A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa PJ Pereira

Resenhas - //////

Jaque.Vitor 12/09/2017

A ideia é boa
Com certeza a ideia desse livro é muito criativa. E a história é totalmente diferente do que eu imaginava. No começo a leitura é um pouco difícil por causa do sotaque bem forte do nordeste que como eu não conheço não entendi muita coisa mas depois aos poucos a leitura vai ficando cada vez mais facil e agradável. Tinha muita coisa q não tinha entendido mas nós agradecimentos ficou claro que o livro se trata de abuso religioso, a manipulação religiosa. E esse assunto é muito INTERESSANTE. Tem partes que parecem de filme de terror e outras engraçadas e algumas de suspense. Gostei bastante de como é bem organizado a forma q conta a história

Ana Ramos 08/05/2017

Maravilhoso.
O que foi essa historia de pilar? Me atropelou tb kkkk Pra quem leu a trilogia dos orixas é um retorno maravilhoso pra entender uma personagem marcante dos livros anteriores e pra quem não leu ainda ,tem a chance de começar Deuses de dois mundos com outros olhos e mais sabedoria. Tao bom que da uma vontade louca de reler #DDDM, é livro de tirar o folego. Amei cada pagina, obrigada PJ Pereira.

Camila.Loures 09/02/2023

Imprevisível
Confesso que no começo do livro foi difícil, não estou acostumada com o tipo de leitura
, a priori julguei mal o livro mas ficou interessante quando Pilar atinge a idade adulta o livro fica super interessante a história decorre de forma taaaao surpreendente? Mas infelizmente ele não está entre os melhores. Porém é um ótimo livro pra entender a religião. Aaaah, e amei como o autor constrói Pilar, longe de estigmas, uma mulher super inteligente, me lembra muito a frase: enquanto tiver ot4rio no mundo tem mais esperto ainda.
May 16/02/2023minha estante
Kkkk estou tomando pavor do livro, estou lendo com o meu estômago embrulhado

Pedro 17/12/2023

Fenomenal
Nesse meu primeiro contato com a obra do PJ Pereira, eu não poderia estar mais feliz. A escrita do autor é daquelas que nos faz ansiar por mais.
O uso de elementos de terror e horror sobrenatural juntamente com os de características humorísticas, fez com que, em certos momentos, eu gargalhasse e em outros sentisse uma tensão absurda.
A jornada de Pilar é admirável na mesma medida que é aterradora. Ver o que as religiões a qual ela foi submetida fez que me fosse capaz de sentir um misto de sentimentos, sendo o principal deles a raiva.
A escrita carregada de regionalismo, a divisão da trama em três atos e com personagens secundários trabalhados com perfeição deixou essa história ainda mais incrível.
Narrada em terceira pessoa "A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa" é uma obra incomparável, onde críticas e reflexões sobre abuso religioso são escancaradas, ao mesmo tempo que deixa o leitor tenso, entretido e admirado com a magnificência que esta trama nos traz.

Vanessa1482 20/02/2023

Perfeito
Acho que todo líder religioso e todo liderado deveria ler.
Fala sobre fanatismo religioso, busca por poder e aceitação

@_gothayna 23/01/2023

Resenha: A mãe, a filha e o Espírito da sanya
Este livro para mim foi como uma montanha russa, com altos e baixos. Um livro extremamente viciante, eu nunca tinha lido um livro com mais de 400 páginas em menos de um mês.
O autor soube muito bem fazer a história representando os locais, cultura e personalidade dos personagens, sobre Pilar ela seria o tipo de pessoa que ou você ama ou você odeia kkk.

Luh 31/10/2017

Pilar e suas várias faces!!!
Conheci a pilar, o seus porquês, pude ver e pensar através desta personagem magnífica. Como não ama- lá sem odiala Também?!
Uma história exclarecedora e muito rica!

Felipe Miranda 16/01/2018

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa - PJ Pereira por @ohmydogestolcombigods
Esse livro pede uma resenha diferente. Sinto que ele não merece ser resenhado da forma comum que sempre faço por aqui. Uma obra de quase 500 páginas devorada em duas semanas merece ser vendida. Divulgada de uma forma que todos os leitores que a conheçam descubram cada mísero detalhe que faz dela uma história tão marcante. Eu me apaixonei a cada capítulo e fase da história de Pilar e vocês merecem ter essa experiência.
Ri de gargalhar,
Fui dormir de luz acesa de medo
E abaixo listo algumas considerações sobre a obra de de PJ Pereira.

1- Pilar cresceu sob olhares. Ao nascer ela era vista como a nova Messias. A criança enviada para salvar a humanidade ou apenas transformá-la, a última opção é mais próxima do que acompanhamos no livro. Pilar faz e acontece. Ela é santa e faz milagres. É pastora e faz milagre. É uma jovem que se descobre mulher. E mesmo com seu pulso forte e personalidade irreverente, sofre. Prepare o seu estômago para estupros, assassinatos e perseguições. Sua passagem na terra é digna de cinema.

