Tábula Rasa

Tábula Rasa Laplace Cavalcanti

Resenhas - Tábula Rasa

tabathacuzziol 25/02/2017

Uma Primeira Impressão mais que positiva
Recém fiz a Primeiras Impressões desse livro lá no blog, e trouxe aqui o mais importante para você se encantar e decidir comprar este livro.

A história é narrada em terceira pessoa e começa com a personagem, digamos que ele será o principal, acordando dentro de um tanque.
Esse tanque está cheio de um conteúdo quente e viscoso e a personagem começa a sentir falta de ar e se debate dentro do tanque para se salvar.
Quando ele sente seu corpo começar a se desligar pela falta de oxigênio, o vidro finalmente cede e ele cai para fora do tanque e é acudido por duas pessoas. A sensação que esse primeiro capítulo me passou foi que, além de saber que vou ficar muito angustiada com os acontecimentos, não teremos respostas tão fáceis. O ar de mistério envolverá a trama.

Uma coisa que tenho que elogiar é a narrativa do autor.
Ele me fez emergir na história de cabeça e suas descrições, embora não muito detalhadas, fazem com que eu consiga me imaginar naquele ambiente, ou sentir tal emoção.
Eu nunca tinha tido contato com a escrita de Laplace Cavalcanti, mas posso afirmar que foi uma surpresa agradável.

Você pode ler minha opinião completa no blog Floretizas:

site: http://floretizas.blogspot.com.br/2017/02/primeiras-impressoes-tabula-rasa.html

LivMessias 30/01/2018

Recomendo demais!
Desde a primeira página me identifiquei com David, um sobrevivente resgatado e desmemoriado. Acordar num local completamente estranho sem se lembrar de um momento sequer da sua vida é angustiante. David logo entende que a humanidade quase foi extinta numa guerra nuclear de proporções gigantescas e descobre que um novo recomeço está à sua espera. As pessoas que o resgataram explicam que tudo será reconstruído. Mas quem é David? Com a ajuda de uma psicóloga ele logo descobre quem foi, pois quem é agora não tem nem sombra de quem ele era antes do resgate.

O livro tem uma narração interessante, sendo fácil de nos "enganar" quando achamos que descobrimos tudo. Laplace Cavalcanti dá um drible no leitor em cada virada de página. Formulei N propostas para a história de Tábula Rasa e falhei em todas elas!

Com uma pitada de romance, humor e muita criatividade, Tábula Rasa te fará viajar para um futuro pós-apocalíptico, te fazendo questionar sobre até que ponto somos realmente humanos. Pela sobrevivência, você arriscaria a humanidade dentro de si?

Excelente indicação de leitura!

site: www.liviamessias.com.br

Lina DC 17/08/2018

Espetacular!
"Tábula Rasa" é uma distopia fantástica narrada em terceira pessoa que gira em torno de David, um homem encontrado na superfície sem memórias do seu passado. Conforme a sinopse explica, o mundo foi praticamente dizimado graças a uma guerra atômica e os poucos sobreviventes desse cenário caótico refugiaram-se no subsolo em uma instalação militar no Canadá, conhecida como o Cofre. Inicialmente David sente-se sobrecarregado com tais informações, pois não se recorda nem mesmo dos conflitos que destruíram o mundo, muito menos o que estava fazendo na superfície.
O Cofre é uma instalação autossuficiente que abriga um pouco mais de 400 pessoas, que estão isoladas há quase uma década. O local é governado por uma civil, a diretora Elizabeth Callegari, mas com a ajuda dos militares liderados pelo Capitão Donald Cooper.

