Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

@aprendilendo_ 24/06/2020

Resenha de Mitologia Nórdica
Com uma vasta fama por sua imaginação, Neil Gaiman é considerado um dos melhores escritores da atualidade, tendo inclusive obras já consagradas, como, por exemplo, American Gods e God Omens. Em Mitologia Nórdica, no entanto, ultimo livro do autor até então, lançado em 2017, não temos uma história advinda de sua criatividade, mas sim de todo um desenvolvimento cultural de alguns mitos europeus, mais especificamente, aqueles relacionados aos heróis bárbaros. Ou seja, o famoso criador das histórias de Sandman se propõe a compartilhar com seus leitores uma curiosa vastidão de lendas as quais, segundo ele, fizeram parte de sua infância.

Nesse contexto, com 274 páginas 15 histórias muito bem escolhidas sobre os épicos deuses os quais tem como principais, Odin, o pai de todos, Thor, o mais poderoso e Loki, filho de um gigante e irmão por juramento de Odin, o livro desenvolve-se de forma quase cronológica. Desde a criação do mundo, o surgimento do martelo de Thor ou como foi feita a primeira rede por Loki, caminhamos com o narrador sobre os maravilhosos cenários escandinavos até chegar ao tão famoso Ragnarok, o apocalipse bárbaro.

Os protagonistas, tem uma função fundamental para o bom estabelecimento e apego ao livro. Isso se deve aos formidáveis diálogos desenvolvidos entre as personalidades intrigantes desses seres tão poderosos e eternos, como quando Odin utiliza-se de sua inteligência para enganar gigantes e roubar o hidro mel da poesia ou mesmo as conversas entre o ardiloso deus da trapaça e o tolo Thor. Na obra, a todo o momento ficamos entretidos pelas fantásticas situações e atitudes muitas vezes (na grande maioria delas) extremas e impulsivas dos deuses. Aqui, Loki ganha um imenso destaque, como bem dito por Neil Gaiman durante a narrativa, o trapaceiro é continuamente uma faísca para praticamente todos os problemas e livramentos dos deuses. Nesse sentido, ele acaba tomando a cena de toda a obra por meio de seu carisma excêntrico e anti-heroico como uma espécie de motor de tramas.

A narrativa, por sua vez, é amena e direta, o autor deixa implicitamente claro desde o inicio que sua intenção não é criar uma complexidade de fatores e nomes, mas sim desempenhar um papel de simples expositor. Dessa forma, a obra toma o tom de um belo compilado de contos de fim de noite, repletos de magia, bom humor e ação. Esse atributo dá ao livro uma fluidez singular, capaz de fazer até mesmo os leitores menos afincos terminarem a obra em questão de dias ou horas. Infelizmente, como consequência dessa escolha na maneira de desenvolvimento textual, surge o pior e talvez único problema da obra, a falta de profundidade. Mesmo o prefácio deixando claro não se tratar de uma "bíblia nórdica", esperamos um pouco mais de detalhamento e contextualização sobre as múltiplas personalidades e acontecimentos e isso não acontece, tendo algumas vezes até mesmo uma explanação vaga. Como resultado, percebe-se um livro o qual traz um belo convite para adentrar ao magnifico mundo de mitos escandinavos, mas que falha ao deixar de prover uma maior imersão ao leitor.

Mitologia Nórdica é empolgante, convidativo e curioso, sem dúvidas, uma obra perfeita para uma leitura rápida e descontraída com sua diversão garantida, mas talvez não para os em busca de uma maior contextualização, deixando assim, uma amarga sensação de "precisava de mais".

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com.br
Karin.Shauana 24/06/2020minha estante
Esse do Neil Gaiman ainda não li, mas o melhor livro da cultura e mitologia que conheço é Mistérios Nórdicos da Mirella Faur :)

@aprendilendo_ 24/06/2020minha estante
Obrigado pela recomendação! Saí do livro com muita curiosidade sobre os mitos nórdicos, é realmente um mundo muito vasto, vou procurar sobre para saber um pouco mais.

Karin.Shauana 24/06/2020minha estante
Sou livreira há mais de sete anos, dar recomendações de livros faz parte da minha natureza hahaha gostei da sua resenha!

@aprendilendo_ 24/06/2020minha estante
Hahaha, muito obrigado!

Dedé 11/01/2021minha estante
Muito bom a sua resenha!!
O livro e sensacional, ele me prendeu de uma forma que terminei ele em menos de uma semana rsrsrs

Junior Fernandes 28/11/2021minha estante
Muito bom, explica perfeitamente.

