Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

Nessa 22/08/2023

Não entendi nada
Achei a premissa boa. Porém acho que a autora pecou na hora de organizar as ideias. Particularmente eu não gostei muito desse livro. Não seria um que eu recomendaria a alguém

Julya_ 09/08/2023

Que leitura impactante. Depois que terminei fiquei o dia todo pensando nesse livro, que me passou tanta sensação de tristeza, mas amo histórias com ar de melancolia.

A autora conseguiu mostrar a perspectiva de cada personagem perfeitamente, consegui sentir raiva e mesmo assim compreender as motivações de cada um.

Durante toda a leitura dava para sentir o peso que a Lydia sentia com as expectativas que os pais colocavam nela. Mas também foi apresentado o trauma dos pais que levou eles a agirem dessa maneira.

thalitanrl 08/08/2023

Muito intrigante
A leitura desse livro te instiga. O constante fluxo de pensamentos de 5 pessoas diferentes pode ser confuso mas é interessante. É um drama familiar. As camadas vão sendo descascadas e vc vai entendendo que a grande lição desse livro é que não tem como a gente saber o que se passa na cabeça de ninguém. Nem do nosso núcleo familiar mais íntimo. Amei a leitura.

Jubs 26/07/2023

Um livro sobre a importância das coisas não ditas, das interpretações pessoais e de como colocamos nossas frustrações e expectativas no outro.

CInt_lo 16/07/2023

Um retrato da família no luto. Um livro sobre a vida, as gerações, os preconceitos e os moldes aos quais estamos sujeitos

Ana Alice 15/07/2023

"É tarde demais. Ele já aprendeu a não se afogar."
Envolvente, dilacerador, devastador e perfeito. 5 estrelas + favoritado sem necessidade de pensar duas vezes.

Me encontro simplesmente encantada com a escrita magnífica dessa obra. Fluída, cativante e imersiva, a autora basicamente nos envolve com seus pensamentos e ideias. A história é profunda e cheia de camadas, vai se desenvolvendo durante as páginas. Os personagens são muito bem construídos, complexos e foram perfeitamente humanizados.

Um enredo sobre dramas familiares/psicológicos, desenvolvido com base nos erros sucessivos dos personagens, frustrações e expectativas ("As pessoas amam tão intensamente e têm tantas expectativas para depois acabarem sem nada"). Trabalha muito bem a dinâmica de cada membro da família e seu papel dentro dela.

Tudo se construiu a partir de mentiras e omissões ("Depois de um tempo, o medo também se tornou um hábito"). Os traumas dos pais na infância que se refletem em seus filhos ("Como aquilo começou? Como tudo sempre começa: com mães e pais"). A relação dos irmãos.

Tratou as dificuldades de viver uma vida completamente planejada por outros, de ser alguém que não é, ser sufocado por expectativas alheias (..."ela sentia medo havia tanto tempo que se esquecera de como era não sentir").

Assim como a rotina de uma vida ignorada e negligenciada, precisar ser um apoio para alguém mesmo quando você não tem um para si próprio ("Ele a encorajava ao mostrar que amor demais era melhor do que de menos").

E também abrange a existência de uma pessoa que cresceu sendo esquecida por todos, mas que sempre percebe tudo. (... "invisíveis a menos que alguém soubesse onde procurar").

Uma trama repleta de preconceitos e traumas. Os pais tentaram não cometer os mesmos erros que seus próprio pais cometeram com eles, mas acabaram gerando mais frustrações ("Ninguém jamais conseguia o que queria; apenas aprendia a viver sem aquilo").

Vemos essa família desmoronar. O que ligava uns aos outros era Lydia, e agora que ela não estava mais lá, não parecia haver outra conexão entre eles. Também os acompanhamos se reerguendo ("Você voltou." "Voltei."). É chocante ver o impacto que tudo isso trouxe para suas vidas.

Recomendo para todos que querem um tapa na cara e uma leitura obsessiva.

Franciele126 10/07/2023

Simplesmente emocionante. Me fez ver o quanto nossos traumas de infância refletem na vida adulta. Consegui sentir a dor de cada personagem e o peso de ter que cumprir tantas expectativas.
Esse livro me surpreendeu muito.

Luma90 07/07/2023

Que livro TRISTE. Comecei lendo achando que seria mais um suspense policial ou algo do tipo, mas acabei com o coração despedaçado.

yoshii 04/07/2023

Se os pais fizessem terapia não teria plot etc
A primeira frase do livro já informa que a protagonista está morta. É meio chocante, mas desde o começo não é exatamente um mistério que se forma.
Acho importante como as questões de minorias entram em conflito no livro, gerando e perpetuando um trauma geracional.
A mãe teve seu sonho de ser médica interrompido; o pai, que só queria ser como todos, mas seus traços asiáticos inviabilizavam isso.
É bem dolorido e sufocante.

patriciasortsac 03/07/2023

As coisas não ditas dão o tom dessa narrativa. Uma família se afogando de muitas formas... Projetando sonhos nos outros, escondendo sentimentos, desejos, sendo invisível... Uma leitura muito densa, ficção porém com muita verdade. Recomendo.

Ibagcaetano 01/07/2023

Forte e não cativante
Apesar de ter uma trama densa que intriga e nos traz alguns socos de realidade, não possui personagens que cativem ou gerem algum tipo de sentimento.

Julia Rodrigues 30/06/2023

Livro pesadíssimo. Racismo, misoginia, suicídio, abandono parental, tudo junto em um só balaio. Que livro de estréia foi esse, dona Celeste?

girlatbook 25/06/2023

My secrets or my deepest fears
Achei meio chato e arrastado. Só quase no final que foi ficando interessante, mas eu esperava mais impacto já que a sinopse prometeu horrores. Não consegui me apegar a nenhum personagem ou sentir muita coisa com a história, só uma imensa vontade de acabar logo k.

Fabiana 11/06/2023

Sensível
O que está por trás de uma família que parece levar um estilo de vida comum nos Estados Unidos? Que mágoas, que anseios, que constrangimentos e expectativas cada um carrega dentro de si?
A partir da misteriosa morte de uma jovem de 16 anos, os sentimentos de membros da comunidade vão sendo desnudados num relato simples e comovente.