A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosangela Max 27/01/2022

?A ciência nem sempre é utilizada para o bem.?
Infelizmente, o autor está certíssimo!
Acompanhar a história do Sr. Takashi Morita é um desafio e tanto. E o choque começa quando ele relata sua juventude.
Fiquei espantada com a forma como os recrutas e os aprendizes eram (ou será que ainda são?) tratados naquela época no Japão.
É difícil entender essa prática de ensiná-los através da violência, do sofrimento e da humilhação. Nada disso os preparou para o cenário de caos que enfrentaram com a Segunda Guerra Mundial e com os ataques a Hiroshima e Nagasaki.
O autor relata os acontecimentos de uma forma tão ?vívida? que parece que estávamos presentes quando tudo aconteceu. Somente uma testemunha de todo esse horror seria capaz de transmitir isso de tal maneira na escrita.
Todo o período pós bomba que a família Morita enfrentou, a vinda para o Brasil, a difícil luta contra o governo Japonês para obter uma assistência para as vítimas e os trabalhos a favor da paz foram muito bem relatados.
Revoltante e vergonhoso o papel dos governos Americano e Japonês para evitar que o mundo saiba mais informações sobre as consequências do ataque.
Ainda me emocionei mais uma vez com a história de Sadako Sasaki e o ?tsuru?, que se tornou um símbolo da paz.
Leitura emocionante!
Recomendo.
Cantinho dos livros 27/01/2022minha estante
É uma baita leitura!! ??

Alan kleber 27/01/2022minha estante
Em Hiroshima dá ainda mais detalhes de como os sobreviventes da bomba foram tratados pelo governo americano, e como eles viveram anos depois do acontecido.

Rosangela Max 27/01/2022minha estante
Entrará para a minha wishlist. Obrigada pela dica. ??

JurúMontalvao 28/01/2022minha estante

Verilania psi. 19/07/2020

Consequência de uma Guerra
O livro conta a história de um militar e sobrevivente japonês da segunda guerra mundial. Em que a bomba atômica destruiu sua cidade Hiroshima e Nagasaki, perdendo muitas pessoas e quem sobreviveu acabou contraindo doenças devido a radiação. Cansado da falta de apoio do Japão com os sobrevivendo emigrou para o Brasil com sua esposa e filhos. É responsável por uma associação de sobreviventes da bomba atômica e o seu intuito é levar a paz e que as pessoas se conscientize e não resolva problemas através da guerra.
Vieira 19/07/2020minha estante
Que história linda. Excelente livto3

Verilania psi. 19/07/2020minha estante
Ótimo, amei também. Fiquei com ele de canto sempre deixando pra depois mas, me arrependi poderia ter lido antes rsrsrs.

Vieira 21/07/2020minha estante
Eu gostei tanto q li ele todinho em menos de 3 dias kkk

Verilania psi. 21/07/2020minha estante
????

Alan kleber 27/12/2021

A maior atrocidade já cometida em nome do "bem".
A temperatura no epicentro chegou a mais de 1 milhão de graus Celsius, suficiente para fundir aço. As pessoas que estavam nessa área praticamente evaporaram. Ainda hoje há na cidade marcas no concreto de pessoas que foram atingidas pela radiação e não tiveram chance de reagir. A bola de fogo que surgiu alcançou um diâmetro de 280 metros em apenas um segundo. Muitas casas em Hiroshima eram construídas com madeira. A cidade logo se transformou em uma imensa chama.
No momento da detonação, cerca de 80 mil pessoas morreram, e dezenas de milhares ficaram feridas. Muitas morreriam mais tarde pelos efeitos da radiação.
Michela Wakami 31/12/2021minha estante
Não conhecia, já vou por na lista.??

Adri Crivelaro 09/09/2021

Emocionante e necessário!
Amo ler sobre a II Guerra Mundial e achei esse livro ótimo! O Sr. Takashi fala sobre guerra pelo seu ponto de vista e conseguimos ter uma visão de como era mentalidade dos japoneses naquela época. Seu relato sobre a bomba atômica e é emocionante. Uma história para se conhecer e lutar para que uma coisa dessas nunca mais aconteça.
yniale 09/09/2021minha estante
peguei esse ebook de graça na promoção da Amazon. Ansiosa pra ler, já!

