Bellamanda

Bellamanda Flávio Karras

Resenhas - Bellamanda

Francine 06/02/2017

Com uma narrativa de qualidade, o autor nos leva ao cerne de uma família que cultivou seu próprio caos.
Bellamanda é um conto que agradará aos fãs de dark fantasy.

A narrativa do autor PG Karras remonta aos clássicos contos de fadas, mas logo percebemos que há algo para temer nesse enredo.

Ambientado na Idade Média, o conto inicialmente nos apresenta um nobre casal de renomada linhagem. A esposa é gentil e calorosa, o marido é autoritário e irredutível. Ela sonha constituir uma família acolhedora, ele sonha ter um herdeiro forte capaz de levar à frente as responsabilidades de sua posição.

Então, a esposa engravida! Ainda na gestação, as palavras do pai sobre o futuro herdeiro já são de ordem. O bebê nasce... insalubre, deformado, frágil. Ele morre, mas não enterra consigo o sonho dos pais. A esposa volta a engravidar, nova "coisa" nasce, nova morte a leva. Nova decepção começa a criar raízes entre o casal. A esposa não é capaz de gestar uma vida saudável, o marido está impaciente e amaldiçoa cada pequeno ser que seu ventre expele. Ele não aceita que sua preciosa linhagem germine tais sementes doentes.

Então, o tempo passa. O casal começa a entender que pode nunca ter um filho. O coração do marido, aos poucos, finalmente cede. Ele já não quer um varão para educar com punhos de aço. Ele já não espera um herdeiro forte para cuidar do futuro de toda a família. Ele apenas quer um filho.

Eis que nasce... Bellamanda.

Um bebê tão belo que qualquer pessoa pararia para apreciar. Para esse casal, que já perdia a esperança, Bellamanda é seu maior tesouro. Eles lhe dão tudo, eles lhe fazem tudo, eles lhe querem agradar e cuidar, eles não percebem que sua afeição excessiva criava no peito daquela pequena criança uma desmedida vaidade.

Bellamanda cresce estonteante em seu belo vestido vermelho-sangue, sedutora em sua graciosidade, cruel em suas atitudes. Neguei-me a pensar que, com amor, podemos criar um monstro, mas a verdade é que Bellamanda representa uma realidade; é a face da vaidade que alimentamos.

Eu amei o conto. PG Karras é um autor para se acompanhar. Com uma narrativa de qualidade, nos leva ao cerne de uma família que cultivou seu próprio caos. Perguntei-me, ao longo da leitura, se Bellamanda era má porque nunca precisou expressar nenhum gesto de bondade para ser aceita; ou se era má simplesmente porque algo precisava compensar tamanha beleza; talvez fosse má porque o autor a quis assim (?). Não importa. Sua personalidade perversa não é o que motiva a ler esse conto... Não. Esse conto se faz grandioso por sua preciosa mensagem.

Recomendo a leitura para quem aprecia o gênero dark fantasy e gosta de contos de fadas às avessas. Vale a pena. Preciso dizer, ainda, que o desfecho é formidável! Gostei bastante da criatividade do autor.

Resenha publicada no blog My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.com.br/2017/02/resenha-155-bellamanda.html

Felipe.Oliveira 09/02/2020

Um "belo" conto de fadas sombrio.
Um casal de monarcas precisa de um filho. No entanto a agressividade do Rei torna seus primeiros filhos em criaturas bizarras, ao receber uma lição de uma mulher ele consegue que sua filha nasça a mais bela de todas, no entanto o medo da repressão faz com que a criança se torne mimada e eventualmente leve o terror ao seu reino.
Uma fantasia bizarra e bem escrita. Um conto de fadas cheio de lições morais sombrias, mas de final de pessimista com o pior cenário possível.

Tamara Campos 22/08/2021

Caramba, que história!!!!
Não vou contar nada da história, LEIAM O CONTO. Mas nossa, esse deve ter sido o meu conto favorito do Flavio dos que li esse ano. Muito bom mesmo.
Fiquei de boca aberta no final da história, e gostei demais demais.
Indico!!!