Ingredientes caseiros veganos

Ingredientes caseiros veganos Miyoko Schinner

Resenhas - Ingredientes caseiros veganos

Camila Faria 10/05/2017

Novas aventuras pela culinária vegana por aqui, dessa vez com o livro Ingredientes Caseiros Veganos da autora e chef Miyoko Schinner. A Miyoko é uma espécie de superstar da culinária vegana e criou recentemente uma empresa bem elogiada de queijos veganos. Fiquei bem empolgada de ver um dos seus livros traduzidos para o português, pela Editora Alaúde.

O livro é um guia para quem deseja evitar produtos industrializados e começar a preparar os próprios ingredientes do zero, de forma natural. Acho que esse é um dilema bem comum entre as pessoas que estão em transição para uma alimentação mais saudável: como evitar os produtos processados e abastecer a despensa e a geladeira com produtos caseiros e gostosos? Essa é a missão da Miyoko nesse livro.

Na primeira parte do livro, dedicada aos Condimentos e às Delícias sem lácteos e ovos, encontramos alternativas veganas a vários ingredientes que muita gente acharia boas demais para ser verdade: maionese clássica sem ovo, mostarda de Dijon (e uma versão incrível de mostarda de cerveja), molho inglês sem anchova, leites e manteigas vegetais, além de queijos de dar água na boca. Doida para experimentar o “Feta” de Amêndoa.

Em Dando Sopa, Miyoko ensina a fazer quatro tipos diferentes de caldos caseiros, bases para sopas maravilhosas, que recompensam o tempo investido na produção. A Sopa de Abóbora e Coco com Curry é imperdível! A autora chama de “carne” qualquer alimento de consistência mais substanciosa, como a polpa de coco, por exemplo. Em Cortanto (n)a Carne ela apresenta suas versões veganas de linguiça, costela, nuggets e palitos de peixe, entre outros pratos. O Contra o Filé me pareceu especialmente gostoso e bem fácil de fazer (a base é de Cogumelo Paris ou Shiitake).

Com ares do Mediterrâneo, Massa e Magia é dedicado ao amor da autora por tudo que vem da Itália. Receitas de massas frescas, polenta, risotos e molhos de diversos tipos. Experimentem o Molho de Espinafre e Alcaparra, que tem jeitinho de pesto, mas não leva óleo. Em Grãos Finos, aprendemos uma série de misturas prontas, dessas que podem virar panquecas, waffles e crepes em pouco tempo. Granolas, biscoitinhos e pães também fazem parte do repertório.

Em Doces Deleites a autora oferece opções com baixo teor de gordura ou adoçadas com frutas, mas a maioria das receitas segue uma linha mais tradicional, com açúcar orgânico, xarope de bordo/maple syrup (infelizmente ainda MUITO caro por aqui) ou açúcar de coco. Destaque para o Leite Condensado Vegano, que eu ainda não fiz, mas fiquei mega curiosa para experimentar.

O livro é lindo. As fotografias da Eva Kolenko são maravilhosas e incentivam uma aventura culinária. Como não-vegana, mas entusiasta de uma gastronomia saudável e consciente, fiquei encantada com o trabalho da Miyoko Schinner. São mais de 110 receitas muito bem explicadas e detalhadas, com inúmeras variações e dicas para multiplicar o seu uso. No geral, os ingredientes são fáceis de encontrar (tirando algumas exceções, claro) e as receitas são bem acessíveis.

Eu não achei as receitas difíceis (são bem descomplicadas, na verdade, especialmente se você já estiver acostumado com o dia-a-dia na cozinha), mas algumas preparações exigem tempo e paciência. A ideia é desacelerar e embarcar MESMO na onda da culinária artesanal. Se você anda flertando com a ideia de abolir produtos industrializados (cheios de conservantes, aromatizantes e adoçantes artificiais) da sua cozinha, esse livro é um ótimo caminho!

site: http://naomemandeflores.com/ingredientes-caseiros-veganos/

Cláudia 14/09/2020

Linda surpresa
Nunca fui fã de livros de culinária. Sempre acho muito chato. Mas esse livro me surpreendeu. Além de conter fotos belíssimas e ser editado em papel couchê, a autora escreve de forma a não parecer que estamos lendo um livro de receitas ou gastronômico, mas de memórias. Apesar de Miyoko Schinner ser uma autora norte americana, o livro traz ingredientes acessíveis ou fáceis de substituir por outros encontrados no Brasil.