Vieira 27/06/2020

MORITA, Takashi. A última mensagem de Hiroshima.
O livro aborda a biografia de Takashi Morita, um dos sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O relato de quem enfrentou as agruras que a vida lhe apresentou é marcante.
Escapou de Hiroshima e mudou para o Brasil. Sua resignação diante de tantas tragédias é inspiradora.
Vieira 27/06/2020minha estante
Ótima biografia para se ler em tempos de quarentena e nos inspirar com esperança e coração grato.

Eri 07/06/2020

Sekai no Heiwa - Paz
Sr Takashi Morita conta brevemente sobre a sua vida antes, durante e depois da guerra.
O momento mais triste do livro é quando ele conta em detalhes o que ele viu, sentiu e fez naquela manhã do dia 6 de agosto de 1945...
Guardo este livro com muito carinho, pois eu fui conhecer o Sr Takashi e pedi pra ele autografá-lo.
A sua mensagem nele? - Sekai no Heiwa, Paz -
Andréa 17/06/2020minha estante
Uau amiga!! Que honra hein? Fiquei curiosa com o livro...

Natasmi Cortez 18/06/2017

A Última Mensagem de Hiroshima é de esperança
"Como posso julgar a história dos japoneses sem conhecê-los em profundidade? Sem compreender melhor sua educação, seus valores ou seu modo de ver a vida? Sendo assim, este também é um livro que nos faz entender a necessidade urgente de empatia entre os homens. A capacidade essencial de nos colocar no lugar do outro."
Assim começa um livro capaz de trazer esperança mesmo nos momentos mais tristes. Quem escreveu o trecho acima foi a Marcia Batista, editora chefe na @universodoslivros, e suas palavras fazem parte do prefácio que explica brevemente como o relato cheio de dor e fé do Sr. Morita, chegou até nós por meio dessa obra.
Começo falando desse homem, que não conheço pessoalmente, mas que foi capaz de me tocar profundamente mesmo em sua simplicidade. Ele não precisou de palavras rebuscadas ou termos exagerados para fazer esse livro dar certo, sua sinceridade doída foi capaz de fazer sentir as lágrimas que não vimos ser derramadas.
O livro, que traz em um relato vivido e real de um dos momentos mais terríveis da humanidade, conseguiu ser delicado e focou não na tragédia em si, afinal já temos muitos livros de história pra isso, mas fica clara a tão importante e imprescindível última mensagem do Sr. Morita: Paz. Ele nos fala sobre perdão, sobre não culpar o outro e gerar ainda mais guerras, sobre o poder curativo do amor, sobre encontrar esperança mesmo em meio aos destroços e cinzas daquilo que mais se ama.
É impossível finalizar esse livro e não renovar a fé na humanidade. Saber que o ser humano é capaz de retribuir com amor e carinho aquele que o feriu, e ainda usar essas experiências para educar ao invés de incitar a vingança, desperta em nós a mais pura gratidão. Obrigada Sr. Morita, pelo seu exemplo e empenho em pregar a paz por onde quer que passe.

Karini.Couto 28/06/2017

Olá leitores, tudo bem por aí?

Hoje venho falar sobre A última mensagem de Hiroshima uma leitura muito válida e interessante e que me faz sair da "zona de conforto" de gêneros que tenho mai costume de ler.

Quantas vidas foram perdidas em decorrência da Segunda Guerra Mundial? Quantas famílias sofreram? Quantas crianças ficaram órfãs? Quantos sonhos foram destruídos? De que vale ser o vencido ou o vencedor quando seres humanos são dizimados?

Esta história nos traz muitos sentimentos como em um avalanche, pois fala sobre fatos reais e nos faz refletir e muito sobre amor, compaixão, esperança, tristezas, entre outros.

O livro nos fala sobre um trágico momento da história, porém de maneira que "damos conta" sem ser chato, ou massivo.. ou mesmo arrasador. Takashi Morita conta tudo de maneira suave até. Não se trata da tragédia de apenas e sim da mensagem deixada por Sr. Morita, que se trata de PAZ, AMOR, UNIÃO.. ENTRE OUTROS.

