A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vogel 06/02/2022

Livro essencial, um sobrevivente contando sua trajetória após o pesadelo que foi o dia 06/08. Uma vida de medo, insegurança e injustiça, mas ao mesmo tempo uma historia de superação e de luta por direitos e conscientização!

Geo 31/01/2022

O fim justifica os meios?
Morita através deste livro nos traz um relato autobiográfico, onde o foco é a sua experiência como sobrevivente do atentado dos EUA contra o Japão na Segunda Guerra. Ao ler pude concordar com o Sr. Takashi a respeito das guerras, nada justifica a violência de uma nação contra outra, em uma guerra não há mocinhos. A bomba atômica lançada em Hiroshima e Nagasaki reverbera até hoje nas famílias que sobreviveram a essa tragédia humana e nos serve de aprendizado para que erros como esses não se repitam na história da humanidade.

O Japão não queria aceitar a derrota e foi o último país da aliança do Eixo a reconhecer que foram vencidos, os EUA estava em ascensão e queriam dar uma resposta ao que acontecera em Pearl Habor e ambos não tiveram compaixão de seu próprio povo, levando a destruição milhares de vidas. E aqueles que sobreviveram nunca mais foram os mesmos.

O livro mostra a dura realidade do episódio que marcou a história, ao mesmo tempo que se mistura com a acontecimentos pessoais da vida do Takashi Morita, um senhor que, com certeza, tem muito a nos ensinar, sua compaixão, domínio próprio, empatia, resiliência, fé e sabedoria fizeram a diferença.

A Última Mensagem de Hiroshima é um livro que nos fala sobre superação e nos adverte sobre o absurdo e inaceitável que ocorrem numa guerra, ela só traz dor. E como Morita nos fala em seu livro, "a paz não se pode ser alcançada com bombas".

Rosangela Max 27/01/2022

?A ciência nem sempre é utilizada para o bem.?
Infelizmente, o autor está certíssimo!
Acompanhar a história do Sr. Takashi Morita é um desafio e tanto. E o choque começa quando ele relata sua juventude.
Fiquei espantada com a forma como os recrutas e os aprendizes eram (ou será que ainda são?) tratados naquela época no Japão.
É difícil entender essa prática de ensiná-los através da violência, do sofrimento e da humilhação. Nada disso os preparou para o cenário de caos que enfrentaram com a Segunda Guerra Mundial e com os ataques a Hiroshima e Nagasaki.
O autor relata os acontecimentos de uma forma tão ?vívida? que parece que estávamos presentes quando tudo aconteceu. Somente uma testemunha de todo esse horror seria capaz de transmitir isso de tal maneira na escrita.
Todo o período pós bomba que a família Morita enfrentou, a vinda para o Brasil, a difícil luta contra o governo Japonês para obter uma assistência para as vítimas e os trabalhos a favor da paz foram muito bem relatados.
Revoltante e vergonhoso o papel dos governos Americano e Japonês para evitar que o mundo saiba mais informações sobre as consequências do ataque.
Ainda me emocionei mais uma vez com a história de Sadako Sasaki e o ?tsuru?, que se tornou um símbolo da paz.
Leitura emocionante!
Recomendo.
Cantinho dos livros 27/01/2022minha estante
É uma baita leitura!! ??

Alan kleber 27/01/2022minha estante
Em Hiroshima dá ainda mais detalhes de como os sobreviventes da bomba foram tratados pelo governo americano, e como eles viveram anos depois do acontecido.

Rosangela Max 27/01/2022minha estante
Entrará para a minha wishlist. Obrigada pela dica. ??

JurúMontalvao 28/01/2022minha estante

Igor 13/01/2022

Um livro essencial!!!
Como um assíduo leitor que infelizmente não tive o incentivo adequado para a leitura na minha formação acadêmica, agradeço est incentivo aos meus pais que sempre me traziam Gibis e jornais para ler, a primeira coisa que nem veio a mente quando finalizei o livro foi: Este livro deveria ser obrigatório nas aulas de história!! Uma visão do efeito da guerra por um sobrevivente de Hiroshima que é um exemplo de perseverança.

