The Language of Thorns

The Language of Thorns Leigh Bardugo

Resenhas - The Language of Thorns

L 22/12/2023

Um livro de fantasia à moda antiga, onde contos populares que tão bem conhecemos são moldados às crenças e folclore do universo Grisha. Contos cheios de reviravoltas inesperadas, com a capacidade de arrepiar e confortar o leitor.

Sobre os contos:

Ayama and the Thorn Wood: ?????

Este pequeno conto tem tudo o que eu gosto: filhos monstruosos, filhas corajosas e muitas histórias. Adoro o aspeto de “conto de fadas” tradicional que a autora transmite e como a fantasia nasce da superstição. Ayama é uma rapariga querida, inteligente e que aprendeu a ser ouvida, quando o mundo a queria esquecer. Relembrando que a verdade prevalece a cima de tudo. Adorei este conto do início ao fim.

The Too Clever Fox: ????

Pelo título, esperava que este conto estivesse relacionado com o Nikolai. Muito em breve, descobri que seguia bastante o modelo do conto anterior. Uma fábula sobre uma raposa astuta e um pequeno bosque que foi ameaçado por um caçador imbatível. Uma história sobre solidão, ilusões, astucia e sabedoria.

The Witch of Duva: ????

Ao início pensei que fosse uma recontagem do conto de "Hansel e Gretel", porém tive a agradável surpresa de descobrir que estava muito longe disso. Um conto sombrio e com temáticas pesadas, onde vilões e heróis se confundem, culminando num final diferente do esperado.

Little Knife: ?????

Yeva é uma jovem linda e encantadora. Tão, tão linda que as suas amas e criadas de colo sucumbiram a várias tentavas de rapto. Tão, tão linda, que dezenas de pretendentes aguardavam à sua janela para pedir a sua mão em casamento. Tão, tão lida que o seu pai ganancioso queria lucrar com a sua beleza.

Este poderia ser o conto de fadas da minha infância! Adorei cada frase deste pequeno conto, é fascinante que em tão poucas páginas, a autora tenha criado algo tão bonito e mágico. Adoro a superstição da população e como estes contos parecem verdadeiros ao populismo e misticismo de Ravka. Gostei particularmente que nos dê a explicação popular para a criação dos túneis subterrâneos de Ravka. É LINDOOO!

The Soldier Prince: ?????

A clássica história do quebra-nozes com um twist muito inovador. Gostei do ritmo, dos personagens e da intenção da história - como separar os desejos e sonhos das outras pessoas dos nossos, como descobrir aquilo que queremos para nós próprios e como viver a vida que desejamos e não aquela que fomos criados para.

When Water Sang Fire: ?????

Esta história acompanha Ulla, uma talentosa sildroher com um dote especial para o canto. Para os sildrohers, a música é uma forma de magia que pode ser usada para invocar tempestades, criar objetos e até converter-se em humanos. Desde a infância, Ulla foi renegada e considerada diferente, tendo ouvido rumores de que era parte humana. Tudo muda quando Signy, outra cantora talentosa, se torna sua parceira musical. Em breve as duas tornam-se amigas íntimas, aprimorando os seus talentos, até que acabam por ser reconhecidas pelo príncipe mais novo. Esta nova amizade vai levar as amigas a explorar novas aventuras e a descobrir mais sobre si próprias e até onde a ganancia e os seus desejos mais profundos as levam.

Júpiter 17/11/2023

?Freedom is a burden, but you will learn to bear it"
Esse livro é mais um complemento mesmo. A escrita continua boa, e os contos são bem curtinhos então acaba fluindo bastante. Sobre a história mesmo, cada conto trás quase como uma lição no final e nos faz refletir um pouco. E além disso, dá pra perceber algumas referências à contos de fadas que conhecemos, como a ursula por exemplo. Em resumo, apesar de ter esperado algo diferente, eu acabei gostando e recomendo pra quem é fã do grishaverso e quer saber um pouco mais sobre ele.

Thiago548 02/11/2023

Conto do quebra nozes>>>>>>>
Muito interessante a percepção de cada país do grishaverso presente em vários contos. Tendo elementos já presentes no universo e outros mais fantasiosos. Gostei da maioria dos contos, mas teve um ou dois que foram meio chatos de ler (tipo o do rio)

Vitorin 27/05/2023

Tava com saudade desse universo
Adorei os contos e adorei os ensinamentos dele, adoro o grishaverso e depois de um bom tempo sem contato com ele foi prazeroso voltar.

Kat 06/05/2023

Um livro de contos Grishas,a leitura é muito lenta e você não consegue se concentrar nos personagens.Só o primeiro conto valeu a pena o resto é muito chato.Não recomendo.

Am'oonchild 14/12/2022

Tales from Grishaverse
Devo admitir que esperava terminar esse livro mais rápido, porém apesar de poder dizer que gostei de todos os contos, não foram todos que me cativaram verdadeiramente.

