uma história para se conhecer e lutar para que uma coisa dessas nunca mais aconteça.
yniale 09/09/2021minha estante
peguei esse ebook de graça na promoção da Amazon. Ansiosa pra ler, já!

Tali 07/09/2021

Que história impressionante, como é triste o que a guerra foi capaz de fazer.

O Sr. Takashi Morita realmente tinha um propósito de vida... ?

Recomendo.

jsilveira 05/09/2021

Emocionante.
Uma narrativa que nos leva para dentro dos fatos ocorridos em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

Os horrores da detonação da bomba nuclear narrados por um sobrevivente.

Link para compra:

Rinaldo 29/08/2021

A Última Mensagem de Hiroshima
Uma linda história de povo resiliente...que Mesmo frente a uma grande adversidade não desiste. Bomba atômica, desastres naturais e males físicos são situações de vida que os japoneses como.mostra essas história é apenas mais uma gaveta da vida.

Vivi 29/08/2021

Hiroshima
O livro fala sobre a vida de Takashi que sobreviveu a bomba atômica que caiu em Hiroshima e Nagasaki. Ler sobre esse tema foi bem sensível e fiquei muito tocada, é importante leituras como essa para entender como o ser humano se esquece da empatia, principalmente durante a guerra onde só vêm o outro como inimigo.

Ale Giannini 25/08/2021

Para não esquecermos
Conheça a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos com a justificativa de "acabar com a Segunda Guerra Mundial e poupar vidas". Milhares de civis, mulheres grávidas, crianças, foram mortos pela mais mortal arma de destruição em massa inventada até o momento. Três dias depois os Estados Unidos lançariam uma segunda bomba em outra cidade japonesa, Kagasaki.

Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses ? e das gerações subsequentes ? mudaria para sempre. As consequências da bomba foram devastadoras, não apenas para aqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, mas seus efeitos foram sentidos por gerações.

Ganhei esse livrinho na Book Friday e achei bastante interessante o relato do Sr. Morita, ainda que seja para formar a opinião de que o horror vivido naquele momento jamais poderá ser traduzido em palavras.

Max 24/08/2021

História comovente sobre o impacto da bomba atômica e que nos faz refletir sobre o que somos como seres humanos e pelo que verdadeiramente deveríamos ser como criaturas de Deus.

Indy 28/05/2021

Takashi Morita... Muito obrigada!
Sobreviver a morte nos dá vida, nos faz mais humanos, e pode nos dar mais amor!
Nunca conheceremos todas as perdas e dores de cada um que sobreviveu a guerra, mas sinto que é nossa obrigação buscar conhecer o máximo possível sobre essas pessoas, seus sonhos, suas perdas, seus amores...
Esse livro é uma experiência de vida.

Isa 09/04/2021

Livro necessário
É um livro que me tocou bastante, apesar de curto ele possui uma carga emocional e histórica enorme.
Sinceramente acredito que todos que tivessem a oportunidade deveriam lê-lo, é interessante ver esse lado da história por alguém que passou por toda essa questão das bombas atômicas.