A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa

A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa PJ Pereira

Resenhas - //////

Larissa.Alecrin 08/04/2024

Santa, Demônio ou Humana?
Se você, assim como eu, já rodou muito pelas religiões e cantos espirituais oferecidos pelo Brasil, vai gostar e muito dessa história. Acompanhar a vida de Pilar assim, tão de perto, faz questionar o tempo inteiro o que é real dentro da história e o que acreditamos ser real em nossa própria história. O livro traz elementos de diferentes religiões e cresças, traz a construção do espetáculo, a fé e elementos da história brasileira, tudo junto, misturado à afetos reais e nossos, dos mais belos e honrados aos mais sujos que lutamos para ocultar.
Termino a história sem conseguir bater o martelo sobre o que penso e sinto sobre Pilar, pois penso e sinto coisas demais ? do jeito que nos sentimos com pessoas que conhecemos bem por muitos anos. De tudo que já li até hoje, talvez ela seja a personagem mais complexa e mais real com a qual já me deparei.
E ela, em sua jornada encantada, me fez refletir sobre aquilo que vemos, cremos e sentimos. Me fez pensar mais uma vez na complexidade do humano e de como somos uma fonte inesgotável de surpresas. E me fez pensar em como a crueldade se mascara tanto ao ponto de parecer outra coisa ? uma coisa boa, uma coisa que seduz, que nos faz querer acreditar.

Por fim, recomendo não só a leitura, mas que a cada vez que se depararem com a letra de uma música ao longo do texto, coloquem a música para tocar. As canções ao longo dessas páginas nos fazem mergulhar na experiência trazida de um modo muito interessante, vale muito a pena.

E, por último, mas não menos importante: FIQUEM LONGE DE SEITAS.

Pedro 17/12/2023

Fenomenal
Nesse meu primeiro contato com a obra do PJ Pereira, eu não poderia estar mais feliz. A escrita do autor é daquelas que nos faz ansiar por mais.
O uso de elementos de terror e horror sobrenatural juntamente com os de características humorísticas, fez com que, em certos momentos, eu gargalhasse e em outros sentisse uma tensão absurda.
A jornada de Pilar é admirável na mesma medida que é aterradora. Ver o que as religiões a qual ela foi submetida fez que me fosse capaz de sentir um misto de sentimentos, sendo o principal deles a raiva.
A escrita carregada de regionalismo, a divisão da trama em três atos e com personagens secundários trabalhados com perfeição deixou essa história ainda mais incrível.
Narrada em terceira pessoa "A Mãe, A Filha e o Espírito da Santa" é uma obra incomparável, onde críticas e reflexões sobre abuso religioso são escancaradas, ao mesmo tempo que deixa o leitor tenso, entretido e admirado com a magnificência que esta trama nos traz.

Sabrina885 01/09/2023

A mãe a filha e o espírito da santa
Achei legal mas tinha muitas partes que eu queria deixar de ler mas eu fui lendo e eu costei o final foi maravilhoso

May 02/08/2023

Pilar, a menina anunciada
Pilar é uma pessoa muito intrigante, ao mesmo tempo que você admira, pela sua inteligência e safadeza, ao mesmo tempo você odeia e uma personagem bem escrita e com um cenário bastante nordestino, com muita fartura de personagens, muito bom.

ByConclusive 28/07/2023

O puro suco do Brasil
Logo de cara digo que não é uma história para todos apreciarem, pois talvez alguns preconceitos dificultem a experiência de leitura.

Como está no título, tudo grita Brasil e suas vivências em cada página do livro. Situações que já vimos acontecer de pessoas seguindo gente que se diz caminho para luz ou prometem coisas impossíveis.

Putaria, fanatismo, crimes, mentiras, religião e muita confusão é o que se encontra aqui. E pense numa história que acontece de tudo e você ainda não chegou nem na metade do livro.

Muitas vezes você não sabe se é verdade o que está acontecendo ou algum delírio dos personagens

No fim é uma história legal que vai te tirar boas risadas, um pouco de excitação e um pouco de incredulidade da ingenuidade do ser humano.

