A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita

Resenhas - A última mensagem de Hiroshima

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosangela Max 27/01/2022

?A ciência nem sempre é utilizada para o bem.?
Infelizmente, o autor está certíssimo!
Acompanhar a história do Sr. Takashi Morita é um desafio e tanto. E o choque começa quando ele relata sua juventude.
Fiquei espantada com a forma como os recrutas e os aprendizes eram (ou será que ainda são?) tratados naquela época no Japão.
É difícil entender essa prática de ensiná-los através da violência, do sofrimento e da humilhação. Nada disso os preparou para o cenário de caos que enfrentaram com a Segunda Guerra Mundial e com os ataques a Hiroshima e Nagasaki.
O autor relata os acontecimentos de uma forma tão ?vívida? que parece que estávamos presentes quando tudo aconteceu. Somente uma testemunha de todo esse horror seria capaz de transmitir isso de tal maneira na escrita.
Todo o período pós bomba que a família Morita enfrentou, a vinda para o Brasil, a difícil luta contra o governo Japonês para obter uma assistência para as vítimas e os trabalhos a favor da paz foram muito bem relatados.
Revoltante e vergonhoso o papel dos governos Americano e Japonês para evitar que o mundo saiba mais informações sobre as consequências do ataque.
Ainda me emocionei mais uma vez com a história de Sadako Sasaki e o ?tsuru?, que se tornou um símbolo da paz.
Leitura emocionante!
Recomendo.
Cantinho dos livros 27/01/2022minha estante
É uma baita leitura!! ??

Alan kleber 27/01/2022minha estante
Em Hiroshima dá ainda mais detalhes de como os sobreviventes da bomba foram tratados pelo governo americano, e como eles viveram anos depois do acontecido.

Rosangela Max 27/01/2022minha estante
Entrará para a minha wishlist. Obrigada pela dica. ??

JurúMontalvao 28/01/2022minha estante

jsilveira 05/09/2021

Emocionante.
Uma narrativa que nos leva para dentro dos fatos ocorridos em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

Os horrores da detonação da bomba nuclear narrados por um sobrevivente.

Link para compra:

Alan kleber 27/12/2021

A maior atrocidade já cometida em nome do "bem".
A temperatura no epicentro chegou a mais de 1 milhão de graus Celsius, suficiente para fundir aço. As pessoas que estavam nessa área praticamente evaporaram. Ainda hoje há na cidade marcas no concreto de pessoas que foram atingidas pela radiação e não tiveram chance de reagir. A bola de fogo que surgiu alcançou um diâmetro de 280 metros em apenas um segundo. Muitas casas em Hiroshima eram construídas com madeira. A cidade logo se transformou em uma imensa chama.
No momento da detonação, cerca de 80 mil pessoas morreram, e dezenas de milhares ficaram feridas. Muitas morreriam mais tarde pelos efeitos da radiação.
Michela Wakami 31/12/2021minha estante
Não conhecia, já vou por na lista.??

Silvana 04/05/2023

Que testemunho
Muitas coisas com relação ao posicionamento do Japão e EUA são revelados neste livro, e que não é ensinado nas escolas. Um material denso, e com um testemunho de paz. Pois, temos um testemunho de que viveu o horror de perto, e sobrevive há um dos episódios mais triste da história. E ainda, ele quis vingança, culpabilizou as partes. Portanto, podemos entender que dar a devida atenção do coletivo e ao idealismo acima da humanidade, é um dos fatores que podem fazer as pessoas tomarem atitudes e comprarem discursos que os levem ao extremo de pensar que tudo bem ir a guerra.

RÔMULO. 02/03/2023

A última mensagem de hiroshima
Um livro que deveria ser lido por todos. Um relato cruel e chocante desse sobrevivente da 2°guerra guerra mundial. Um dos melhores livros que já li sobre o tema, e principalmente por entender um pouco mais da versão japanosesa trazida por um sobrevivente . Necessário, 5 estrelas.

