Vivendo na Palavra

Vivendo na Palavra Howard G. Hendricks...

Resenhas - Vivendo na Palavra

wisegirlII 15/04/2024

Ótimo
Eu gostei bastante, utilizei para as aulas de Métodos de estudos bíblicos. Foi um tenso precioso de aprendizado da Palavra e vai servir para melhorar minhas devocionais e horas silenciosas, todo cristão deveria ler.

Paulo Augusto 14/09/2022

Livro que não deve ser lido e sim estudado. No livro podemos aprender sobre vários aspectos sobre o estudo da Bíblia e como podemos aplicar no nosso viver e dia a dia. A ideia é transformar a sua vida mergulhando na palavra de Deus e estudando da forma mais efetiva e eficiente seguindo diversos métodos.

Héber 06/04/2011

A Tua Palavra é a Verdade
Lendo o livro Vivendo na Palavra aprendi muito sobre a profundidade de um texto e quantos detalhes podemos perceber escondidos e que precisam ser trazidos à tona para melhor compreensão do estudo.

O livro é estruturado em cima de 3 princípios do método de estudo bíblico: observação, interpretação e aplicação. O maior destes é observação onde o autor gasta maior tempo dando estratégias para uma boa observação do texto e mostrando diversas coisas que precisamos procurar enquanto o lemos. Em seguida ele passa a explicar o valor da interpretação do texto lido e nos oferece 5 chaves para interpretação aceitável, dentre elas a correlação destacada por alguns autores como um princípio específico no estudo bíblico, assim como a observação. Finalizando o autor mostra o valor da aplicação do que foi lido e estudado. Este texto se refere somente ao que foi lido sobre observação.

Além de benefício pessoal podemos fazer bom uso dele no ministério. Ele poderá ser útil tanto no auxílio da elaboração de um estudo bíblico quanto em palestras sobre o assunto. Os temas são variados e aprofundados de maneira que, estando bem divididos, poderiam ser dados integralmente no espaço de um ano se ministrados em todos os finais de semana.

Uma maneira, talvez a mais eficaz, que podemos estudar sobre a observação do texto bíblico é fazendo junto com os alunos em sala o que é dito no livro. Os textos explicativos de cada tópico são curtos e o autor dá vários exemplos práticos que podem ser reproduzidos com os alunos. Para fixar melhor o conteúdo, os exemplos do livro podem ser substituídos por outros que o professor pode elaborar com antecedência. Sempre levando o aluno a procurar as respostas, e não lhes entregando tudo com facilidade. Se o aluno foi instigado a pensar e refletir no que está fazendo haverá maior proveito no momento em que ele for estudar a Bíblia sozinho.

A segunda parte do livro se dedica a falar sobre a importância da Interpretação e da Aplicação ao estudar a Biblia. É interessante os pontos que ele ressalta ao falar destas abordagens. Sobre interpretação ele diz que devem ser levado em conta o conteúdo da mensagem, o contexto em que esta mensagem foi escrita, é necessário também fazer uma comparação com outros textos bíblicos semelhantes (neste ponto alguns autores tratam da correlação). Ao tratar da Aplicação o autor é bastante prático mostrando diversas maneiras como podemos aplicar as lições estudadas em nossas vidas.

Como ainda teremos um maior aprofundamento em estudos posteriores na parte de Interpretação gostaria de me ater aqui ao que o livro aborda sobre Aplicação. Parece ser muito útil para o ministério a maneira como ele coloca e exemplifica o modo como devemos aplicar o texto ao nosso cotidiano.

Podemos alcançar várias pessoas de várias maneiras no ministério seguindo os quatro passos que ele indica na aplicação. Podemos pensar em alcançar um grupo de jovens onde todos os integrantes estariam envolvidos na questão da aplicação. Vejamos. O primeiro passo é conhecer o texto estudado. Isso deve ser direcionado pelo líder espiritual dos jovens da igreja. Ele estará mais capacitado a interpretar corretamente as doutrinas bíblicas e a mostrar os detalhes da história aos jovens do grupo.

