Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

geovana miranda 01/04/2021

Leitura viciante
Gostei muuuito da trama. Fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido de forma tão imersiva. Fiquei o dia todo só pensando e lendo a história dessa família. É um drama familiar bem pesado, me surpreendi com a forma que eles se tratavam e consegui sentir todas as emoções de cada personagem (menos do James pq de vc n gostei). Acho que apenas o final que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Queria que a relação de todos eles tivesse se resolvido mais demoradamente, com mais diálogos, ações, etc.

site: https://www.instagram.com/geovanainthebooks

Ari Phanie 23/11/2020

Freud explica
Já tendo lido Pequenos Incêndios Por Toda Parte, eu me preparei pra encontrar nesse livro que é a estreia da Celeste Ng , outra boa trama discutindo relacionamentos familiares e questões não resolvidas. Não errei. E assim como em Pequenos Incêndios, Tudo o que Nunca Contei é uma leitura morna que vai esquentando devagar, sem pressa, mostrando ao leitor todas as vicissitudes que levaram aos eventos finais. Ao acompanhar a família Lee, desde antes de ser formada nós vamos entender como tudo chegou onde chegou. É um caminho cheio de erros desde o início, mas como acontece na vida, nunca se sabe qual é o ponto de virada, até chegar lá.

James é um sino-americano vivendo nos Estados Unidos em uma época em que a xenofobia corria livre e solta (nos dias de hoje é disfarçada), e ele passou sua vida toda tentando se ajustar, tentando pertencer; internalizando uma raiva, ao meu tempo, contra si e contra a sociedade preconceituosa na qual vivia. Já Marilyn sonhava em ser exatamente o oposto daquilo que sua mãe queria; para ela, ser médica era a única coisa que importava. James e Marilyn se conheceram, se apaixonaram e encontraram um no outro o que não esperavam: aceitação e casamento. A vida dos dois ia muito bem, apesar dos pesares. Mas a tecla do "inserir-se" ainda martelava na cabeça de James, assim como o sonho de Marilyn ainda estava muito vivo nela. E quando você não tem tais questões bem resolvidas consigo mesmo, onde melhor você pode externá-las do que naqueles seres que você acha que são uma extensão sua, e portanto podem fazer aquilo que você não fez? Ou ter aquilo que você não teve? Esses seres, claro, são os filhos. E em Tudo o que Nunca Contei, um filho em especial carrega o peso do narcisismo inconsciente dos pais.

Lydia é uma adolescente tímida, que também não se encaixa, como o pai. E, ao contrário da mãe, não faz ideia do que quer ser. Mas seus pais não a veem como pessoa, mas como uma extensão, e Lídia encarna esse personagem da forma mais passiva que consegue, porque seus traumas infantis a pressionam a isso. Seu único porto-seguro é seu irmão mais velho, Nath, que sabe exatamente quem ela é. Nath é um personagem que você pouco desvenda, mas que nem por isso você deixa de entender o pouco que você conhece dele. Ele e a querida Hannah, a caçula da família, são deixados de lado enquanto todas as atenções se focam em Lydia. E apesar de serem menosprezados e desconsiderados, eles são os que podem ser considerados mais "normais" dentro do família.

Resumindo, os Lee são uma família disfuncional, com indivíduos cheios de frustrações vivendo sob pressão, amargura e silêncio. Vivem ao redor uns dos outros, sem se ouvir, e até mesmo, sem se ver, o que leva aos exatos acontecimentos trágicos e tristes do final. E precisou toda a dor, perda e arrependimento para que eles finalmente entendessem uns aos outros. Terapia teria sido mais fácil, mas...

Celeste Ng fez um ótimo trabalho em seu primeiro livro, abordando assuntos tão complexos em uma história com tantas camadas, com personagens tão fáceis de entender e tão complicados. Ainda prefiro o segundo livro da autora, mas esse me confirmou que ela desenvolve muito bem temas relacionados a família. Com certeza, lerei seus próximos trabalhos.

Karine.Maco 20/05/2022

Pais que buscam realização pessoal através dos filhos
Apesar de começar com o suspense da morte da Lydia, esse não é o foco do livro. A história volta no passado, antes da morte, e depois pula para situações depois da morte da garota. A trama envolve xenofobia e pais narcisistas que buscam se realizar através dos filhos, ignorando quem os filhos são como pessoa ou o que desejam. Essa história que me prendeu no início ao fim, me identifiquei com a Hanna, pois mesmo com o pouco de amor e atenção que recebeu dos pais, ela se tornou a mais sensata da família . O final não deixa nenhuma ponta solta. Com certeza vou pensar muito nesta historia durante a semana.

Caroline1196 04/03/2020

É um livro triste, que me fez ir as lágrimas e que, mesmo sendo um romance ficcional, retrata uma realidade vivida por muitos "filhos".
O livro, como um todo, despertou muitos sentimentos em mim, desde a revolta com as atitudes dos pais, até a compaixão com os filhos.
caroline 05/03/2020minha estante
Me deixou ainda mais curiosa pra ler esse livro.

Larissa963 20/04/2021

Começou bom, com a história da família super me envolvendo, fiquei incabulada em como os pais criavam seus filhos e tudo mais, porque aos poucos vamos descobrindo as coisas. Mas os três últimos capítulos me decepcionaram de uma forma, foi péssimo.