Spark 26/11/2021

A última mensagem de Hiroshima
Sinceramente, gostei de mais desse livro porque você.pode entender melhor como foi que tudo aconteceu pela visão dos sobreviventes que nesse caso é o Takashi Morita.
O jeito que ele.conta ué tudo aconteceu, e o que ele via ao andar na rua depois da explosão da bomba, a descrição que ele deu sobre as pessoas que foram atingidas e não morreram instantâneamente, era como se ele tentasse descrever um monstro de filme de terror. E ainda ver a chuva ácida atingir pessoas que não sofreram danos físicos causados pela bomba durante o ápice da explosão, serem atingidas e queimadas pela chuva ácida e radioativa, que nem futuro desencadeou muitas doenças sem tratamento pelos afetados!
Qual o benefício de uma guerra? Não existe benefício!

Palavras do Takashi Morita:
Hoje, entretanto, não sinto raiva dos americanos. Sinto raiva da guerra, por tudo que ela causa ao ser humano. E sei também que, para sucumbirmos à guerra, basta ocorrer uma ato de vingança mais destrutivo que o outro em um ciclo sem fim. Para derrotamos a guerra, é preciso o perdão, além do amor. Só assim as pessoas terão sua vida preservada em paz

Amaurijbarros 27/01/2024

HIROSHIMA
Uma mente cheia de lembranças que ao compartilhar mostra o quanto algumas pessoas, por cobiçar o poder e querer o poder, destrói vidas e tira da humanidade a oportunidade do conhecimento e da vida para transformar em ódio e destruição.

Gica Brombini 16/02/2022

A ÚLTIMA MENSAGEM DE HIROSHIMA: a segunda guerra sob o ponto de vista japonês.
Simplesmente maravilhoso. Eu aprendi muito com esse livro.
Já havia conhecido muitas histórias sobre segunda guerra, mas a maior parte delas se concentrava na visão dos judeus na Europa ou nas consequências da guerra mediante a Alemanha nazista comandada por Hitler. Aqui, temos contato com um ponto de vista pouco disseminado e até mesmo pouco conhecido pelo ocidente. Os verdadeiros combates e a verdeira destruição ocorrida pela guerra entre Japão e Estados Unidos, travada principalmente no oceano pacífico.
Takashi Morita, ao contar sua história real, ainda nos aleta para os perigos da criação e da explosão de uma bomba atômica. Vemos muito das consequências que vão além do próprio território atingido ou até das pessoas mortas, mas também sobre o sobreviventes atingidos, já que essse levaram por sua vida inteira e até a de seus filhos e netos os efeitos da exposição à radiação.

Verilania psi. 19/07/2020

Consequência de uma Guerra
O livro conta a história de um militar e sobrevivente japonês da segunda guerra mundial. Em que a bomba atômica destruiu sua cidade Hiroshima e Nagasaki, perdendo muitas pessoas e quem sobreviveu acabou contraindo doenças devido a radiação. Cansado da falta de apoio do Japão com os sobrevivendo emigrou para o Brasil com sua esposa e filhos. É responsável por uma associação de sobreviventes da bomba atômica e o seu intuito é levar a paz e que as pessoas se conscientize e não resolva problemas através da guerra.
Vieira 19/07/2020minha estante
Que história linda. Excelente livto3

Verilania psi. 19/07/2020minha estante
Ótimo, amei também. Fiquei com ele de canto sempre deixando pra depois mas, me arrependi poderia ter lido antes rsrsrs.

Vieira 21/07/2020minha estante
Eu gostei tanto q li ele todinho em menos de 3 dias kkk

Verilania psi. 21/07/2020minha estante
????

Eri 07/06/2020

Sekai no Heiwa - Paz
Sr Takashi Morita conta brevemente sobre a sua vida antes, durante e depois da guerra.
O momento mais triste do livro é quando ele conta em detalhes o que ele viu, sentiu e fez naquela manhã do dia 6 de agosto de 1945...
Guardo este livro com muito carinho, pois eu fui conhecer o Sr Takashi e pedi pra ele autografá-lo.
A sua mensagem nele? - Sekai no Heiwa, Paz -
Andréa 17/06/2020minha estante
Uau amiga!! Que honra hein? Fiquei curiosa com o livro...

Leila 11/11/2023

A Última Mensagem de Hiroshima apresenta-se como mais uma narrativa sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial, concentrando-se nos impactos devastadores das bombas nucleares em Hiroshima. No entanto, ao mergulhar na obra, a sensação predominante é a de familiaridade, como se estivéssemos revisitando uma história que já foi contada inúmeras vezes.