Jardel Ferreira 04/03/2020

Mitologia Nórdica
Mythos, do grego história ou lenda e logia, estudo.
No estudo das lendas e mitos, a mitologia nasceu para mesclar o real com a ficção, veio alimentar a fagulha do nosso imaginário, trazer ao público incontáveis histórias de bravos homens, o surgimento dos deuses, semideuses, demônios, da criação do mundo, dos planetas, da terra, do céu e praticamente tudo o que nós conhecemos.
E ela existe em diversas culturas como: grega, asteca, fenícia, nórdica... E bebendo dessa fonte o talentosíssimo e multipremiado, mestre Neil Gaiman não encontrou dificuldades com sua incrível imaginação. Fã da mitologia nórdica desde a infância, serviu de inspiração e suporte para suas obras. E duas de maior expressão (Sadman e Deuses Americanos) se destacam, o pai do universo Sadman, usou seu talento para mostrar nesse livro novas e recontar histórias do povo escandinavo. Os clãs Aesir e Vanir , da terra Asgard, do Gêneses até o Ragnarök, passando pelos nove mundos e retratando os contos do pai de todos Odin, do seu filho deus do trovão Thor, o astuto Loki, o belo e justo Balder, a deusa do amor Freya, o soberano de Alfheim deus da paz Frey, o deus da guerra Tyr...entre outros.
Para fãs de histórias, contos, mitologias e de Gaiman.
Essa obra foi publicada pela editora Intrinseca com o belo martelo Mjölnir na capa. O livro foi esculpido em um material emborrachado que deu mais perfeição a esse incrível trabalho.

site: https://www.instagram.com/p/B9PNPdKjx34/
Diego Piu 04/03/2020minha estante
Preciso desse na coleção!

Jardel Ferreira 04/03/2020minha estante
Top ??

Marquinho 06/05/2020minha estante
Análise excelente, intelligente e perspicaz.

Jardel Ferreira 06/05/2020minha estante
Obrigado Gel, pelo feedback.

Marquinho 06/05/2020minha estante
Tmj junto na literatura, no meu caso como leitor. Abraço.

babieayllow 20/02/2021minha estante
estou curiosa com esse livro, amo mitologias

Jardel Ferreira 20/02/2021minha estante
Muito! Indico sempre.

Rosangela Max 05/12/2021

Que delícia ler estes contos!
É um tipo de livro que a gente começa a ler e têm dificuldade em parar e que agrada pessoas de todas as idades.
Uma ótima opção para se distrair e se divertir com as presepadas do Loki.
Recomendo a leitura.

Juju 30/07/2022

Bem mitológico!
Sinceramente, eu gostei!!

Sempre gostei bastante da mitologia nórdica mas nunca me aprofundei para saber mais sobre, então esse seria meu primeiro contato de fato (tirando séries e filmes) com o assunto!!

A leitura por incrível que pareça foi muito fluída, sempre tive receio de começar por achar que seria cansativa mas não foi e consegui acabar com o livro em um dia.
No início eles nos apresenta os principais deuses que vão compor os contos: Odin, Thor e Loki e nos da uma breve introdução sobre eles, como são suas personalidades e depois uma breve apresentação de como a terra foi forjada. Gostei bastante dessa parte e me cativou a ir procurar mais o que com certeza irei fazer!!

Depois dessa apresentação nos é mostrado uma série de contos sobre algumas coisas da mitologia, por exemplo os anões construindo os presentes para os deuses e eles forjando o Mjölnir para Thor. Outro como foi que Odin perdeu o olho para poder ganhar sabedoria, Yggdrasil a árvore que sustenta todo o universo entre outros!
Mas o conto que mais gostei foi do Thor na terra dos gigantes, com toda aquela ilusão por trás dos duelos que é óbvio que jamais ganhariam!!

Só achei meio raso os personagens, mas por se tratarem de contos, acho que vale. E sempre acreditei que por serem deuses, seriam imortais e mais sábios e o livro nos mostra que é bem ao contrário!!

Enfim, eu gostei, consegui até conciliar algumas partes com a série vikings, recomendo para quem gosta da temática!

Jess 19/06/2021

Amei tanto esse livro! Ele estava há uns dois anos na minha estante e eu sempre tive a maior curiosidade em ler, mas acabava me envolvendo em outras leituras e deixava ele de lado.

Sou absurdamente curiosa sobre a mitologia nórdica (e tantas outras) e me vi devorando o livro em horas! Foi uma leitura bem rápida e muito divertida, o que realmente me surpreendeu.

Esse foi o meu primeiro contato com o autor e vou correndo conhecer as suas outras obras.

Nadson Jesus 27/07/2021

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman - 2017
Este livro traz uma fluidez incrível, quando percebi já terminara a leitura. O modo como são “adaptadas” as histórias e a forma como são encadeadas, também são incríveis. O autor se mantém no lúdico, no mitológico, mas de uma forma que nós leitores conseguimos perceber os detalhes dos personagens e da narrativa, como se estivéssemos vendo os deuses e suas ações. Sem dúvidas um ótimo livro para quem quer conhecer a mitologia nórdica!

flawsj 12/06/2021

simplesmente perfeito!
eu já era apaixonada pela mitologia nórdica e o neil gaiman contou as histórias de um jeito perfeito!!! claro que nesse livro são histórias selecionadas e fica com um gostinho de quero mais, porém quem deseja conhecer, esse livro é um ótimo começo.