Biaâ¡ 03/01/2023

Indico terapia aos personagens
Essa familia e tudo o que aconteceu me abalou. Todos ali na familia sofriam por coisas que fizeram por outros e não por eles.
Fiquei aflitada, me sentindo pressionada, assim com o personagens. O peso que Lydia carregou, que Hannah sentiu, que Nathan tentou segurar junto... Um livro intenso sobre luto, escolhas, familia, pressão familiar, saúde mental tb...
Eu amei ler esse livro, apenas queria conhecer mais Lydia , já que é a personagem principal.

Tuts 05/04/2021

Um livro que eu choraria.
A história do livro é muito linda,muito bem desenvolvida e bem trabalhada. Disse no título que eu choraria, porque o livro é um drama sobre uma tragédia que acomete a família Lee. Com uma escrita muito boa, a autora aborda temas como o machismo,os conflitos familiares e intergeracionais e também a questão da xenofobia. O "mistério" desse livro é mais um pano de fundo,mas na minha visão é um drama de uma família depois da morte de um ente querido. Gostei muito desse livro,recomendo!

@bardoriano 11/12/2021

Bom demais
Capa e sinopse engana um pouco, fui pensando que era um suspense, acabei descobrindo um drama incrívelmente bem construído e emocionante.

Nossa, eu amo um livro onde os personagens são dissecados até a última gota, são cavados até os confins do ser, e é isso que Celeste nos dar, personagens de uma construção foda e profunda.

No começo a leitura não tava me agradando muito, por causa dos capítulos longos, mas a escrita é tão boa, e a trama tava tão foda que acabei esquecendo um pouco isso.

E o plot foi um tremendo berro e surto, pois eu nunca esperava aquilo, temos uma paixão sutil e secreta, pqp, eu só queria me jogar no chão e não levantar mais nunca, pois não tava acredito no que li.

Simplesmente incrível e foi fácil favoritar e dar 5 estrelas. Super indicado e tenham um pouco de paciência, pois vale demais.

eduarda 22/01/2021

Hipnotizante
A forma como a autora escreve (não só nesse livro como nos outros dela também) é hipnotizante, assim como em pequenos incêndios ela te deixa curioso para descobrir a maior questão do livro sem deixar cair a peteca na trama toda

Jessica03 23/10/2020

Tudo o que nunca contei
Esse livro conta como expectativas familiares influenciam as pessoas, suas decisões e seus caminhos.
É um triste drama familiar que gostei muito de ler. Consegui me conectar muito com os personagens e sentir as angústias deles.

Não que o final tenha sido ruim mas eu senti falta de saber um pouquinho mais da vida dos personagens dali em diante.
Não é um livro arrastado, a escrita é ótima e eu recomendo muito se você gosta de drama.

Thifanie 05/10/2020

comecei a ler achando q era uma coisa e foi totalmente outra, pela sinopse da a entender q vai ser um livro investigando a morte da Lydia, mas não tem praticamente nada sobre a investigação, achei a história mt maçante, me prendeu mt pouco mesmo, fiquei mt tempo pra terminar esse livro pq não aguentava mais a enrolação
Dri 05/10/2020minha estante
Nossa, que pena! Queria lê-lo. Adorei o outro livro da autora (Pequenos Incêndios por toda parte), tinha altas expectativas. Mas bom saber, não gosto de leituras enroladas...

Thifanie 05/10/2020minha estante
vi várias resenhas falando bem dele tb, deve ser bem relativo!! não custa tentar né

Dri 06/10/2020minha estante
Verdade...

Aline @contandoleituras 20/08/2020

Drama familiar
Meu primeiro livro da autora e gostei muito da narrativa.
Apesar da história de passar nos anos 70, esse drama familiar que pode facilmente, ser a realidade de muitas famílias ainda hoje.
Numa narrativa envolvente, vamos descobrindo os desejos e frustrações de cada integrante da família. Até descobrirmos o que aconteceu com Lydia.
Recomendo demais!

Mais sobre livros no Instagram @contandoleituras

carvalho73 06/05/2021

Uau.
Livros que contam histórias que poderiam acontecer com qualquer um e realmente passam uma mensagem sempre serão meus favoritos. Os personagens criados por Celeste são imperfeitos, cheios de cicatrizes e tem um desenvolvimento tangível, coisa que fica ainda mais tocante com a escrita dela, que é cautelosa, bem pensada e muito tocante. Esse com certeza estará entre os meus favoritos e indico pra quem gostar de um drama muito bem desenvolvido.

letica 04/10/2021

eu gostei mas não tanto quanto eu achei que fosse gostar, acho que criei muita expectativa... enfim, se você ta procurando um mistério esse não é o livro, ele é mais sobre dinâmica familiar. nath eh incrível e senti pena dele e da hannah o livro todo. achei que tem a mesma vibe de cartas de amor aos mortos.

Cris 12/01/2022

12.01.2022
Livro que a princípio pensei ser somente um suspense, mas aborda temas como pertencimento, popularidade, crise existencial, o que deseja da sua vida X o que realmente acaba acontecendo. Arrependimento, talvez, de como as coisas foram conduzidas? Aprender a ver e viver as coisas boas e a dar valor às pessoas que estão ao seu redor, sejam elas como forem. A se dar limite e a falar o que sente e o que pensa. Gostei.