Tarântula

Tarântula Bob Dylan

Resenhas - /////

Lucas 08/01/2024

Não entendi nada
Um livro para quem quer entrar na cabeça de alguém que está bem fora da realidade (e que talvez tenha utilizado alguma droga recreativa).
Nem tudo é para ser entendido, mas o livro faz questão de não ter qualquer ligação com a realidade, materialidade ou algo palpável.
Definitivamente não é o meu tipo de livro, mas para quem gosta de viajar com as palavras, no sentido mais dubio da expressão, vai gostar e aproveitar.

spiritcrusher_x 18/12/2023

"Aqui Jaz Tarântula..."
Tarântula é definitivamente uma experiência. Dylan, como é rotineiro, entrega uma obra surreal e carregada de originalidade. É, sem dúvidas, uma obra que em um futuro próximo, terei de revisitar para compreender tudo o que tem a oferecer - assim como O Príncipe e A Arte de Ter Razão.
Entretanto, tratando-se de Bob Dylan e de poesia, cumpre ao que se propõe - desconfortável e único, como todo o conjunto de sua obra.

pitypooralfie 19/11/2023

aqui jaz bob dylan
assassinado
por trás
por trêmula carne
que após ser recusada por Lázaro
pulou nele
por solidão
mas ficou atônita ao descobrir
que ele já era
um bonde &
esse foi exatamente o fim
de bob dylan

agora ele jaz no salão
de beleza da Sra. Realmente
Deus receba sua alma
& sua grosseria

dois irmãos
& um filhinho da mamãe pelado
que parece Jesus Cristo
agora podem partilhar os restos
de sua doença
& seus números de telefone

não há força
para doar -
todo mundo agora
pode receber de volta

aqui jaz bob dylan
demolido pela polidez vienense -
que agora afirmará tê-lo inventado
os bacanas agora podem
para investigar um fantasma
& descobriu que
também o fantasma
era mais de uma pessoa

que livro... diferente. ler tarântula é uma experiência um tanto estranha, psicodélica, talvez um pouco esotérica... curti um pouco as brisas, mas confesso que me senti meio confusa em alguns momentos. em todo caso, ler/escutar dylan é bom demais.
Vinícius Tyrone 21/11/2023minha estante
Como eu amo o Dylan, e como eu amo esse jeito dele de fazer o que quer, inclusive um livro que não faz sentido nenhum. O maior que a música já teve.

pitypooralfie 21/11/2023minha estante
eu fico completamente encantada. estou lendo as letras aos pouquinhos e me deliciando

Vinícius Tyrone 22/11/2023minha estante
Bob Dylan é poesia pura. Se delicie mesmo, porque nunca existiu e nunca mais irá existir um artista como ele. Pra mim, um dos maiores escritores que esse mundo já teve.

Bruna 16/08/2023

Tarântula
Não entendi nadinha do livro??. Sei que o Bob Dylan é genial e não me importo de não entender um livro, mas eu também não senti nada lendo?

Vinícius Tyrone 28/07/2023

Dylan e seus dilemas
Na minha opinião, Bob Dylan é um dos maiores escritores e poetas da história. Ninguém soube escrever música como Dylan. Mas e livro? E ficção? Provavelmente ninguém também escreveu como ele, mas será que alguém conseguiu entender o que ele quis escrever? Completamente nonsense e surreal, com uma pitada forte de realidade. Um livro fácil de ler mas de extrema dificuldade de entender.

Eder 30/04/2023

Devaneios de Dylan
Bob Dylan registrou aqui textos tão inesperados quanto for possível; De certa forma, poéticos, e ao mesmo tempo bagunçados, devaneios que poucas pessoas podem interpretar, certamente influenciados pelo uso de drogas. Compreender tudo que está escrito aqui é quase impossível, todavia me diverti com esses pensamentos jogados no papel; É bom conhecer mais sobre este grande músico e poeta, pois sou um avido fã de seus trabalhos. Para minha pessoa foi uma leitura válida, contudo entendo que para boa parte das pessoas isso aqui seja apenas uma grande perda de tempo.

souvIaki 27/04/2023

Nem um romance, nem letras de música, nem poesias, muito menos contos. tarântula é o que é; e a sua fama nos anos 1970 faz muito mais sentido se você parar pra pensar que quase todo mundo tava com droga enfiado em todo buraco do corpo nessa época. não chega a ser datado, você só precisa tá bem doidão pra entender a maioria do que tá escrito aqui.

joaoggur 18/01/2023

Prosa poética.
Em 2016, uma grande polêmica abateu-se sobre o meu mundo, e acredito que seja o mesmo de todos que leem essa resenha: o mundo da literatura dividiu-se. Ao ser revelado o novo vencedor do grandíssimo prêmio Nobel de Literatura, todos se chocaram com o fato de Bob Dylan, o compositor estadunidense, ter vencido o prêmio. Isso criou um alarde imenso pelo mundo. Canções são literatura?

Porém engana-se quem acha que Dylan nunca escrevera um livro: sendo publicado oficialmente em 1971, ?Tarântula? é uma obra enigmática, psicodélica e poética. Nesses escritos, o autor mescla cenas (muito!) confusas com pensamentos próprios, o que da toda uma magia a leitura.

Pode-se dizer que o livro é completamente poético. Mesmo sendo vendido como uma ?ficção?, eu julgaria que a melhor denominação (se isso realmente pode existir: é tão estilizada que é realmente difícil de descrever) seria uma ?prosa poética?. Sobre o conteúdo: o que Dylan quis dizer com tudo aquilo? Eu não faço a mínima ideia. Alguns trechos eu entendi (os mais astutos ouvintes do cantor conseguem fisgar elementos de suas composições nestes escritos), mas admito que na maioria dos casos não faço ideia sobre o que estava escrito.