"Ele ficou sabendo que ali era uma base militar subterrânea e foi intitulada de Cofre por guardar o bem mais precioso do planeta: os últimos sobreviventes da raça humana, as poucas pessoas que restaram após uma guerra nuclear que dizimou a humanidade." (p. 15)

Para que todos consigam sobreviver por um longo tempo, o Cofre precisa ser um organismo fluido e cada indivíduo precisa desempenhar o seu papel. Cada setor é representado por um uniforme de cor diferente como forma de identificação, a comida é fracionada e os horários são rígidos. David logo se encaixa no local, mas é só a partir do momento em que conhece a tristonha Emma é que sua vida ganha um novo significado.
Porém, quanto mais tempo David passa no Cofre, mais ele começa a observar alguns detalhes incômodos e a partir de um determinado evento, o protagonista vai se dar conta que a luta pela sobrevivência não ocorre apenas na superfície...
O enredo foi muito bem estruturado e o autor criou um mundo crível e assustadoramente real. Afinal, quantos conflitos o nosso mundo não sofre e ficamos sempre pensando quando e quem dará aquele passo crucial que mudará tudo?
A construção dos personagens também foi muito bem feita. Como últimos sobreviventes, os personagens representam vários espectros do comportamento humano. Temos indivíduos que apenas seguem o fluxo, outros determinados a fazer qualquer coisa para alcançar os seus objetivos, aqueles que agem com o coração, outros que agem com a razão e temos aqueles que estão em busca constante pelo poder. É por conta dessa diversidade de personagens que o leitor fica preso a leitura, até chegar ao final do livro. É impossível realizar a leitura e não questionar se o grande problema do planeta não é exatamente o ser humano e seu egocentrismo.
Alguns personagens se destacam, como o Dr. William Rogers, o capitão Cooper, a diretora Callegari, Emma, Holly, Liam, Bill, Mira, a Dra. Palmer, Miguel e Felipe. É difícil falar de cada um deles, mas é possível ressaltar a importância de cada um na história.
É preciso ressaltar o cuidado que a Editora Coerência teve um cuidado incrível ao trabalhar com a revisão e diagramação do livro. A capa combina muito bem com o conteúdo e chama a atenção.

"- Vocês são tábulas rasas... Uma antiga civilização aqui da Terra, os romanos, usava tábuas cobertas por uma fina camada de cera para escreverem. Por causa da camada de cera, essas inscrições poderiam ser apagadas e reescritas." (p. 304)

Fábbio (@omeninoquele) 01/02/2022

Muito bom.
#OMeninoResenhando
?Se a humanidade não deixar de repetir os erros do passado, não importa o quanto tente, jamais se tornará algo melhor.?
Depois que uma guerra nuclear devastara o planeta por conta das consequências causadas pelo ser humano, as poucas pessoas que sobreviveram ao desastre agora vivem refugiados numa base militar sob uma montanha, mas sonham com o momento de poderem voltar à superfície, que atualmente está impossibilitada de ter vida por conta de toda radiação causada pela guerra.
Nesse local inóspito, pós-apocalíptico é onde aparece David que depois que é acordado pelo pessoal do Cofre, como chamam a base militar, tem que lidar com essa nova realidade e também quando tenta relembrar de seu passado, do qual nada se lembra. Ele até se adapta super bem quanto ao novo ritmo no Cofre e com a ajuda de uma médica consegue lembrar de pequenas coisas do seu passado, como seu trabalho como construtor que virá a calhar muito bem para a base.
A humanidade está prestes a ser extinta, porque não bastasse o mundo ser todo destruído pela ambição humana, eles tinham que lidar também com mais uma importante questão: todos os sobreviventes desse desastre são inférteis e não importa o que façam, se não conseguirem reverter isso, a vida humana deixará de existir. Mas os estudiosos do Cofre farão de tudo pra solucionar mais esse problema.
Viver num local sem motivos pra ter esperanças e acreditar num mundo melhor, quando tudo está prestes a acabar de vez não vai ser fácil, mas David vai encontrar a força que precisa quando conhece a enigmática Emma e se apaixonam perdidamente. As dificuldades parecem grandes, mas David agora pode sonhar com um futuro ao lado de Emma, até que os verdadeiros planos do Cofre são expostos e mais uma vez David se vê num momento de caos.
Mundo pós-apocalíptico, risco de humanidade ser extinta e uma mistura de ficção-científica, distopia e uma pitada de romance é o que define Tábula Rasa. O livro tem um enredo muito bem criado, e a medida que a narrativa acontece e vão sendo revelados os planos do autor para a história, confesso que me surpreendi e me senti satisfeito com o que lia.
O cenário pós-apocalíptico chama muito a minha atenção, e aqui eu consegui visualizar muito bem o que o autor descrevia, um mundo estéreo, como um grande deserto inóspito e cheio de riscos. Os personagens são muito bem descritos e suas características bem trabalhadas, mas mesmo assim não consegui ter uma maior proximidade com nenhum, e isso de forma alguma mudou minha boa experiência com o livro.
Sempre que leio distopia, fico imaginando que essa realidade fictícia pode muito bem ser a  nossa realidade daqui a uns anos se não fizermos nada pra barrar essa constante degradação ao planeta. E é legal refletir sobre essas questões que faz toda a diferença em histórias como essa. Me surprendi com a história, como achava que faria desde que eu conheci esse título e agora termino recomendando muito se você curte distopia e literatura nacional de muita qualidade.
#TábulaRasa #LaplaceCavalcanti #EditoraCoerencia