Sobre o livro, tem uma escrita leve e cativante, talvez pelo Senhor Takashi transmitir isto, desde os primeiros relatos em sua juventude, passando pelas provações do exército e também do fatídico dia da explosão da bomba em Hiroshima.

Mas sempre com um olhar de esperança ele nos cativa e mostra ser um exemplo de superação, hombridade e humildade.

Por incrível que pareça até o momento pós bomba o livro apesar de narrar os horrores da guerra, por sua tensão, nos mantém com uma adrenalina alta, sendo após o fim da guerra onde mais me emocionei com os relatos posteriores, por diversas vezes precisei parar a leitura com os olhos marejados, o amor do Sr. Takashi à sua família, seu amor incondicional à sua esposa por toda a vida foram emocionantes, todas as coincidências e superação que levaram os dois a ficarem juntos é muito emocionante e inspirador.

Valeeeeu muito a leitura!!

Ana Letícia 01/01/2022

Interessante
Muito interessante e ao mesmo tempo triste saber o relato de uma pessoa que esteve presente da guerra. As consequências da radiação se fizeram presente na vida daqueles que foram atingindos. Recomendo a leitura.

Rodrigo.Grogro 29/12/2021

Últimos dias de 2021, tive o prazer de ler a história do senhor Takashi Morita e sua família um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima

Alan kleber 27/12/2021

A maior atrocidade já cometida em nome do "bem".
A temperatura no epicentro chegou a mais de 1 milhão de graus Celsius, suficiente para fundir aço. As pessoas que estavam nessa área praticamente evaporaram. Ainda hoje há na cidade marcas no concreto de pessoas que foram atingidas pela radiação e não tiveram chance de reagir. A bola de fogo que surgiu alcançou um diâmetro de 280 metros em apenas um segundo. Muitas casas em Hiroshima eram construídas com madeira. A cidade logo se transformou em uma imensa chama.
No momento da detonação, cerca de 80 mil pessoas morreram, e dezenas de milhares ficaram feridas. Muitas morreriam mais tarde pelos efeitos da radiação.
Michela Wakami 31/12/2021minha estante
Não conhecia, já vou por na lista.??

Gustavo Rafhael 21/12/2021

Uma autobiografia de Takashi Morita, um dos sobreviventes do ataque com a bomba atômica em Hiroshima.
O livro é bem breve e, lógico, foca na vida de Takashi. Pra quem espera um história mais profunda sobre 2ª guerra mundial, esse não é o livro. Aqui podemos acompanhar toda a trajetória do autor, desde a sua infância, passando pela breve carreira militar e chegando a sua vinda e instalação no Brasil.

Algo que me chocou foi saber que nos EUA haviam campos de concentração para onde eram levados os japoneses que viviam em solo americano, é claro que não eram nos mesmos moldes dos campos nazista, mas não deixam de serem campos de concentração.
O relato do momento em que a bomba foi acionada e as cenas que o autor narra na sequência são horríveis, é até difícil de acreditar que algo assim aconteceu.
Foram aproximadamente 140 mil pessoas, 80 mil só no momento da detonação da bomba. E uma cidade inteira praticamente destruída. Tudo isso para que os EUA pudessem testar sua nova arma de guerra com a desculpa de que só assim colocariam fim no conflito.
Pelo relato do autor percebemos que foi tudo premeditado, que pouparam as cidades com o intuito de preserva-las para poderem medir os efeitos da bomba atômica.

Outro ponto importante é a devoção que o povo japonês tinha para com o imperador, que pra eles era um deus. E por isso tinham plena convicção de que sairiam vencedores da guerra.
Tanto que quando o imperador fez o pronunciamento dizendo que o Japão havia se rendido muitos ainda saiam as ruas dizendo que era mentira, que o Japão seria vencedor.
Além das histórias, o livro contem também algumas fotografias do arquivo pessoal do autor.

Karina 13/12/2021

Sensacional
Sem palavras para esse livro. Ao ler esse livro, tive o sentimento de esperança mas também não pude deixar de me revoltar com o governo japonês. Por ser descendente de japonês, essa história me tocou, pois quando estava na escola, pelas minha lembranças, as aulas de história não abordavam tão profundamente esse lado da história, mas ao ler a visão de um sobrevivente da guerra/bomba me fez ver com outros olhos como foi a guerra que matou milhares com apenas uma arma tão potente.