Em alguns o meio da história foi muito cansativo e eu só queria que se concluísse de vez. Mas, o maior acerto desse livro é que cada história tem pontos de viradas muito bons e impossíveis de ignorar por serem ótimas sacadas. Imagino que a Leigh fez uma pesquisa considerável sobre os tropes que normalmente se esperam em cada conto e quando tava chegando no óbvio ela pegava e fazia uma curva brusca.

Logo, a melhor parte sempre era a conclusão.

Ayama and The Thorn Wood = 5.
The Too-Clever Fox = 4.5
The Witch of Duva = 4.0
The Little Knife = 3.0
The Soldier Prince = 3.0
When Water Sang Fire = 3.5

Le Foltran 14/10/2022

gostei das histórias. realmente são boas pra entender um pouco do universo e da mitologia que existe em todo o grishaverso

Lanny 26/08/2022

Contos com plot twists
Antes de ler o livro eu vi em algum lugar que tinha uma história da irmã do Darkling. Cheguei aí final me perguntando... Cadê?

Vim aqui procurar e de acordo com os que li devo perguntar... O que eu perdi na história? Como foi que identificaram que aquele cara era o Darkling e ele se referia a Baghra? Ou tem algo a ver com a história da própria Baghra em Sombra e Ossos que eu não lembro?

De modo geral, as histórias tem um plot twist legal. A que eu mais gostei foi a do soldado de brinquedo.

Carstairs 19/03/2022

Um verdadeiro tesouro
?O amor fala em flores. A verdade requer espinhos.?

Março eu dediquei meu tempo para ler tudo o que estava parado da Leigh Bardugo na minha estante e foi uma experiência imersiva completa dentro do Grishaverso com os livros que faltavam serem lidos. Esse aqui, contudo, foi muito diferente do que eu esperava que fosse.

Em The Language of Thorns, Leigh Bardugo nos introduz a seis contos do folclore do universo Grisha, inspirados em contos de fadas do nosso próprio mundo. Eu sou um fã fiel à escrita da Leigh, e esse livro é um verdadeiro baú de tesouros. ?A Bela e a Fera?, ?Cinderella?, ?João e Maria?, ?O Coelho de Veludo?, ?O Quebra-nozes e o Rei Rato? e ?A Pequena Sereia? são contos nos quais a autora se inspirou e incorporou dentro dos costumes e do folclore das nações que ela própria criou para esse universo rico e mágico.

A forma narrativa que cada conto foi construído apresenta seu tom e sua linguagem própria, bem diferente do que já vimos por aí e que casa perfeitamente dentro do gênero de contos de fadas. Em momentos eu me senti sentado com pessoas de cada nação contando essas histórias para mim como se estivéssemos em uma roda de fogueira em um acampamento.

O que eu mais gostei do livro todo foi o enredo dos contos, que não deixou em momento algum de ser místico e clássico como deveria, mas que se misturou em questões mais modernas e autênticas para leitores do século vinte e um. As lições a serem aprendidas são muito mais maduras do que as dos contos originais e vão inspirar principalmente leitores mais velhos e que não costumam se convencer por garotas bonitas que se apaixonam por príncipes.

Esse livro, assim como a escrita da Leigh Bardugo, é um tesouro para o mundo, e espero nunca parar de ler o que ela escreve.

beatriz3345 17/06/2021

O design dos livros da Leigh são tudo!
Esse livro trás contos do universo Grisha, te inserindo mais no universo de lendas e mitos. Acho que minha história favorita foi a última, os melhores ficam para o final.

capê 11/05/2021

muito interessante
nesse livro têm histórias muito criativas e as ilustrações são belíssimas. essas lendas são uma ótima forma de conhecer mais a cultura dos países do grishaverso. e claro até os personagens como a alina chama o nikolai de too clever fox por causa da lenda.

Maria4735 10/05/2021

Contos de Fadas do Universo Grisha
Como já falei em outras resenhas eu amo contos de fadas e amo releituras... e esse livro... foi O SOBOR!!!
O modo como a autora une o universo Grisha aos famosos contos de fadas como "A Pequena Sereia", "Quebra-Nozes", entre outros, foi ótimo!!! Tem plot twist, representatividade, magia... adorei!!!

mbethanialrl 14/03/2021

"Love speaks in flowers, truth requires thorns."
(4,5)

Uma coletânea com 6 histórias incríveis e lindamente ilustradas pra quem é fã do Grishaverse e dos livros de fantasia da LB. Tem uma vibe contos de fadas meio "dark" e com moral alternativa que eu particularmente adoro e alguns são baseados em histórias populares. Amei em especial "Ayama and the Thorn Wood" e "The Witch of Duva", além de "When water sang fire", por ter uma conexão com um dos personagens principais da trilogia Grisha. Uma leitura super diferente dentro desse universo!