2- A fé dos personagens vai te arrebatar do início ao fim. Sabe aquele arrepio que só a crença em algo causa? Eu terminei a leitura entendendo melhor como algumas instituições religiosas funcionam. Da Igreja Católica e Evangélica com suas missas e cultos espetaculares (de espetáculo/show mesmo) aos rituais de oferenda e música das religiões de matriz africana. É tudo muito complexo e simples ao mesmo tempo. O autor domina o assunto e traduz a temática de um jeito único. Sombrio acima de tudo.

3- A história se passa entre o Maranhão, o Rio de Janeiro e a Brasília dos anos 70 e 80. Você vai ler uma história escrita com sotaque e isso me levou para mais perto de cada cenário. Os rituais e cultos com pais de santo, por exemplo, são de causar taquicardia. Sabe quando alguém vai num terreiro tentar contato com alguém que já foi embora desse plano? Pilar é uma mãe de santo e vai transformar o dom (?) em dinheiro. Ela vai incomodar a igreja católica da pequena Codó, no interior do Maranhão, e vai precisar ir embora num Circo com o que restou de sua família. Algo nela faz as pessoas crerem em tudo que diz. Ela tem influência, acredita no que prega e não tem medo de nada. Ela tem medo de tudo.

4- Preciso dizer que o enrendo também trata de mágoas e descobertas pessoais. É lutando contra a miséria e as dificuldades de um país em desenvolvimento que Pilar e sua família percorre o Brasil tentando um local para se estabelecer. O preconceito religioso rege bons capítulos aqui. É de assustar. Os orixás (deuses africanos) são tão protagonistas quanto Pilar.

5- Quebra de paradigmas. Sexo, sexo e sexo. Sexo oral, anal, a dois e em grupo. Sexo como degrau para o amadurecimento. Sexo como forma de contato com forças divinas. Sexo como castigo e presente. Pilar aprende e ensina. Sofre e se entrega ao ato sexual porque ela é humana e santa. Porque ela pode muito bem ser a mentora da primeira comunhão de um grupo de adolescentes pelo dia, como também pode ser uma puta insana pela noite.

6- Ficção ou não ficção? O autor admite que usou de sua imaginação em pontos da narrativa, mas também aponta uma longa pesquisa de campo para descrever o cenário religioso no Brasil. Qualquer um que ler A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa vai perceber a similaridade com o que vemos em igrejas, showmícios, nas ruas e na própria TV. O relacionamento do homem com a fé é confuso. Atos não justificam meios e fins. Temos aqui um mergulho nos bastidores da fé brasileira e seus abusos.

7- Pilar da Anunciação vai trazer homem dos mortos e causar rebuliço por onde passa. Toda vez que ela receber um encantado você vai se arrepiar e querer ler em voz alta o que o filho de Oxum está dizendo. Palavras que nem a própria Pilar lembrará, mas nós leitores sim. A narrativa cinematográfica faz a gente imaginar a protagonista numa tela de cinema. Torço por isso. Alô Netflix! Transforma essa saga numa série, por favor!

8- Pastores fingindo santidade e leis divinas que crucificam o amor. Pilar representa tudo que algumas escrituras sagradas abominam. Ela vai se relacionar com homens e mulheres e descobrir que o amor da vida dela talvez não esteja na bíblia, por exemplo. Ela vai matar e morrer por seus sonhos. Talvez ela não se importe de destruir alguns pelo caminho... Na verdade, a fé retratada na obra é responsável por fazer com que pessoas percam empregos, lares e a própria vida.

9- Ao fim de tudo você será outra pessoa. Você será alguém que por um período de tempo acompanhou uma história que com certeza se repete com frequência. Não por completa, mas por partes. A fé que move multidões é a mesma que fez de Pilar uma das personagens mais incríveis da literatura brasileira. Não minto. Quero presentear a todos com esse livro. Meses após a sua leitura me sinto eufórico da mesma forma que estava enquanto o devorava no transporte público, entre os intervalos de tempo livre.

10- Favoritei o livro e quero relê-lo em breve.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2018/01/resenha-mae-filha-e-o-espirito-da-santa.html

Iris 06/05/2022

Surpreendente este livro traz uma áurea constante de dúvida. Fica a dúvida se o que acontece espiritualmente é delírio, é mentira ou é real; se Pilar realmente acredita no que diz; se as pessoas podem ser enganadas como são... E é surpreendente a semelhança com a realidade

Juliane.Rufino 03/04/2022

O livro é bom e interessante, da pra ver que ele aprendeu muito sobre as religiões, principalmente do terecô, o que é importante.
Porém o final pareceu um tanto apressado, o que chegou a ser frustrante, mas de toda forma, foi uma boa leitura.