Recomendo muito esse livro.

Spark 26/11/2021

A última mensagem de Hiroshima
Sinceramente, gostei de mais desse livro porque você.pode entender melhor como foi que tudo aconteceu pela visão dos sobreviventes que nesse caso é o Takashi Morita.
O jeito que ele.conta ué tudo aconteceu, e o que ele via ao andar na rua depois da explosão da bomba, a descrição que ele deu sobre as pessoas que foram atingidas e não morreram instantâneamente, era como se ele tentasse descrever um monstro de filme de terror. E ainda ver a chuva ácida atingir pessoas que não sofreram danos físicos causados pela bomba durante o ápice da explosão, serem atingidas e queimadas pela chuva ácida e radioativa, que nem futuro desencadeou muitas doenças sem tratamento pelos afetados!
Qual o benefício de uma guerra? Não existe benefício!

Palavras do Takashi Morita:
Hoje, entretanto, não sinto raiva dos americanos. Sinto raiva da guerra, por tudo que ela causa ao ser humano. E sei também que, para sucumbirmos à guerra, basta ocorrer uma ato de vingança mais destrutivo que o outro em um ciclo sem fim. Para derrotamos a guerra, é preciso o perdão, além do amor. Só assim as pessoas terão sua vida preservada em paz

Gabi Mulhmann 26/11/2021

Impactante?
O livro conta a história de sobreviventes da bomba de Hiroshima, aborda questões muito importantes sobre a guerra e a destruição que ela causa por onde passa. São rastros que nunca poderão ser apagados. Conta com muitas informações históricas importantes e também o ponto de vista de pessoas que vivenciaram o horror de perto. Vale a leitura!

Antonny.Fillype 20/11/2021

O livro é a autobiografia de Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, tem uma linguarem bem direta e simples, ele conta a história dele pré guerra, em guerra e pós guerra, sendo o dia 6 de agosto de 1945 o dia em que sua vida mudou e com certeza o divisor de águas do livro. Esse livro mostra uma história de superação, de um homem que esteve diante da morte tantas vezes quanto os gols da Alemanha no Brasil em 2014, ele não só consegue sobreviver a bomba atômica como consegue dar a volta por cima. Takashi encontra sua amada parceira Ayako um tempo depois do atentado constroem uma família juntos e decidem se mudar para o Brasil em buscas de melhor condições de vida, tiveram 2 filhos, lutam pelos direitos dos japoneses que sobreviveram a esse dia contra o negligente governo japonês que leva uma década para dar auxílios aos hibakushas (sobreviventes da Little Boy e Fat Man), e quando finalmente tomam uma iniciativa simplesmente deixam de lado os que foram morar no exterior, Takashi travou uma árdua luta pelo seus direitos e conseguiu conquista-los aos poucos, foi homenageado tendo seu nome em uma escola em São Paulo, e obteve muitas outras conquistas durante sua vida.

Eros 22/10/2021

O Expoente da Superação.
Takashi Morita revela uma história (a sua história) que chega aos limites do surreal. Sua passagem, como militar, pela Segunda Guerra em solo japonês sob os intensos bombardeios americanos. Entre esses funestos eventos o mais impressionante de todos: sua presença em Hiroshima no dia da explosão da primeira bomba atômica. Narrado de forma mansa e doce, quase suave, o sobrevivente (Hibakusha) descreve os horrores inimagináveis experimentado pela população de Hiroshima naquele fatídico dia. Mas o livro tem muito mais! Escrito com singeleza, o Sr. Morita narra sua infância, aspectos sócio-político da época, seu ingresso na tropa de elite policial Kempeitai, os bombardeios, as consequências da guerra, sua imigração ao Brasil e seu ativismo pela paz, especialmente aos sobreviventes da bomba, com a "Associação Hibakusha do Brasil Pela Paz". A proximidade que o autor consegue materializar em suas linhas com o leitor é um ponto alto da leitura.

Gabrielly308 04/10/2021

Takashi Morita é um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, ele relata com detalhes o pior dia da sua vida e os impactos na vida de inocentes. Morita é uma inspiração de pessoa, buscou a justiça pelo seu povo e compartilhou com o maior número de pessoas os efeitos de uma guerra na humanidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6