Eu vejo minha sobrevivência como um milagre. Chegar aos 93 anos sofrendo o que eu sofri, certamente, é um privilégio que me foi concedido. Ao longo da minha vida, estive diante dos piores atos que um ser humano pode cometer contra um semelhante. Os momentos de maior angústia serviram apenas para que eu compreendesse o que não desejaria nem a um inimigo. Ou melhor: aprendi que nunca mais deveria pensar em alguém como um inimigo. A lógica da guerra não dá espaço para a dignidade humana.

O livro é bem curto, com apenas 152 páginas, mas suas páginas carrega um "peso" muito maior do que aparenta.

Essa é uma daquelas histórias que lemos e nos faz acreditar em dia melhores, pessoas melhores, momentos melhores.. Mesmo em meio ao caos!

Acho que não preciso falar em si sobre essa grande tragédia, leitores como nós sabemos do que se trata, então aqui nesta resenha.. Não faço em si um resumo e sim reflito meus sentimentos com relação a essa leitura que foi uma grande escolha esse ano!

Recomendo para todos os leitores, inclusive deveria ser leitura obrigatória! rsrs

Precisamos continuar lutando para que nenhum outro ser humano sofra ou perca sua dignidade para a ganância, a intolerância ou mesmo para a ignorância de alguns poucos.

Mamy 20/08/2017

Não à guerra. NÃO à bomba nuclear.
Acho que qualquer movimento à favor da pacificação ou pelo menos contra à guerra deve ser válido. Em minha viagem ao Japão passei por 2 museus que mostram o drama de quem passou por isso (em Hiroshima e em Okinawa). E de tudo o que vi, o que mais me marcou foram os relatos de uma senhora sobrevivente da guerra em Okinawa que trabalhava como voluntária num desses museus... Ele era uma das enfermeiras recrutadas com menos de 14 anos que cuidavam dos soldados feridos, mesmo sabendo que não tinham nada para fazer a não ser o consolo verbal. O horror estampado em seus olhos foram o suficiente para entender o que eu não conseguia entender com o meu japonês sofrível. E nem consigo imaginar o que deve ter passado os sobreviventes da bomba nuclear.
É um livro muito fácil de ler, que não procura culpados, mas sim, fazer entender que nada justifica uma atrocidade de tamanha envergadura. Para quem interessar, há uma HQ chamada "GEN", que é uma outra visão de um garoto sobrevivente (uma história mais crua, mas bem real - super recomendo). São relatos como esses que não podemos deixar morrer, que precisamos manter vivos na memória de todos para quem nunca mais se repita e que pessoas que ainda acreditam que a bomba é justificável comecem a entender que precisam sair do planejamento, dos pensamentos, do imaginário, do "e se" e ver no campo de batalha se a teoria que têm na cabeça é o mesmo que se vê na realidade.

Yuri Capi 10/01/2018

A visão de quem sobreviveu à bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Os relatos numa linguagem simples e fluente são relativos à antes, durante e depois ao lançamento da bomba. O objetivo principal deste livro é nos educar para que isto nunca mais aconteça. Leitura imperdível.

Valéria 25/11/2018

Apenas leiam!
Sem palavras para descrever esse livro. Simplesmente sensacional. Todos deveriam ler esse livro e ter uma nova perspectiva em relação a guerras, no geral. Grata por ter tido a oportunidade de fazer essa leitura e conhecer a história da família Morita!

Edson.Fully 03/03/2024

Leitura maravilhosa! Takashi Morita sabe envolver o leitor na leitura. E o quão importante é a paz no mundo!

Anna 09/05/2019

Tragédia
O relato de um sobrevivente da bomba atômica atirada em Hiroshima, narra sua trajetória de vida. Conta o que vivenciou trabalhando como policial militar no Japão no dia que ocorreu o ataque.
Uma tristeza brutal envolveu os que estavam ali, muitos perderam a vida na hora e outros vieram a falecer depois, por doenças provenientes da radiação. Outras tantas pessoas, seus filhos e netos, sofrem com doenças ainda pela radiação.
Mas esse senhor foi um sobrevivente e nos conta como sobreviveu ao caos, a tristeza, a falta de comida, saúde e estrutura num país depois da guerra. Sua vinda para o Brasil com a família e as dificuldades que enfrentou quando aqui chegou. As diferenças de cultura, a dificuldade econômica, etc.
Nos faz ver o que a guerra foi capaz de destruir.