A trama segue a linha narrativa comum de muitos outros livros do gênero, abordando a destruição massiva e os efeitos catastróficos das armas nucleares, enquanto se concentra em histórias de sobrevivência de indivíduos impactados diretamente pelos eventos. Embora as experiências individuais sejam certamente dignas de empatia e reflexão, não se pode ignorar a sensação de déjà vu que permeia toda a leitura.

O autor parece seguir uma fórmula previsível, tocando nos mesmos temas recorrentes, como a devastação imediata, os efeitos a longo prazo na saúde das vítimas e as reflexões éticas sobre o uso de armas nucleares. A falta de uma abordagem inovadora ou perspectiva única faz com que A Última Mensagem de Hiroshima se perca na vasta coleção de obras que exploram temas semelhantes.

Além disso, a saturação do mercado literário com relatos da Segunda Guerra Mundial e suas consequências nucleares pode deixar os leitores desinteressados. A sensação de "mais do mesmo" pode gerar uma certa apatia, especialmente para aqueles que já se dedicaram a uma ampla gama de obras sobre o mesmo período histórico.

Embora a importância de preservar e compartilhar essas histórias seja inegável, confesso que já estou cansada desse tipo de literatura e sempre que começo algum livro do tema espero ser surpreendida por uma narrativa diferente, que me sensibilize novamente para os dramas e as dores vividas e esse infelizmente não conseguiu esse intento.

Enfim, A Última Mensagem de Hiroshima pode ser considerado mais um exemplar de uma vasta biblioteca de obras que exploram a Segunda Guerra Mundial e suas ramificações nucleares. Apesar de seu valor intrínseco ao documentar eventos históricos, a falta de originalidade pode deixar os leitores ávidos por algo mais fresco e provocador em um cenário literário saturado pelo mesmo tema.

Aline 09/08/2022

Muito interessante ver a perspectiva do ator a constatar a resiliência dos que presenciaram a bomba atômica, mas o livro fala mais da vida dele pós guerra e menos do desastre em si, o que foi um pouco decepcionante!

Lusia.Nicolino 16/10/2022

Uma história contada por quem vivenciou a História.
Uma história contada por quem vivenciou a História. Agosto já passou, mas há acontecimentos que não podem passar ou ficar restritos à sua data máxima. O senhor Takashi Morita demorou para nos dar esse relato, mas foi abrindo o coração que parece que ele fechou um pouquinho a ferida. Naquele fatídico 6 de agosto ele estava muito perto do epicentro da bomba atômica. Soldado, usava farda e acredita que foi ela quem o salvou. Foi atingido na nuca, lugar desprotegido, mas nada comparado a todo o horror que veria enquanto circulava aturdido. Em suas palavras: “hoje, aos 93 anos, às vezes chego a me perguntar se tudo aconteceu de verdade, mas as marcas que trago na memória, os problemas de saúde e as imagens da cidade totalmente devastada me comprovam que foi tudo real. Infelizmente, não foi apenas um pesadelo”. Dedique algumas horas para conhecer toda a trajetória, sua chegada ao Brasil, sua luta pelos compatriotas e as suas lições, que não devem ficar esquecidas em uma prateleira!

Quote: "Escolhi fazer jus à honra de estar vivo. Sei que sobrevivi para compartilhar com o mundo reflexões a respeito de como a insanidade de uma guerra é capaz de destruir cidades inteiras em segundos. Foi assim em Hiroshima: de uma hora par outra, não sabíamos se a cidade havia sido transferida para o inferno. Aliás, talvez tenha sido isso mesmo o que aconteceu."

Carol Aw 17/04/2022

Uma história que te faz pensar
Muitos de nós leem sobre bombas e tragédias nucleares nas histórias fictícias e muita coisa acaba passando batido, mas ler uma história real, saber que cada detalhe não foi criado por ninguém mas que foi o sofrimento de alguém me causa um incômodo tão grande, porque vemos que muitas das coisas que reclamamos são insignificantes comparadas a essa história.
Eu amei o livro, uma leitura dolorosa mas que da uma certa motivação a sempre lutar por uma vida melhor e pelos seus ideais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6