O segundo passo é relacionar o que foi aprendido com a vida das pessoas presentes. Nesse ponto todos os jovens podem se envolver ativamente na discussão, dando opiniões sobre como o texto estaria envolvido com a experiência do dia-a-dia, ou até mesmo discordando e levantando outras aplicações de acordo com o texto. Esta etapa deve ser bem direcionada pelo líder que deve orientar se as pessoas estiverem saindo do pensamento bíblico da lição.

O terceiro passo é a meditação. Depois de todos terem discutido e de terem dado sua opinião sobre o texto é necessário que cada pessoa reflita sobre como isso pode afetar diretamente a sua vida. Partimos então para uma ação individual de cada jovem do grupo, refletindo sobre sua vida.

O quarto passo seria praticar o que aprendido, discutido e refletido na reunião. O líder pode incentivar cada um do grupo a fazer um plano de ação baseado em sua reflexão pessoal. Neste plano os jovens terão que colocar tudo o que os incomoda, as áreas em que têm falhado e maneiras como vencer estas dificuldades.

Tamirys.Gonzaga 14/04/2016minha estante
preciso desse livro urgentemente... me ajudem!!

Dantas 11/05/2020minha estante
Como faço pra conseguir ler, alguém me ajuda ??

Rafael Bonfim 05/02/2016

Para você que quer fazer uma boa Hermenêutica, esse livro é obrigatório.

Quezia.Herculano 13/11/2017

Essêncial
Todo cristão deveria lê este livro para aprender a observar, interpretar e aplicar da maneira correta a palavra de Deus.

Purple1 02/10/2018

Excelente
Que livro maravilhoso! Ao escrever esse livro o autor estava inspirado por Deus. Feito para pessoas que desejam mergulhar na Palavra do Senhor. Me deparei com métodos únicos de estudo bíblico. Foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje. É o tipo de leitura que transforma a sua vida se você colocar em prática o que leu. Vale a pena.

Jonas86 25/01/2023

O livro que de fato ensinar a arte do OIA( Observar, interpretar e aplicar). Que verdadeiramente trás uma metologia incrível de como estudar às Escrituras Sagradas. Uma dos melhores livros que li até o presente momento.

CABRELLI 28/04/2023

Excelente livro, muito prático e objetivo. A leitura desse livro nos desafia a pegar nossas Bíblia e estudá-las realmente, da maneira correta a ser feito, usando uma metodologia bem simples e direta resumida em 3 pontos... Observação, Interpretação e Aplicação.

Elisson.Souza 28/02/2024

OBSERVAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO: UM ELO INQUEBRÁVEL

Muitas pessoas, no Brasil e no mundo, têm o ardente desejo de ler e entender o texto bíblico e não conseguem, por quê? Bem, isso não tem nada a ver com um dom sobrenatural, mas sim com a ignorância de técnicas que te guiam a um método de estudo indutivo e responsável.

Preocupado com essa realidade, os escritores, Howard G. Hendricks e William D. Hendricks, publicaram o livro "Vivendo na palavra: A arte e a ciência da leitura da Bíblia." O propósito principal do livro é, segundo os próprios escritores: "apresentar você à alegria de se envolver no estudo bíblico por si mesmo" (pág. 367). Para atingir esse propósito, os escritores apresentarão um elo que não pode ser invertido, muito menos separado: observação, interpretação e aplicação como chaves para uma leitura bíblica adequada

Todavia, nem tudo são flores. Embora, na maioria, o conteúdo seja excelente, há alguns problemas na posição histórica dos escritores quanto ao farisaísmo. Em algumas partes, como na pág. 299, ele atribui farisaísmo à hipocrisia de uma forma livre. Isso é, claro, uma visão antiga da academia que não tem tanta relevância hoje. Devemos ter em mente que o farisaísmo, em si, não foi reprovado por Jesus, mas a conduta de alguns fariseus. Os escritores também acreditam que ler em voz alta, no capítulo sobre ler repetidamente, ajuda na aprendizagem, o que é comprovadamente falso. Além disso, existem alguns outros erros da editora batista regular: sumário errado e repetição de parágrafos nas págs. 344-345.

Contudo, apesar disso, o livro é excelente em seu escopo geral e necessário para a igreja brasileira.