A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa PJ Pereira

Resenhas - //////

Alex 09/06/2022

Sentimentos conflitantes
Pilar a menina anunciada pelos anjos, a irmã de jesus, que passa por muitas coisas difíceis, um livro baseado em histórias reais.
Tenho sentimentos conflitantes por esse livro, da para ver e sentir o abuso religioso, eu devia seriamente ter ligo os gatilhos antes de ler pois tem muitos, em certa parte fica confuso porque não consigo saber se a parte religiosa é farsa ou não, é bom e bem forte, bem pesado principalmente por ser baseado em histórias verídicas.

Pedro 03/06/2022

Pretensioso
Infelizmente não gostei. O começo do livro é mesmo intrigante e a Pilar parece uma espécie de ?João Grilo?. Mas a história se desenrola sem muito propósito, não é possível se afeiçoar por nenhum personagem e as manipulações da ?santinha? são bem absurdas e apelativas. As personagens femininas sempre apelam para o sexo e nenhuma delas tem um propósito claro e/ou crível.
Maria 03/06/2022minha estante
??

ellafgodoy 25/05/2022

É um livro muito bom! Não dava nada por ele e fiquei muito surpreendida. É divertido, sensual as vezes, triste e raivoso. A construção da Pilar é absurda e foi muito incrível o desenrolar da história. Amei o amor da Pilar por Socorro. O carinho de João por Pilar. Vale a pena ler e se aventurar em Codó, com Pilar e o resto.

Iris 06/05/2022

Surpreendente este livro traz uma áurea constante de dúvida. Fica a dúvida se o que acontece espiritualmente é delírio, é mentira ou é real; se Pilar realmente acredita no que diz; se as pessoas podem ser enganadas como são... E é surpreendente a semelhança com a realidade

Mion 24/04/2022

Um livro interessante para refletir sobre questoes religiosas quando elas se preocupam mais em controlar a vida do que das angústias da existencia das pessoas e para entrarmos pelas entranhas da Historia do Brasil,dos migrantes e os caminhos possíveis para conquistarem e alcançarem sucesso financeiro e reconhecimento. O quanto da vida de Pilar é "só ficção "?

Mas apesar disso é um livro que doi pelos esteriotipos. Ainda mais para um momento complexo e repleto de intolerancia religiosa qe vivemos.

O livro traz boas cenas e frases muito inspiradas (daquelas que vc quer anotar para lembrar e usar depois) com momentos de "será que a historia ja nao podia ter terminado?".

Ler é provocar- se . Ler nao é só ler o que agrada. E esse livro foi um que a parir de um momento comecei a brigar com ele. Mas ele traz pontos a se refletir sobre , qe tornam sua leitura nao sei se essencial,mas importante para o mundo e nossa realidade

Kaique P. Ruvollo 04/04/2022

Muito perto da realidade
Afora as várias passagens que descrevem atos sexuais na obra, o que pode causar algum desconforto em parte dos leitores, a trama de "A mãe, a filha e o espírito da santa" aproxima-se muito da realidade ao trabalhar as várias camadas que compõem o guru religioso de todos os tempos, com seu autoritarismo, manipulação emocional, síndrome de perseguição e, acima de tudo, aspiração ao messianismo. Quem é adepto de alguma religião espiritualista irá reconhecer fragmentos da protagonista, Pilar, em várias figuras, famosas ou não, e verificar como a ficção às vezes pode ser bem palpável.

Juliane.Rufino 03/04/2022

O livro é bom e interessante, da pra ver que ele aprendeu muito sobre as religiões, principalmente do terecô, o que é importante.
Porém o final pareceu um tanto apressado, o que chegou a ser frustrante, mas de toda forma, foi uma boa leitura.

thalesnunes 24/03/2022

Quando engata, ô livro arretado!
Confesso que demorei pra encontrar a vontade de continuar lendo esse livro... As primeiras 200 páginas são difíceis (pra quem não é da região), com muitos sotaques regionais e elementos culturais diversos. Mas quando cai a ficha de que Pilar não é santa coisa nenhuma, a vontade de ler é completamente renovada.
O livro deixou o tempo inteiro me questionando sobre crenças, manipulação, e principalmente como não é muito difícil fazer as pessoas acreditarem no que você quiser. Uma leitura muito louca, com personagens profundos e interessantes!

Marina.Soares 30/12/2021

Amei essa leitura e a Pilar é muito louca de santinha não tem nada na minha opinião ela não é a santinha do Codó ela é o demônio safado

Nina 20/07/2021

Impecável
PJ Pereira é um mago. Pilar é uma personagem tão complexa, que se torna apaixonante. O enredo de sua vida pré-trilogia é tão maravilhoso quanto sua vilania ao longo dos livros de "Deuses de Dois Mundos".
É um livro sobre espiritualidade, manipulação, inteligência e sobrevivência. Nos leva a repensar muitas coisas.

escrivadocaos 24/04/2021

Sordidamente brasileiro, é o que eu diria.
Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, e foi muita expectativa para uma água rasa? Talvez.
A mãe, A filha e o Espírito da Santa é um livro sordidamente brasileiro, que escancara em retratos perversos problemas bastante macabros que como brasileiros já nos deparamos mais de uma vez. Principalmente no que se trata de perseguições religiosas e igrejas enriquecendo às custas dos fiéis.
Gostaria que o relacionamento de Socorro e Pilar tivesse sido mais desenvolvido na história, porque é extremamente envolvente e caloroso. Socorro com certeza é minha personagem favorita, um sopro de sensatez e leveza na ventania que é Pilar.
Uma das coisas que mais amei nesse livro foi a linguagem do Codó, extremamente gostosa de ler! Fui completamente persuadida por Irmã Madalena a procurar um Guaraná Jesus. Amém! Também me senti extremamente em casa ao dar risadas sinceras em situações de puro desespero. Ou, de se divertir no meio da desgraça.
A mãe, a Filha e o Espírito da Santa é um misto de vários sentimentos que vale a pena ser experienciado.

Carla.Ribeiro 18/04/2021

Salve a santinha!
Já inicio discorrendo que não, este não é um livro fácil de ler, de entender e de aceitar de imediato. Com uma premissa que te deixa confuso sobre a fé e a falsidade nosso querido PJ nos traz uma história tão complexa que é difícil falar em poucas palavras, talvez atualmente o que se passa no livro beire o absurdo "como assim essa personagem caiu no que foi dito?" porém, analisando o contexto, o local, e a inteligência de nossa protagonista entendemos que não só é real, como aconteceu e MUITO no Brasil essas questões que o livro trata. Porém, independente de qual seja sua opinião no final, se o livro é genial ou absurdo, uma coisa temos que concordar....Salve a santinha!

Fernanda 02/03/2021

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa
Resenha (Tocalivros)

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/03/resenha-tocalivros-mae-filha-e-o.html

Valesi 18/02/2021

Um passeio pelos perigos da religião
Ideia muito original e bem desenvolvida. Os personagens são mais profundos do que parecem à primeira vista, e a pesquisa realizada nos traz informações interessantes sobre áreas pouco iluminadas. No terço final senti que o livro dá uma 'embarrigada', com situações se repetindo apenas para reforço, sem levar a história para frente. O fim lembra muito as novelas dos anos 80 presentes na obra. No geral, um livro muito bom, vale a pena.