Nakieny 10/03/2019

RESENHA: TÁBULA RASA
Autor parceiro: @laplacecavalcanti
Editora: @editoracoerencia
Páginas: 449
Nota: 6/5 haha
Após uma guerra nuclear sobraram poucos sobreviventes da raça humana que consequentemente estão vivendo em uma base militar no subterrâneo pois o mundo que eles conheciam agora é tóxico. Tábula Rasa começa com a história de David que acorda em meio ao mundo pós-apocalíptico e não se lembra de nada sobre o seu passado, ele vai descobrindo oque aconteceu com a humanidade enquanto faz terapia para se lembrar da sua vida, no cofre como é chamado a base subterrânea ele faz algumas amizades e dentre elas esta Emma , e David se interessa pela ruiva assim que coloca seus olhos sobre ela porém Emma esconde um segredo de todos , ela é muito fechada e aparenta sempre estar depressiva oque intriga David. Após algumas seções de terapia ele descobre algo sobre seu passado que mecheu muito com ele, então ele desabafa com Emma que consequentemente sofre pelo mesmo motivo e isso faz eles se aproximarem.
Ao longo do livro o autor conta como eles estão tentando trazer os sobreviventes de volta a superfície que é o lugar deles por direito. Tem muitas mais muitas reviravoltas e tudo que você acha que sabia sobre que estava acontecendo não passa de uma ilusão, é um livro surpreendente que faz você querer devora-ló, uma distopia com uma pitada de romance e ficção científica.
Eu super indico esse livro , e perdão por uma resenha tão simples e sem muitas informações eu fiquei sem saber como abordar o tema sem da spoilers.
@doislivrosemeio

Andréia 12/07/2023

Instigante
Comecei a ler pelo título que achei bem instigante,mas a história não era o que eu esperava,nem mesmo passou pela minha cabeça do que se tratava.

Um homem acorda dentro de um tanque,ainda sonolento não sabe onde está e nem o que aconteceu com ele. Ao despertar,sente falta de ar,mas ao sair desse tanque percebe que não era bem assim.

Esse homem se torna o personagem principal da história,onde ele é,sem saber,a pessoa que irá desvendar tudo. Ele é outras pessoas se encontram dentro da terra,pois o planeta tinha sido devastado por uma guerra nuclear.

Com os dias passando,coisas foram acontecendo no cofre, local onde os sobreviventes moram agora. Mas, alguns amigos desse homem começam a sentir mal,e vão a óbito. Inclusive,sua namorada. Ele começa a desconfiar de algumas coisas,quando sua namorada morta aparece com outro nome,e não o reconhece.

Apesar da história ser envolvente,não gostei muito do desenvolvimento dela e de seu final. Na minha opinião,ficaram coisas muito em "aberto". Mas mesmo assim,a leitura foi bem interessante.