Paulamarins 06/09/2019

Impressionante..
O livro narra de maneira impressionante o pensamento pré guerra e os efeitos das bombas atômicas e todo seu impacto na população. Alguns trechos são de partir o coração. Simplesmente engoli o livro e li durante uma tarde.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do livro “A última mensagem de Hiroshima”
O livro “A última mensagem de Hiroshima” conta a história de um homem que teve sete chances de morrer e sobreviveu a todas elas carregando consigo um único propósito: a paz.

Prefacialmente, cabe explicar alguns fatos históricos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão era aliado da Alemanha e da Itália e lutavam contra os Estados Unidos e os soviéticos.

O povo nipônico sempre foi muito disciplinado e leais ao imperador, então não lhes cabia questionar os motivos da guerra, apenas servir ao comando do Imperador.

“Fomos ensinados desde cedo a honrar nossas origens, o que envolve o amor à pátria, o respeito à hierarquia e à tradição, além da devoção irrestrita ao imperador, que era visto como uma divindade pelo povo japonês”.

Os japoneses também foram responsáveis pelo ataque a Pearl Harbor com os kamikazes, que eram japoneses suicidas pilotando aviões. Em 6 de agosto de 1945, o Japão não se rendeu e isso custou o ataque dos EUA, em que estes lançaram uma bomba atômica na cidade de Hiroshima e, em 9 de agosto de 1945, também na cidade de Nagasaki.

“Foi assim em Hiroshima: de uma hora para outra, não sabíamos se a cidade havia sido transferida para o inferno”.

Takashi Morita nasceu em Hiroshima e é de uma família de agricultores. Ele aprendeu o ofício de relojoeiro e ingressou na polícia militar japonesa.

“Mas na guerra não há lugar para nossa vontade. Nossos sonhos se perderam quando o imperador anunciou que estávamos participando de um conflito. A partir de então, seria matar ou morrer pelo país”.

Após passar em um exame muito difícil, Takashi ingressa na Kempetai, a Polícia Militar de Elite do Japão, e foi neste período que ele vivenciou o fatídico 6 de agosto de 1945.

“O problema de valorizar a pátria acima de tudo é que, às vezes, os valores humanos são deixados de lado”.

“Tempos de guerra são tempos de absurdos, e o pior que pode acontecer ao ser humano é ver o absurdo como algo normal. Isso nos priva de nossas maiores virtudes: amar e sentir compaixão”.

Takashi viveu o horror da bomba atômica, tentou ajudar a quem conseguiu e, sobretudo, tentou tirar lições de algo tão monstruoso como uma guerra.

“Ninguém espera tanta destruição em um dia tão bonito. Não era possível imaginar algo assim. Pelo menos, não até o dia 6 de agosto de 1945”.

O livro conta detalhes que jamais seriam possíveis imaginar acerca das bombas atômicas. Os EUA aproveitaram a não rendição do Japão para experimentar as bombas nucleares compostas de urânio e plutônio.

Os dias seguintes ao lançamento da bomba também foram também de muita tristeza. É difícil comemorar um tufão. Todavia, a natureza ajudou as cidades de Hiroshima e Nagasaki a atenuar os efeitos da radiação.

Felizmente, após a Guerra, Takashi conheceu o amor de sua vida, Ayako, que o ajudou e perseverou com ele após a Guerra. A família Morita passou por muita dificuldade e teve que imigrar para o Brasil.

O livro é uma aula de História e Takashi foi um exemplo de sabedoria, pois usou sua história pessoal para lutar pela paz. Takashi hoje tem 93 anos, vive em São Paulo e é muito respeitado pela luta pelos sobreviventes à bomba atômica.

O livro despertou uma imensa vontade de conhecer o Sr. Takashi, sentar em sua mercearia e ouvir a história de sua vida. Ainda bem que esse livro mata um pouco dessa vontade.

Literatura muita rica e uma história que merece ser ouvida, pois apesar de toda a dor, a última mensagem de Hiroshima é a PAZ.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-a-ultima-mensagem-de-hiroshima/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6