Second Foundation

Second Foundation Isaac Asimov

Resenhas - Second Foundation

GabrielTh 22/03/2023

Desfecho elegante
Fim da primera série mantendo o ritmo dos livros anteriores. Fundação é extremamente criativo no seu roteiro e a frente do seu tempo de forma quase inacreditável. Menção positiva para maior participação de personagens femininas do que nos anteriores.

Sinceramente, fico curioso do porque essa saga não teve mais adaptações para outros formatos, haja vista que quase tudo, inclusivos as ficções pseudo científicas, como SW, depenaram fundação de tanto plágio. Enfim, baita livro, leia e se encante.

Anjos 05/01/2021

Sensacional. Asimove escreve uma trama rica, cheia de reviravoltas e com um final surpreendente.

Radamila 19/09/2019

Onde realmente está a Segunda Fundação?
A Segunda Fundação percebe que o medo e a inveja da Primeira Fundação, em Terminus, pelos seus poderes de controle mental estão ameaçando a sobrevivência dos psicólogos. É planejado então um curso de ações fundamentadas em cálculos projetados sobre o Plano de Seldon, ações que envolvem o controle de indivíduos e também de multidões, mas essa parte só compreendemos no final.
Quanto ao aspecto psicológico, o poder da segunda fundação é assustador. Fica impossível viver sem a aura de paranoia constante: "estou pensando esses pensamentos porque eu quero ou estou sendo manipulada por uma entidade que controla minha mente?"
Segundo um personagem, um dos objetivos do Plano é preparar o universo para ser governado por psicólogos, os quais são capazes de focar em soluções e planejamentos a longo prazo e por motivos mais importantes que o acúmulo de bens e o ganho pessoal. Mas no contexto atual da história, os psicólogos ainda seriam rechaçados exatamente por ter a capacidade de controle mental, o que nós humanos abominamos naturalmente.
Minha decepção com a trilogia foi a pouca representatividade de mulheres (e as minorias). Em todas as galáxias do universo não há uma personagem feminina que governe, seja comandante de uma nave, comercialize.
Este livro foca na influência de poucos personagens no futuro de milhões de outras pessoas. De modo geral, a leitura é prazerosa e fluida (acabei me preocupando profundamente com a execução do Plano).