Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

tiagua 25/09/2020

EXCELENTE!
"Com essa promessa, Lydia entendeu o que deveria fazer. Como recomeçar tudo do zero, para nunca mais ter medo de ficar sozinha. O que deveria fazer para selar as promessas, para torná-las reais."

Eu sou apaixonado pela escrita de Celeste. O modo como, em poucas páginas, ja estamos conectados aos personagens, aos sentimentos de cada um. O envolvimento com a trama e a maneira como o drama é contada é uma experiência única.

A história é muito boa, a narrativa impessoal mas envolvente. Assistimos a família Lee se definhando aos poucos, como cada um lida com o trauma. A nos mostra de como o passado e o presente estão sempre conectados, e de como fantasmas podem assustar a gente, marcas muito difíceis de superar.

Recomendo muito e sempre. Ainda tentando entender tudo que aconteceu e de como vai ser difícil superar muitas coisas desse livro.

Emy 23/05/2020

"As pessoas formam uma opinião antes de conhecerem você... elas acham que sabem tudo ao seu respeito. Só que você nunca é quem elas pensam"

Celeste Ng, mais uma vez, me surpreende com a narrativa fluida que consegue trazer em suas histórias.

Fui com expectativa de ler uma história de thriller e acabei lendo um drama famíliar (Não estou reclamando), a autora consegue humanizar seus personagens ao ponto de, mesmo que eles façam algo de errado, você os entende e aceita. Muitas vezes, ao longo da história, você questiona o porque de algumas atitudes, mas obtemos todas essas respostas no desenrolar da história, sem que fique uma ponta solta.

Criei muitas expectativas sobre o livro, por isso me decepcionei um pouco, mas continua sendo uma história fascinante e gera uma discussão necessária, vale muito a pena a leitura.

Alexandre.Roux 16/08/2020

Melancolia Plausível
A energia caótica na profundidade de cada personagem antes e após o evento principal, da perda e da liberdade de vida, é o que transborda o gatilho de interesse na leitura da triste história desta família deslocada e martirizada pela a autora.
É muito mais do que parece, e bem menos do que se espera em uma proposta aparentemente "batida" em romances como este. De certa forma, é recomendável a qualquer um o qual esteja disposto a refletir sobre as singularidades na vida do próximo, até mesmo em como as pessoas interpretam determinados acontecimentos em comum na infância e o carregam para a sua personalidade.
Por fim, eu diria que o livro é uma clara sequência de consequências sobre a desestruturação de um casal mal resolvido que transpassou seus traumas pessoais aos próprios filhos o qual desencadearam uma série de conflitos mal resolvidos para a história de cada um envolvido.

Alê 19/07/2020

Trama de uma sensibilidade imensa
Texto bem fluido, não empaca em momento algum, e você se vê a cada página mais envolvida com a história daqueles personagens. A história é de uma sensibilidade imensa, ao mesmo tempo que você condena o comportamento de alguns deles, você entende os motivos que os levaram até ali e se compadece, inclusive se identifica. Recomendo demais!

PS* Passei o livro quase todo com sentimento de querer regatar a Hannah dalí rs

Isadora Alves 09/05/2021

Um livro com camadas e bem desenvolvido
Esse livro me surpreendeu muito, os personagens desse livro me conquistaram e eu consegui sentir empatia por toda a família. A autora conseguiu desenvolver cada um de uma forma muito única e cativante. Também gostei muito de como os pontos de vista são intercalados em cada capítulo e da pra sentir o que cada um tá sentindo.

Mary 17/10/2023

Profundo e triste.
"Não há direção para seguir, a não ser adiante."

Nossa fazia tempo que eu gostava de um livro tanto como gostei desse. Mergulhei fundo nas dores e frustrações de cada personagem, e acreditem, são muitas!
A autora tem a escrita muito boa e dinâmica. O personagens são muito tristes e profundos. É um livro de histórias tristes, que causam muita reflexão, e a principal para mim foi: até que ponto as nossas frustrações afetam as pessoas ao nosso redor? O quanto que a gente descarrega o nosso fardo neles sem perceber?

"Como aquilo começou? Como tudo sempre começa: com mães e pais. Por causa da mãe e do pai de Lydia, por causa das mães e dos pais de sua mãe e de seu pai. Porque muito tempo atrás, sua mãe desapareceu, e seu pai a trouxe de volta. Porque sua mãe queria, acima de tudo, se destacar; porque seu pai queria, acima de tudo, se integrar. Porque as duas coisas eram impossíveis."

mari 09/06/2021

amei
sério, esse livro me prendeu desde a primeira página e é bem raro isso acontecer haha, bom só queria que tivesse um plot twist sabe? bem surpreendente mas mesmo assim tudo me deixou bastante curiosa e gostei muito muito.

Caroline 13/03/2021

Real e doloroso, uma família cheia de traumas psicólogicos, cheia de pressão e expectativa, nossa que leitura! Que livro real, sobre a vida real, sobre dor, sobre ser e fazer, ou não ser e não fazer, sobre quem vc é e o que as pessoas querem que vc seja. Amei, favorito!

Sara 25/08/2020

O entre e debaixo
Dizem que o segredo para o fracasso de qualquer relacionamento é a falta de comunicação. É nisso que toda a narrativa se desenvolve ao redor, das coisas não ditas, que são sempre maiores, mais densas, que tudo o que é dito. O peso do que nunca foi falado e admitido, seja as dores ou as alegrias de vidas que se tocam e se compartilham diariamente, mas só na medida em que desejam ser compartilhadas. Os segredos que sufocam porque há algo de um e um, há o entre, há certezas sobre o entre mas acidentes acontecem, ainda que não sejam acidentais em geral.
Narrativa bem fluida, com temáticas importantes como o preconceito contra descendentes de imigrantes asiáticos nos EUA, a exclusão e o isolamento, que se traduz na imersão de James Lee na cultura norte-americana e o isolamento de cada um dentro de si, debaixo de quem cada um construiu.
Emocional e leve, é uma história de cuidado.
Pedrosa 27/08/2020minha estante
Esse livro é foda demais.

Grazie A. 14/09/2021

Morno
É meio previsível, e reforça a ideia de que colocar um tapete em cima de uma sujeira (grande, de anos) nunca vai resolver nada. Interessante a forma como a xenofobia é retratada, soa (infelizmente) como algo vivido pela escritora.

CaioEdu 10/04/2023

É um livro bom, porém foi difícil.
É uma leitura que demora a engajar e até os 50% eu fiquei perdido no livro, mas é uma história de drama bem trabalhada. Contudo, no início pode ser bem confuso, por conta do tanto de personagens que são jogados no início do livro, mas que depois que você se acostuma, o entendimento fica bem mais fluido na história.

Lorena 06/06/2022

Muito bom !
Gostei bastante da escrita da autora e do cenário desenhado por ela.
Fiquei intrigada em muitos momentos !
E ao final tive um mega What ? O que foi isso ? Para o mundo que quero descer ! !

Vale a pena ler.

juandbooks 18/07/2020

qualquer coisa que a celeste ng escrever eu vou ler e ponto final
chorei, chorei horrores. a gente sente na pele a pressão passada pela personagem e consegue entender mesmo não se identificando.
eu simplesmente amo historias em familia, amo as relaçoes familiares e a celeste sabe muito bem como escrever elas.