3 ? e 1/2
Fabianne 07/09/2023minha estante
Nossa...mais um parainha lista

Vanessa1482 20/02/2023

Perfeito
Acho que todo líder religioso e todo liderado deveria ler.
Fala sobre fanatismo religioso, busca por poder e aceitação

Camila.Loures 09/02/2023

Imprevisível
Confesso que no começo do livro foi difícil, não estou acostumada com o tipo de leitura
, a priori julguei mal o livro mas ficou interessante quando Pilar atinge a idade adulta o livro fica super interessante a história decorre de forma taaaao surpreendente? Mas infelizmente ele não está entre os melhores. Porém é um ótimo livro pra entender a religião. Aaaah, e amei como o autor constrói Pilar, longe de estigmas, uma mulher super inteligente, me lembra muito a frase: enquanto tiver ot4rio no mundo tem mais esperto ainda.
May 16/02/2023minha estante
Kkkk estou tomando pavor do livro, estou lendo com o meu estômago embrulhado

@_gothayna 23/01/2023

Resenha: A mãe, a filha e o Espírito da sanya
Este livro para mim foi como uma montanha russa, com altos e baixos. Um livro extremamente viciante, eu nunca tinha lido um livro com mais de 400 páginas em menos de um mês.
O autor soube muito bem fazer a história representando os locais, cultura e personalidade dos personagens, sobre Pilar ela seria o tipo de pessoa que ou você ama ou você odeia kkk.

Tomlucitor23 20/01/2023

Gente foi difícil, não consegui me conectar com o livro, com os personagens, com a história, uma pena, porque não achei um livro ruim, mas achei deveras longo, entendi seu propósito, sua importância e relevância, tanto que isso me fez pesquisar mais sobre o autor, o processo de escrita do livro, tanto que isso foi mais interessante para mim, do que a leitura, uma pena eu não ter aproveitado como o livro merecia, porque, repetindo, não é um livro ruim, mas passou longe de me cativar e deu gostar.

Garota Imersiva 06/09/2022

Arretado
Gente, que livro singular. A história passa pela vida inteira de uma mulher, desde o nascimento e você vê a personalidade se criando e tudo.
O conteúdo muitas vezes é pesado e chocante, muitas passagens me deixaram incrédula mas nem por isso eu detestei, gostei muito.
Durante a leitura eu cheguei a gostar da protagonista e depois a odiar, e eu amo o poder da escrita que fez isso, PJ Pereira foi mestre demais.
Se você é desligado de religião, assim como eu e abraça o melhor de cada uma, pra você, o livro se torna bem interessante. Acho que pros cristãos ele é uma certa blasfêmia e não recomendo.

Carolina.Janissetti 26/08/2022

Comecei esse livro sem expectativa alguma,até fiquei alguns dias sem ler pois não estava interessada,mas,quando eu comecei a ler firme me arrependi de não ter lido antes Kkkkkk que livro incrível,fala de assuntos importantes,deixei meu preconceito pela religião de lado, consegui ter uma visão desse livro incrível,não me arrependo de ter lido (apenas algumas coisas poderiam ter acontecido com mais contexto) mas é ótimo!

Alex 09/06/2022

Sentimentos conflitantes
Pilar a menina anunciada pelos anjos, a irmã de jesus, que passa por muitas coisas difíceis, um livro baseado em histórias reais.
Tenho sentimentos conflitantes por esse livro, da para ver e sentir o abuso religioso, eu devia seriamente ter ligo os gatilhos antes de ler pois tem muitos, em certa parte fica confuso porque não consigo saber se a parte religiosa é farsa ou não, é bom e bem forte, bem pesado principalmente por ser baseado em histórias verídicas.

Pedro 03/06/2022

Pretensioso
Infelizmente não gostei. O começo do livro é mesmo intrigante e a Pilar parece uma espécie de ?João Grilo?. Mas a história se desenrola sem muito propósito, não é possível se afeiçoar por nenhum personagem e as manipulações da ?santinha? são bem absurdas e apelativas. As personagens femininas sempre apelam para o sexo e nenhuma delas tem um propósito claro e/ou crível.
Maria 03/06/2022minha estante
??

ellafgodoy 25/05/2022

É um livro muito bom! Não dava nada por ele e fiquei muito surpreendida. É divertido, sensual as vezes, triste e raivoso. A construção da Pilar é absurda e foi muito incrível o desenrolar da história. Amei o amor da Pilar por Socorro. O carinho de João por Pilar. Vale a pena ler e se aventurar em Codó, com Pilar e o resto.