A mente de Bob Dylan é bem complicada de entender. Para fãs do autor, eu recomendo bastante a leitura (e até a releitura! Eu provavelmente irei reler).

sohisolo 29/09/2022

A imaginação infindável de Dylan
Medir o quão longe pode chegar a mente de Robert Zimmermann, ou Bob Dylan, é uma tarefa das quase impossíveis. O compositor octagenário foi capaz em "Tarântula" de tornar palpável sua liberdade criativa que costumamos a absorver em tantas décadas com sua voz e violão.

Com uma dinâmica que lembra a canção "Subterranean Homesick Blues", e que inclusive foi inspiração para uma das prosas, o escritor construiu uma obra que dispensa a necessidade de uma ambientação e contextualização para o leitor, optando por focar no abstrato e deixando sob responsabilidade do leitor a compreensão e interpretação.

A estrutura linguística permite um trânsito entre personagens e ambientes de forma dinâmica, numa forma pouco comum, diria.

camyle 26/05/2022

"eu me recuso a ser parte de uma morte tão rasa."
esse livro é uma bela confusão. não vou mentir, me senti burra em boa parte da leitura por não conseguir entender grande parte do livro. mas durante a leitura cheguei à conclusão que nem toda arte é para fazer sentido. sinto que o que tornou tudo mais complicado para mim é a quantidade de referências que eu desconheço.

bob dylan é um artista completo. esse livro é puro caos. é a mente de bob dylan. não é para ser entendida 100%, é para ser sentida, refletida. é uma experiência.

mas justamente por isso se tornou uma leitura muito complicada e demorei muito tempo para finalizar. espero reler após alguns anos e tirar outras conclusões. talvez com mais conhecimentos e outras vivências eu consiga gostar mais.

meu texto favorito foi: "blues subterrâneo da saudade & a valsa loura". para finalizar, deixo aqui um trecho do texto "cílios postiços na transmissão de maria":

"se você for pensar, não pense em por que as pessoas não amam umas às outras - pense em por que não amam a si mesmas - talvez aí, você comece a amá-las."

Germana 11/01/2022

"Seu amante aleijado Benjamin tartaruga"
Intenso

Ter medo de algo que vc não entende. Pra mim esse livro é sobre isso.
Com críticas a sociedade e a época em questão, Bob Dylan te provoca (acho q nem foi planejado) com a apresentação de coisas EXTREMAMENTE novas.
Não sei se vou encontrar qualquer coisa q se possa comparar a esse livro.

Confesso que fiquei angustiada em MUITOS momentos por não ser um texto claro ou compreensível até que ele aparecia novamente com a ideia da incerteza.

Sigo presa nas suas ideias.

Werner 07/06/2021

Um leitura um tanto diferente
É de fato um amontoado de anotações sem muito nexo, textos sem muito sentido, talvez uma referência aqui ou outra ali a respeito de suas músicas. Não deveria ter um peso e nem ser comercializado um obra assim, mas aí estamos falando de Bob Dylan e emergir no seu processo de criação tem um brilho interessante, por mais que não entendemos muito bem o que esteja acontecendo.

Praxedes 20/11/2020

Sentindo a falta de sentido
O que eu posso falar desta obra incrível? Eu amei e odiei ao mesmo tempo. Odiei pois muitas das situações eram indiferentes para mim. Mas amei pela experiência única que é, amei pelas críticas, pela subjetividade ou objetividade. Bob Dylan deixou um universo tão aberto e. ao mesmo. tempo tão fechado.

Ao desenvolver a leitura da obra, você fica se perguntando: "O quê ele quer dizer?", você não obtinha respostas aparentes, isso deveria ser uma busca anterior, ou poderíamos simplesmente ignorar tudo, todas as palavra e frase sem pé nem cabeça e seguir nossas vidas normalmente.

Provavelmente, quem conhecer as canções do Dylan saberão algumas dicas de certas letras, uma coisa que passou despercebida por mim, já que não sou ouvinte assíduo do artista. Indico esse livro para os que se sentem vazios, para os que querem passar o tempo, para os que querem saborear um mundo muito obscuro e irônico. Indico esse livro para as almas solitárias e sem esperanças.

site: https://www.instagram.com/let.tura/?hl=pt-br

Sailorluquinhas 18/10/2020

Entendi nada, mas ao mesmo tempo entendi. Não sei tô confuso.

Gabriel.Tesser 12/10/2019

Considere não ler esse livro. Sério; nada a acrescentar. Muitas ideias, da psicodelia de uma mente maravilhosa; um universo vastamente complexo, recheado de palavras e pensamentos aleatórios. Foi como ele escreveu esse livro: uma caralhada de coisas aleatórias sem um contexto; ou de vários contextos.
A leitura é insípida tal qual lamber sabão. Fica um gosto básico na boca, pouco agradável, talvez porque estivesse usando da forma errada. Não há enredo, trama ou moral da história aparente, apenas uma verborragia psicodélica, realmente muito drogada, ou genérica demais para ser repetida por outro autor. O lançamento dessa obra foi inovadora? Talvez na forma de como foi escrita, de um idealismo poético vindo de uma lenda viva (já era lenda em 1966).
Textos como:
?a farta pança cheia de dedos & Linda Lee / aparente beleza / transtornada, deu um abraço fulminante & na casa percebida, recebida de desprezo & sem ideia, doutor, sem ideia de um fluxo & o barulho ascendente & pega sem aviso & seu dia difícil quase incansável & etc etc.?

O trecho não é de Dylan; prepotência minha em escrever algo semelhante, no seu estilo de fluxo solto e sem compromisso com começo, meio e fim. Dificilmente algo para ser lembrado. Suspeito estar enganado, mas vá lá!