Tatiane Buendía Mantovani 19/03/2017

Gostei. É curto, de linguagem acessível - como um bom Gaiman deve ser... Não sou entendida de mitologia nórdica, portanto, não posso apontar erros e divergências, nem mesmo dizer que é levianamente raso, como provavelmente alguns entendidos do assunto poderiam julgar. O livro é uma sequência de histórias curtas (contos) que podem ser lidos separados, mas que juntos, formam uma grande história sequenciada. Por menos entendido de mitologia nórdica, quem nunca ouviu falar - nem que de passagem - do martelo de Thor, das Nornas, de Odin, Ragnarok ou de Yggdrasil? Tantos autores e tantas histórias se apoderaram destes mitos, nos apresentando à sua maneira (tipo, já vi as Nornas serem apresentadas como jovens e belas, outra hora, velhas e decrépitas, ora bondosas, ora cruéis...) que é interessante ver os termos e personagens agrupados em sua própria história. Continuo não sendo entendida no assunto, mas sinto que meu vocabulário aumentou bastante. Me pareceu um resumo quase "bíblico" da origem do mundo e da humanidade (o que me emocionou bastante) regado a muito hidromel e matanças. Para uma pobre agnóstica como eu, uma visão bem poética e intensa da origem do mundo e seu fim.
Aliás, o fim.... adorei a descrição do Ragnarok que o Gaiman fez.
Ri muito, principalmente com o modo como ele retratou Thor. Burro como uma porta. kkkk
warreno 17/05/2017minha estante
Adorei sua resenha!

Allan 26/10/2021

Eu simplesmente amei!
Cara, que leitura leve e divertida! Nesse livro somos apresentados aos principais acontecimentos da Mitologia Nórdica através da escrita super ágil e encantadora do Neil Gaiman.

Com certeza vai ser um daqueles que vou revisitar de tempos em tempos para ler um capítulo ou outro. Muito interessante!

Naty 15/04/2021

Amor e ódio pelos personagens que te prendem a cada página que você lê. Histórias de Deuses que não estamos acostumados. Impressionante.
Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, queria muito ler esse livro mas se eu colocar na minha meta vai ficar muito grande kkk, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Maria.Fernanda 12/09/2022

Outro mundo!
Sobre o livro, posso dizer que é fantástico.
Eu já era uma amante dessq cultura nórdica. E mesmo já tendo tido várias outras leituras sobre esse assunto, o autor, conseguiu mostrar um novo olhar. Foi uma leitura diferenciada, empolgante e leve.
Amei cada momento que passei lendo esse livro. Foi um misto de emoções.
E pra quem gosta de se sentir inteiramente mergulhado na história, se sentir vivenciando o que está lendo, pode acreditar que será abraçado por ela.
Não houve nenhum momento que me senti largada, sem informações etc. O livro te puxa pra dentro dele, te faz parte.
Livro excelente!

Lív 07/01/2022

Neil Gaiman é um excelente autor, fico encantada com cada livro que leio dele, ainda mais quando tem mitologia nórdica incluída.
Stefanie 07/01/2022minha estante
Assista Ragnarok na Netflix se ainda não viu. ?

Lív 07/01/2022minha estante
Valeu pela dica, irei assistir

Lulli 21/01/2023

mitologia nórdica
O mundo nórdico é muito interessante e minha mitologia favorita. O ritmo desse livro aqui é perfeito, neil gaiman eu te idolatro

All Star 16/11/2020

Mitologia Nórdica (Neil Gaiman)
Na verdade esse livro é um conjunto de lendas nórdicas (composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). Como personagens principais temos: Thor, Odin e Loki, que basicamente aparecem em todo o enredo.
Eu realmente gostei muito das lendas e da criatividade que as pessoas tiveram ao criá-las. É sobre um mundo mágico, no passado, onde os deuses ainda viviam e o mundo era cheio de anões e gigantes. Os anões criavam coisas inimagináveis, como o martelo de Thor, que era muito poderoso, o bracelete de Odin que de gotas se formavam mais braceletes ou o barco dobrável de Frey, entre muitas outras coisas. E os gigantes que eram do fogo ou do gelo.
Se você ler esse livro, vai se impressionar com tudo que existe dentro dele. Quando comecei a ler, não consegui mais parar. O único motivo para eu não ter dado cinco estrelas, foi o fim, que também me surpreendeu, mas não de um jeito muito bom. Porém, mesmo assim, recomendo que todos leiam, pois é um dos livros mais criativos que já li, e é ótimo para quem quer começar a ler Neil Gaiman, ao meu ver e, também, para conhecer um pouco sobre essa mitologia.